Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Visitante

[Votação] Qual a melhor selecção de todos os tempos?

Qual a melhor selecção de todos os tempos?  

34 votos

1. 1. Qual a melhor selecção

• Espanha 2010/2012
    • França 1998/2000

Publicações recomendadas

A equipa que mais me deu prazer assistir numa fase final foi a África do Sul em 2010. 

Em termos de qualidade em si, das que vi jogar, claramente Espanha em 2010. 

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Lewan, há 17 minutos:

Eu acrescentava o Chile do Mundial 2014 e que ganhou 2 Copas Américas.

Obrigado pela sugestão, vou levar em consideração. 

Compartilhar este post

Link para o post

Das que apenas vi no Fifa+/outros meios: 

-RFA de 74

-Brasil 82

-Itália 82

Das que me recordo:
-Croácia 98

-França 98

-Portugal 2000

-Turquia 2002

-Chéquia 2004

-Russia 2008

-Espanha 2008

-Alemanha 2014

-Itália 2020

Usei o critério das que mais gosto me deu ver jogar/chegaram longe na competição

Citação de Black Hawk, há 3 horas:

Mas salvaram-se. E venceram esse jogo, aliás, não necessitaram de desempates por penalidades para vencer o torneio.

Estamos a falar de uma seleção com um nível de qualidade individual que tornava expectável ter feito entre zero a um ponto na fase de grupos e regressado a Atenas para ver as eliminatórias finais pela televisão. Apanharam Portugal, Espanha, França e aquela República Checa que, pelas leis das vitórias morais, deveria ter sido campeã europeia naquele ano. E venceram.

Claro que em alguns jogos sofreram; é normal, eram muito mais fracos do que todos os adversários que defrontaram. Mas colectivamente foram brilhantes e alcançaram um resultado muito, muito acima de qualquer lógica.

Não sei se o objetivo é citar seleções que marcaram a história independentemente dos resultados finais, mas ultrapassado o trauma do que aconteceu naquela final, pah, aquela Grécia tem de fazer parte de qualquer lista destas e competir seriamente pelo primeiro lugar.

Deuses, o melhor jogador deles era o Zagourakis e o goleador foi o Charisteas. Eles nem o acesso às competições europeias deveriam ter conseguido se participassam na Superliga Portuguesa.

Citação de Eden Hazard, há 1 hora:

De acordo.

O feito da Dinamarca, por exemplo, foi igualmente incrível.

É que, a título de exemplo, Portugal teve um sorteio até acessível até à final de 2016.

A Grécia apanhou adversários extremamente complicados. Nem se pode dizer que foi um caminho fácil. 

Aliás, só não acho o feito da Dinamarca superior ao grego, porque nem qualificada foi, porque fizeram menos 1 jogo.

Editado por Gilberto Carlos

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Houve uma selecção que tinha um potencial enorme para estar aqui e que provavelmente teria até ganho ou ficado perto de ganhar alguma coisa, não fosse a situação singular de guerra civil que aconteceu na década de 90, que era a da Jugoslávia, que depois se desintegrou em Croácia, Sérvia, Montenegro, Bósnia, Macedonia e Kosovo. Precisamente na altura que tinham a melhor geração de sempre, aconteceu a desintegração do país, porque se não poderíamos estar hoje aqui a falar de uma equipa lendária nos anos de 96/98. Nos anos 90 o futebol desse país era fortíssimo, até com o Estrela Vermelha a vencer uma Liga dos Campeões. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Samaris, há 12 minutos:

Houve uma selecção que tinha um potencial enorme para estar aqui e que provavelmente teria até ganho ou ficado perto de ganhar alguma coisa, não fosse a situação singular de guerra civil que aconteceu na década de 90, que era a da Jugoslávia, que depois se desintegrou em Croácia, Sérvia, Montenegro, Bósnia, Macedonia e Kosovo. Precisamente na altura que tinham a melhor geração de sempre, aconteceu a desintegração do país, porque se não poderíamos estar hoje aqui a falar de uma equipa lendária nos anos de 96/98. Nos anos 90 o futebol desse país era fortíssimo, até com o Estrela Vermelha a vencer uma Liga dos Campeões. 

A URSS antes da desintegração, era fortíssima porque albergava imensas nações; A Checoslováquia idem (com 2 nações).

Pegando no exemplo que deste da Jugoslávia, de lá saiu uma Croácia em 98 que deve ter sido a seleção, a par de Portugal de 2000, que mais gosto dava ver jogar.

E falando em Portugal 2000, acho que na seleção existe um antes, e um depois, o golo do Figo contra Inglaterra.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 5 horas:

Diria Brasil 70. Ou Brasil 58, que contava com Pele, Garrincha e o Vava que marcou uma data de golos tb.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Como ninguém se manifestou mas eu continuo com vontade e curiosidade de levar isto para a frente, na esperança de criar aqui algumas discussões nostálgicas e saudosistas, decidi por mim mesmo quais as selecções a adicionar aquela lista prévia de 12 que já tinha publicado, então vou dar início a este fórum com as seguintes escolhas:

Brasil: Mundial 1970

Holanda: Mundial 1974

Alemanha: Mundial 1974

Argentina: Mundial 1986

Bulgária: Mundial 1994

Nigéria: Mundial 1994/Jogos Olimpicos 1996

Croácia: Mundial 1998

França: Mundial 1998/Euro 2000

Holanda: Mundial 1998/Euro 2000

Brasil: Mundial 2002

Grécia: Euro 2004

Portugal: Euro 2004/Mundial 2006

Itália: Mundial 2006

Espanha: Mundial 2010/Euro 2012

Alemanha: Mundial 2014

Chile: Mundial 2014/Copa América 2015

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Grupo A:

Brasil 1970 | Nigéria 1994/1996 | Holanda 1998/2000 | Alemanha 2014

Ao longo desta semana peço a quem quiser participar nesta brincadeira que escreva as suas duas escolhas como as equipas que se conseguiriam qualificar num grupo constituído por estas quatro selecções, no final da semana eu irei contabilizar os votos e as duas selecções com mais votos apuram-se para os quartos de final, e no inicio da próxima semana faço a mesma coisa para o grupo B.

Estão também à vontade, e incentivo, a que abram a porta da nostalgia e escrevam alguma coisa que vos recorde estas equipas. Eu por exemplo era um miúdo quando a Nigéria venceu os jogos olímpicos de Atlanta, mas nunca me irei esquecer da reviravolta épica contra o Brasil nas meias finais e da vitória na final à Argentina, também me recordo como se fosse ontem do golo do Bergkamp no quartos de final do Mundial de 1998, contra a Argentina, num passe de um lado ao outro do campo e recepção daquelas que só mesmo o Bergkamp era capaz de fazer, para aquele que foi o melhor golo desse Mundial.

Grupo A.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Samaris, há 1 hora:

Grupo A:

Brasil 1970 | Nigéria 1994/1996 | Holanda 1998/2000 | Alemanha 2014

Ao longo desta semana peço a quem quiser participar nesta brincadeira que escreva as suas duas escolhas como as equipas que se conseguiriam qualificar num grupo constituído por estas quatro selecções, no final da semana eu irei contabilizar os votos e as duas selecções com mais votos apuram-se para os quartos de final, e no inicio da próxima semana faço a mesma coisa para o grupo B.

Estão também à vontade, e incentivo, a que abram a porta da nostalgia e escrevam alguma coisa que vos recorde estas equipas. Eu por exemplo era um miúdo quando a Nigéria venceu os jogos olímpicos de Atlanta, mas nunca me irei esquecer da reviravolta épica contra o Brasil nas meias finais e da vitória na final à Argentina, também me recordo como se fosse ontem do golo do Bergkamp no quartos de final do Mundial de 1998, contra a Argentina, num passe de um lado ao outro do campo e recepção daquelas que só mesmo o Bergkamp era capaz de fazer, para aquele que foi o melhor golo desse Mundial.

Grupo A.png

Não consegues meter essas imagens maiores? 🔎

Em relação a este grupo (não tenho grandes memórias dessa Nigéria) , vou para a Holanda que era, sem dúvida, uma equipa fantástica. Lembro-me de várias jogos deles no WC 98 e do quanto eu gostava de os ver jogar, que é o que mais interessa a um puto que está a ver um jogo de futebol.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Gilberto Carlos, há 15 minutos:

Não consegues meter essas imagens maiores? 🔎

Em relação a este grupo (não tenho grandes memórias dessa Nigéria) , vou para a Holanda que era, sem dúvida, uma equipa fantástica. Lembro-me de várias jogos deles no WC 98 e do quanto eu gostava de os ver jogar, que é o que mais interessa a um puto que está a ver um jogo de futebol.

Não foi por falta de vontade ou tentativa, mas quando estava a fazer o upload das imagens com uma apresentação diferente, quando coloquei a quarta imagem não deixava por causa do tamanho em MB do post, ou seja, tive de alterar a ideia que tinha e colocar assim, de qualquer das formas se carregares na imagem ela aumenta de tamanho e já dá para ver bem.

A ideia é escolher duas equipas para passar, preciso que me digas mais uma para além da Holanda, tal como fez o DS7.

@DS7 Obrigado pela participação!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Samaris, há 8 horas:

Não foi por falta de vontade ou tentativa, mas quando estava a fazer o upload das imagens com uma apresentação diferente, quando coloquei a quarta imagem não deixava por causa do tamanho em MB do post, ou seja, tive de alterar a ideia que tinha e colocar assim, de qualquer das formas se carregares na imagem ela aumenta de tamanho e já dá para ver bem.

A ideia é escolher duas equipas para passar, preciso que me digas mais uma para além da Holanda, tal como fez o DS7.

@DS7 Obrigado pela participação!

Para o 2º lugar do grupo, escolho a Alemanha

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que ainda ninguém falou da Rep. Checa do nosso Euro 2004. Que seleção!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Samaris, Em 25/09/2022 at 01:44:

É verdade sim senhor. Já se adivinhava que a Jugoslávia viesse a ter uma grande seleção nos anos 90, especialmente depois de terem ganho o Mundial de sub-20 em 1987 sob o comando de Mirko Jozic (nome familiar para os sportinguistas). O Estrela Vermelha ainda sacou uma Taça dos Campeões Europeus uns anos depois, mas a nível de seleção acabou por não dar em nada devido aos problemas que todos conhecemos, e que até estão na origem da vitória da Dinamarca no Euro 92.

Compartilhar este post

Link para o post

Não gosto muito de avaliar equipas que não vi jogar mas sou nerd o suficiente para já ter passado muitas horas a ler histórias de Mundiais.

Só tenho dizer que 2 das melhores selecções da história não ganharam. O Brasil de 82 e a Hungria de 54. Estes últimos perderam na final contra uma Alemanha cheia de jogadores dopados, veio-se a saber décadas mais tarde. As mesmas equipas defrontaram-se na fase de grupos e foi uma vitória fácil da Hungria.

Citação de DS7, há 10 horas:

1-Brasil 1970

2-Alemanha 2014

É isto. Mas as outras 2 equipas iam dar espectáculo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

As minhas escolhas são Alemanha 2014 e Holanda 1998/2000, com pena de deixar de fora a Nigéria.

Gostava de ver mais algumas participações da malta.

Até ao momento:

Alemanha 2014 - 4 votos

Brasil 1970 - 2 votos

Holanda 1998/2000 - 2 votos

Nigéria 1994/1996 - 0 votos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Samaris, Em 14/10/2022 at 17:55:

As minhas escolhas são Alemanha 2014 e Holanda 1998/2000, com pena de deixar de fora a Nigéria.

Gostava de ver mais algumas participações da malta.

Até ao momento:

Alemanha 2014 - 4 votos

Brasil 1970 - 2 votos

Holanda 1998/2000 - 2 votos

Nigéria 1994/1996 - 0 votos

A iniciativa é muito boa, mas requer que fales com um mod para fazer votações e assim. Eu tive uma rúbrica de equipas sensação num tópico lá em cima e só tinha uns 10 votantes por cada época, não é fácil criar dinâmica.

Para esse grupo dificilmente as coisas vão mudar, a Alemanha em 2014 era fortíssima e o Brasil de 70 pode muito bem ter sido o melhor Brasil de sempre.

Os Países Baixos em 2000 tinham uma seleção fortíssima, mas mais fraca que Alemanha (difícil comparar com o Brasil de 70 porque de contemporaneidade tem pouco).

Quanto à Nigéria, não teria qualquer hipótese nesse grupo. É uma seleção fácil de simpatizar como foram os Camarões em 90, mas é só isso, na prática não sei se ganhariam a Portugal em 96, sequer.

O @Diogo_CFB ajuda-te com as pools. Não desistas.

Editado por Mica
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Mica, há 21 horas:

A iniciativa é muito boa, mas requer que fales com um mod para fazer votações e assim. Eu tive uma rúbrica de equipas sensação num tópico lá em cima e só tinha uns 10 votantes por cada época, não é fácil criar dinâmica.

Para esse grupo dificilmente as coisas vão mudar, a Alemanha em 2014 era fortíssima e o Brasil de 70 pode muito bem ter sido o melhor Brasil de sempre.

Os Países Baixos em 2000 tinham uma seleção fortíssima, mas mais fraca que Alemanha (difícil comparar com o Brasil de 70 porque de contemporaneidade tem pouco).

Quanto à Nigéria, não teria qualquer hipótese nesse grupo. É uma seleção fácil de simpatizar como foram os Camarões em 90, mas é só isso, na prática não sei se ganhariam a Portugal em 96, sequer.

O @Diogo_CFB ajuda-te com as pools. Não desistas.

Para ser muito honesto, já estava numa de desistir sim, isto porque é visível a falta de interesse que isto gerou, ainda que eu tenha solicitado e apelado a partilhas e conversas nostálgicas, pouca gente se sentiu motivada para o fazer, e se não fosse a tua intervenção, parece-me que isto estava condenado ao abandono e ao esquecimento, o facto de não ter pedido ajuda de nenhum moderador para criar pools, foi mesmo no sentido de obrigar as pessoas interessadas a escrever e a partilhar coisas sobre as referidas selecções, mas não surtiu o efeito desejado. Se a forma disto andar para a frente e ser um sucesso passa por aí, a porta está aberta à intervenção do Diogo, ou de outro moderador, para que em conjunto consigamos dinamizar esta ideia, pois de facto eu já estava a deitar a toalha ao chão, dado o desinteresse geral.

Compartilhar este post

Link para o post

Digam-me como querem fazer que eu, o outro mod, abro o "questionário" aqui na boa.

Eu daqui a nada já não estou no pc, mas assim que vir o que pretendem posso fazer isso. Já o fazia com a iniciativa do amigo Mica

E foi uma ideia muito porreira, João. 

Compartilhar este post

Link para o post

Também gosto muito da ideia, pode ser que com os votos a participação aumente.

A do Mica, dos campeonatos de Portugal, também foi muito boa 

Compartilhar este post

Link para o post

Adorava ter um podcast, mas nunca na vida conseguiria ombrear com o Matraquilhos e para piorar nem sequer tenho material decente para gravar um.

Muitas destas iniciativas nascem pela vontade que temos de recordar grandes competições ou eras do futebol. Ainda hoje de tarde aproveitei a folga para mergulhar no WC94 e acabei a ver um Bélgica - Arábia Saudita.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Adorava ter um podcast, mas nunca na vida conseguiria ombrear com o Matraquilhos e para piorar nem sequer tenho material decente para gravar um.

Muitas destas iniciativas nascem pela vontade que temos de recordar grandes competições ou eras do futebol. Ainda hoje de tarde aproveitei a folga para mergulhar no WC94 e acabei a ver um Bélgica - Arábia Saudita.

Um dos gajos do Matraquilhos dava-me sono. Gostava muito das cenas deles dos Europeus/Mundiais, mas tinha que escolher bem quando ouvir 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 4 minutos:

Um dos gajos do Matraquilhos dava-me sono. Gostava muito das cenas deles dos Europeus/Mundiais, mas tinha que escolher bem quando ouvir 😅

Ointentena, Noventena e os Encruzilhadas são absolutamente fenomenais.

Tenho mais dificuldade com alguns Flashbacks, especialmente se não conhecer bem os jogos.

Mas no geral está ali um trabalhão brutal.

Agora recomendo o "Destino: Saudade" do grande Rui Miguel Tovar. Grandes histórias.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...