Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
cadete

[FM24] Por Mares Nunca Dantes Navegados v3 - 2059 - O Adeus

Publicações recomendadas

Citação de LUIZ CESAR, há 20 minutos:

Parabéns pela título e uma pena a eliminação na Champions. Continua no Celtic ou vai para outro clube?

Obrigado. Vou mudar de destino...

Compartilhar este post

Link para o post

F2Sv5Fb.png

Novidades

Bom dia/tarde/noite a todos. A notícia que vos trago não é novidade nenhuma, pois já havia informado que iria sair do clube. Foram duas épocas de belo efeito e com belas memórias, mesmo a do dia de chegada a Glasgow, quando aquele taxista me levou para o Ibrox...de resto, dois títulos, duas taças da Liga e boas prestações na Champions. Só faltou mesmo aquela taça da Escócia. Os adeptos perceberam a minha decisão e Neil Lennon é o grande candidato a me substituir no cargo. Rémy Riou e Graham Potter também estão na corrida.

qzLvzgO.png

Para prosseguir na minha carreira, queria mudar de país e Inglaterra não era uma opção. Recebi uma proposta de entrevista do Club Brugge e gostei do que ouvi. Os objetivos são interessantes e é um clube que luta pelo título do seu país. Gostam do meu estilo de jogo de posse de bola. Agora era esperar para o que o telefone tocasse outra vez, com boas notícias.

USDkWZv.png

Entretanto, fui também convidado para uma entrevista no Hamburgo, mas decidi rejeitar. Não é um clube que me interesse e está passando por algumas dificuldades. Claro, é um histórico do futebol alemão, mas estou mais interessado no Club Brugge. Por estas e outras razões, decidi recusar ir à entrevista, á espera dos belgas. Mas o telefone nunca mais tocava.

hqOy4jw.png

Surpresa

• Estou sim, Cadete?
  • É o próprio.
  • É o Andreas, do Brugge.
  • Ah, olá. Tudo bem?
  • Tudo...olha, peço desculpa mas as notícias não são as melhores, decidimos escolher outro treinador, mas obrigado por teres vindo à entrevista.
  • Ok, percebo. Obrigado por telefonar.
  • De nada e boa sorte na procura de clube.
  • Obrigado...

Obrigado o cara***. Este gajo lixou/me os planos. Podia ter ido para o Hamburgo, mas pronto. Vida que segue...mas e agora? Não queria ficar no desemprego, até que o telefone tocou outra vez. Desta não estava mesmo à espera e até fiquei chocado. Uma proposta de emprego para treinar a seleção da Suécia.

5Ff2p0A.png

Pedi tempo para refletir e falei com meu pai sobre o assunto.

• Estou, pai? Tudo bem?
  • Tudo filhote, e contigo?
  • Tudo. Olhe, acabei por não ir nem para o Brugge nem para o Hamburgo, mas recebi proposta da Suécia.
  • Boa, estranho, mas boa. Bem, não é aquela seleção de 1994, com o Brolin e o Dahlin...e o Larsson, mas tens capacidades para os levar ao Mundial.
  • Sim, mas...
  • Mas pensa bem filhote...que experiência levares uma seleção a um Europeu e a um Mundial? Depois, outras portas se abrirão. Isso para o currículo é excelente.
  • Pois é, tem razão. Vou aceitar. 
  • É assim mesmo. Mas se jogares contra Portugal, não podes ganhar, hahaha...

SAZupuo.png

As expectativas de Federação são aceitáveis e o país é lindíssimo. Mudei-me para Estocolmo e comecei a minha nova vida. No Nations League é para darmos o nosso melhor e será uma boa experiência para me adaptar ao futebol de selecções. Depois, é viajar por essa Europa fora, de graça, assistindo a jogos...também de graça, com a desculpa de observar jogadores suecos. Boa vida.

NGlxgVo.png

A classificação mais alta da história da Suécia, no ranking mundial de selecções, foi o 2º lugar. Longe dos seus tempos aúreos, está de momento no 13º lugar, que também é muito bom, tendo em conta a realidade do futebol moderno. Já não há Zlatan nem Lindelof, mas outros terão oportunidades de se mostrar. Curioso é ver EUA e México tão bem classificados e os nossos vizinhos atrás de nós, como deve ser.

9a0vCN2.png

Com o alcunha de Blagult e uma população de cerca de 10,5 milhões de habitantes, temos como países rivais, Noruega, Dinamarca e Finlândia...ou seja, os escandinavos. Mas são rivalidades amigáveis. O estádio nacional, é o Friends Arena, com capacidade para 53 mil espectadores. A Federação foi fundada no longínquo ano de 1904 e aderiu à UEFA em 1954. Como jogadores de topo, ainda temos Isak e Bardghji, que são também os capitães de equipa.

MMkZB0R.png

A estreia na Nations League A, grupo 4, será contra a Turquia. Admito que será um tiro no escuro, mas sei que os turcos têm uma boa geração que causará imensas dificuldades. Depois, França e Bélgica são sempre adversário de respeito e que irão protagonizar bons espectáculos. Já começo a ficar um pouco ansioso com a estreia, mas entretanto, vou observando jogadores. 

JdcZyKo.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de six_strings, há 6 horas:

Selecionador? Huuummm não estava à espera, mas OK. Gosto da Suécia

PEACE

Nem eu, hahaha. Mas não queria ficar no desemprego. Obrigado. 

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, por esta não esperava! Uma seleção, sendo tu um treinador com bom currículo e disponível no mercado... Apostaste as fichas no Brugge e saiu mal.

Agora terás uma vida mais relaxada em campo mas mais ocupada fora dele, com muita prospeção e análise aos jogadores disponíveis

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não contava que fosses rejeitar o Hamburg.

A Suécia é um país interessante para treinar como seleção, alguns excelentes craques.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F. Mota, há 4 horas:

Olha, por esta não esperava! Uma seleção, sendo tu um treinador com bom currículo e disponível no mercado... Apostaste as fichas no Brugge e saiu mal.

Agora terás uma vida mais relaxada em campo mas mais ocupada fora dele, com muita prospeção e análise aos jogadores disponíveis

Pois, surpresa. Belgas saíu muito mal mesmo. Agora é mesmo relax. Obrigado. 

Citação de Banks29, há 3 horas:

Não contava que fosses rejeitar o Hamburg.

A Suécia é um país interessante para treinar como seleção, alguns excelentes craques.

Estava confiante que ia para o Brugge. Vamos lá com a Suécia. Obrigado. 

Compartilhar este post

Link para o post

Mas que, agora é o adjunto que faz as convocatórias? 😂

O FM costuma ter putos nórdicos fixes, é questão de os aproveitar.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Maffu, há 2 horas:

Mas que, agora é o adjunto que faz as convocatórias? 😂

O FM costuma ter putos nórdicos fixes, é questão de os aproveitar.

Será mesmo isso. Convocatórias a cabo do adjunto. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

F2Sv5Fb.png

Nations League

Estava aí a tão esperada estreia ao leme de uma selecção. Sim, foi uma surpresa aceitar este cargo, mas não queria ficar no desemprego. Iríamos disputar a Nations League e não sabia muito bem o que esperar. Como este é um Desafio Diretor Desportivo, no que toca a selecções, as escolhas dos convocados serão sempre a cargo do adjunto.

A Turquia, que curiosamente incluiu um grande número de jogadores esquerdinos na equipa, venceu o Sweden num amena noite de Verão no Friends Arena.
O Extremo invertido Roony Bardghji deu a liderança ao Sweden com um bom cabeceamento já dentro da pequena área aos 45 minutos. Sertan Peçenk, a actuar como defesa direito, empatou para o Turkey ao 54° minuto, através de um forte remate a curta distância que embateu no poste antes de entrar. O golo da vitória do Turkey veio por intermédio de Onur Özgen ao aproveitar o erro de Wilmer Olofsson e marcar um potente remate a curta distância da linha de golo. Os adeptos deliciaram-se com o golo tardio de Onur, já em cima do apito final.

irT2jWZ.png

O France venceu o Sweden num jogo com uma quantidade anormal de golos. Com nenhuma das equipas a assumir uma postura defensiva, os golos surgiram naturalmente em ambas as balizas e o público presente terá certamente ficado satisfeito com o espectáculo que viu. Os dois golos de Moussa Diaby foram decisivos para a vitória do France.
Aos 3 minutos, o avançado interior Roony Bardghji deu o melhor início possível à sua equipa concretizando um remate rasteiro a 21 metros. O extremo de classe mundial, Moussa Diaby, empatou o jogo aos 10 minutos com um potente remate a curta distância. Um erro de Wilmer Olofsson do Sweden permitiu ao médio lendário Aurélien Tchouameni concretizar um pontapé em arco. O avançado de referência, Shakur Omar, empatou o jogo aos 40 minutos com um remate colocado de curta distância.
O avançado completo Christophe Mace colocou depois o France de novo em vantagem aos 45 minutos com uma finalização precisa, com a bola a entrar junto ao canto inferior. O ponta-de-lança de classe mundial Mathys Tel aumentou depois a vantagem com um remate colocado aos 51 minutos.
Bardghji ainda deu esperança ao Sweden com uma grande penalidade com a bola a entrar junto ao canto inferior no minuto 54 mas acabou por se revelar demasiado tarde. Diaby completou a lista de marcadores do France com um remate colocado de curta distância aos 89 minutos.
Zdenko Buljan esteve longe do seu melhor.

aqbHlsD.png

O Belgium fez alinhar uma série de jogadores excepcionalmente rápidos e usou-os bem para vencer num noite com brisa no Friends Arena.
O médio de classe mundial Roméo Lavia deu a liderança ao Belgium com um remate colocado, com a bola a entrar junto ao canto inferior aos 56 minutos. O excelente ponta-de-lança Alessandro Lazzoni fechou o marcador do Belgium com um remate rasteiro aos 61 minutos.

GnVqdxP.png

O France fez alinhar uma série de jogadores excepcionalmente rápidos e usou-os bem para vencer num noite com brisa no Friends Arena. Os dois golos de Kylian Mbappé foram decisivos para a vitória do France.
O ponta-de-lança lendário Kylian Mbappé deu a liderança ao France com uma finalização na altura certa a curta distância aos 11 minutos. Mbappé facturou o seu 2o golo no jogo através de um remate dentro da pequena área aos 16 minutos.
Aos 36 minutos, o avançado de referência, Oscar Vilhelmsson, reduziu o placar pelo Sweden com uma finalização bem executada a curta distância. Diaby marcou com um grande pontapé ao canto superior, efectuado a 23 metros da baliza ao 38° minuto aumentando a diferença.
Mattias Svanberg, a actuar como médio defensivo, deu aos adeptos do Sweden uma réstia de esperança, quando estavam decorridos 91 minutos, através de um um livre directo cobrado a 28 metros da baliza, com a bola a entrar junto ao ângulo superior, com a tecnologia da linha de golo a confirmar que a bola havia transposto completamente a linha de baliza.

LWPuRZV.png

O Turkey tem de agradecer aos seus médios no noite molhada no Ali Sami Yen Spor Kompleksi, pois mostraram aos avançados como se finaliza.
O Extremo invertido Roony Bardghji deu a liderança ao Sweden com um livre directo ao canto superior, cobrado à entrada da área aos 26 minutos. O capitão do Sweden Alexander Isak duplicou a vantagem do Sweden com uma grande penalidade poderosa, com a bola a entrar junto ao canto inferior aos 36 minutos. Um erro de Wilgot Marshage, do Sweden, permitiu a Adem Uğur Reşmen, que actuava como extremo direito, marcar através de um um bom remate a curta distância da linha de golo. Com o tempo a esgotar-se rapidamente, o trinco Mehmet Özden concretizou um potente remate que igualou o resultado para o Turkey.
Mais vale tarde do que nunca para o Turkey e houve cenas de grande júbilo quando Mehmet apontou o tento do empate.

lTZouy1.png

O Belgium tem de agradecer aos seus médios no noite com brisa no Stade Roi Baudouin, pois mostraram aos avançados como se finaliza.
O extremo de classe mundial Mario Stroeykens deu a liderança ao Belgium com um cabeceamento aos 43 minutos. Williot Swedberg, a actuar como ponta-de-lança, empatou para o Sweden ao 78° minuto, através de um bom cabeceamento já dentro da pequena área.
O excelente médio Roméo Lavia colocou depois o Belgium de novo em vantagem aos 88 minutos com um remate bem executado de perto da baliza. Os adeptos do Belgium podem ter pensado que as coisas estavam decididas mas o marcador não ficaria por ali. Um erro de Samuel Brolin, do Sweden, permitiu a Diogo, que actuava como extremo direito, marcar através de um um remate próximo da linha de golo.

fIJtXUa.png

Enfim, foi uma competição para tentar esquecer os resultados e aprender com os erros. Muito diferente do que estou acostumado, trabalhando diariamente com os jogadores, aqui não é fácil transmitir os ideais de jogo e implementar todos os aspectos necessários das táticas. Mas pronto. Parabéns à Bélgica por vencer o grupo e à Turquia pela luta que deu à França, na disputa do segundo lugar.

w2IQ9qg.png

Notícias

Acabada a Nations League, era tempo de esquecer a competição e começar a pensar no futuro. E o futuro próximo significa Qualificação para o Campeonato do Mundo. Os grupos foram sorteados e calhamos no lado bom do sorteio. Num grupo com Escócia, Grécia, Chipre, Azerbeijão e Gibraltar, não só somos candidatos a se qualificar para o Mundial, como também a vencer o grupo.

oOxn9N5.png

Compartilhar este post

Link para o post

Bem... será que vale a pena comentar? A verdade é que, estatisticamente, até equilibraste os jogos todos, mas a defesa esteve uma manteiga derretida o tempo todo! Não sei se será da abordagem tática, se da qualidade dos jogadores, mas o processo defensivo foi mau e tem de ser melhorado.

Bom grupo de apuramento, tens tudo para ser primeiro classificado!

Sentes que o adjunto é bom? Mostra aí o perfil dele. Houve algum jogador que achaste que deveria ter sido chamado e não foi?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de F. Mota, há 55 minutos:

Bem... será que vale a pena comentar? A verdade é que, estatisticamente, até equilibraste os jogos todos, mas a defesa esteve uma manteiga derretida o tempo todo! Não sei se será da abordagem tática, se da qualidade dos jogadores, mas o processo defensivo foi mau e tem de ser melhorado.

Bom grupo de apuramento, tens tudo para ser primeiro classificado!

Sentes que o adjunto é bom? Mostra aí o perfil dele. Houve algum jogador que achaste que deveria ter sido chamado e não foi?

Tudo vale a pena...mas defesa de manteiga não ajuda. O adjunto até é bom, não tenho é uma selecção assim tão forte. Temos que nos qualificar. Obrigado. 

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é que foi começar com o pé esquerdo na seleção, é preciso melhorias rápidas.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 10 horas:

Isso é que foi começar com o pé esquerdo na seleção, é preciso melhorias rápidas.

Muito rápidas mesmo. Obrigado. 

Compartilhar este post

Link para o post

Muito má a Liga das Nações. Na próxima qualificação para o Mundial és candidato ao 1° lugar, não podes facilitar 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo planeado, desceste para pró ano jogares outra vez as Nations League e ganhares o grupo e dizer que foste tu que subiste. A gente percebe.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de six_strings, Em 12/08/2023 at 18:46:

Meu deus, que se passou, nem uma vitória para amostra.

A ver se isso vai ao sitio

PEACE

Nem me fales, haha. Terá que ir ao sítio. Obrigado. 

Citação de Tuckius, há 16 horas:

Muito má a Liga das Nações. Na próxima qualificação para o Mundial és candidato ao 1° lugar, não podes facilitar 

Não podemos facilitar mesmo. Obrigado. 

Citação de Maffu, há 13 horas:

Tudo planeado, desceste para pró ano jogares outra vez as Nations League e ganhares o grupo e dizer que foste tu que subiste. A gente percebe.

Há sempre um plano, hahaha. Obrigado. 

Citação de Burkina2008, há 10 horas:

Terrivel essa prestacao sueca...esperava-se bastante melhor...

Também esperava melhor, mas os ovos são escassos para fazer uma omelete. Obrigado. 

Compartilhar este post

Link para o post

F2Sv5Fb.png

Qualificação Mundial

E cá estamos nós. Depois de uma Liga das Nações péssima, encaravamos a qualificação para o Mundial com alguma incerteza. Mas essa incerteza dissipou-se com a goleada a Gibraltar por 9-1.

TUY1tHp.png

Os adeptos ficaram entusiasmados e seguiram a equipa na longa viagem ao Chipre. A melhor prenda que lhes demos, foi mais uma goleada, desta feita por 7-0.

hgF0e7P.png

Continuando na senda das viagens longas, partida disputada no Olympic Stadium do Azerbeijão. E sem surpresas, mais uma goleada. Agora por 5-1 e os adeptos parece que já esqueceram a Liga das Nações.

Mg2xBsg.png

O primeiro teste a sério, veio na deslocação à Escócia. País que conheço bem, tal como a cidade de Glasgow, onde disputamos a partida. Como sempre, adeptos fervorosos e ainda recebi carinho dos adeptos do Celtic. Para não estragar a festa a ninguém, voltamos para casa com um empate a uma bola.

yqP8fW2.png

A Grécia seria mais um adversário teoricamente difícil, mas acabou por não o ser, pelo menos na partida no Friends Arena. Mais uma goleada para juntar à colecção. 4-0.

wIIyJqI.png

Depois da goleada em casa, fomos ao Gibraltar vencer, mas por 4-1. Mais um resultado expressivo, mas talvez não pelos números que alguns esperavam. Mesmo assim, mais 3 pontos conquistados.

QqplHbZ.png

A recepção ao Chipre foi mais complicada do que previa. Apesar do domínio, só conseguimos marcar uma vez, e aos 91mn do encontro. Quando tudo parecia levar para uma desilusão, Nissen foi o herói e devolveu o sorriso aos adeptos e companhia.

AZMHMsD.png

Agora sim, a Grécia causou dificuldades. No Oaka Spyros Louis, com muito apoio vindo das bancadas, tivemos que suar e uma vez mais, marcar perto do fim, para obter um bom resultado. Fox Andersson, aos 89mn, marcou o golo do empate.

34J40aO.png

A equipa parece que quebrou ou os adversários começaram a nos estudar melhor. Estávamos em choque no Friends Arena, quando ao intervalo perdíamos por 2-1 contra o Azerbeijão. Mas uma segunda parte muito melhor, permitiu que dessemos a volta ao marcador, acabando por triunfar por 3-2.

iShLNCq.png

Mas se dúvidas haviam, ficaram-se pelo caminho depois da goleada à Escócia. Não demos muitas hipóteses e o placar de 4-1 é prova disso mesmo. Que bela exibição da nossa parte.

PnAGHuf.png

E assim, de goleada em goleada, com alguns empates e vários sustos pelo caminho, terminamos o grupo em primeiro, garantindo a qualificação para o Mundial. Que bela experiência que me espera. A Escócia irá nos fazer companhia. Chipre ficou muito perto e foi a surpresa agradável deste grupo. Gibraltar e Azerbeijão foram os bobos da côrte.

4tyxdGf.png

Altura de começar a preparar o Mundial e não paro de pensar nisso mesmo. Chegou o dia do sorteio e no nosso grupo, vão estar Mali e Colômbia. Os sul-americanos serão o adversário mais complicado, mas nada será fácil. O destino será o Japão e será que alguém irá destronar a Inglaterra do topo?

7jS6hos.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de six_strings, há 19 minutos:

Com Grécia e Escócia ❤️ a tentarem dar luta, foi uma caminhada para a qualificação

PEACE

Ainda deram luta...obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Bastante melhor na qualificacao apesar de se poder dizer que bateste um pouco em mortos...

Mundial por enquanto tambem acessivel diria...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 20 minutos:

Bastante melhor na qualificacao apesar de se poder dizer que bateste um pouco em mortos...

Mundial por enquanto tambem acessivel diria...

Concordo com tudo. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...