Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Plagio o Original

A questão trans, ideologia de género, wokismo

Publicações recomendadas

Citação de Hammerfall, há 18 horas:

Olha, eu não sabia o que era isso da prática eugénica.

Mas só leva para esse lado quem estiver muito mal intencionado.

O ideal é mesmo erradicar esse tipo de defeitos congénitos, ninguém merece levar uma vida assim. Até porque há variados graus de trissomia e, embora haja pessoas que levam uma vida autónoma, há outras que não têm essa autonomia e estou dependentes de 3os. São verdadeiras crianças de 5 anos num corpo adulto. Além de que acarretam vários problemas de saúde e, em geral, a esperança média de vida dessas pessoas está entre os 30/40 anos.

Eu sei que daqui a uns aninhos a minha Maria vai ter um desgosto muito grande, pela quantidade de vezes que a irmã já foi operada e os problemas que tem associados, a triste realidade é essa.

Não sei se tiveste oportunidade de ler o artigo que meti lá em cima, mas acho que vale muito a pena ser lido. O interessante desta discussão, pelo menos para mim, é mais em que ponto se vai traçar a linha entre o que é moralmente e socialmente aceitável consider como uma condição 'indesejável' ao ponto de se promover uma IVG e menos as decisões individuais de cada um.

Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Ainda não percebi se achas que se deve ou não fazer esses exames e fazer algo mediante o diagnóstico.

Não tenho opinião sobre o tema. Não sou pai nem planeio ser, não me consigo colocar no lugar de alguém que é confrontado com esta decisão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 26 minutos:

Não sei se tiveste oportunidade de ler o artigo que meti lá em cima, mas acho que vale muito a pena ser lido. O interessante desta discussão, pelo menos para mim, é mais em que ponto se vai traçar a linha entre o que é moralmente e socialmente aceitável consider como uma condição 'indesejável' ao ponto de se promover uma IVG e menos as decisões individuais de cada um.

Não tenho opinião sobre o tema. Não sou pai nem planeio ser, não me consigo colocar no lugar de alguém que é confrontado com esta decisão.

Não li, mas vou ler 👍

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 41 minutos:

A tua resposta ao Hammerfall acaba por me responder a mim. Mas isso já acontece hoje em dia, há certas patologias, detectadas cedo na gestação, onde os pais podem decidir se abortam ou não (e já podiam antes da despenalização do aborto, tenho ideia). Ou seja, é uma questão de leis.

Pior ainda vai será o futuro onde será possível criar um bebé por encomenda, isso sim. Queres um bebé loiro de olhos azuis? Dá para fazer, é só mudar umas peças no ADN e siga.

Compartilhar este post

Link para o post

@whatever basicamente estão a falar da amniocentese e que o tal médico tem o filho com SD e que aos 18 anos é um adolescente feliz e capaz.

No entanto, os apoios sociais quando dados, são mais direcionados às pessoas que por si já não terão a sensibilidade e educação de formar uma pessoal dita normal, fará uma pessoa com SD.

Esta frase também diz muito do que eu já tinha referido

If you take the health complications linked to Down syndrome, such as increased likelihood of early-onset Alzheimer’s, leukemia, and heart defects, she told me, “I don’t think anyone would argue that those are good things.”

Porque é que temos de sujeitar um indivíduo a este tipo de complicações que têm uma altíssima probabilidade de acontecer?

Depois quando diz isto, acho simpelsemten estúpido. “If our world didn’t have people with special needs and these vulnerabilities,” she asked, “would we be missing a part of our humanity?” O cancro é uma das coisas que andamos a estudar como combater e que adoraríamos erradicar. No entanto, se fizermos o paralelo, esta pessoa também acha que o cancro era uma coisa que nos fazia falta? Não consigo concordar.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, isso já é entrar numa discussão altamente ética. Biologicamente, tirando a parte civilizacional da equação, uma pessoa com Síndrome de Down não sobreviveria, tão simples quanto isso. E mais: a selecção natural encarregar-se-ia de eliminar essa condição da nossa espécie porque, naturalmente, alguém com essa condição sobreviver e ter filhos é mau para a evolução da espécie. Isto aplica-se a outras doenças/condições, claro.

Felizmente não somos uma espécie selvagem, e portanto temos o poder de ir contra a selecção natural, até certo ponto. Portanto a questão passa para outro campo, que é a ética. Será ético que eu, enquanto pai, traga ao mundo alguém que eu sei que dificilmente terá uma vida longa, saudável e autónoma? Não estou a pensar apenas no Síndrome de Down, estou a pensar em tudo o que seja debilitante.

Até que ponto a minha vontade de ser pai vale mais que o direito a uma vida digna? Até que ponto o direito à vida é respeitado se a vida for presa a uma cama? Etc. etc. etc.

Boa sorte a quem quiser levar a discussão por diante. 😁

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 20 horas:

Imagino que sim, mas aqui o ponto é se não estaremos a iniciar práticas eugénicas a partir do desenvolvimento da medicina que nos permite detectar cada vez mais cedo 'variações genéticas indesejadas'.

Basta passar 5 minutos numa APPACDM para nem ser preciso pensar duas vezes nas vantagens desses avanços.

Editado por antifa
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 1 hora:

Existem várias formas de rastrear/determinar o risco de trissomia 21 ou outras. Esse tipo de exames só são oferecidos aos pais que o querem fazer. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Bom, isso já é entrar numa discussão altamente ética. Biologicamente, tirando a parte civilizacional da equação, uma pessoa com Síndrome de Down não sobreviveria, tão simples quanto isso. E mais: a selecção natural encarregar-se-ia de eliminar essa condição da nossa espécie porque, naturalmente, alguém com essa condição sobreviver e ter filhos é mau para a evolução da espécie. Isto aplica-se a outras doenças/condições, claro.

Felizmente não somos uma espécie selvagem, e portanto temos o poder de ir contra a selecção natural, até certo ponto. Portanto a questão passa para outro campo, que é a ética. Será ético que eu, enquanto pai, traga ao mundo alguém que eu sei que dificilmente terá uma vida longa, saudável e autónoma? Não estou a pensar apenas no Síndrome de Down, estou a pensar em tudo o que seja debilitante.

Até que ponto a minha vontade de ser pai vale mais que o direito a uma vida digna? Até que ponto o direito à vida é respeitado se a vida for presa a uma cama? Etc. etc. etc.

Boa sorte a quem quiser levar a discussão por diante. 😁

Gosto muito da visão "fria" do 1° parágrafo. A sério.

Eu, se durante a gravidez, soubesse que teria um filho com uma deficiência grave preferia abortar. Mais do que a vontade de ser pai e prestar todos os cuidados possíveis, iria estar a trazer ao mundo alguém que, após os pais morrerem, iria passar as últimas décadas da vida enfiado num Centro Hospitalar.

Bem sei que há gente com Síndrome de Down, e outras doenças que consegue ter uma vida perfeitamente normal. Mas, os meus parcos conhecimentos sobre a matéria, dizem que é um tiro no escuro.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 20 minutos:

Gosto muito da visão "fria" do 1° parágrafo. A sério.

Aquilo é a visão puramente biológica/evolutiva da coisa, não concordo obviamente com ela. Caso contrário não se curava cancros, não se usava vacinas, etc. Apenas falei nisso para dar outro contexto à situação.

Nem tenho opinião formada sobre o assunto, aliás. Tirando deficiências graves em que se soubesse que o meu filho iria passar a vida preso numa cama, sem grande consciência do mundo ao seu redor, etc., não tenho mesmo ideia do que faria nessa situação.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Aquilo é a visão puramente biológica/evolutiva da coisa, não concordo obviamente com ela. Caso contrário não se curava cancros, não se usava vacinas, etc.

Eu percebi isso, mas gostei. Essa visão também é importante trazer para estas questões. Quanto mais não seja, para fazer o que fizeste logo a seguir, mostrar que evoluímos muito desde aí.

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Doenças incapacitantes para mim é claro que devem ser motivo para IVG. Trazer um filho ao mundo é simultaneamente um ato de profundo amor e de grande egoísmo, isto no sentido em que enquanto ser humano "preciso" de ter um filho para me sentir realizado. Seria bastante cruel avançar à mesma com essa decisão, porque eu quero muito ter essa realização, sabendo à partida o grande sofrimento que iria implicar na vida desse ser humano. Isto para não entrar em questões sociais, financeiras, familiares, climáticas, etc.

As dúvidas éticas chegarão verdadeiramente quando a engenharia genética estiver num patamar de evolução tal que permita identificar os genes (?) associados a comportamentos criminosos. O @Ghelthon dava o exemplo de "encomendar" um bebé loiro de olhos azuis, mas e quando chegarmos à fase em que se identificam os "genes" (devo estar a dizer disparate) que se correlacionam com pedofilia ou homicídio? Iremos alterar esses genes na gestação para garantir uma "sociedade melhor"? E se forem identificados os "genes" da empatia e da generosidade, deveremos "maximiza-los" em todos os bebés?

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 1 hora:

E se forem identificados os "genes" da empatia e da generosidade, deveremos "maximiza-los" em todos os bebés?

Tinha curiosidade de ver este exemplo prático para perceber se, ao fim de algumas gerações, os humanos voltariam a tornar-se egoístas como são hoje.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 14 horas:

Tinha curiosidade de ver este exemplo prático para perceber se, ao fim de algumas gerações, os humanos voltariam a tornar-se egoístas como são hoje.

Enquanto houver capitalismo, haverá egoísmo. E não vai deixar de haver capitalismo tão cedo

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto da esperança na engenharia genética. Tenho a certeza absoluta que seria usada para nos tornar pior ainda.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 30 minutos:

Gosto da esperança na engenharia genética. Tenho a certeza absoluta que seria usada para nos tornar pior ainda.

Sem dúvida, o simples facto de poderes criar um filho por catálogo já é suficientemente mau.

Compartilhar este post

Link para o post

Transphobia UK press

Trans2.png?w=1024

Trans3.png?w=1024

Trans4.png?w=1024

Trans5.png?w=1024

Não se passa nada

Editado por SAS_Robben
  • Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 15 minutos:

Transphobia UK press

Trans2.png?w=1024

Trans3.png?w=1024

Trans4.png?w=1024

Trans5.png?w=1024

Não se passa nada

"Blame society!"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 7 minutos:

"Blame society!"

Um gajo está sempre a falar dos States mas o UK desde o Brexit que está a ficar uma distopia pqp

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 13 minutos:

O que é o positivo e negativo nos graficos de barras?

Comparação a dezembro de 2018, diz na legenda

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 minuto:

Comparação a dezembro de 2018, diz na legenda

Nos primeiros dois. São notícias positivas/negativas publicadas por aqueles jornais?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 4 minutos:

Nos primeiros dois. São notícias positivas/negativas publicadas por aqueles jornais?

Sim, é a coverage ter teor positivo ou negativo (ou neutro).

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...