Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fns

[FC Porto] Futebol 24/25

Publicações recomendadas

Não fico particularmente dececionado pelo excesso de respeito que mostrámos pela Roma na primeira parte. O treinador chegou há 2 semanas, é normal que se queira proteger de humilhações enquanto vai implementando as suas ideias com jogadores medíocres, que não escolheu e que pouco treinou.

Mas fico dececionado por, à exceção daquela bola em que o Mora borra a cueca em vez de chutar de primeira, não termos construído um lance ofensivo minimamente estruturado em 45 minutos.

E fico bastante dececionado por, após a expulsão, com os ventos do jogo completamente a nosso favor, não termos conseguido fazer mais que uns balões para área ou uns remates à toa do Namaso. Isso sim, deixa-me bastante preocupado.

O próximo jogo é propício para experimentar coisas diferentes, com maior risco. Ao nível do onze, gostava de ver pelo menos duas das seguintes alterações:

• Tomás Pérez ou Eustáquio na defesa, com o Otávio no banco
  • Gonçalo Borges, William Gomes ou Pepê numa ala
  • Fábio Vieira na dupla de meio-campo
  • Gonçalo Borges no banco

Sobre o Gonçalo Borges, vejo muita gente a malhá-lo aqui. Não fez um bom jogo, mas é fácil perceber porque é que tem sido titular. É dos poucos, às vezes o único, que pega na bola e sozinho arrasta a equipa para a frente. Decide muitas vezes mal, mas pega na bola e leva-a para frente, enquanto que a maioria dos colegas prefere passar para o lado ou para trás. Tem esse mérito, apesar do resto.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que é uma evolução lenta mas visível num plantel muito limitado

Ele não vai entrar em campo com um 11 ultra ofensivo contra uma equipa que é superior a nós (em termos de talento disponível). Já deu para perceber que é um treinador relativamente pragmático e não metade do lírico que se dizia

O 11 para mim fez sentido na ótica de tentar explorar profundidade e espaço entre linhas em transições rápidas. A Roma pressionava alto, o que se esperava era que isso abrisse espaço nas costas para uma bola longa a partir dos centrais para a profundidade do Samu, ou um drible do Borges, e nalgum ressalto que abrisse espaço para o Mora atuar entre linhas

Baixamos um pouco demasiado no final da primeira parte e no início da segunda, acho que o objetivo não era esse nem perder tanta posse de bola, tivemos a sorte do Diogo fazer aquela defesa extraordinária e depois inventar o golo com um excelente passe para o Pepê. A partir daí o jogo mudou de novo e ainda mais com a expulsão como é natural. Perante um novo contexto (jogar contra 10) a equipa não parecia estar preparada e voltou a não lidar super bem com a situação, acabando por se refugiar em demasiados cruzamentos

Acho que foi um jogo 6/10, fomos competitivos e pouco mais, algo desinspirados e ansiosos, mas é preciso ver que antes do Anselmi nem competitivos se éramos. Eu vejo evolução, o caminho daqui para frente é que é muito longo e ilusões que vamos ser o prime Barcelona em breve só porque o treinador fala bem e tem atitude de líder, são isso mesmo ilusões

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a ideia de se adaptar ao adversário aqui correu um bocado mal. Ter um extremo puro à frente do João Mário num sistema de 3 centrais, é tirar o tapete à única coisa que ele sabe fazer.

Mais do que saber o que se faz com alas, fico sem perceber o que ele quis dos avançados. Vamos ver como será em Faro.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tb não estou a gostar do que vejo, sobretudo este cruzamentoball sem qualquer nexo mas acaba por ser compreensível esta postura mais cautelosa por parte do Martin. É como disseram aí atrás, um gajo só guarda a última imagem do Amorim com 2 extremos puros no papel de alas e rolo compressor, mas nas épocas anteriores, tirando quando teve Porro e Nuno Mendes que eram duas verdadeiras locomotivas, os alas tb não tinham propriamente um cariz muito ofensivo.

Pá, o simples facto de ele ter testado logo o Eustáquio naquele papel de líbero na estreia pode dar a entender que vinha com intenção de ser arrojado mas ao perceber o contexto que encontrou depressa mudou de ideias. Eu gostei daquelas dinâmicas e acho que a equipa teria muito a ganhar na 1ª fase de construção mas de facto talvez ficasse demasiado exposta defensivamente.

A verdade é que temos muitos problemas em ligar jogo. O Samu já por si tem dificuldades em jogar em apoio e depois fica completamente isolado numa ilha e este duplo pivot em linha tb não funciona. Acho que o 1º passo é testar algo diferente no meio-campo [o Tomás Pérez tem que começar a aparecer] e depois aguardar pelo regresso do Martim Fernandes para experimentar uma parceria Martim & William Gomes no corredor direito. O Martim a oferecer muito mais critério na saída e completamente projetado e o miúdo brasileiro a fazer mais diagonais para dentro, para ser o agitador que não temos nesta altura. Ter o G. Borges aberto para correr em direção à linha de fundo e cruzar sem olhar para a área não faz qq sentido e descaracteriza a equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi muito pior do que pensei. Mas estamos vivos na eliminatória. Enquanto houver hipóteses interessantes há que continuar a acreditar. Acredito que podemos ir a Roma fazer um jogo muito melhor e sacar isto. Eles são muito melhor individualmente, a bolinha rola de pé para pé de uma forma que nem sonhamos. Mas jogam muito pouquinho. É perfeitamente possível passar esta eliminatória.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 18 horas:

Era muito importante ganhar, estamos a 13 de fevereiro e só temos 1 vitória no ano civil, isto não pode acontecer num Braga ou Vitória, quanto mais no FC Porto.

E se essa vitória for acompanhada de um jogo onde se note uma equipa mais solta e confiante, perfeito. São os sinais que precisamos para atacar o campeonato.

Esquece lá isso rapaz.

Ontem foi muito mau, pior que contra o Sporting e Rio Ave.

Compartilhar este post

Link para o post

Já não sei quem foi que disse no tópico do jogo, mas o Porto tem uma enorme dificuldade em encaminhar os jogos a seu favor. Desde dezembro que não vão para o intervalo a ganhar, tendo sido a última vez contra os zombies do Boavista. É um dado relevante.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 29 minutos:

Já não sei quem foi que disse no tópico do jogo, mas o Porto tem uma enorme dificuldade em encaminhar os jogos a seu favor. Desde dezembro que não vão para o intervalo a ganhar, tendo sido a última vez contra os zombies do Boavista. É um dado relevante.

Quanto mais no fundo mais difícil é sair dele. Por isso é que era importante ganhar nem que fosse 1-0 com golo de penalti. Assim só se perpetuou a agonia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 40 minutos:

Eu falei nisso. Acho mesmo que tem de haver um trabalho específico e focado, seja mental seja físico ou seja táctico, para chegarmos ao intervalo a ganhar. Mentalmente a equipa precisa disso. Estamos sempre atrás do resultado. E não é assim que vamos recuperar uma equipa. Espero que isso já se veja com o Farense.

Compartilhar este post

Link para o post

a equipa está a precisar de treinos especializados em físico, técnico e mentais

fixe era dar para simular até ao verão

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 29 minutos:

Quanto mais no fundo mais difícil é sair dele. Por isso é que era importante ganhar nem que fosse 1-0 com golo de penalti. Assim só se perpetuou a agonia.

Já tiveste esse resultado com o Maccabi e no jogo a seguir foram só tiros nos pés.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 6 minutos:

Já tiveste esse resultado com o Maccabi e no jogo a seguir foram só tiros nos pés.

Não importa, é preciso ganhar, e criar dinâmica de vitórias. Uma vitória ontem mais uma vitória frente ao Farense já seriam 2 vitórias consecutivas, e com todas as consequências positivas que isso traria para a cabeça dos jogadores.

Assim é continuar na casa da partida por mais uns dias, como se já não tivéssemos dias suficientes por lá.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedritsh, há 33 minutos:

O calendário foi Sporting e Roma, sendo o único jogo acessível o contra o Rio Ave.

Os adversários também jogam e os resultados também dependem das valias deles. Nós é que estamos habituados a outros tempos em que éramos superiores à larguíssima maioria das equipas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 2 horas:

Ontem foi muito mau, pior que contra o Sporting e Rio Ave.

Com um adversário superior não achas? A Roma tem jogadores fantásticos para o nível da nossa equipa. 
Eu não acho que não tenhamos evoluído para este jogo (a nível tático), mas são jogos que a diferença de individualidades é gigante e marca a diferença. Ainda assim conseguimos um empate e levar o jogo a ser disputado em Roma.

Estamos a falar de uma Roma que no ano passado foi semi finalista para a Liga Europa, estamos a falar de um Sporting que é a melhor equipa em Portugal atualmente. Não é comum termos sequencias de jogos destas, no Domingo o jogo é mais fácil e espera-se uma vitória confortável e quem sabe se não ajuda o Samu a ganhar outra confiança, a defesa a sentir-se mais confortável com a bola... A equipa precisa de tempo e de jogos fáceis também. Estes últimos não o foram

Editado por Contador

Compartilhar este post

Link para o post

Passamos de "um dia vamos ganhar um jogo contra uma equipa mais forte ou de igual valia", para "um dia ganhamos um jogo", e ainda vamos acabar no "um dia jogamos um jogo". 
Eu conseguia arranjar 11 gajos na bancada ir para campo e a equipa do FC Porto ia ver-se aflita para nos ganhar, só iam lá quando acabasse as pilhas ao pessoal da bancada. É penoso. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O nosso problema é o ataque, aqueles estaloras não servem para um nível como o nosso. Borges, Pepê principalmente e o Samu não me parece ser do nosso nível, para quem via Jackson, Falcao e mais uns quantos e vê o Samu, só se pode benzer.

O homem é descoordenado e isso não é algo que se treina num avançado, o Marega era sempre descoordenado e nunca o deixou de ser apesar de ser o melhor marcador do Dragão se não estou em erro.  Em termos de passe é fraquinho porque não sabe controlar a bola, muito trapalhão...Pode vir a melhorar  ? Sim mas duvido que seja muito melhor do que agora. Já o achava quando andava em modo hypado e acho o mesmo agora. 

O Mora, bem anda lá perdido no meio dos matulões e acaba por ser complicado ele fazer melhor, acredito que o crescimento e o facto de ele saber que tem de jogar de outra forma quando se vê no meio destes gajos de 2 metros, vai permitir ele ser um jogador o triplo melhor...só não me acredito que seja por cá porque a nossa adorada $ad anterior decidiu meter clausulas ridiculas.

Editado por Banks29

Compartilhar este post

Link para o post

O Samu está a fazer o terceiro ano como jogador de futebol sénior e um dos anos foi no Granada B a jogar na 4ª divisão espanhola. É normal que não esteja ainda ao nível de um Jackson ou Falcao, que chegaram ao Porto com outros créditos e noutra fase de carreira.

Não quer dizer que não tenha imenso potencial e não possa chegar ao mesmo nível, é preciso é paciência.

E no meio destas críticas todas consigo perfeitamente imaginar um universo alternativo onde os 80% tinham sido a favor do Pinto da Costa, tinhamos vendido Mora e Martim por uns 15M cada um para equilibrar contas, possivelmente Diogo Costa também. O treinador seria o Sérgio Conceição que ia bloquear a saída do Galeno e Evanilson porque queria lutar pelo campeonato e íamos acabar por estar em terceiro também, a levar com uma defesa de Pepe/Fábio Cardoso + Otávio, Zaidu a rodar com Wendell na esquerda e a ser salvos nuns quantos jogos por momentos de génio do Chico e pelo jogo ocasional onde as coisas corriam bem ao Evanilson.

Provavelmente teria vindo o Matheus do Braga por uns 20M para substituir o Diogo e em Janeiro víamos o regresso do Herrera/Uribe para acrescentar raça ao meio-campo e quiçá o regresso do Mbemba também já que anda encostado em Marselha.  

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post

Queria ver o Jackson e o Falcao a marcar a quantidade de golos do Samu com a idade dele...

Editado por Su1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 9 minutos:

Queria ver o Jackson e o Falcao a marcar a quantidade de golos do Samu com a idade dele...

Ontem éramos a equipa com média de idade mais baixa em toda a Liga Europa. O jogador mais velho é o Eustáquio, o Samu tem 20 anos, o defesa mais experiente 24. A equipa precisa toda de crescer e ganhar calo nestes jogos também.

Do outro lado estavam 2 campeões do mundo, vários internacionais A… Não podemos comparar o nosso plantel aos tempos do Jackson, Falcão, Hulk, Lucho… Mas o caminho para lá chegar é este 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andre26, há 14 minutos:

E no meio destas críticas todas consigo perfeitamente imaginar um universo alternativo onde os 80% tinham sido a favor do Pinto da Costa, tinhamos vendido Mora e Martim por uns 15M cada um para equilibrar contas, possivelmente Diogo Costa também. O treinador seria o Sérgio Conceição que ia bloquear a saída do Galeno e Evanilson porque queria lutar pelo campeonato e íamos acabar por estar em terceiro também, a levar com uma defesa de Pepe/Fábio Cardoso + Otávio, Zaidu a rodar com Wendell na esquerda e a ser salvos nuns quantos jogos por momentos de génio do Chico e pelo jogo ocasional onde as coisas corriam bem ao Evanilson.

Isto devia ser emoldurado para nunca se esquecer.

Compartilhar este post

Link para o post

tendo em conta a equipa que temos concordo que com equipas com melhores jogadores tem que ser esta a forma de jogar. Se correu bem não mas também fomos um pouco gamados a meu ver. acho que nestes jogos temos que jogar um pouco à la mourinho para poder ganhar. face a como andam a jogar samu e namaso, sendo que o último enfim nem sei como ainda joga, este era o melhor momento pra ver o que o gul conseguia fazer a titular

a nível de atitude para mudar o jogo no fim a equipa é bem fraca. gostei da atitude do zaidu por muito que não goste do jogador 

Compartilhar este post

Link para o post

Este seria o meu onze para domingo:

image.thumb.png.33f5ff604b692f39de44115b6038815b.png

Menos "velocidade", mais tecnicismo. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 3 minutos:

Este seria o meu onze para domingo:

image.thumb.png.33f5ff604b692f39de44115b6038815b.png

Menos "velocidade", mais tecnicismo. 

Troca de lado os centrais, mas é isso. Por mim também.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...