Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

[Paris 2024] Tópico geral sobre os Jogos Olímpicos

Publicações recomendadas

Citação de Lebohang, há 22 minutos:

Santa Lúcia 2-1 Portugal

Mas continuem a votar no PSD que fazem bem

Por acaso faz-me confusão sermos maus em tudo 😞

Compartilhar este post

Link para o post

fora de brincadeiras, que países europeus têm uma medalha ou menos?

Compartilhar este post

Link para o post

Até o Quirguistão está na nossa frente e eu pensava que era um país de brincadeira

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 16 minutos:

fora de brincadeiras, que países europeus têm uma medalha ou menos?

Com 0:

Monaco
Malta
Luxembourg
Liechtenstein
Latvia
Iceland
Finland
Estonia
Bulgaria
Bosnia and Herzegovina
Andorra
Albania

Destaque tambem para o Peru, Venezuela e Uruguai

https://sports.yahoo.com/olympics/paris-2024/medals/

E, já agora, Coreia do Norte já tem 5 😮

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

Pensava que a conversa sobre as poucas medalhas iria ser só para a semana com o fim dos Jogos. Mas é normal porque é algo cíclico e que daqui a 4 anos vamos ter outra vez. 

Tendo em conta que a nossa morfologia não nos permite ter nenhumas características específicas que nos façam destacar, vivemos da pouca cultura desportiva e, consequentemente das poucas condições (e acima de tudo apoios) que os atletas têm, como tal não há milagres que nos façam ser competitivos a este nível.

De qualquer forma, o Pichardo e o Pimenta já metem umas medalhas para o bucho e ficamos todos contentes outra vez

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 1 minuto:

Pensava que a conversa sobre as poucas medalhas iria ser só para a semana com o fim dos Jogos. Mas é normal porque é algo cíclico e que daqui a 4 anos vamos ter outra vez. 

Tendo em conta que a nossa morfologia não nos permite ter nenhumas características específicas que nos façam destacar, vivemos da pouca cultura desportiva e, consequentemente das poucas condições (e acima de tudo apoios) que os atletas têm, como tal não há milagres que nos façam ser competitivos a este nível.

De qualquer forma, o Pichardo e o Pimenta já metem umas medalhas para o bucho e ficamos todos contentes outra vez

Haja alguém minimamente lúcido... 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 32 minutos:

Como assim a morfologia? Onde é que os chineses e japoneses têm uma morfologia superior para terem atletas por exemplo nas meias finais de sprints sem e com barreiras por exemplo? Ou natação? 

A pouca cultura desportiva sim, para mim é o factor principal. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 4 minutos:

Como assim a morfologia? Onde é que os chineses e japoneses têm uma morfologia superior para terem atletas por exemplo nas meias finais de sprints sem e com barreiras por exemplo? Ou natação? 

A pouca cultura desportiva sim, para mim é o factor principal. 

Sem a morfologia que dê uma vantagem competitiva face aos outros (como têm alguns países africanos nas corridas de fundo, por exemplo) dependemos de alguns "foras de série" para tentar ser competitivos, o que é muito difícil em Portugal porque os atletas não têm as condições nem apoios para que possam viver focados só no desporto.

E como a malha de recrutamento já é pequena (relembrar que somos um país de 10 milhões) e sem condições financeiras para os atletas, torna-se natural que grande parte deles desistam e se dediquem à vida profissional e não à vida desportiva.

Ainda sobre o recrutamento é normal que num país de 125 milhões de pessoas (exemplo do Japão) ou de 1 bilião de pessoas (China) tenhas com maior probabilidade de encontrar casos de sucesso. A título de exemplo nas meias finais dos 200m de amanhã o Japão tem 1 atleta e a China tem tantos como Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

onde se podem ver as medalhas per capita?

https://www.medalspercapita.com
ch*pa China (e Brasil)

era bacano haver uma soma dos summer e dos winter olympics, devíamos cair para o top5 a contar de baixo, nem Andorra nos salvava

uish medals by GDP tamos à frente da Áustria e não longe dos USA, maquinas

Editado por bobzz

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de toda a campanha nojenta que lhe fizeram a Imane Khelif vai à final. 

Entretanto na Eurosport 2 está a repetir a dita Escalada f*dida™ 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 12 minutos:

onde se podem ver as medalhas per capita?

https://www.medalspercapita.com
ch*pa China (e Brasil)

era bacano haver uma soma dos summer e dos winter olympics, devíamos cair para o top5 a contar de baixo, nem Andorra nos salvava

Me dá um ódio gigantesco toda vez que penso que o Brasil tem 902930293 bilhões de habitantes e é um país irrelevante na maioria dos esportes. É inacreditável que não haja programas sólidos do governo para investir nessa área. O nosso legado olímpico foi umas arenas que viraram escolas e outras que foram entregues ao setor privado. Ridículo.

Editado por Gui Fla

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 10 minutos:

Sem a morfologia que dê uma vantagem competitiva face aos outros (como têm alguns países africanos nas corridas de fundo, por exemplo) dependemos de alguns "foras de série" para tentar ser competitivos, o que é muito difícil em Portugal porque os atletas não têm as condições nem apoios para que possam viver focados só no desporto.

E como a malha de recrutamento já é pequena (relembrar que somos um país de 10 milhões) e sem condições financeiras para os atletas, torna-se natural que grande parte deles desistam e se dediquem à vida profissional e não à vida desportiva.

Ainda sobre o recrutamento é normal que num país de 125 milhões de pessoas (exemplo do Japão) ou de 1 bilião de pessoas (China) tenhas com maior probabilidade de encontrar casos de sucesso. A título de exemplo nas meias finais dos 200m de amanhã o Japão tem 1 atleta e a China tem tantos como Portugal.

Continuo a achar que mais do que isso, conta muito a cultura desportiva. Em toda a minha vida, e conheci muita gente na adolescência, conheci 1 rapariga que jogava andebol federado, 1 que fazia natação federado, e 2 que faziam hóquei em patins federado e que nem a juniores chegaram. O resto quem praticava desporto ou era natação para aprender a nadar sem competição, surf e skate como moda. 

Depois era tudo futebol e como andei numa escola salesiana, tínhamos uma boa comunidade de atletismo com campeões nacionais e malta que até foi aos JO. Fora dessa escola não conheci mais ninguém que tenha feito atletismo federado. 

Por exemplo aqui em França, a maioria dos putos aos 10 anos já praticaram 2/3 anos de judo porque é considerado um desporto muito bom para aprender a cair e ganhar motricidade. A quantidade de putos que já passaram pelo ténis. Há muito mais uma cultura de praticar vários desportos sem te fixares num desporto até aos 12/13 anos. 

Fora depois a qualidade de treinadores. 

Mas acho que falta muito isso em Portugal, incentivar a praticar modalidades diferentes sem que seja mau fazer 1 ano de ténis, 2 de judo, 1 de escalada, 1 de esgrima, etc. 

Nem sei se há esgrima em Portugal! 

Onde eu também queria chegar Johny, é que é uma sorte um gajo como o Pimenta ter chegado à canoagem. Ou seja, a pessoa certa chegar ao desporto em que é bom. 

Quantidade de gajos acima da média que só jogaram futebol e que afinal poderiam ter sido um atleta olímpico mas que nunca experimentaram outros desportos?

Compartilhar este post

Link para o post

Portugal só é top em 4 modalidades: Futebol, Futebol de Praia, Futsal e Hóquei em Patins. O problema é que uma caminha para a extinção, duas são praticadas por uma dúzia de gatos pingados e na outra ninguém cobra à FPF o facto de nunca meterem uma equipa nos JO.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 29 minutos:

Continuo a achar que mais do que isso, conta muito a cultura desportiva. Em toda a minha vida, e conheci muita gente na adolescência, conheci 1 rapariga que jogava andebol federado, 1 que fazia natação federado, e 2 que faziam hóquei em patins federado e que nem a juniores chegaram. O resto quem praticava desporto ou era natação para aprender a nadar sem competição, surf e skate como moda. 

Depois era tudo futebol e como andei numa escola salesiana, tínhamos uma boa comunidade de atletismo com campeões nacionais e malta que até foi aos JO. Fora dessa escola não conheci mais ninguém que tenha feito atletismo federado. 

Por exemplo aqui em França, a maioria dos putos aos 10 anos já praticaram 2/3 anos de judo porque é considerado um desporto muito bom para aprender a cair e ganhar motricidade. A quantidade de putos que já passaram pelo ténis. Há muito mais uma cultura de praticar vários desportos sem te fixares num desporto até aos 12/13 anos. 

Mas acho que falta muito isso em Portugal, incentivar a praticar modalidades diferentes sem que seja mau fazer 1 ano de ténis, 2 de judo, 1 de escalada, 1 de esgrima, etc. 

Onde eu também queria chegar Johny, é que é uma sorte um gajo como o Pimenta ter chegado à canoagem. Ou seja, a pessoa certa chegar ao desporto em que é bom. 

Quantidade de gajos acima da média que só jogaram futebol e que afinal poderiam ter sido um atleta olímpico mas que nunca experimentaram outros desportos?

Há sim senhora, o filho da minha vizinha prática esgrima.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 5 horas:

Eu venho de uma ilha pequena e fiz futebol e volei.

Do futebol já fiz vários posts de quão má é a formação nos Açores.

Do volei não é melhor. Fui campeão regional e, quando defrontamos a malta de cá, faziam movimentos/jogadas que nós nem sabíamos que era legal.

Fora o nível físico que era 5x melhor que o nosso. Eu saltava na rede e deixava de ver a luz do dia por causa do bloco dos outros meninos.

Foram uns bons 4 dias a levar tareias em Leiria

Compartilhar este post

Link para o post

Vale a pena ver a parte sobre o Mijain Lopez no resumo diário de ontem do Max (eurosport?). Teve um domínio absoluto da modalidade até ao fim durante 5 Olimpiadas, mesmo a medalha de ontem foi um passeio. 

Compartilhar este post

Link para o post

houve ali uma cegada entre um britanico e frances nos 5000m com empurrões e quedas

Tamberi à rasca no salto em altura, mas deve dar para passar à final

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 13 horas:

Faz lembrar aquele caso do rapaz americano que começou no volley, depois foi para a NBA ganhar uns trocos, e agora mudou-se para o volley de praia e esteve na final olímpica acho. Ou o caso do Gabriel Albuquerque dos trampolins que ficou em quinto na final, começou a saltar porque experimentou numa feira no Seixal qualquer quando era novo, e investiu nisso.

Também acho que a genética é um fator importante, mas também aí basta ver que temos algum sucesso em certo tipo de desportos - corrida de fundo, ciclismo, ginástica (que acredito que se houvesse mais investimentos, seríamos bem melhores), judo... falta acima de tudo investimento e cultura desportiva. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre a conversa de aptidões, em 2007 a Inglaterra lançou o programa Sports Giants que descobriu a Helen Glover, uma das melhores canoístas de sempre. É certo que isto foi impulsionado pelos JO 2012, mas são programas interessantes que se podiam criar por cá, à nossa escala.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  
  • Criar Novo...