Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sazuke

Fórmula 1

Publicações recomendadas

Citação de Alonso., há 3 horas:

O primeiro parágrafo deve ser dirigido a ti e deve ser dirigido porque ainda a pouco fizeste um post sobre os segundos pilotos das equipas sobre a posição que obtiveram em Abu Dhabi. Sem teres em noção da estratégia que ambos os carros tiveram em pista, nem as decisões das equipas nem muito menos que piloto é que a equipa coloca a estratégia preferencial.

Eu não baseio análise em apenas em números eu baseio porque muita gente dá a atender que o Kvyat chega a RedBull e faz péssima figura, quando vais ver e não é bem assim. E em análise ao companheiro de equipa ele faz uma boa época ficando a frente do mesmo.

Primeiro ponto, a RedBull vir de ser campeã mundial não interessa quando chega ao próximo ano e tem um carro que não funciona. Em 2014, a RedBull ainda é o segundo carro do pelotão, é sempre a grande favorita para ocupar o terceiro lugar em todas as corridas. Só que em 2015, acontece que a RedBull passa para a quarta equipa do Grid, nem consegue cheirar frente a Mercedes, Ferrari e mesmo a Williams. E se fores ver a qualificação do campeonato esta reflete isso mesmo, o Ricciardo teve DNF e depois o Kvyat não os teve? É que fui ver o número de DNF e ambos tiveram 3. ( Só se a informação do site está má)

Tu estás a levar a conversa para outro registo que não era o que estava a ser discutido. Ninguém está a comparar o Max com o Kvyat ou a dizer que o Russo é melhor que o Max, está a vista de todos.

Nós estamos a discutir que o Kvyat foi mal tratado pelo RedBull que depois de um primeiro ano competente no segundo ano na 5 corrida, com um pódio na corrida anterior ele é recambiado para a equipa B, completamente humilhado por um incidente em pista. Porque foi isso que lhe fizeram, arranjar o primeiro pretexto para subir o Max, meter o russo na equipa B e depois estavam a espera que o Russo completamente desmotivado e destruído moralmente conseguisse voltar a sua melhor forma... Não é fácil. Ser dispensado quando não existe razões objectivas para seres dispensado...

O que eu fazia? No final da temporada de 2015 definia o que queria fazer. Não esperava pela quarta corrida para despachar um piloto que até nem tem razões para ser despromovido.

Mas nada de que a RedBull não nos tenha habituado na forma que trata os seus pilotos, foi assim no passado, será assim no futuro com o Dr. Marko. Para além que não parece, que um piloto tenha uma vida fácil ao ser companheiro do Max. A RedBull tem a equipa toda virada para o Holandês, quem está lá faz de segundo piloto (não oficial) e não disputa com as mesmas armas que o Max. Por isso, embora eu, seja super crítico do Albon porque tem a responsabilidade de andar mais do que anda, também sei que muito dificilmente conseguiria fazer frente ao Max pelas razões de cima.

Por fim, achar que o Kvyat não foi mal tratado pela RedBull quando é dispensado no final do quarto GP, quando vem de um pódio e de um ano em que até é superior ao Dani Ric, custa-me a perceber.

O teu primeiro parágrafo é desonesto para carago. Eu expliquei nesse post a analogia que fiz, justifiquei-a e fiz depois uma análise global. Discordamos em muita coisa, mas não te tinha por alguém capaz de distorcer isto para ganhar uma discussão.

Mas adiante, não importa muito. Quero só referir sobre o bold, isto na verdade importa e é fulcral para explicar o contexto. Tens razão na análise intrínseca dos resultados; a cena é que o que se está a discutir é a gestão de expectativas da equipa, não são os resultados pois esses foram meh.

Tens uma equipa habituada a ganhar que deixa de ganhar; é indiferente qual o menos mau da equipa, o que lhes importa é que não ganharam nada. Achas que ter feito 3 pontitos a mais que o colega de equipa numa temporada em que tiveram tantos abandonos faz alguma diferença, ainda para mais quando nem dos 100 pontos passaram? Ser P7 ou P8 era indiferente para a Red Bull; foram P7 e P8 e foram ambos maus resultados.

Isto tem a ver com gestão de expectativas. Uma equipa habituada a ganhar não se vai contentar com o menos mau quando deixa de ganhar. Uma equipa de futebol que perca um goleador que marcava 40 golos por ano não ficará contente com um que marque 5 só porque o suplente marcou ainda menos. A INEOS não fica contente se um seu ciclista candidato à vitória ficar apenas em P15 mesmo que tenha feito mais do que o resto da equipa.

Tu estás a focar-te nos números e na classificação do Kvyat, a compará-la com a do Ricciardo e a dizer que foi uma temporada competente do russo. Eu acho que foi uma má temporada no global para a Red Bull e que para eles, estando habituados a ganhar, é-lhes indiferente quem fez mais três ou menos três pontos e que ninguém ali valorizou a temporada do Ricciardo ou do Kvyat. E estou a contextualizar e a justificar a minha opinião.

E digo mais: a Red Bull ficou tão horrorizada com o que aconteceu em 2015 que decidiu avançar logo com a troca. E aposto o esquerdo em como a troca não aconteceu logo no inverno por motivos contratuais e obrigações publicitárias que obrigavam o russo a pelo menos começar a temporada na Red Bull. Depois foi só esperar por um motivo e arranjaram aquele. Eles perceberam que o Kvyat não lhes ia dar nada de especial, mas o Verstappen poderia dar. E deu.

De qualquer forma, se achas que esta questão das expectativas não é relevante para a discussão também não teremos muito para discutir.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

tm0dnbe3qq561.jpg?width=960&crop=smart&a

Lando's little farewell message to Carlos:
"To Carlota, cheers for all the awesome times and for all the golf tips you muppet. I hope you drive really badly next season. From your best teammate you will ever have, Lando "

o6ychawfnt561.jpg?width=1024&auto=webp&s

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Coitado do Albon, podia pelo menos ter ido para a Toro Rosso. Seja como for, o Perez é um bom número dois para a Red Bull. 

Compartilhar este post

Link para o post

O Albon é só a mais recente vítima da brilhante gestão de recursos humanos da Red Bull. Ele não tinha feito nada de transcendente em 2019 para ter sido promovido (tal como o Gasly em 2018) e depois sofre com a pressão de uma top-team e não corresponde e acaba pela porta pequena, quando sabemos que ele é melhor que aquilo. Era fixe se o Albon arranjasse uns milhões e substituísse o Mazepin, antes que este apalpe outra gaja pelo caminho.

Mas mais criminoso que esta gestão da Red Bull seria ver o Perez sem um seat para 2021. Ele tem outra maturidade (a falta dela custou-lhe em 2013) e rodagem, já para não falar sobre quão melhor piloto do que era quando entrou na Racing Point. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 19 horas:

O teu primeiro parágrafo é desonesto para carago. Eu expliquei nesse post a analogia que fiz, justifiquei-a e fiz depois uma análise global. Discordamos em muita coisa, mas não te tinha por alguém capaz de distorcer isto para ganhar uma discussão.

Mas adiante, não importa muito. Quero só referir sobre o bold, isto na verdade importa e é fulcral para explicar o contexto. Tens razão na análise intrínseca dos resultados; a cena é que o que se está a discutir é a gestão de expectativas da equipa, não são os resultados pois esses foram meh.

Tens uma equipa habituada a ganhar que deixa de ganhar; é indiferente qual o menos mau da equipa, o que lhes importa é que não ganharam nada. Achas que ter feito 3 pontitos a mais que o colega de equipa numa temporada em que tiveram tantos abandonos faz alguma diferença, ainda para mais quando nem dos 100 pontos passaram? Ser P7 ou P8 era indiferente para a Red Bull; foram P7 e P8 e foram ambos maus resultados.

Isto tem a ver com gestão de expectativas. Uma equipa habituada a ganhar não se vai contentar com o menos mau quando deixa de ganhar. Uma equipa de futebol que perca um goleador que marcava 40 golos por ano não ficará contente com um que marque 5 só porque o suplente marcou ainda menos. A INEOS não fica contente se um seu ciclista candidato à vitória ficar apenas em P15 mesmo que tenha feito mais do que o resto da equipa.

Tu estás a focar-te nos números e na classificação do Kvyat, a compará-la com a do Ricciardo e a dizer que foi uma temporada competente do russo. Eu acho que foi uma má temporada no global para a Red Bull e que para eles, estando habituados a ganhar, é-lhes indiferente quem fez mais três ou menos três pontos e que ninguém ali valorizou a temporada do Ricciardo ou do Kvyat. E estou a contextualizar e a justificar a minha opinião.

E digo mais: a Red Bull ficou tão horrorizada com o que aconteceu em 2015 que decidiu avançar logo com a troca. E aposto o esquerdo em como a troca não aconteceu logo no inverno por motivos contratuais e obrigações publicitárias que obrigavam o russo a pelo menos começar a temporada na Red Bull. Depois foi só esperar por um motivo e arranjaram aquele. Eles perceberam que o Kvyat não lhes ia dar nada de especial, mas o Verstappen poderia dar. E deu.

De qualquer forma, se achas que esta questão das expectativas não é relevante para a discussão também não teremos muito para discutir.

Primeira parte, não sei porque é desonesto. O que tu me acusas é algo que tu próprio fazes. 

Quando o Bottas deveria estar perto de disputar a vitória mas não se faz referência que o MGU-K está a dar dores de cabeça a Mercedes, tendo estes que reduzir a potência do motor para que ele não arrebente. Problema que foi desde os dois monolugares da Mercedes como para os dois monolugares da Racing Point, onde tiveram que fazer o mesmo. Aliás é um problema que surgiu nesta fase final do campeonato, o Perez partiu em Abu Dhabi mas já tinha dito problemas nos outros dois GPs, quem fala do Perez fala dos restantes, Stroll, o Russel etc como o Albon não tem as mesmas armas que o Max, um bocado por culpa própria obviamente mas não tem...

Eu não digo que a tua análise esteja incorreta mas também não é acertada, porque existe condicionantes para além, se este ficou a frente ou atrás neste GPS. O Seb também ficava quase sempre a frente do Kimi, o Alonso idem aspas? Porque razão? O Kimi é fraco? Não, é porque aliado às melhores performances dos outros dois, o Alonso e o Seb sempre foram privilegiados quer em peças, quer em estratégias em pista,etc Como o Kimi o era quando estava na Lotus e o Romain Grosjean fazia papel de segundo piloto. Como tens o exemplo gritante deste ano da porrada que o Leclerc deu ao Vettel, está diferença absurda de andamento não se deve "apenas" ao talento do Leclerc?

Outra coisa que não percebo no teu argumento, é a RedBull não se interessa pela performance do piloto porque estavam muito atrás nas posições que deveriam ocupar. Ou seja a RedBull não vai ligar se o piloto cumpre ou não as expectativas do carro em pista, seja a lutar pela P3 ou pela P8? É que não estou a perceber. A Ferrari se o Charles não passar da Q3 neste ano de 2020, que foi dos piores anos da história da Scuderia, não vai ligar? Óbvio que liga.

O resultado do ano determina exactamente se um determinado piloto cumpriu ao não cumpriu o que se esperava face ao andamento do monolugar. Não é face ao que a expectativa que a equipa tinha no início do ano. Se uma equipa como a Ferrari tem a expectativa de lutar pelo campeonato e depois mal consegue entrar nos pontos, não pode ficar descontente com os seus pilotos ocuparem o 9 ou 10 lugar no campeonato de pilotos. Tem é de ficar descontente de ter entregue um monolugar que não os permita lugar por lugares mais altos

E a verdade é que na análise do ano, não é de uma corrida ou 5 é no ano todo o Kvyat cumpriu com a performance do carro, tendo até fixado a frente do colega de equipa, no seu primeiro ano na RedBull.

Quanto aos compromissos comerciais etc, dúvido imenso da tua teoria. Não vejo os patrocinadores do Kvyat injectar dinheiro e não ter garantias que o lugar dele esteja seguro, isto não é assim. Nem muito menos a RedBull liga a isso, quanto mais liga ao valor comercial do piloto do que propriamente aos patrocínios que vem com ele.

Por último, as expectativas são relevantes, as expectativas realistas. E nessas o russo cumpriu, quando faz um pódio na corrida seguinte é dispensado e recambiado para a equipa B. Recambiado no ano que o monolugar da RedBull é muito mais forte que do ano anterior e por aí os resultados teriam de ser obrigatoriamente diferentes.

Nem sequer estou a discutir se o Kvyat devia ficar na F1 ou não. Porque partilho a opinião do Kimi que faltava sangue novo, mas dizer que não foi mal tratado pela RedBull é daquelas coisas que não dá para perceber. Ainda para mais com todo o historial que a RedBull tem com os seus pilotos e mesmo com fornecedores de motores, etc 

.

Quanto ao Perez fico contente por ele, merecia mas também fico assim meio apreensivo.

Por um lado, vai para uma das melhores equipas que o permite que possa disputar vitórias e pódios de forma mais regular. Do outro, tem uma equipa virada para o Max e que o próprio Max não achará muita piada se o Perez começar a dar luta. Depende muito do acordo que fizeram com o Perez, é estatuto igual é segundo piloto ,etc

Vai ser interessante.

Quanto ao Albon esteve muito abaixo do que se esperava mas também foi metido muito cedo, bem deu para ganhar calos no primeiro ano, no entanto estava a espera que na segunda fase deste ano estivesse mais forte. Nas últimas corridas até esteve melhor mas pronto, aí está longe. Uma coisa que eu gosto bastante nele é naquelas disputas de posição lado-a-lado, é muito forte, não se acanha ou comete poucos erros nessas situações onde o toque é fácil cometer.

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu acho mais interessante é ser contrato de um ano apenas, e o Horner vir dizer que contam com o Albon "com foco no desenvolvimento de 2022". Será que é um hint que o Albon pode voltar em 2022? Meio estranho, se assim for.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 40 minutos:

O que eu acho mais interessante é ser contrato de um ano apenas, e o Horner vir dizer que contam com o Albon "com foco no desenvolvimento de 2022". Será que é um hint que o Albon pode voltar em 2022? Meio estranho, se assim for.

Segundo a transmissão da F1 TV no domingo, o Perez já tinha lugar para 2022, só não disseram para equipa, portanto, poderá passar por aí.

A Red Bull pode também querer ver no que vai dar a parceria Max/Perez antes de fazer um compromisso por mais tempo.

@Alonso. uma pequena correção ao que disseste, o Kvyat não faz pódio depois da corrida na Rússia, faz pódio na China e depois tem aquela corrida desastrosa na Rússia onde acaba em 15º.

Quanto a dizeres que o Max pode não gostar se o Perez começar a dar luta, penso que não será por aí. O Max esteve o ano todo sozinho a lutar contra os dois Mercedes, se tiver um companheiro de equipa que o consiga ajudar a fazer isso, fica sempre mais próximo das vitórias. O holandês ainda quando o Albon fez terceiro no Bahrain disse que o colega fazer pódio, mas mesmo assim ficar a 30 segundos dele não é grande feito. Acho que o próprio Perez tem noção que não terá o mesmo estatuto do Verstappen e que no fundo vai fazer um bocado o papel de Bottas na Red Bull ou Vettel na Ferrari nos últimos dois anos. Os upgrades serão sempre primeiro para o Max e nunca para o Perez e o trabalho do Perez é conseguir chegar lá à frente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kiko17, há 16 minutos:

Segundo a transmissão da F1 TV no domingo, o Perez já tinha lugar para 2022, só não disseram para equipa, portanto, poderá passar por aí.

A Red Bull pode também querer ver no que vai dar a parceria Max/Perez antes de fazer um compromisso por mais tempo.

@Alonso. uma pequena correção ao que disseste, o Kvyat não faz pódio depois da corrida na Rússia, faz pódio na China e depois tem aquela corrida desastrosa na Rússia onde acaba em 15º.

Quanto a dizeres que o Max pode não gostar se o Perez começar a dar luta, penso que não será por aí. O Max esteve o ano todo sozinho a lutar contra os dois Mercedes, se tiver um companheiro de equipa que o consiga ajudar a fazer isso, fica sempre mais próximo das vitórias. O holandês ainda quando o Albon fez terceiro no Bahrain disse que o colega fazer pódio, mas mesmo assim ficar a 30 segundos dele não é grande feito. Acho que o próprio Perez tem noção que não terá o mesmo estatuto do Verstappen e que no fundo vai fazer um bocado o papel de Bottas na Red Bull ou Vettel na Ferrari nos últimos dois anos. Os upgrades serão sempre primeiro para o Max e nunca para o Perez e o trabalho do Perez é conseguir chegar lá à frente.

Ah sim, na anterior, foi a escreve 😅.

Quanto a situação do Perez claro que o Max e a RedBull querem o segundo carro andar lá na frente porque depois consegue estrategicamente ir 2vs2 com a Mercedes. E não estar sempre 1vs2 com o Max, no qual não pode cobrir ninguém sem estar a pensar se o segundo carro pode passar nas boxes. O problema pode ser o Perez não querer ser sempre o número 2 e é por isso que referi que depende do contrato que a RedBull fez com ele.

É que o Perez não chega com o estatuto de piloto que um Albon ou Gasly. Não é Rookie já não vai comer e calar sempre. 

A RedBull fica mais forte também me parece.

Compartilhar este post

Link para o post

Existe rumores que o Russo está tremido na Haas. Vamos ver se o €€ falam mais alto

Compartilhar este post

Link para o post

Do que vi até agora dele, parece ser um bom c*brão, portanto se não sentar, excelente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., Em 21/12/2020 at 15:56:

Existe rumores que o Russo está tremido na Haas. Vamos ver se o €€ falam mais alto

Que metam o Illot ou o Schwartzmann pls (este tem €€€ da SMP)

Compartilhar este post

Link para o post

Haas confirmou que o Mazepin vai ficar.

Mas até me ajudam, assim já fica escolhido o destinatário do meu hate para 2021.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...