Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
smashing_pumpkin

Fotografia [Geral]

Publicações recomendadas

Ando com um cabeção.

Apanhei fungos na minha 24-70 RF 2.8 IS USM da Canon, que se alojaram nos elementos mais internos da lente. Sem grande reparação possível, tive de comprar uma nova. Nova custa perto de 2800€. Aproveitei um desconto na Colorfoto e o Cashback da Canon. Agora vou mandar limpar o mais possível a outra e vender a alguém...

Para evitar novas situações destas, arranjei uma cabine seca, que controla a humidade e a temperatura. Não me apanham mais nesta.

Conselho para os restantes. De tempos a tempos, coloquem as vossas objetivas, aabertas de ambos os lados, a apanhar sol. A radiação UV ajuda a minimizar estes problemas.

Editado por Capa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Capa, há 13 minutos:

Ando com um cabeção.

Apanhei fungos na minha 24-70 RF 2.8 IS USM da Canon, que se alojaram nos elementos mais internos da lente. Sem grande reparação possível, tive de comprar uma nova. Nova custa perto de 2800€. Aproveitei um desconto na Colorfoto e o Cashback da Canon. Agora vou mandar limpar o mais possível a outra e vender a alguém...

Para evitar novas situações destas, arranjei uma cabine seca, que controla a humidade e a temperatura. Não me apanham mais nesta.

Conselho para os restantes. De tempos a tempos, coloquem as vossas objetivas, aabertas de ambos os lados, a apanhar sol. A radiação UV ajuda a minimizar estes problemas.

Estou exactamente com o mesmo problema na minha Canon EF 24-105mm f/4 L IS USM, ainda nem pedi orçamentos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 1 hora:

Estou exactamente com o mesmo problema na minha Canon EF 24-105mm f/4 L IS USM, ainda nem pedi orçamentos.

Se fores de Lx e precisares de contactos diz

Compartilhar este post

Link para o post

Fdss @Capa, que m*rda 😞 espero que pelo menos consigas recuperar a antiga até um ponto fixe, no minimo! 

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém já comprou material na E-infin? 

É gray market e como tenho 0 experiência tenho algum receio de comprar lá máquina. Será demasiado arriscado?

Compartilhar este post

Link para o post

Voltei, amigos! Agora em digital. Para pôr aqui as fotos tenho de reduzir tanto o ficheiro que ficaram com algumas cores e artefactos meio manhosos, mas foram duas das minhas preferidas.

FXT50375-2-min_11zon.thumb.jpg.e7da57f4efa0478e33e079bd057f3ee5.jpg

DSCF0214-2-min_11zon.thumb.jpg.c44448fd9e3b7e97b4dd7257714ade06.jpg

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Capa, Em 05/05/2025 at 14:27:

Se fores de Lx e precisares de contactos diz

Podes enviar MP?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 7 horas:

Voltei, amigos! Agora em digital. Para pôr aqui as fotos tenho de reduzir tanto o ficheiro que ficaram com algumas cores e artefactos meio manhosos, mas foram duas das minhas preferidas.

FXT50375-2-min_11zon.thumb.jpg.e7da57f4efa0478e33e079bd057f3ee5.jpg

DSCF0214-2-min_11zon.thumb.jpg.c44448fd9e3b7e97b4dd7257714ade06.jpg

Isso é praia da ursa, não é? É incrível.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 36 minutos:

Isso é praia da ursa, não é? É incrível.

É, sim!

Continua a ser das minhas praias preferidas, é linda

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém de Lisboa que me consiga indicar onde comprar rolos sem largar um rim e onde revelar fotos sem largar o outro rim?

Costumava ir a um sitio ali na LX Factory que com as obras no estacionamento se mudou para o Lumiar (Print Factory) mas não sei se ainda existe porque não me responderam ao email que mandei para lá. Eram os mais em conta aqui há uns 2 anos para revelar mas entretanto podem ter surgido coisas novas a abrir por ai e dava sempre jeito conhecer. Gracias!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Scirea, há 15 horas:

Alguém de Lisboa que me consiga indicar onde comprar rolos sem largar um rim e onde revelar fotos sem largar o outro rim?

Costumava ir a um sitio ali na LX Factory que com as obras no estacionamento se mudou para o Lumiar (Print Factory) mas não sei se ainda existe porque não me responderam ao email que mandei para lá. Eram os mais em conta aqui há uns 2 anos para revelar mas entretanto podem ter surgido coisas novas a abrir por ai e dava sempre jeito conhecer. Gracias!

Não sei a partir de que preços consideras ser proibitivo, mas eu vou sempre à Carmencita (têm loja no Lx e agora junto ao Técnico). Para revelar cores (PB não me recordo) pago 15€ por rolo mas sinto-me confortável porque nunca falham prazos e fico sempre satisfeito com os resultados. Os rolos acabo por comprar lá também (para referência costumam ter Kodak Gold a ~12€ acho) mas mais por conveniência (normalmente compro quando vou lá pôr rolos a revelar) - não há de ser dos sitios mais baratos mas não anda muito longe. Há uns tempos havia a Vintage Dream Câmeras (acho que era assim que se chamava) que dizia ter os rolos mais baratos de Lisboa - ainda lhe comprei alguns mas não me lembro, honestamente, se a diferença era expressiva sequer - mas a rapariga entretanto teve uns stresses e acho que a coisa deu o berro. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Só para reavivar um pouco isto. Fui tirar um curso de Introdução à Fotografia, no IPF. São 2 meses, 6h por semana, repartidas por terças e quintas. Estou a adorar. Além de ver as fotos que tiro avaliadas por profissionais, ainda aprendo sobre composição (sobre técnica só algumas coisas, porque muitos dos básicos já sabia. Diria talvez panning e zoom burst, como o que aprendi, o que foi óptimo) e ganho referências incríveis de fotografia e fotógrafos. Os "TPCs" também são daquelas coisas que dão prazer. "Tira 10 fotos em que: 4 tenham o ponto e a linha em tensão e em locais diferentes; 3 onde se destaque a textura na fotografia, 3 com contorno e forma distintos, onde se consigam diferenciar do fundo", por exemplo. Outras de côr, luz, enquadramento, ritmo, etc. Well, recomendo mesmo.

Deixo aqui umas brincadeiras de outro dia com luzes e o tal exemplo de "TPC".

https://imgur.com/a/kiLKZX6

https://imgur.com/a/V8QSWtg - Luzes

Editado por nopla
  • Like 8

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitar aqui a boleia do @nopla para partilhar convosco uma experiência bonita que tive no fim-de-semana passado. 

Tenho um grande amigo que é músico e que me desafiou para tirar umas fotos num concerto que iria dar no ccb. Fiquei obviamente extasiado mas, sendo um total amador, senti logo pressão de fazer asneira e tendi a dizer que não. Como ele me fez ver que seria algo totalmente descomprometido de resultado final x ou y (ia um fotógrafo profissional do ccb registar o concerto, portanto a minha presença seria apenas em prol da banda e claramente facultativa). 

Fui e foi das melhores experiências que já tive, adorei. 

A ver se tento deixar aqui umas fotos (é um filme publicar aqui por causa do tamanho dos jpgs).

Entretanto se alguém quiser ler o textinho que escrevi sobre isto (e outros) no Substack, seria um prazer: 

https://substack.com/@rafalostinwords?utm_campaign=profile&utm_medium=profile-page

image.thumb.png.d54edb3eaa785f87c58c171d148f6458.png

Editado por Modulor
  • Like 8

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem só sobre fotografia, mas a Gulbenkian vai ter, em Junho, um concerto-orquestra desenhado para acompanhar a obra projetada do Sebastião Salgado. Chama-se Amazônia e deve ser brutal, mesmo. Se conseguirem não percam.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, Em 01/04/2026 at 12:33:

Não é bem só sobre fotografia, mas a Gulbenkian vai ter, em Junho, um concerto-orquestra desenhado para acompanhar a obra projetada do Sebastião Salgado. Chama-se Amazônia e deve ser brutal, mesmo. Se conseguirem não percam.

tudo esgotado já 😞 
devia ter visto este post mais cedo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Capa, há 7 minutos:

tudo esgotado já 😞 
devia ter visto este post mais cedo

Eish, que pena. Na altura em que escrevi aqui tinha acabado de comprar os meus e já haviam muitos lugares comprados

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...