Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
smashing_pumpkin

Fotografia [Geral]

Publicações recomendadas

Quanto dinheiro é que estás disposto a gastar de inicio? Queres investir numa DSRL ou preferes começar com uma compacta?

compactas já tenho a Olympus e uma lomo. Uma DSRL que dê para mudar a lente e que ande à volta dos 300 euros, penso que este valor é bom para iniciar.

Compartilhar este post

Link para o post

já não me lembro quem é que me disse que uma máquina de 300 para uma de 400 euros tem muitas diferenças :s

Compartilhar este post

Link para o post

Tirei hoje esta foto num café aqui de Umeå, acho que está bastante boa, tanto em 'qualidade' como em sentido de oportunidade. Se fossem vocês, o que é que mexiam?

Compartilhar este post

Link para o post

o tamanho. tenta mudar um pouco o tamanho, 4000x3000 é abuso.

edit: e tu experimentaste mexer o contraste ou algo do género? Experimenta tu isso, mexer na Hue, mexer no black and white, etc.

Editado por Picardia

Compartilhar este post

Link para o post

Nesta não mexi, estou só a perguntar o que fariam. Mexi nesta, por exemplo (original).

Quanto ao tamanho, está o original da máquina, nem mexi. :mrgreen: Mas devo reduzir isso? :-k

Compartilhar este post

Link para o post

Endireita a fotografia, mete os tampos das mesas paralelos as bordas da fotografia.

Compartilhar este post

Link para o post

Endireita a fotografia, mete os tampos das mesas paralelos as bordas da fotografia.

E em termos de cores e tal?

Compartilhar este post

Link para o post

Sei la, brinca um pouco. Preto e branco nunca me deixa ficar mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei la, brinca um pouco. Preto e branco nunca me deixa ficar mal.

Ya, tenho de ver isso. E no tamanho que o Pica falou, para além de bateria da máquina e tamanho do ficheiro, é mau que a resolução das fotos seja grande?

Compartilhar este post

Link para o post

A 2ª está muito porreira. A primeira não está má e o motivo até é interessante, mas não há muito por onde se lhe pegue para mexer.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

ó Gelton, tens de meter prai 1000xqualquercoisa. 4000 é demasiado grande. Mas isto é algo que tens de ir brincando e mexendo no photoshop(ou um programa do género).

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tb fotografo com esses tamanhos (o maximo da maquina), mas apenas para o caso de querer imprimir assim numa escala maior. Depois quando meto na net meto sempre a um tamanho mais aceitavel, normalmente com o lado maior em 550 no caso de estar na horizontal ou 500 se for vertical.

Editado por joe

Compartilhar este post

Link para o post
Guest paulo_martins

Eis um exemplo do que podes fazer. a foto ta marca pela "grelha" das janeelas, entao convem mante-la nivelada, depois de rodar a foto a ficar direita, desfoque do background a dar atenção ao objecto de interesse. como a foto tem 3 niveis de distancias/planos isto funciona bem, tens o fundo, a mae e bebe, e as mesas no primeiro plano.

a seguir fiz preto e branco novamente ao fundo excepto a zona envolvente da mae e bebe, e suavizei com um leve filtro sepia sobre o preto e branco.

Escurecer canto superior direito para afastar distracções do tema principal, assinatura no canto direito inferior com 40% transparência para "blend" na foto.

ghelthonlarge.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

A 2ª está muito porreira. A primeira não está má e o motivo até é interessante, mas não há muito por onde se lhe pegue para mexer.

ghelthon a 2ª :prayer:

A "segunda" é a dos quadrados? :mrgreen:

Nem foi muito complicada, é simplesmente a vista inferior disto, uma escultura que existe no Campus da Universidade de Umeå.

Eu tb fotografo com esses tamanhos (o maximo da maquina), mas apenas para o caso de querer imprimir assim numa escala maior. Depois quando meto na net meto sempre a um tamanho mais aceitavel, normalmente com o lado maior em 550 no caso de estar na horizontal ou 500 se for vertical.

Sim, quando meto na net reduzo os tamanhos. ;)

Eis um exemplo do que podes fazer. a foto ta marca pela "grelha" das janeelas, entao convem mante-la nivelada, depois de rodar a foto a ficar direita, desfoque do background a dar atenção ao objecto de interesse. como a foto tem 3 niveis de distancias/planos isto funciona bem, tens o fundo, a mae e bebe, e as mesas no primeiro plano.

a seguir fiz preto e branco novamente ao fundo excepto a zona envolvente da mae e bebe, e suavizei com um leve filtro sepia sobre o preto e branco.

Escurecer canto superior direito para afastar distracções do tema principal, assinatura no canto direito inferior com 40% transparência para "blend" na foto.

http://img709.imageshack.us/img709/5971/ghelthonlarge.jpg

Acho que me deste algumas ideias fixes, mas pessoalmente não gosto muito da cena de desfocar. :mrgreen: Já o escurecimento das janelas e assim, acho que ficou bem. Vou mexer nisto e ver no que dá.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Guest paulo_martins

any time.

Compartilhar este post

Link para o post

any time.

Aproveitando, não consigo fazer aquela cena dos comboios (neste caso, com pessoas). :mrgreen:

Não consigo ajustar os valores. Anteriormente meti aqui os valores que a máquina tem, mas esqueci-me dos ISOs, que vão de 64 a 6400. Mas não consigo obter aquele efeito. :|

Compartilhar este post

Link para o post

Só para dizer que o Roma anda a concorrer com o paulo para gajo que mais nojo me mete. Obrigada!

Compartilhar este post

Link para o post

Só para dizer que o Roma anda a concorrer com o paulo para gajo que mais nojo me mete. Obrigada!

No concurso de quem mete mais nojo ganhas fácil.

acclaim.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Guest paulo_martins

a tua maquina tem um sensor que capta a luz. essa sensibilidade à luz é alterada atraves do Iso.

quanto maior o Iso, mais rapidamente o sensor capta a imagem. aproveitando o paralelismo aos antigos rolos, mais rapido queima o negativo.

outra coisa que tens de ter em conta é a lente. a lente deixa entrar a luz que vai compor a fotografia atraves de uma iris metalica (como o olho humano reage a luz por exemplo) quanto maior a abertura, mais luz entra, menos tempo tens de queimar o sensor. se essa iris estiver muito fechada, menos luz entra, mais tempo vais ter de ter o Obturador aberto para deixar passar a luz ao sensor. esse abertura da iris é medida atraves dos valores f. quanto mais baixo o numero, mais aberta esta a lente. exemplo f1.8 muita luz atraves duma grande abertura, f22, entra pouca luz porque a lente esta quase fechada.

o 3o factor para "mexer" quando se tira a foto, é a velocidade da captação dessa luz que vai queimar o sensor. o obturador. isto é uma especie de parede que se abre e deixa passar a luz para o sensor e depois volta a fechar. o tempo que esta parede esta aberta é a velocidade do disparo. por exemplo 1/125 é mais lento que 1/4000. se quiseres podes tirar até durante segundos.

Ora a foto dos comboios por exemplo, esse tipo de efeito consegue-se através de duas coisas, longa exposição, mas claro, lente fechada. Porque? simples. com a lente aberta se fosses tirar uma foto durante segundos, esta ia aparecer apenas branco (queimado). à medida que vais fechando a lente, tens necessariamente de aumentar o tempo de exposição para a foto nao ficar escura. durante o tempo que a lente esta aberta, tudo o que permanecer no mesmo sitio vai ficar focado, tudo o que se mexer fica tremido/desfocado. se for um ponto de luz, vai queimar na foto por onde vai passando, realizando assim o "risco de luz".

recapitulando, para esse tipo de foto, lente fechada, exposição longa, e convem ter o iso no minimo possivel, menos sensibilidade, mais tempo fica o sensor a receber luz sem queimar a foto.

desculpa o testamento. penso ter sido simples para ser facil de entender.

pensei que esse era um titulo so pra mim =(

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, percebi. Mas a minha máquina só tem F3.1 e F6.4, isso não é grande coisa, pois não?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest paulo_martins

nao. é dificil porque a lente nao tem uma iris que permita uma grande diferença de aberturas. f6.4 é o valor que a lente vai atingir com o zoom ao maximo certo? nao tens nenhum programa prioridade A? aperture. onde consigas subir ainda mais que esse valor? isso é mesmo muito aberto ainda para esse genero de fotografia.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...