antifa Publicado 25 Setembro 2010 perfeita a luz na ultima foto! basco? catalunha Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 25 Setembro 2010 Quanto dinheiro é que estás disposto a gastar de inicio? Queres investir numa DSRL ou preferes começar com uma compacta? compactas já tenho a Olympus e uma lomo. Uma DSRL que dê para mudar a lente e que ande à volta dos 300 euros, penso que este valor é bom para iniciar. Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 25 Setembro 2010 já não me lembro quem é que me disse que uma máquina de 300 para uma de 400 euros tem muitas diferenças :s Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Setembro 2010 Tirei hoje esta foto num café aqui de Umeå, acho que está bastante boa, tanto em 'qualidade' como em sentido de oportunidade. Se fossem vocês, o que é que mexiam? Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 25 Setembro 2010 (editado) o tamanho. tenta mudar um pouco o tamanho, 4000x3000 é abuso. edit: e tu experimentaste mexer o contraste ou algo do género? Experimenta tu isso, mexer na Hue, mexer no black and white, etc. Editado 25 Setembro 2010 por Picardia Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Setembro 2010 Nesta não mexi, estou só a perguntar o que fariam. Mexi nesta, por exemplo (original). Quanto ao tamanho, está o original da máquina, nem mexi. :mrgreen: Mas devo reduzir isso? :-k Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 25 Setembro 2010 Endireita a fotografia, mete os tampos das mesas paralelos as bordas da fotografia. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Setembro 2010 Endireita a fotografia, mete os tampos das mesas paralelos as bordas da fotografia. E em termos de cores e tal? Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 25 Setembro 2010 Sei la, brinca um pouco. Preto e branco nunca me deixa ficar mal. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Setembro 2010 Sei la, brinca um pouco. Preto e branco nunca me deixa ficar mal. Ya, tenho de ver isso. E no tamanho que o Pica falou, para além de bateria da máquina e tamanho do ficheiro, é mau que a resolução das fotos seja grande? Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 25 Setembro 2010 (editado) A 2ª está muito porreira. A primeira não está má e o motivo até é interessante, mas não há muito por onde se lhe pegue para mexer. Editado 25 Setembro 2010 por antifa Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 25 Setembro 2010 ó Gelton, tens de meter prai 1000xqualquercoisa. 4000 é demasiado grande. Mas isto é algo que tens de ir brincando e mexendo no photoshop(ou um programa do género). Compartilhar este post Link para o post
joe Publicado 25 Setembro 2010 (editado) Eu tb fotografo com esses tamanhos (o maximo da maquina), mas apenas para o caso de querer imprimir assim numa escala maior. Depois quando meto na net meto sempre a um tamanho mais aceitavel, normalmente com o lado maior em 550 no caso de estar na horizontal ou 500 se for vertical. Editado 25 Setembro 2010 por joe Compartilhar este post Link para o post
Guest paulo_martins Publicado 25 Setembro 2010 Eis um exemplo do que podes fazer. a foto ta marca pela "grelha" das janeelas, entao convem mante-la nivelada, depois de rodar a foto a ficar direita, desfoque do background a dar atenção ao objecto de interesse. como a foto tem 3 niveis de distancias/planos isto funciona bem, tens o fundo, a mae e bebe, e as mesas no primeiro plano. a seguir fiz preto e branco novamente ao fundo excepto a zona envolvente da mae e bebe, e suavizei com um leve filtro sepia sobre o preto e branco. Escurecer canto superior direito para afastar distracções do tema principal, assinatura no canto direito inferior com 40% transparência para "blend" na foto. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Setembro 2010 (editado) A 2ª está muito porreira. A primeira não está má e o motivo até é interessante, mas não há muito por onde se lhe pegue para mexer. ghelthon a 2ª :prayer: A "segunda" é a dos quadrados? :mrgreen: Nem foi muito complicada, é simplesmente a vista inferior disto, uma escultura que existe no Campus da Universidade de Umeå. Eu tb fotografo com esses tamanhos (o maximo da maquina), mas apenas para o caso de querer imprimir assim numa escala maior. Depois quando meto na net meto sempre a um tamanho mais aceitavel, normalmente com o lado maior em 550 no caso de estar na horizontal ou 500 se for vertical. Sim, quando meto na net reduzo os tamanhos. ;) Eis um exemplo do que podes fazer. a foto ta marca pela "grelha" das janeelas, entao convem mante-la nivelada, depois de rodar a foto a ficar direita, desfoque do background a dar atenção ao objecto de interesse. como a foto tem 3 niveis de distancias/planos isto funciona bem, tens o fundo, a mae e bebe, e as mesas no primeiro plano. a seguir fiz preto e branco novamente ao fundo excepto a zona envolvente da mae e bebe, e suavizei com um leve filtro sepia sobre o preto e branco. Escurecer canto superior direito para afastar distracções do tema principal, assinatura no canto direito inferior com 40% transparência para "blend" na foto. http://img709.imageshack.us/img709/5971/ghelthonlarge.jpg Acho que me deste algumas ideias fixes, mas pessoalmente não gosto muito da cena de desfocar. :mrgreen: Já o escurecimento das janelas e assim, acho que ficou bem. Vou mexer nisto e ver no que dá. Editado 25 Setembro 2010 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Khaddafi Publicado 25 Setembro 2010 (editado) sim, a dos quadrados, bem porreira :fixe: Editado 25 Setembro 2010 por Baresi_6 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Setembro 2010 any time. Aproveitando, não consigo fazer aquela cena dos comboios (neste caso, com pessoas). :mrgreen: Não consigo ajustar os valores. Anteriormente meti aqui os valores que a máquina tem, mas esqueci-me dos ISOs, que vão de 64 a 6400. Mas não consigo obter aquele efeito. :| Compartilhar este post Link para o post
Legi Publicado 25 Setembro 2010 Só para dizer que o Roma anda a concorrer com o paulo para gajo que mais nojo me mete. Obrigada! Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Setembro 2010 Só para dizer que o Roma anda a concorrer com o paulo para gajo que mais nojo me mete. Obrigada! No concurso de quem mete mais nojo ganhas fácil. Compartilhar este post Link para o post
Guest paulo_martins Publicado 25 Setembro 2010 a tua maquina tem um sensor que capta a luz. essa sensibilidade à luz é alterada atraves do Iso. quanto maior o Iso, mais rapidamente o sensor capta a imagem. aproveitando o paralelismo aos antigos rolos, mais rapido queima o negativo. outra coisa que tens de ter em conta é a lente. a lente deixa entrar a luz que vai compor a fotografia atraves de uma iris metalica (como o olho humano reage a luz por exemplo) quanto maior a abertura, mais luz entra, menos tempo tens de queimar o sensor. se essa iris estiver muito fechada, menos luz entra, mais tempo vais ter de ter o Obturador aberto para deixar passar a luz ao sensor. esse abertura da iris é medida atraves dos valores f. quanto mais baixo o numero, mais aberta esta a lente. exemplo f1.8 muita luz atraves duma grande abertura, f22, entra pouca luz porque a lente esta quase fechada. o 3o factor para "mexer" quando se tira a foto, é a velocidade da captação dessa luz que vai queimar o sensor. o obturador. isto é uma especie de parede que se abre e deixa passar a luz para o sensor e depois volta a fechar. o tempo que esta parede esta aberta é a velocidade do disparo. por exemplo 1/125 é mais lento que 1/4000. se quiseres podes tirar até durante segundos. Ora a foto dos comboios por exemplo, esse tipo de efeito consegue-se através de duas coisas, longa exposição, mas claro, lente fechada. Porque? simples. com a lente aberta se fosses tirar uma foto durante segundos, esta ia aparecer apenas branco (queimado). à medida que vais fechando a lente, tens necessariamente de aumentar o tempo de exposição para a foto nao ficar escura. durante o tempo que a lente esta aberta, tudo o que permanecer no mesmo sitio vai ficar focado, tudo o que se mexer fica tremido/desfocado. se for um ponto de luz, vai queimar na foto por onde vai passando, realizando assim o "risco de luz". recapitulando, para esse tipo de foto, lente fechada, exposição longa, e convem ter o iso no minimo possivel, menos sensibilidade, mais tempo fica o sensor a receber luz sem queimar a foto. desculpa o testamento. penso ter sido simples para ser facil de entender. Só para dizer que o Roma anda a concorrer com o paulo para gajo que mais nojo me mete. Obrigada! pensei que esse era um titulo so pra mim =( Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Setembro 2010 Ok, percebi. Mas a minha máquina só tem F3.1 e F6.4, isso não é grande coisa, pois não? Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 25 Setembro 2010 vai pró crl ghethon!!! À custa das tuas fotos esqueceram-se de responder às minhas perguntas :cadeirada: Compartilhar este post Link para o post
Guest paulo_martins Publicado 25 Setembro 2010 nao. é dificil porque a lente nao tem uma iris que permita uma grande diferença de aberturas. f6.4 é o valor que a lente vai atingir com o zoom ao maximo certo? nao tens nenhum programa prioridade A? aperture. onde consigas subir ainda mais que esse valor? isso é mesmo muito aberto ainda para esse genero de fotografia. Compartilhar este post Link para o post