Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
smashing_pumpkin

Fotografia [Geral]

Publicações recomendadas

Ando com um cabeção.

Apanhei fungos na minha 24-70 RF 2.8 IS USM da Canon, que se alojaram nos elementos mais internos da lente. Sem grande reparação possível, tive de comprar uma nova. Nova custa perto de 2800€. Aproveitei um desconto na Colorfoto e o Cashback da Canon. Agora vou mandar limpar o mais possível a outra e vender a alguém...

Para evitar novas situações destas, arranjei uma cabine seca, que controla a humidade e a temperatura. Não me apanham mais nesta.

Conselho para os restantes. De tempos a tempos, coloquem as vossas objetivas, aabertas de ambos os lados, a apanhar sol. A radiação UV ajuda a minimizar estes problemas.

Editado por Capa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Capa, há 13 minutos:

Ando com um cabeção.

Apanhei fungos na minha 24-70 RF 2.8 IS USM da Canon, que se alojaram nos elementos mais internos da lente. Sem grande reparação possível, tive de comprar uma nova. Nova custa perto de 2800€. Aproveitei um desconto na Colorfoto e o Cashback da Canon. Agora vou mandar limpar o mais possível a outra e vender a alguém...

Para evitar novas situações destas, arranjei uma cabine seca, que controla a humidade e a temperatura. Não me apanham mais nesta.

Conselho para os restantes. De tempos a tempos, coloquem as vossas objetivas, aabertas de ambos os lados, a apanhar sol. A radiação UV ajuda a minimizar estes problemas.

Estou exactamente com o mesmo problema na minha Canon EF 24-105mm f/4 L IS USM, ainda nem pedi orçamentos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 1 hora:

Estou exactamente com o mesmo problema na minha Canon EF 24-105mm f/4 L IS USM, ainda nem pedi orçamentos.

Se fores de Lx e precisares de contactos diz

Compartilhar este post

Link para o post

Fdss @Capa, que m*rda 😞 espero que pelo menos consigas recuperar a antiga até um ponto fixe, no minimo! 

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém já comprou material na E-infin? 

É gray market e como tenho 0 experiência tenho algum receio de comprar lá máquina. Será demasiado arriscado?

Compartilhar este post

Link para o post

Voltei, amigos! Agora em digital. Para pôr aqui as fotos tenho de reduzir tanto o ficheiro que ficaram com algumas cores e artefactos meio manhosos, mas foram duas das minhas preferidas.

FXT50375-2-min_11zon.thumb.jpg.e7da57f4efa0478e33e079bd057f3ee5.jpg

DSCF0214-2-min_11zon.thumb.jpg.c44448fd9e3b7e97b4dd7257714ade06.jpg

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Capa, Em 05/05/2025 at 14:27:

Se fores de Lx e precisares de contactos diz

Podes enviar MP?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, há 7 horas:

Voltei, amigos! Agora em digital. Para pôr aqui as fotos tenho de reduzir tanto o ficheiro que ficaram com algumas cores e artefactos meio manhosos, mas foram duas das minhas preferidas.

FXT50375-2-min_11zon.thumb.jpg.e7da57f4efa0478e33e079bd057f3ee5.jpg

DSCF0214-2-min_11zon.thumb.jpg.c44448fd9e3b7e97b4dd7257714ade06.jpg

Isso é praia da ursa, não é? É incrível.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 36 minutos:

Isso é praia da ursa, não é? É incrível.

É, sim!

Continua a ser das minhas praias preferidas, é linda

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém de Lisboa que me consiga indicar onde comprar rolos sem largar um rim e onde revelar fotos sem largar o outro rim?

Costumava ir a um sitio ali na LX Factory que com as obras no estacionamento se mudou para o Lumiar (Print Factory) mas não sei se ainda existe porque não me responderam ao email que mandei para lá. Eram os mais em conta aqui há uns 2 anos para revelar mas entretanto podem ter surgido coisas novas a abrir por ai e dava sempre jeito conhecer. Gracias!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Scirea, há 15 horas:

Alguém de Lisboa que me consiga indicar onde comprar rolos sem largar um rim e onde revelar fotos sem largar o outro rim?

Costumava ir a um sitio ali na LX Factory que com as obras no estacionamento se mudou para o Lumiar (Print Factory) mas não sei se ainda existe porque não me responderam ao email que mandei para lá. Eram os mais em conta aqui há uns 2 anos para revelar mas entretanto podem ter surgido coisas novas a abrir por ai e dava sempre jeito conhecer. Gracias!

Não sei a partir de que preços consideras ser proibitivo, mas eu vou sempre à Carmencita (têm loja no Lx e agora junto ao Técnico). Para revelar cores (PB não me recordo) pago 15€ por rolo mas sinto-me confortável porque nunca falham prazos e fico sempre satisfeito com os resultados. Os rolos acabo por comprar lá também (para referência costumam ter Kodak Gold a ~12€ acho) mas mais por conveniência (normalmente compro quando vou lá pôr rolos a revelar) - não há de ser dos sitios mais baratos mas não anda muito longe. Há uns tempos havia a Vintage Dream Câmeras (acho que era assim que se chamava) que dizia ter os rolos mais baratos de Lisboa - ainda lhe comprei alguns mas não me lembro, honestamente, se a diferença era expressiva sequer - mas a rapariga entretanto teve uns stresses e acho que a coisa deu o berro. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Só para reavivar um pouco isto. Fui tirar um curso de Introdução à Fotografia, no IPF. São 2 meses, 6h por semana, repartidas por terças e quintas. Estou a adorar. Além de ver as fotos que tiro avaliadas por profissionais, ainda aprendo sobre composição (sobre técnica só algumas coisas, porque muitos dos básicos já sabia. Diria talvez panning e zoom burst, como o que aprendi, o que foi óptimo) e ganho referências incríveis de fotografia e fotógrafos. Os "TPCs" também são daquelas coisas que dão prazer. "Tira 10 fotos em que: 4 tenham o ponto e a linha em tensão e em locais diferentes; 3 onde se destaque a textura na fotografia, 3 com contorno e forma distintos, onde se consigam diferenciar do fundo", por exemplo. Outras de côr, luz, enquadramento, ritmo, etc. Well, recomendo mesmo.

Deixo aqui umas brincadeiras de outro dia com luzes e o tal exemplo de "TPC".

https://imgur.com/a/kiLKZX6

https://imgur.com/a/V8QSWtg - Luzes

Editado por nopla
  • Like 8

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitar aqui a boleia do @nopla para partilhar convosco uma experiência bonita que tive no fim-de-semana passado. 

Tenho um grande amigo que é músico e que me desafiou para tirar umas fotos num concerto que iria dar no ccb. Fiquei obviamente extasiado mas, sendo um total amador, senti logo pressão de fazer asneira e tendi a dizer que não. Como ele me fez ver que seria algo totalmente descomprometido de resultado final x ou y (ia um fotógrafo profissional do ccb registar o concerto, portanto a minha presença seria apenas em prol da banda e claramente facultativa). 

Fui e foi das melhores experiências que já tive, adorei. 

A ver se tento deixar aqui umas fotos (é um filme publicar aqui por causa do tamanho dos jpgs).

Entretanto se alguém quiser ler o textinho que escrevi sobre isto (e outros) no Substack, seria um prazer: 

https://substack.com/@rafalostinwords?utm_campaign=profile&utm_medium=profile-page

image.thumb.png.d54edb3eaa785f87c58c171d148f6458.png

Editado por Modulor
  • Like 8

Compartilhar este post

Link para o post

Não é bem só sobre fotografia, mas a Gulbenkian vai ter, em Junho, um concerto-orquestra desenhado para acompanhar a obra projetada do Sebastião Salgado. Chama-se Amazônia e deve ser brutal, mesmo. Se conseguirem não percam.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, Em 01/04/2026 at 12:33:

Não é bem só sobre fotografia, mas a Gulbenkian vai ter, em Junho, um concerto-orquestra desenhado para acompanhar a obra projetada do Sebastião Salgado. Chama-se Amazônia e deve ser brutal, mesmo. Se conseguirem não percam.

tudo esgotado já 😞 
devia ter visto este post mais cedo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Capa, há 7 minutos:

tudo esgotado já 😞 
devia ter visto este post mais cedo

Eish, que pena. Na altura em que escrevi aqui tinha acabado de comprar os meus e já haviam muitos lugares comprados

Compartilhar este post

Link para o post

Maltinha, alguém tem boas sugestões para tentar arranjar cartões de memória a preços não exorbitantes? nomeadamente CFast 2.0 e SD UHS-II V90. @frnk th tnk eventualmente sabes de alguma coisa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, Em 08/06/2026 at 15:16:

Maltinha, alguém tem boas sugestões para tentar arranjar cartões de memória a preços não exorbitantes? nomeadamente CFast 2.0 e SD UHS-II V90. @frnk th tnk eventualmente sabes de alguma coisa?

Entretanto depois de muita pesquisa e hesitação lá encomendei um CFast 2.0 SanDisk 256GB por cerca de 190 euros. Tive dificuldade em encontrar algum de 128 por cerca de 1euro por GB, portanto este até me pareceu bom de mais...porque vem do AliExpress. Tive a ver reviews do vendedor e pareceu-me tudo ok, o preço veio daquelas promos estranhas do AliExpress por ser primeira compra na plataforma e não sei quê...

Achei que podia interessar a alguém, depois logo direi se chegou mesmo um cartão de memória, ou se só um bocado de cartão...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...