Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
smashing_pumpkin

Fotografia [Geral]

Publicações recomendadas

Citação de Scurvy, Em 18/12/2018 at 19:42:

Alguém aqui trabalha neste ramo?

Eu não trabalho propriamente, mas conheço quem faça disto profissão. Why?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Takezo, há 13 minutos:

Ele quer fazer uma sessão fotográfica com a milf. 

'Milfalfa' vai ser o nome da sessão.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Takezo, há 4 horas:

É preciso ter licença wtv  pra isto ou posso chegar aqui, dizer quanto cobro e começar a trabalhar?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Scurvy, há 3 minutos:

É preciso ter licença wtv  pra isto ou posso chegar aqui, dizer quanto cobro e começar a trabalhar?

Precisas é de aprender a tirar fotos, num mundo ideal. O que leva anos de muita aprendizagem para sequer teres qualidade meh. Não é preciso licença nenhuma, só uma máquina e clientes.

Mas porquê o interesse repentino? Eu que já faço isto há 2 anos e meio nem me sinto em condições de fazer um trabalho minimamente decente se me fosse pedido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Takezo, há 23 minutos:

Precisas é de aprender a tirar fotos, num mundo ideal. O que leva anos de muita aprendizagem para sequer teres qualidade meh. Não é preciso licença nenhuma, só uma máquina e clientes.

Mas porquê o interesse repentino? Eu que já faço isto há 2 anos e meio nem me sinto em condições de fazer um trabalho minimamente decente se me fosse pedido.

Anos de aprendizagem? hmmm

Bold: não dizias que era só o teu amigo que fazia? Não percebi.

Vou fazer disto um hobbie, ganhar uns trocos easy

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Scurvy, há 16 minutos:

Anos de aprendizagem? hmmm

Bold: não dizias que era só o teu amigo que fazia? Não percebi.

Vou fazer disto um hobbie, ganhar uns trocos easy

Eu tiro fotos há 2 anos e meio, um amigo meu é que faz disto mesmo profissão. 

https://www.instagram.com/hollywoodshinebox/

Para fazeres cenas mesmo a um nível profissional era preciso uns 4 anos em condições normais, avaliando a curva de aprendizagem normal a maior parte das pessoas. O Henri Cartier-Bresson disse que as primeiras 10000 fotos de uma pessoas são as piores. Transpondo para os tempos de hoje, em que é fácil atingir esse número devido às máquinas digitais, o que ele quer dizer é que durante bastante tempo é uma aprendizagem. Se queres começar a aprender começa por ler o Fotografia do Joel Santos. 

Digo-te já que não é fácil fazer uns trocos de um hobbie. Primeiro precisas de bastante material e experiência, além da qualidade. Tirar fotos a gajas há sempre alguém que tira bem melhor que tu e que faz à borla. Tirar fotos em concertos ou festas é preciso material (um speedlight decente custa de crl), experiência e qualidade.

Só para teres noção, eu ia encher os bolsos à grande a na queima de Coimbra a fotografar um carro, mas tive logo de rejeitar, porque simplesmente não tinha material. E ter material não é só ter uma câmera qualquer e está feito.

Compartilhar este post

Link para o post

Não concordo com isso dos 4 anos. Depende sempre da cultura visual que já tens ou se não tens sentido estético nenhum. É também preciso definir se és um gajo que vai querer ser perfecionista ao ponto de poder imprimir a foto após tirar ou se és um gajo que só tem interesse num bom enquadramento e que depois aproveita a possibilidade de ajustar as cores num Lightroom da vida. Para mim existe espaço para todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 2 minutos:

Não concordo com isso dos 4 anos. Depende sempre da cultura visual que já tens ou se não tens sentido estético nenhum. É também preciso definir se és um gajo que vai querer ser perfecionista ao ponto de poder imprimir a foto após tirar ou se és um gajo que só tem interesse num bom enquadramento e que depois aproveita a possibilidade de ajustar as cores num Lightroom da vida. Para mim existe espaço para todos.

Claro que existe espaço para todos, mas eu estou a falar num âmbito mais profissional para explicar que é preciso tempo para tirar alguma coisa de jeito, e ainda é preciso mais para tirar rendimentos monetários. É óbvio que depende muito, mas nem toda a gente é um génio ou tem cultura fotográfica. Daí que muita gente acaba por ser um instragrammer em vez de um fotografo.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela ajuda, vou-me informar mais e ver como corre :fixe:

Quanto aos 4 anos, também discordo. Tenho um amigo meu que tem mais ou menos uns 300 seguidores a mais que o teu amigo e ele anda a estudar neste momento na faculdade e, não tenho a certeza absoluta, mas o que ele anda a tirar não tem nada a ver com fotografia

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Takezo, há 2 minutos:

Claro que existe espaço para todos, mas eu estou a falar num âmbito mais profissional para explicar que é preciso tempo para tirar alguma coisa de jeito, e ainda é preciso mais para tirar rendimentos monetários. É óbvio que depende muito, mas nem toda a gente é um génio ou tem cultura fotográfica. Daí que muita gente acaba por ser um instragrammer em vez de um fotografo.

Citação de Scurvy, há 1 minuto:

Quanto aos 4 anos, também discordo. Tenho um amigo meu que tem mais ou menos uns 300 seguidores a mais que o teu amigo e ele anda a estudar neste momento na faculdade e, não tenho a certeza absoluta, mas o que ele anda a tirar não tem nada a ver com fotografia

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Scurvy, há 5 minutos:

Esse meu amigo sou eu. :7_sweat_smile: Como óbvio não vou estar aqui a postar terceiros. 

Quanto ao que disseste, isso é um problema. A malta desvaloriza a fotografia ao falar em followers. Eu já cheguei aos mil, mas desci por não meter cenas durante meses. A bem dizer estou-me a cagar para likes e essas coisas. 

https://www.instagram.com/joeyldotcom/

https://www.instagram.com/petermckinnon/

Desafio-te a dizeres-me quem é o melhor. Um é um fotografo bastante conhecido no mundo da fotografia a sério, o outro é um instagrammer com a mania que é fotografo quando o following que tem é derivado de vídeos de auto ajuda em relação à fotografia que mete no seu canal do youtube. Videos esses em que fala de como é fácil a fotografia e bla bla bla, indo totalmente contra todos os ensinamentos dos grandes mestres desta arte.

Compartilhar este post

Link para o post

crl já me descobriste o insta 😂

Meio que me deste a resposta xD Mas yah nota-se que o joey tem uma fotografia melhor e mais profissional. O do peter tem um estilo bastante diferente. No entanto, sou suspeito e gostei de ambos lol

Quanto ao teu trabalho, epah aposta no marketing a sério. Faz carrada de stories, faz aquelas cenas do faz-me uma pergunta, quando metes uma foto partilha-a no storie etc.. Vai seguindo mais pessoal e isso, pelo que vejo é assim a cartada do meu amigo que tá tendo sucesso pra crl

Compartilhar este post

Link para o post

Não ligo muito a isso. Aliás, interessa-me mais criar um legado a ganhar dinheiro ou fama, embora esta última possa vir com o legado. Daí que estou mais preocupado em começar a fazer projetos e um dia concorrer aos awards da FNAC.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Scurvy, há 4 horas:

Eu trabalho. Comecei há 3/4 anos a fotografar para uma redacção conjunta do DN, JN etc... e neste momento sou freelancer. Antes disso estudei fotografia mas o curso vale mais pelo que aprendes do que propriamente pelo "canudo". nesta área ou sabes fazer ou não sabes...

Trabalho muito com empresas, casamentos, corporate, eventos. E depois tenho os meus projectos na área da Fotografia Documental

E depende do ramo da fotografia em que queiras fotografar. Para ser fotojornalista precisas de carteira de jornalista ou de colaborador. E há sempre sindicatos, grupos etc... de fotógrafos profissionais que facilitam as coisas mas não são essenciais para exerceres a profissão.

E em qualquer uma das área da fotografia vais precisar de ter actividade aberta para teres a possibilidade de passar recibos verdes. 

Mas não é assim tão fácil como noto na tua resposta singrares neste mundo. Não é fácil e é preciso um espírito de sacrificio enorme nos primeiros anos. (eu este verão andei a trabalhar de 50 horas para cima por semana por exemplo...) Tenho amigos que considerava muito melhores fotógrafos que eu, e porque não tinham possibilidades de continuar a tentar e continuar sem rendimentos... saíram da área. Quanto à pergunta dos valores..... eu tenho a minha tabela. Sei que há pessoal que cobra bem menos (mas a qualidade também se reflecte, como conheço quem cobre bem mais...) e não baixo o  meu valor dentro dessa tabela. Neste momento normalmente já são os clientes que vêm ter comigo por recomendações de outras pessoas mas até lá chegar penei muito.... e tive de correr atrás. Não é que esteja com a vida completamente estabilizada, mas  tenho tido o melhor marketing possível, o boca a boca.

E não concordo com a cena dos 4 anos mas concordo que é uma curva de aprendizagem lenta para te tornares um bom fotógrafo. E um bom fotógrafo para mim não é só no aspecto técnico, é essencialmente perceberes e dominares e saberes para onde o olho humano vai olhar primeiro quando vir uma imagem.... teres cultura visual e boas referências quer seja no cinema, pintura, fotografia, design etc... e fotografares muito... mesmo muito...

Editado por Capa
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Capa, há 44 minutos:

Mas não é assim tão fácil como noto na tua resposta singrares neste mundo. Não é fácil e é preciso um espírito de sacrificio enorme nos primeiros anos. (eu este verão andei a trabalhar de 50 horas para cima por semana por exemplo...) Tenho amigos que considerava muito melhores fotógrafos que eu, e porque não tinham possibilidades de continuar a tentar e continuar sem rendimentos... saíram da área. Quanto à pergunta dos valores..... eu tenho a minha tabela. Sei que há pessoal que cobra bem menos (mas a qualidade também se reflecte, como conheço quem cobre bem mais...) e não baixo o  meu valor dentro dessa tabela. Neste momento normalmente já são os clientes que vêm ter comigo por recomendações de outras pessoas mas até lá chegar penei muito.... e tive de correr atrás. Não é que esteja com a vida completamente estabilizada, mas  tenho tido o melhor marketing possível, o boca a boca.

E não concordo com a cena dos 4 anos mas concordo que é uma curva de aprendizagem lenta para te tornares um bom fotógrafo. E um bom fotógrafo para mim não é só no aspecto técnico, é essencialmente perceberes e dominares e saberes para onde o olho humano vai olhar primeiro quando vir uma imagem.... teres cultura visual e boas referências quer seja no cinema, pintura, fotografia, design etc... e fotografares muito... mesmo muito...

A minha sorte é que só estou interessado em evoluir e não faço grande questão de andar a trabalhar a sério nesta área, visto que estudo engenharia e tenho outras áreas que mais tarde quero explorar. Para mim é como se isto fosse um hobbie/possível part time. Sei que se tivesse ido para um curso a ver com fotografia hoje estava lixado, porque é extremamente dificil começar a trabalhar na área e fazer disso vida. No fundo quero ser mais artista do que propriamente fotografo profissional.

Consegues arranjar alguma coisa do teu trabalho para uma pessoa apreciar? Tenho curiosidade

Editado por Takezo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Takezo, há 1 hora:

A minha sorte é que só estou interessado em evoluir e não faço grande questão de andar a trabalhar a sério nesta área, visto que estudo engenharia e tenho outras áreas que mais tarde quero explorar. Para mim é como se isto fosse um hobbie/possível part time. Sei que se tivesse ido para um curso a ver com fotografia hoje estava lixado, porque é extremamente dificil começar a trabalhar na área e fazer disso vida. No fundo quero ser mais artista do que propriamente fotografo profissional.

Consegues arranjar alguma coisa do teu trabalho para uma pessoa apreciar? Tenho curiosidade

Tanta coisa e tás com o mesmo ideal que eu, a diferença é que já começaste. Compraste logo a câmara, aprendeste uns truquezitos e disseste "sou fotógrafo" e siga? Como é que conseguiste o teu primeiro cliente? Como te apresentaste ao dizer do nada "sou fotógrafo, contactem-me"?

Editado por Scurvy

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Scurvy, há 7 minutos:

Tanta coisa e tás com o mesmo ideal que eu, a diferença é que já começaste. Compraste logo a câmara, aprendeste uns truquezitos e disseste "sou fotógrafo" e siga? Como é que conseguiste o teu primeiro cliente? Como te apresentaste ao dizer do nada "sou fotógrafo, contactem-me"?

E disse que não faço serviços, pelo menos ainda. Por isso eu não me apresento a nada, simplesmente tiro fotos por carolice a amigos ou pessoas que estão na rua.

Quanto ao resto, eu sempre desvalorizei bastante fotografia, por isso nunca teve nos meus planos sequer comprar uma máquina. Os meus pais é que de repente quiseram comprar uma para tirar fotos às ninhadas da minha cadela e acabaram por comprar uma de gama de entrada. Por acaso apeteceu-me pegar na máquina e comecei a tirar fotos, comecei a apanhar o gosto e, como ultra perfeccionista que sou, comecei a estudar fotografia completamente sozinho. No segundo dia de pegar na camera já andava a tentar tirar fotos em manual, o que muita pouca gente nem arrisca. Passado uns meses comprei o tal livro do Joel Santos e comecei a meter em prática. Tudo o resto foi miss and hit. Depois esse tal amigo deu-me umas referências de fotógrafos para explorar e aí comecei mesmo a ver fotografia de outra forma completamente diferente do que há em excesso no insta. Aliás, eu estava tão Over my head que pensava que era um passeio concorrer aos novos talentos da Fnac. Comecei a perceber mais a arte da fotografia, ler livros de vários mestres e comecei sobretudo a estudar pinturas. Já dizia o Jay Maisel, para quê estudar fotografia que existe há 200 anos, se existe pintura que já existe há milhares de anos.

E agora estou como estou e juro que nem me senti a evoluir, foi tudo tão inconsciente, e acho que até foi rápido por me dedicar extremamente a tudo em que me meto, considerando que levar mais a sério isto foi desde meio do ano passado. Ainda me sinto me super insatisfeito com a minha fotografia, quero melhorar mais e mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Não me seguiste, i´m disappointed 😞 

Citação de Takezo, há 53 minutos:

E disse que não faço serviços, pelo menos ainda. Por isso eu não me apresento a nada, simplesmente tiro fotos por carolice a amigos ou pessoas que estão na rua.

E é mesmo assim que tens que começar, tens que oferecer value antes de take value. Tu já fizeste isso, tens que ir para o next level. Sessões fotográficas, quanto é que cobras, por aí vai, be like a hooker... O meu primeiro passo é comprar uma câmara, mas sou capaz de começar a tirar fotos com o meu novo tele que tem uma boa câmara. Ah, e a edição diria que é o mais importante, usas o lightroom é? Sempre pensei que o pessoal usasse o photoshop.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Scurvy, há 1 minuto:

E é mesmo assim que tens que começar, tens que oferecer value antes de take value. Tu já fizeste isso, tens que ir para o next level. Sessões fotográficas, quanto é que cobras, por aí vai, be like a hooker... O meu primeiro passo é comprar uma câmara, mas sou capaz de começar a tirar fotos com o meu novo tele que tem uma boa câmara. Ah, e a edição diria que é o mais importante, usas o lightroom é? Sempre pensei que o pessoal usasse o photoshop.

A edição não é desnecessária, mas é mesmo o menos importante de tudo. Uma foto não seja boa não passa a ser com edição, é capaz de parecer para incultos, mas é só isso.

Sempre ouvi dizer que a melhor câmera é aquela que temos. 

Quanto ao ganhar dinheiro, não penso nisso sequer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Scurvy, há 23 minutos:

Maior erro é pensares que a "edição" é o mais importante. E o acto de edição é o acto de escolha e selecção. O acto a que te referes é o acto da pós-produção  O momento da captura e aquilo que idealizas na tua mente antes de clicar é o mais importante. Sem isso a pós-produção não salva nada.

Editado por Capa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Capa, há 21 minutos:

Maior erro é pensares que a edição é o mais importante. O momento da captura e aquilo que idealizas na tua mente antes de clicar é o mais importante. Sem isso a edição não salva nada.

Got it :96_ok_hand:

Citação de Takezo, há 26 minutos:

A edição não é desnecessária, mas é mesmo o menos importante de tudo. Uma foto não seja boa não passa a ser com edição, é capaz de parecer para incultos, mas é só isso.

Sempre ouvi dizer que a melhor câmera é aquela que temos. 

Quanto ao ganhar dinheiro, não penso nisso sequer.

Tu lá sabes... Engraçado que há bocado aconteceu uma cena engraçada com uma amiga minha. Ela tem um passatempo(não vou dizer qual) e havia 2 propostas, uma era um trabalho fácil em que ganhava 20€, outra era um trabalho difícil em que não ganhava um centavo. Adivinha qual foi o que escolheu. Pensa na resposta e depois abre o spoiler.

Sabes o que me respondeu? "Se fosse 100€ ainda aceitava de bom grado mas por 20€? Meh, faço de bom grado algo que gosto de fazer, não preciso de ser paga por isto"

Agora diz-me, o que tu escolhias? Percebes o lado dela ou achas que é apenas uma burrice?

Editado por Scurvy

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu não ando a vender serviços. A questão é essa, eu não me exponho por não querer. Quero evoluir muito antes de me aventurar em algo. E não tenho material. Nem tripé nem nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...