Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Archie

[FM07] O campeão moral: Final inesperado e save terminado

Publicações recomendadas

banner1tw.jpg

FÉRIAS

Após um ano de ausência do mundo do futebol, umas férias mais que merecidas devido ao alargado calendário brasileiro que segui durante 5 anos, tirei umas férias de um ano. Até que em Fevereiro de 2013, o Colorado Rapids ficava sem treinador e, seguindo as pisadas do meu pai, decidi concorrer à vaga, que foi logo aceite. Chego assim a um novo país, uma nova língua, uma nova realidade. Como sempre faço quando chego a um novo clube, procuro saber um pouco sobre a sua história e sobre a realidade actual da equipa. Nas minhas pesquisas, foi isto que encontrei.

apresentao0aj.jpg

O Colorado Rapids é uma equipa de futebol profissional baseada em Denver no Colorado. Está actualmente na MLS, Major League Soccer. O clube foi fundado um ano antes da MLS, em 1995. As cores da equipa, a partir de 2006, são o azul e preto, sendo o equipamento principal e o secundário os seguintes.

coloradohome9rl.pngcoloradoaway6ot.png

O nome "Rapids" refere-se aos rápidos do rio Colorado.

unknown6pq.jpg

Actualmente a equipa joga no Rapids Stadium, em Commerce City, um estádio com lotação para 20.000 pessoas, todos os lugares sentados e com aquecimento subterrâneo. As condições de treino são de topo e as condições de trabalho para camadas jovens são adequadas.

gallery2.jpg

gallery3.jpg

gallery4.jpg

Em termos de troféus conquistados, a equipa ainda não venceu nenhuma das competições principais, sendo que a sua melhor prestação foi apenas ter chegado à final da MLS Cup em 1997 e da US Open Cup em 1999.

Para além dos adeptos, o clube conta com o apoio das suas cheerleaders.

cheer_group.jpg

E a animação do estádio fica também por conta da sua mascote, Rapid Man.

20050409-4.jpg

HISTÓRIA

Os Colorado Rapids foram uma das dez equipas fundadoras da MLS. A época inaugural, em 1996, foi uma época para esquecer. Apesar de ter jogadores experientes como Shaun Bartlett, Chris Woods e Marcelo Balboa, a equipa terminou no último lugar da Conferência Oeste com o pior recorde da liga.

A estrutura da equipa mudou completamente na época que se seguiu, graças ao novo treinador Glenn Myernick. Myernick trouxe caras novas para o clube incluido Paul Bravo (o melhor marcador de sempre), Wolde Harris e Ross Paule. A equipa começou a lutar desde o início chegando à final da MLS Cup nesse ano. No entanto perderam para o DC United.

Os Rapids continuaram numa montanha russa de sucesso e insucesso. Myernick trouxe ainda mais jogadores novos tais como Anders Limpar e Marcus Hahnemann e o clube conseguiu chegar à final da US Open Cup, para perder por 2-0 contra os Rochester Raging Rhinos.

A época de 2000 trouxe dois dos momentos mais memoráveis para o clube. O primeiro foi o

que venceu o prémio de Golo do Ano. O segundo foi a garantia de um lugar nos playoffs com um golo aos 97 minutos contra os Los Angeles Galaxy.

:arrow: Próximo update: Apresentação da equipa, objectivos.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa sorte no Rapids..

Tens aí umas excelentes condições de treino ... xD

Que golão aquele do Balboa, notavél :shock:

Compartilhar este post

Link para o post

Bolas o golo do Balboa partiu tudo! Os "Balboa" tem um dom especial. :lol:

Excelente post de apresentação.

Podias era por uma foto mais de perto da claque feminina. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

segundo as imagens, essa equipa tens uns complexos desportivos muito bons ;)

Boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

fmesquita_14, quando meteres uma foto mais de perto do teu avatar :p

Universal, segundo o site isto era o que ia ficar concluído em 2007...e como já vou em 2013 e na info do clube diz que as condições de treino são de topo, decidi utilizar.

:arrow: Update já a seguir.

Compartilhar este post

Link para o post

banner1tw.jpg

Aqui está o plantel que tenho ao meu dispor. Só contratei um jogador, o central Ugo Ihemelu. Quando entrei no clube o draft já tinha passado, e digo-vos já que isto das transferências, salários e número de jogadores possiveis é uma complicação danada.

gk7dj.jpg

defesas2pt.jpg

mdios0yr.jpg

avanados6yb.jpg

Reparei que um defesa ficou meio cortado, mas paciência. :p

Quanto a jogos amigáveis, foram bastantes. Isto para quem estava habituado a fazer apenas um ou dois por época...

amigveis0bj.jpg

Fora os Los Angeles Galaxy eram equipas de fora da MLS. 19 golos marcados e 0 sofridos serviram para colocar o moral da equipa bem alto. Depois ainda marquei um amigável contra os maiores rivais do Colorado Rapids, e sai-me bem. Principalmente tendo em conta que são os favoritos para vencer a MLS. E só ficou 1-0 porque a pontaria foi fraca...

OBJECTIVOS

Quanto a objectivos desta equipa, é muito complicado definir já uns na primeira época. Não conheço as outras equipas e ainda preciso de me adaptar a esta nova realidade que é o futebol americano (soccer obviamente :p). Para já vamos indo e vamos vendo. Só fico na dúvida é se no caso do lugar nos Galaxy ficar de vago...se concorra.

Compartilhar este post

Link para o post

A tua equipa até é engraçadita xD

A pré época excelente, sem sofrer golos , agora é esperar que seja assim nas competições propriamente ditas ;)

Compartilhar este post

Link para o post

A pré época foi excelente, penso que tens um bom plantel bom, a fim de conseguir os objectivos.

Boa Sorte. ;)

Compartilhar este post

Link para o post
A tua equipa até é engraçadita xD

A pré época excelente, sem sofrer golos , agora é esperar que seja assim nas competições propriamente ditas ;)

É engraçadita mas o plantel é muito limitado. Não estou habituado a ter tão poucos jogadores.

A pré época foi excelente, penso que tens um bom plantel bom, a fim de conseguir os objectivos.

Boa Sorte. ;)

Sim, tenho um bom plantel bom mas podia ter um melhor plantel melhor :p

Penso que uma vaga no play-off é o mínimo que se pode exigir!

Isso claro ;)

Boa Sorte aí nos Rapids, tens um bom plantel :wink:  

Que golo :shock:

Obrigado.

O próximo update virá já com a fase de grupos toda.

Compartilhar este post

Link para o post
Não se arranja por aí, uns jogadores livres?

Sim, mas as equipas têm limites no número de jogadores com contrato sénior, mais limites de contrato júnior, mais limites de contrato de desenvolvimento...Para além de limite no valor máximo de salários...

Uma coisa é certa, a minha estadia pelos Estados Unidos vai ser mais curta do que o previsto. Coloquei os EUA mais por curiosidade em experimentar a liga, mas o facto é que me desiludiu um bocado. São regras e mariquices a mais para o meu gosto.

Compartilhar este post

Link para o post

desculpa se tens no inicio quando iniciaste com essa equipa.. jogas em que divisão? em quantas possivel desse país?

;) boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post
desculpa se tens no inicio quando iniciaste com essa equipa.. jogas em que divisão? em quantas possivel desse país?  

;) boa sorte

Só há uma nos Estados Unidos. A Major League Soccer.

Compartilhar este post

Link para o post

banner3ls.jpg

MAJOR LEAGUE SOCCER

A DESILUSÃO

Esta foi uma época de desilusões. A minha passagem pelos Estados Unidos deveu-se ao facto de eu querer experimentar a MLS e também porque Cláudio Coutinho passou por lá. No entanto a MLS tem muitas falhas. Confesso que o sistema de contratações, drafts, limitações nos salários, tipos de contratos de jogadores, etc, não me agradou muito. Que posso dizer, sou um tradicional europeu. Gosto de ter um plantel alargado, gosto de ter reservas, gosto de acompanhar os meus jovens.

Outro aspecto negativo que a MLS tem, e que o ggpofm já mencionou no save do Cosmos, é a falta de inovação. Jogamos contra as equipas da nossa conferência 4 vezes. Contra as da outra conferência 2 vezes. Cada conferência tem 6 equipas e 4 avançam aos playoffs. Logo, é capaz de ser mais dificil não me qualificar do que ser apurado. E depois é um bocado injusto ser lider do grupo, ter o azar num jogo e pronto, estamos arrumados, enquanto que outros que passaram no limite tiveram mais sorte e continuam.

Ao menos no Brasil, na Série C, há um bota fora entre fases. No entanto na última fase há um campeonato com 14 jogos em que sobem os 4 primeiros. Aqui não.

Além destes aspectos, cheguei agora a 10 de Novembro e acabaram as competições e só volta a haver campeonato em Abril. É muito tempo sem fazer nada. Sendo assim decidi rescindir o contrato com o clube e tentar qualquer coisa na Europa num clube que não seja de topo.

Pensava que poderia competir na CONCACAF, mas só são apurados o campeão e o vencedor da US Open Cup. Como não fui nenhum deles, para o ano novamente só MLS e US Open Cup. A CONCACAF seria a única razão para me manter nos EUA.

Em relação a screenshots, penso que, devido ao meu período nos EUA ter sido muito curto, penso que não seja relevante colocar aqui screenshots dos jogos/resultados. No entanto, caso tenham curiosidade, é só pedirem.

ÁUSTRIA

A TENTATIVA

Como podem ver pelo banner também tive uma passagem muito curta pela selecção austríaca. Quando peguei na selecção faltavam 3 jogos para finalizar a fase de qualificação para o mundial. Venci o primeiro jogo contra a Polónia, e perdi o segundo contra a Irlanda do Norte. Independentemente do resultado do terceiro jogo o apuramento estava já posto de parte. Mesmo vencendo os três jogos estava dependente dos outros. A falha no apuramento aliado ao pequeno número de jogadores áustriacos ao meu dispor levou à minha demissão do cargo. Mas sempre serviu para aprender alemão básico ;)

Compartilhar este post

Link para o post

banner3ls.jpg

MAJOR LEAGUE SOCCER

A DESILUSÃO

Esta foi uma época de desilusões. A minha passagem pelos Estados Unidos deveu-se ao facto de eu querer experimentar a MLS e também porque Cláudio Coutinho passou por lá. No entanto a MLS tem muitas falhas. Confesso que o sistema de contratações, drafts, limitações nos salários, tipos de contratos de jogadores, etc, não me agradou muito. Que posso dizer, sou um tradicional europeu. Gosto de ter um plantel alargado, gosto de ter reservas, gosto de acompanhar os meus jovens.

Outro aspecto negativo que a MLS tem, e que o ggpofm já mencionou no save do Cosmos, é a falta de inovação. Jogamos contra as equipas da nossa conferência 4 vezes. Contra as da outra conferência 2 vezes. Cada conferência tem 6 equipas e 4 avançam aos playoffs. Logo, é capaz de ser mais dificil não me qualificar do que ser apurado. E depois é um bocado injusto ser lider do grupo, ter o azar num jogo e pronto, estamos arrumados, enquanto que outros que passaram no limite tiveram mais sorte e continuam.

Ao menos no Brasil, na Série C, há um bota fora entre fases. No entanto na última fase há um campeonato com 14 jogos em que sobem os 4 primeiros. Aqui não.

Além destes aspectos, cheguei agora a 10 de Novembro e acabaram as competições e só volta a haver campeonato em Abril. É muito tempo sem fazer nada. Sendo assim decidi rescindir o contrato com o clube e tentar qualquer coisa na Europa num clube que não seja de topo.

Pensava que poderia competir na CONCACAF, mas só são apurados o campeão e o vencedor da US Open Cup. Como não fui nenhum deles, para o ano novamente só MLS e US Open Cup. A CONCACAF seria a única razão para me manter nos EUA.

Em relação a screenshots, penso que, devido ao meu período nos EUA ter sido muito curto, penso que não seja relevante colocar aqui screenshots dos jogos/resultados. No entanto, caso tenham curiosidade, é só pedirem.

ÁUSTRIA

A TENTATIVA

Como podem ver pelo banner também tive uma passagem muito curta pela selecção austríaca. Quando peguei na selecção faltavam 3 jogos para finalizar a fase de qualificação para o mundial. Venci o primeiro jogo contra a Polónia, e perdi o segundo contra a Irlanda do Norte. Independentemente do resultado do terceiro jogo o apuramento estava já posto de parte. Mesmo vencendo os três jogos estava dependente dos outros. A falha no apuramento aliado ao pequeno número de jogadores áustriacos ao meu dispor levou à minha demissão do cargo. Mas sempre serviu para aprender alemão básico ;)

Compartilhar este post

Link para o post

banner3ls.jpg

MAJOR LEAGUE SOCCER

A DESILUSÃO

ÁUSTRIA

A TENTATIVA

Compartilhar este post

Link para o post

banner3ls.jpg

MAJOR LEAGUE SOCCER

A DESILUSÃO

Fui eliminado nos quartos de final da US Open Cup e na final da MLS perdi nos penaltis, após prolongamento.

ÁUSTRIA

A TENTATIVA

NOTA: Post repetido 4x para não aparecer a mensagem "Não há mensagens para este tópico."

Compartilhar este post

Link para o post
Boa sorte na Áustria ;)

Ora relê bem o meu último post :p

Record, dentro de momentos :p

Compartilhar este post

Link para o post

banner2dm.jpg

A ESPERA FOI CURTA

Pouco tempo depois de abandonar o meu cargo como técnico do Colorado Springs, Domenech foi despedido do F.C. Nantes Atlantique. Concorri ao cargo e a minha candidatura foi prontamente aceite. Faço então as malas e rumo a França.

apresentao5uj.jpg

Ao contrário dos restantes clubes por onde passei, a informação acerca do F.C Nantes é muito reduzida, a não ser a que se encontra em francês...e o francês nunca foi o meu forte.

Sendo assim, o pouco que posso partilhar é o seguinte.

As cores do clube são o verde e o amarelo, cores essas que são utilizadas nos equipamentos. A alcunha do clube é "Os Canários", devido ao uso de amarelo nos mesmos.

nanteshome4cf.pngnantesaway0ww.pngnantesthird2od.png

O clube foi fundado em 1943 e realiza os seus jogos em casa no estádio La Beaujoire, estádio que foi rebaptizado para Louis Fonteneau, embora seja conhecido principalmente pelo seu antigo nome.

Nantes_StadedelaBeaujoire5.jpg

O Nantes venceu 8 campeonatos de França: 1965, 1966, 1973, 1977, 1980, 1983, 1995 e 2001. A Taça de França por 3 ocasiões, em 79, 99 e 2000; Supertaça em 99 e 2000.

O plantel com que me deparei foi o seguinte:

gr8mq.jpg

323130445xu.jpg

443618271mx.jpg

453858400mt.jpg

Tem alguns jogadores bons, no entanto há algumas posições que vão ter que ser reforçadas assim que abra o mercado em Dezembro. Tenho cerca de 20 milhões de euros para gastar e penso que são mais que suficientes para reforçar bem a equipa.

untitled4copy0wa.jpg

O objectivo a que me proponho é garantir a UEFA esta época. Vamos lá ver como corre.

Relembro que os objectivos principais deste save eram:

Ser campeão brasileiro: Conseguido com o Esporte Clube Bahia

Vencer a Libertadores: Conseguido com o Esporte Clube Bahia

Vencer o Mundial de Clubes: Conseguido com o Esporte Clube Bahia

Ser Campeão do Mundo (Selecções): Por conseguir.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...