Ir para conteúdo
NIkeL

Carros

Publicações recomendadas

Citação de Bashir, há 13 minutos:

não parar completamente para meter a 1ª, etc.

oi? a primeira só serve pa arrancar

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 38 minutos:

Certo, mas eu quando tirei a carta, em 2006, o meu instrutor obrigava-te a estar parado para meter primeira.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 40 minutos:

Certo, mas eu quando tirei a carta, em 2006, o meu instrutor obrigava-te a estar parado para meter primeira.

o teu instrutor obrigava-me? ia ser giro isso.

obrigava muito bem, a 1ª só deve ser posta com o carro parado, quem nunca meteu uma 1ª na auto estrada e deixou o motor para trás?

Compartilhar este post

Link para o post

No meu anterior carro quantas vezes tive de por a primeira em andamento quando tinha de abrandar para uns 20km/h...

Isso da primeira ser apenas para arrancar, depende de carro para carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou-me ausentar durante um mês e o carro ficará parado nesse período. 

Alguma recomendação? Estou a pensar em deixar o depósito do combustível na reserva e encher mais os pneus. Não sei se desligue a bateria e deixe o carro destravado. O que acham?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 2 horas:

achei o exame de mota muito fácil em comparação com o de carro.

Até seria se não fossem os carros cagarem na alminha dos motards

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 2 horas:

No meu anterior carro quantas vezes tive de por a primeira em andamento quando tinha de abrandar para uns 20km/h...

Isso da primeira ser apenas para arrancar, depende de carro para carro.

epá, não sou nenhum Loeb, mas acho que nunca vi ninguém a meter uma primeira com o carro a andar, aliás já vi, mas faz aquele rototototom

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 6 minutos:

epá, não sou nenhum Loeb, mas acho que nunca vi ninguém a meter uma primeira com o carro a andar, aliás já vi, mas faz aquele rototototom

No que tenho actualmente, apenas meto a primeira para arrancar, nos da escola de condução era igual, mas o que tinha anteriormente, a certa velocidade, tinha de reduzir para a primeira, e mesmo o carro do meu pai, se quiser andar a 20 km/h sem colocar o pé no travão, tem de ser em primeira também.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema da primeira não é propriamente o carro estar parado ou não, é mais as rotações a que o motor vai. Se for em rotação baixa, não precisa de estar parado para entrar. Tudo depende do carro, da situação e de quem conduz.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 4 horas:

Vai para uma daquelas subidas f*didas em Lisboa num carro com 60 ou 70 cv e depois diz-me se não precisas da 1ª para o carro não morrer.

Citação de Ghelthon, há 15 minutos:

O problema da primeira não é propriamente o carro estar parado ou não, é mais as rotações a que o motor vai. Se for em rotação baixa, não precisa de estar parado para entrar. Tudo depende do carro, da situação e de quem conduz.

Nem em rotação alta precisa, é fazer ponta-tacão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 3 horas:

o teu instrutor obrigava-me? ia ser giro isso.

obrigava muito bem, a 1ª só deve ser posta com o carro parado, quem nunca meteu uma 1ª na auto estrada e deixou o motor para trás?

Quando estava a tirar a carta e na primeira vez que fui para a auto-estrada, o meu instrutor contou-me uma história de uma senhora que ia para uma via de desaceleração e estava em quinta, e em vez de reduzir de quinta para quarta, lá se enganou e meteu uma segunda... Acho que os pistões saltaram e furaram o capot do carro 😂

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ion Timofte, há 3 horas:

Até seria se não fossem os carros cagarem na alminha dos motards

Também, mas eu já andava de 125, já sabia o que a casa gasta.

@Catota subidas, estradas manhosas, carros manhosos, é muito fácil de precisares da primeira sem ser apenas em arranque. A questão é que o instrutor obrigava a parar, mesmo que não fosse necessário.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 1 hora:

Quando estava a tirar a carta e na primeira vez que fui para a auto-estrada, o meu instrutor contou-me uma história de uma senhora que ia para uma via de desaceleração e estava em quinta, e em vez de reduzir de quinta para quarta, lá se enganou e meteu uma segunda... Acho que os pistões saltaram e furaram o capot do carro 😂

Se bem me lembro, penso que ainda fiz esse erro uma ou outra vez nas aulas de condução. Porque para passar de uma quinta para uma quarta não é preciso grande movimento para a esquerda, aliás, até basta um ligeiro toque para baixo que vai logo para quarta. Por isso, em alguns carros, isso pode bem acontecer. 😄

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 5 minutos:

Se bem me lembro, penso que ainda fiz esse erro uma ou outra vez nas aulas de condução. Porque para passar de uma quinta para uma quarta não é preciso grande movimento para a esquerda, aliás, até basta um ligeiro toque para baixo que vai logo para quarta. Por isso, em alguns carros, isso pode bem acontecer. 😄

Mas acredito na aflição da senhora pra reduzir, visto que deve ser preciso uma força do crl pra meter uma segunda a 80, 70km/h 😂😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 1 hora:

Vai para uma daquelas subidas f*didas em Lisboa num carro com 60 ou 70 cv e depois diz-me se não precisas da 1ª para o carro não morrer.

Nem em rotação alta precisa, é fazer ponta-tacão.

Citação de Bashir, há 19 minutos:

Também, mas eu já andava de 125, já sabia o que a casa gasta.

@Catota subidas, estradas manhosas, carros manhosos, é muito fácil de precisares da primeira sem ser apenas em arranque. A questão é que o instrutor obrigava a parar, mesmo que não fosse necessário.

Normal, numa subida se for trânsito lento as rotações não permitem uma 2ª, tens de ir em primeira, mas não estás propriamente em marcha se me faço entender. 

Eu já andei com carrinhas das entregas em Lisboa, bem carregadas, era só cheirinho a embraiagem por todo o lado às vezes, já andei em carros fraquitos, e a primeira em subidas é completamente natural que aconteça num punto 6speed como num seat ibiza do açu. 

Mesmo em carros automáticos, aquilo vai em primeira se for nessa situação. 

Agora circular com a 1ª metida é só ser nabo, serve pa fazer subidas e até descidas, quando não há travões, 4ª, 3ª, 2ª...pumba 1ª no cruzamento sdds fiesta 1.8 sem travões, era só de caixa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 3 horas:

Normal, numa subida se for trânsito lento as rotações não permitem uma 2ª, tens de ir em primeira, mas não estás propriamente em marcha se me faço entender. 

Eu já andei com carrinhas das entregas em Lisboa, bem carregadas, era só cheirinho a embraiagem por todo o lado às vezes, já andei em carros fraquitos, e a primeira em subidas é completamente natural que aconteça num punto 6speed como num seat ibiza do açu. 

Mesmo em carros automáticos, aquilo vai em primeira se for nessa situação. 

Agora circular com a 1ª metida é só ser nabo, serve pa fazer subidas e até descidas, quando não há travões, 4ª, 3ª, 2ª...pumba 1ª no cruzamento sdds fiesta 1.8 sem travões, era só de caixa.

E volto a repetir, principalmente no carro do meu pai, um BMW X3, a plano, se quiser/tiver de ir a 20km/h e não estar sempre com o pé no travão, tem de ir em primeira...E eu com o meu carro anterior, era exactamente igual, se andava em marcha lenta, tinha de reduzir para a primeira. 

Os carros não são todos iguais, a primeira ser apenas para arrancar só é verdade para alguns carros.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 8 horas:

E volto a repetir, principalmente no carro do meu pai, um BMW X3, a plano, se quiser/tiver de ir a 20km/h e não estar sempre com o pé no travão, tem de ir em primeira...E eu com o meu carro anterior, era exactamente igual, se andava em marcha lenta, tinha de reduzir para a primeira. 

Os carros não são todos iguais, a primeira ser apenas para arrancar só é verdade para alguns carros.

epa a menos de 20km/h passa uma bicicleta por ti. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 11 minutos:

epa a menos de 20km/h passa uma bicicleta por ti. 

Disse 20km/h como exemplo, no do meu pai, penso que até perto dos 30km/h se for em 2º, tem de ir sempre com o pé no travão.

Se houver trânsito é normal andar a essa velocidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 14 horas:

Já fiz isso...

Foi uns tempos depois de comprar carro ia a uns 70kmh e não estava a carregar bem na embraiagem...

bebd377569ba12b6bd29be654f4a45f7.gif

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 16 horas:

Mas acredito na aflição da senhora pra reduzir, visto que deve ser preciso uma força do crl pra meter uma segunda a 80, 70km/h 😂😂

uh.. Força para meter mudanças? Em quase 9 anos de quarta nunca precisei de fazer força para meter mudanças.. E meter segunda a 70-80 não é nada do outro mundo.. Se me dissesses a mais de 100 já compreendia em parte..

Compartilhar este post

Link para o post

Em Aveiro é uma cena normal dar a nota para passar.

Eu fiz o mesmo, os meus pais fizeram questão que desse o guito se não iam fazer de tudo para reprovar. Assim foi. 

Acabei por reprovar à mesma. Entrei em conflito com o examinador: o gajo era um (censurado), tinha vontade de lhe ir ao focinho. Mal encarado a falar o tempo todo, obrigou-me a fazer 2 m*rdas que não me senti à vontade para fazer. Uma foi avançar numa rotunda com carros em circulação, já estava à espera há algum tempo para entrar e o gajo fez questão que entrasse quando pudesse. Fiz resistência e ele não achou piada. Lá entrei. Depois mais tarde mandou-me ultrapassar um gajo pela direita, ele tava parada para virar à esquerda. Como tinha de ir para a berma, disse que preferia esperar mas ele "faz isso que eu estou a mandar" e lá avancei.

Como já estava nervoso pa crl com ele, voltei a uma rotunda, e entrei nela com um camião a circular nela à minha esquerda na via central (eu tinha de virar na 1ª saída). Foi esse o meu erro grave, acho que tive 5 cruzes na folha. Depois desse momento fez-me uma pergunta "viu o que fez?" respondi-lhe torto e a partir daí soube que tinha reprovado. O exame ainda durou mais 10 minutos.

Hoje arrependo-me. Não me deu nada e houve justiça. Eu mereci reprovar, acabei por cometer uma contra ordenação grave. O que ainda hoje me deixa fdd é aquele cara-de-pau que estava mal disposto mas eu devia ter tido a calma que tenho sempre no meu dia-a-dia. É extremamente raro eu ser um gajo que me chateie com alguém, mas se calhar foi da pressão, naquele dia não lidei bem com ele.

Á 2ª estava todo borrado mas apanhei um senhor mais simpático e fiz um exame tranquilo.

Editado por Shai

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 3 horas:

uh.. Força para meter mudanças? Em quase 9 anos de quarta nunca precisei de fazer força para meter mudanças.. E meter segunda a 70-80 não é nada do outro mundo.. Se me dissesses a mais de 100 já compreendia em parte..

A segunda é o número 2 certo?? Pá, tenta ir a 80 e mete uma segunda com a mesma suavidade com que metes uma quarta/terceira... É a mesma conversa que eles estavam a ter lá em cima da primeira, que só servia para arrancar. E o Catota explicou-se "mal". A primeira, não serve exclusivamente só para arrancar o carro, ninguém vai reduzir de segunda para primeira a 20 ou a 10 mesmo... Isso é assassinar a embraiagem. Nem o carro te aceita a mudança tão bem, sentes isso mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 34 minutos:

A segunda é o número 2 certo?? Pá, tenta ir a 80 e mete uma segunda com a mesma suavidade com que metes uma quarta/terceira... É a mesma conversa que eles estavam a ter lá em cima da primeira, que só servia para arrancar. E o Catota explicou-se "mal". A primeira, não serve exclusivamente só para arrancar o carro, ninguém vai reduzir de segunda para primeira a 20 ou a 10 mesmo... Isso é assassinar a embraiagem. Nem o carro te aceita a mudança tão bem, sentes isso mesmo.

Pá, 80, segunda? Obviamente que não te aceita suavemente mas não vai acontecer nada de especial. Vai reduzir e vai fazer barulho lol. Já meti segunda a 70-80 n x a andar rápido e reduzir para uma rotunda ou algo do género, além de que nunca senti qualquer tipo de dificuldade a fazer uma redução dessas..

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 43 minutos:

Pá, 80, segunda? Obviamente que não te aceita suavemente mas não vai acontecer nada de especial. Vai reduzir e vai fazer barulho lol. Já meti segunda a 70-80 n x a andar rápido e reduzir para uma rotunda ou algo do género, além de que nunca senti qualquer tipo de dificuldade a fazer uma redução dessas..

Foi o peixe que me venderam 🙈

Mas também não tenciono entrar numa rotunda a 80 e reduzir pra uma segunda, por isso nunca saberei em primeira mão 😅

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...