Ir para conteúdo
NIkeL

Carros

Publicações recomendadas

Imagine-se pagar uma multa quando sabemos que estamos errados... 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de scallywag, há 7 horas:

Algum sítio perto da estação de Entrecampos onde se possa estacionar sem pagar?

Durante a semana, não. Ao fim de semana é à borla em quase todo o lado.

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

Que sonoridade incrível, este 3.9 V12 da Cosworth é uma obra de arte.

Compartilhar este post

Link para o post

Este aumento dos combustíveis tem-me deixado muito a pensar. Vou comprar o meu primeiro carro (melhor dizendo, os meus pais vão-me comprar o meu primeiro carro :mrgreen:) e estava a ponderar ir mesmo para elétrico. Em segunda mão já se arranjam coisas de jeito? Ou ainda é muito arriscado por se desconhecer o estado da bateria? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 10 horas:

Este aumento dos combustíveis tem-me deixado muito a pensar. Vou comprar o meu primeiro carro (melhor dizendo, os meus pais vão-me comprar o meu primeiro carro :mrgreen:) e estava a ponderar ir mesmo para elétrico. Em segunda mão já se arranjam coisas de jeito? Ou ainda é muito arriscado por se desconhecer o estado da bateria? 

Depende dos valores que estas disposto a dar. (ou melhor, que os teus pais estão dispostos a dar xD) 

Tendo em conta que todas as baterias dos elétricos têm 8 anos de garantia, mesmo que compres um com 4 anos, ainda tens mais 4 de garantia, o que dá alguma tranquilidade. E depois consegues sempre ver o estado de vida da bateria antes de comprar, o que também ajuda. Se comprares um carro a combustão usado e não perceberes bem do assunto, não há nenhum componente importante, equivalente à bateria, que te mostre o estado de vida no ecrã em percentagem, como nos elétricos.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Além disso os elétricos pelo menos por agora têm outras limitações que tens de ver se para a tua situação são importantes.

Os elétricos normalmente têm autonomias menores e demoram mais a carregar, além de não dar para carregar em todo o lado. Consegues carregar em casa? Perto de casa? Vais precisar de carregar muitas vezes por semana tendo em conta a distância que fazes por dia e estás ok com esse tempo extra de carregamento? Todas estas questões têm importância na altura de mudar para elétrico.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mudei há duas semanas para elétrico e sinto-me regalado. Claro que, atendendo à minha situação, a opção compensa: carrego em casa à noite (tarifa bi-horaria); carrego na empresa de dia (tem wallcharger); faço 200km dia (em combustivel era uma fortuna); etc...

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 19 horas:

Estás a pensar no tipo de carro certo mas pelas razões erradas, porque o preço da eletricidade também irá subir bem, talvez até mais em termos percentuais.

Compartilhar este post

Link para o post

Passei a 148(cruise control) num radar móvel, é provável que apanhe multa ou nem por isso? Para que morada é enviado? É que tenho a carta numa morada, os seguros e registo dos carros noutra e cartao de cidadão onde resido agora

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 11 horas:

Passei a 148(cruise control) num radar móvel, é provável que apanhe multa ou nem por isso? Para que morada é enviado? É que tenho a carta numa morada, os seguros e registo dos carros noutra e cartao de cidadão onde resido agora

Não é provável. Vais apanhar 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 11 horas:

Caso o limite de velocidade não seja 150km, ya acho que vais apanhar uma multa, ou então foste tão rápido que o radar não te apanhou 😏

Compartilhar este post

Link para o post

É provável, sim. Deduzo que eles metam o radar a disparar aos 140

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 18 horas:

Estás a pensar no tipo de carro certo mas pelas razões erradas, porque o preço da eletricidade também irá subir bem, talvez até mais em termos percentuais.

O preço da eletricidade vai aumentar, mas não acredito que a poupança face aos veículos a combustão não continue a compensar, pelo menos para quem tem possibilidade de carregamento doméstico. Atualmente faço 100km por 1,40€ (média de 13,5kW/100km, com tarifa bihoraria de 0,838+IVA), quando anteriormente os mesmos 100km ficavam em cerca de 8€ (o meu carro fazia média de 5,1L/100, bem poupadinho, e o gasóleo cifra-se nos 1,58L (lol)). Portanto tinha de ter um aumento de mais de 400% do custo energético doméstico ou uma diminuição do custo com os combustíveis fosseis significativa - duvido que aconteça - para se equivalerem. O custo energético vai subir, mas os moldes desse aumento tem de acompanhar a razoabilidade, porque a mesma energia que uso para carregar o carro é a mesma que a sociedade usa para viver.

Depois temos a questão da autonomia. E esse pode ser o motivo que pode pender para a escolha ou não do VE. Apesar que a rede de carregamentos rápidos é cada vez maior e a tendência é aumentar consideravelmente nos próximos anos, com, por exemplo, a abertura dos superchargers da Tesla a todas as marcas, ou investimentos publico privados. Logicamente que nestes postos o custo de abastecimento deve equivaler o custo do combustível.

Editado por M. Porter
  • Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de M. Porter, há 18 minutos:

O preço da eletricidade vai aumentar, mas não acredito que a poupança face aos veículos a combustão não continue a compensar, pelo menos para quem tem possibilidade de carregamento doméstico. Atualmente faço 100km por 1,40€ (média de 13,5kW/100km, com tarifa bihoraria de 0,838+IVA), quando anteriormente os mesmos 100km ficavam em cerca de 8€ (o meu carro fazia média de 5,1L/100, bem poupadinho, e o gasóleo cifra-se nos 1,58L (lol)). Portanto tinha de ter um aumento de mais de 400% do custo energético doméstico ou uma diminuição do custo com os combustíveis fosseis significativa - duvido que aconteça - para se equivalerem. O custo energético vai subir, mas os moldes desse aumento tem de acompanhar a razoabilidade, porque a mesma energia que uso para carregar o carro é a mesma que a sociedade usa para viver.

Depois temos a questão da autonomia. E esse pode ser o motivo que pode pender para a escolha ou não do VE. Apesar que a rede de carregamentos rápidos é cada vez maior e a tendência é aumentar consideravelmente nos próximos anos, com, por exemplo, a abertura dos superchargers da Tesla a todas as marcas, ou investimentos publico privados. Logicamente que nestes postos o custo de abastecimento deve equivaler o custo do combustível.

Eu subscrevo inteiramente essa opinião.

Passei de gastar 200€ mensais em combustível para 40€ no elétrico, e o preço não era o atual.

Vou só acrescentar que na tarifa regulada o ministro já veio dizer que não vai haver aumentos para o ano, por isso custa-me a perceber como é que a electricidade pode subir tanto ao ponto de não compensar. Por isso se há uma razão certa para comprar um elétrico é mesmo esse. 

Edit: entretanto vi que afinal vai aumentar 3% para o ano, o que mesmo assim é  insignificante. 

Editado por pm2lp

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 19 minutos:

Passei de gastar 200€ mensais em combustível para 40€ no elétrico, e o preço não era o atual.

Vou só acrescentar que na tarifa regulada o ministro já veio dizer que não vai haver aumentos para o ano, por isso custa-me a perceber como é que a electricidade pode subir tanto ao ponto de não compensar. Por isso se há uma razão certa para comprar um elétrico é mesmo esse. 

Edit: entretanto vi que afinal vai aumentar 3% para o ano, o que mesmo assim é  insignificante. 

Eu acho que há várias razões, além da vertente económica. Mas nesta vertente ainda se junta as revisões anuais que deixam de existir ( no meu caso fazia 2 por ano, no mínimo, e resultava, no mínimo, em mais 400€)

Editado por M. Porter

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 23 minutos:

Eu obviamente ignorei que 5% de aumento em combustíveis fosseis causa mais mossa que um aumento de 10% na eletricidade, e estará aí o erro da minha análise.

E vocês fazem km para xuxu, porra. Eu faço menos de 40km e só não procuro casa mais perto do trabalho porque não nos compensa enquanto casal, mas um dos parâmetros do meu próximo emprego será uma maior proximidade de casa e consecutivamente ida de bicicleta sempre que possível.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 4 minutos:

Eu obviamente ignorei que 5% de aumento em combustíveis fosseis causa mais mossa que um aumento de 10% na eletricidade, e estará aí o erro da minha análise.

E vocês fazem km para xuxu, porra. Eu faço menos de 40km e só não procuro casa mais perto do trabalho porque não nos compensa enquanto casal, mas um dos parâmetros do meu próximo emprego será uma maior proximidade de casa e consecutivamente ida de bicicleta sempre que possível.

Pois eu sou de Viana e trabalho no Porto. Agora a viagem custa um bocadinho menos. Além dos euros poupados, a condução é quase automática e permite-me pensar noutras coisas e ouvir tranquilamente uma boa playlist 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de M. Porter, há 19 horas:

faço 200km dia

Porra, isto para mim é uma loucura. Não te faz confusão conduzir tanto diariamente? 200 km é daquelas viagens que já penso 2 vezes se vale a pena fazer para uma escapadinha de fim-de-semana ou não lol

edit, já vi que respondeste logo antes de mim

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 3 minutos:

Porra, isto para mim é uma loucura. Não te faz confusão conduzir tanto diariamente? 200 km é daquelas viagens que já penso 2 vezes se vale a pena fazer para uma escapadinha de fim-de-semana ou não lol

Respondi anteriormente, mas demoro 50 minutos para cada lado. No fundo sao 185km! O pior é quando apanho trânsito em todo o lado para entrar ou sair do Porto, mas como tenho horário flexível tento entrar tarde e sair cedo...

Tenho um trabalho com condições remuneratórias que não tinha em Viana, e uma qualidade de vida para a minha familia em Viana que não teria no Porto. Por isso vale a pena a viagem nesta fase.

Editado por M. Porter

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de M. Porter, há 3 minutos:

Pois eu sou de Viana e trabalho no Porto. Agora a viagem custa um bocadinho menos. Além dos euros poupados, a condução é quase automática e permite-me pensar noutras coisas e ouvir tranquilamente uma boa playlist 😅

Se te compensa financeiramente é o que importa!

Já eu, quando estava em teletrabalho dizia que tinha saudades do escritório, mas agora sinto bem saudades das meias horas extra de manhã e ao fim da tarde que não passava a conduzir, para além das coisas que despachava à hora do almoço, claro.

Para mim é mais uma questão de tempo gasto do que propriamente o dinheiro que gasto no combustível, até porque tenho uma condução económica e gasto cerca de 75€/mês em portagens+combustível, nada de espantar.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 7 minutos:

Se te compensa financeiramente é o que importa!

Já eu, quando estava em teletrabalho dizia que tinha saudades do escritório, mas agora sinto bem saudades das meias horas extra de manhã e ao fim da tarde que não passava a conduzir, para além das coisas que despachava à hora do almoço, claro.

Para mim é mais uma questão de tempo gasto do que propriamente o dinheiro que gasto no combustível, até porque tenho uma condução económica e gasto cerca de 75€/mês em portagens+combustível, nada de espantar.

Eu anteriormente gastava 400/450€ (400€/450€ combustivel + 100€ portagem). Ainda não sei ao certo a redução atual, porque tenho carregado na empresa e em casa, pelo que estou a contar com algo na ordem dos 150€ (50€ energia+100€ portagens) e que, se o Estado cumprisse as promessas, deveria ser 100€, pq os VE deveriam ter 50% de desconto nas SCUTs.

Relativamente ao tempo, é como digo: confio bastante na condução autónoma do carro. Principalmente na viagem de regresso que apanho muito menos trânsito.

Editado por M. Porter

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 2 horas:

edit, já vi que respondeste logo antes de mim

É uma questão de mentalidade. Na Alemanha viver a 70/100kms do trabalho é considerado "perto".

Eu faço 20 para cada lado e confesso, que aqueles 20 minutinhos no carro de manhã a pensar na vida me sabem pela vida. Às vezes fico com pena de não ter mais alguns para fazer. Ao final da tarde, os 20 minutos transformam-se em 30, 40, 60 ou 90, como na passada segunda. Aí só agradeço ter um carro automático.

Compartilhar este post

Link para o post

Também faço a volta de 150km diários por aí. Passa bem rápido e como gosto de conduzir não me afeta muito. Maior parte das viagens faço sozinho (que é como gosto de as fazer 😅) a ouvir podcasts.

De resto só custa se vier de uma noite mal dormida ou vier bastante cansado. Aí o sono ataca forte...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...