Ir para conteúdo
NIkeL

Carros

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Vou só dar aqui um exemplo, que será uma realidade rara em Portugal mas que demonstra um caso ideal de uso de eléctricos: a empresa para a qual trabalho, belga, "dá" um eléctrico a todos os funcionários, como parte do pacote salarial. Mas além do carro vai um cartão de carregamentos sem limites, e o parque de estacionamento da empresa tem imensos carregadores.

Portanto, mesmo quem não consiga carregar em casa, carrega na empresa. E assim faz todo o sentido. Andar a ir de propósito a postos para carregar, a não ser em viagem, é só insano.

Eu também carrego na empresa, por exemplo. Mas sou uma exceção e um privilegiado neste contexto em Portugal. A nossa realidade em Portugal infelizmente está condicionada por um monopólio, com aval do Estado, que condiciona o crescimento da rede elétrica e a entrada, e concorrência, de entidades que proporcionem um serviço mais adequado ao utilizador.

Citação de Jimpo, há 6 minutos:

Juntar a isso viagens de longa distância. 

Na Europa evoluída isso não é um problema. A rede de carregamentos de Espanha para a frente é muito boa, e, por exemplo, com a abertura dos superchargers da Tesla a todas as marcas + Ionity tens uma rede que te permite ir tranquilo, com paragens relativamente rápidas. 

No meu caso, para atravessar Portugal, ou seja, fazer Viana do Castelo - Albufeira, faço uma paragem que me demora 40/45minutos, se não houver congestionamentos. O problema, no verão é que a procura de postos é muito superior à oferta e por isso é que se vê as filas intermináveis e terceiro mundista. Não acontece em França, Alemanha, Bélgica ou Países Baixos.

Editado por M. Porter

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 10 horas:

Juntar a isso viagens de longa distância. 

Na mesma empresa, há as clássicas ski trips, que têm sido (pelo menos desde que lá estou) na Áustria. Tendo os carros eléctricos, a empresa faz questão que o pessoal vá de carro desde a Bélgica, portanto para a ski trip de 2024 falamos de cerca de 900km. A viagem em si é chata, mas fez-se bem mesmo com as paragens para carregamento. Tirando uma vez, havia sempre imensos carregadores, e portanto demorava uma meia-hora a carregar até aos 80% ou lá o que era. Paragens essas que farias normalmente para beber um café, esticar as pernas, almoçar/jantar, whatever.

Resumindo: demora ligeiramente mais, claro, mas faz-se.

Também não faço ideia de como são os preços nos países onde passámos, porque lá está, o cartão deles tem carregamentos à borla em toda a Europa.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

As pessoas sobrevalorizam um pouco as viagens longas, não sei os vossos hábitos mas diria que a maioria dos portugueses faz 2 ou 4 vezes por ano viagens acima dos 400km ou 500km, e isso quase sempre significa parar numa estação de serviço para tomar café e esticar as pernas.

O essencial é mesmo haver como carregar em casa e no trabalho.

Não foi assim há tantos anos que um 1.8 a gasolina só tinha autonomia para 500km.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 12 minutos:

As pessoas sobrevalorizam um pouco as viagens longas, não sei os vossos hábitos mas diria que a maioria dos portugueses faz 2 ou 4 vezes por ano viagens acima dos 400km ou 500km, e isso quase sempre significa parar numa estação de serviço para tomar café e esticar as pernas.

O essencial é mesmo haver como carregar em casa e no trabalho.

Não foi assim há tantos anos que um 1.8 a gasolina só tinha autonomia para 500km.

Concordo com tudo menos com o bold. Um carro a combustivel, páras numa qualquer bomba e em 5 minutos segues viagem novamente,

Editado por Petar Musa
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 minuto:

Concordo com tudo com o bold. Um carro a combustivel, páras numa qualquer bomba e em 5 minutos segues viagem novamente,

Sim, mas a questão que muitos põem é não conseguir fazer esses km seguidos. Por isso é que disse que em viagens longas pressupõe-se que vamos esticar as pernas de vez em quando e isso deve chegar para carregar o carro (pelo menos o suficiente). É claro que em agosto é mais difícil porque a rede não aguenta a procura.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 18 horas:

Concordo com tudo menos com o bold. Um carro a combustivel, páras numa qualquer bomba e em 5 minutos segues viagem novamente,

Um eléctrico obriga a um planeamento maior, sem dúvida. Quanto mais não seja, saber que a viagem vai demorar mais um pouco, porque carregas em meia-hora.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 horas:

Um eléctrico obriga a um planeamento maior, sem dúvida. Quanto mais não seja, saber que a viagem vai demorar mais um pouco, porque carregas em meia-hora.

Interligado com a questão de "não poderes andar a (por ex.) 140 kmh durante a grande parte da viagem" , como farias com um carro a combustão.

Alguém com um carro elétrico talvez possa ter outra opinião/realidade e pode-me dar outro ponto de vista.

Compartilhar este post

Link para o post

A p*ta da via verde continua a querer que eu pague uma portagem que já paguei em setembro de 2023. 

Não encontro nenhum contacto via email ou m*rda parecida para lhes enviar o comprovativo.

Posso ignorar? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DValente_, Em 29/08/2024 at 14:06:

Interligado com a questão de "não poderes andar a (por ex.) 140 kmh durante a grande parte da viagem" , como farias com um carro a combustão.

Alguém com um carro elétrico talvez possa ter outra opinião/realidade e pode-me dar outro ponto de vista.

E em portugal podes andar a 140km/h?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 40 minutos:

E em portugal podes andar a 140km/h?

Pode. Não deve, mas pode

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 1 hora:

Pode. Não deve, mas pode

Em que Autobahn portuguesa é que podes andar a 140?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 2 horas:

Pode. Não deve, mas pode

Não podes, é proibido.

A tua segunda afirmação seria correcta se 120km/h fosse a velocidade máxima recomendada e não a velocidade máxima permitida.

Compartilhar este post

Link para o post

@Mica @pm2lp

Eu sei que é proíbido. Estava a brincar, lembrando um video sketch do RAP

RAP

E também acredito que grande maioria de nós ultrapassa por vezes os 120, e sinceramente, acho que já era altura de reverem esse limite. Os carros são melhores, as estradas são melhores, talvez em algumas estradas um limite maior não era mal pensado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 1 hora:

@Mica @pm2lp

Eu sei que é proíbido. Estava a brincar, lembrando um video sketch do RAP

RAP

E também acredito que grande maioria de nós ultrapassa por vezes os 120, e sinceramente, acho que já era altura de reverem esse limite. Os carros são melhores, as estradas são melhores, talvez em algumas estradas um limite maior não era mal pensado

Faltou dizeres isso como o Marcelo para chegar lá 😅

Em relação a aumentar os limites há um problema, se aumentas porque há carros melhores quer dizer que os antigos iam continuar com o mesmo limite? E pessoas de idade que já são um perigo a conduzir a 120km/h, para essas também aumenta? Em vez de aumentar devíamos começar por fazer como em França e noutros países, se está a chover ou se as condições não forem boas o limite desce para 100 ou 110.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 55 minutos:

Faltou dizeres isso como o Marcelo para chegar lá 😅

Em relação a aumentar os limites há um problema, se aumentas porque há carros melhores quer dizer que os antigos iam continuar com o mesmo limite? E pessoas de idade que já são um perigo a conduzir a 120km/h, para essas também aumenta? Em vez de aumentar devíamos começar por fazer como em França e noutros países, se está a chover ou se as condições não forem boas o limite desce para 100 ou 110.

Esses não conduzem a 120, conduzem a 80/90, por vezes vão é em contra mão...o que é proíbido

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 23 horas:

A p*ta da via verde continua a querer que eu pague uma portagem que já paguei em setembro de 2023. 

Não encontro nenhum contacto via email ou m*rda parecida para lhes enviar o comprovativo.

Posso ignorar?

Eu aqui há uns tempos tive que substituir um identificador que estava associado a um NIPC que entretanto já não existe e a única forma de resolver essa m*rda foi ligar para a linha de apoio. Os gajos atendem relativamente rápido e foram prestáveis.

Acho que é preferível perderes esses 60 segundos e pedires um email para o qual possas enviar o comprovativo de pagamento do que arriscares desnecessariamente. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 33 minutos:

Não sou profeta dos EVs, de todo, mas quantas violas vão para o saco?

Ainda hoje li uma notícia no site da CNN que diz o seguinte:

Citação

O piloto do helicóptero do INEM que caiu esta segunda-feira numa pedreira em Mondim de Basto não teria as 500 horas de operação obrigatórias por lei para poder assumir as funções de comandante neste tipo de voo.

Contactada pela TVI e CNN Portugal, a Avincis, empresa responsável pelo helicóptero, rejeitou todas as acusações, garantindo que o piloto é experiente e tem todas as qualificações.

É isto, não há fontes, não há qualquer tipo de confirmação sobre se a afirmação inicial é verdade. Simplesmente fizeram uma notícia com uma afirmação que não se sabe de onde vem e ao perguntarem à entidade mais próxima da situação, a afirmação é desmentida.

Como é que isto é uma notícia? "Alegadamente, isto aconteceu. Depois de falarmos com os potenciais intervenientes, estes negam que aconteceu."

É este o estado do jornalismo?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim @NIkeL, é literalmente esse o estado. Durante a cobertura da queda do heli no Douro, vários media deram como certo que todos os 5 operacionais da GNR tinham sido resgatados com vida. Incluindo um jornalista que é de Vila Real e portanto devia ter melhores fontes e/ou contactos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

A Volvo voltou atrás na electrificação total da marca até 2030. Estou chocado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, Em 31/08/2024 at 00:42:

Posso ignorar? 

Há via verde como loja física. Manda carta registada para lá 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 3 horas:

Estou muito interessado neste novo Dacia Bigster

Não comprei Dacia porque a UE diz que, ao nível de segurança, aquilo é um caixote com rodas

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...