pm2lp Publicado 12 Março 2025 Faltam acima de tudo hubs com 10 ou mais carregadores, nas principais Auto estradas do nosso país. É ridículo nos dias de hoje construírem um posto de carregamento numa Área de serviço de uma AE com dois ou quatro pontos de carregamento. Enquanto isso não melhorar, sinceramente não recomendo elétricos a ninguém, para não virem a ter uma surpresa desagradável no futuro e para eu continuar a usar os dois elétricos que tenho na garagem sem grandes problemas e filas de espera. Obrigado Compartilhar este post Link para o post
M. Porter Publicado 12 Março 2025 Tenho 170 000kms nos últimos 3 anos num carro elétrico (não sou TVDE). Se me perguntassem hoje se voltava a comprar? De olhos fechados respondia sim. E sim, vivemos num país com constrangimentos da rede pública de carregamento, fruto de uma empresa estatal que monopolizou o mercado, parou no tempo e é muito pouco transparente. A liberalização do mercado perspetivava alterar esta situação, mas com a queda do governo, provavelmente vai ficar congelada. 1 Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 4 Abril 2025 Pah, acho que pela primeira vez vou ter de trocar de carro. O meu peugeot de 207 tem uma fuga de óleo no motor que me está a queimar todos os componentes de plástico e o orçamento para o arranjo é de 1800€ e não me apetece dar isso por um carro com 320k km que deve valer uns 3000 euros. Percebo 0 de carros portanto alguma recomendação de carros até 10k para quem dá prioridade a custos de manutenção reduzidos e comodidade? Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 4 Abril 2025 Citação de Robe, há 15 minutos: Pah, acho que pela primeira vez vou ter de trocar de carro. O meu peugeot de 207 tem uma fuga de óleo no motor que me está a queimar todos os componentes de plástico e o orçamento para o arranjo é de 1800€ e não me apetece dar isso por um carro com 320k km que deve valer uns 3000 euros. Percebo 0 de carros portanto alguma recomendação de carros até 10k para quem dá prioridade a custos de manutenção reduzidos e comodidade? É um Peugeot 207 ou de 2007? Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 4 Abril 2025 Citação de Hammerfall, há 2 minutos: É um Peugeot 207 ou de 2007? Peugeot 207 de 2006 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 4 Abril 2025 Citação de Robe, há 18 minutos: Peugeot 207 de 2006 pá, toyota para mim é uma marca de referência vê o que há nesse price range 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 4 Abril 2025 Citação de Robe, há 1 hora: Percebo 0 de carros portanto alguma recomendação de carros até 10k para quem dá prioridade a custos de manutenção reduzidos e comodidade? Grupo VAG (Volkswagen, Audi, Seat, Skoda) é boa aposta. Tudo depende do que queiras, gasóleo ou gasolina, mas por 10k arranjas algo decente. 1 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 4 Abril 2025 Citação de Ghelthon, há 21 minutos: Grupo VAG (Volkswagen, Audi, Seat, Skoda) é boa aposta. Tudo depende do que queiras, gasóleo ou gasolina, mas por 10k arranjas algo decente. Atenção aos motores do dieselgate... Citação de Hammerfall, há 49 minutos: pá, toyota para mim é uma marca de referência vê o que há nesse price range Depende. A Toyota na Europa já não é a Toyota do Japão. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 4 Abril 2025 Citação de Tio Hans, há 2 minutos: Atenção aos motores do dieselgate... Depende. A Toyota na Europa já não é a Toyota do Japão. Como o Robe, não sou o maior entendido em carros, e também tenho o mesmo (e foi o único) carro desde 2014. Mas do que vou ouvindo de pessoal mais entendido, mecânicos, pessoas com N carros, etc, toyota é só mudar o óleo e está a andar. Sempre foi consensual. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 4 Abril 2025 Parece a história dos Mercedes 😅 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 4 Abril 2025 Pelas marcas eu diria que não é nenhum bicho de 7 cabeças, acho que um Golf 6, um 308, um i30, Megane, etc, qualquer um pode perfeitamente ser uma boa compra. Custos de manutenção reduzidos puxam mais por uma versão a gasolina, e depois é fazer uma shortlist dos que te parecem um bom negócio e experimentar o carro, se conseguires levar um amigo que perceba ainda melhor. Por 10K talvez consigas um a gasolina de 2016 ou 2017 com uns 120-140K quilómetros. Seriam os meus primeiros filtros. É claro que no caso de um Golf 6 (ou 7, já nem sei) tens de contar com uma inflação de 10 a 15% em relação a um 308 ou um Megane, p.e. Se quiseres mesmo a gasóleo (tu é que sabes), aí tens de ser um bocadinho menos exigente com aqueles números. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 24 Junho 2025 Sucatas para comprar peças na zona do Porto? Alguém conhece/recomenda alguma? Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 25 Junho 2025 (editado) Citação de antifa, há 21 horas: Sucatas para comprar peças na zona do Porto? Alguém conhece/recomenda alguma? https://www.superabate.com.pt/ Editado 25 Junho 2025 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado 26 Junho 2025 Citação de Ghelthon, Em 11/03/2025 at 10:37: Mas andar rápido também num carro a combustão também limita imenso a autonomia, como é óbvio. Se eu andar a 160 gasto bem mais do que se andar a 120. A real diferença é que um EV tem mais coisas por onde perder autonomia do que um a combustão, mas isso faz parte. Para mim isto nunca será uma guerra, mas sim complemento. É como digo, acho que ambos vão andar na estrada durante muitos anos, e muito provavelmente dentro das mesmas casas. Depende, tenho um amigo que o carro dele só mete a 9° acima dos 140 :mrgreen: Citação de Kimi Raikkonen, Em 11/03/2025 at 19:54: Eu acho que nunca tiveste de fazer mais do que uma viagem acima de 100kms ir e vir no mesmo dia, com horários e presenças a cumprir. Primeiro, o país ainda tem um rede elétrica onde a meu ver ainda existe escassez/sem cobertura de pontos de carregamento face ao numero de carros elétricos em andamento. Segundo, independentemente do software do carro ou o que o maps possa fornecer em termos de soluções de navegação, é por demais evidente que tem de existir um planeamento prévio porque o carro simplesmente não dá, o que é inaceitável o excesso de tempo perdido, seja em viagem, seja a esperar para carregar "o suficiente". Terceiro, sim a tua condução tem de ser sempre no ponto, porque ai meu deus, qualquer coisinha de nada rebenta com a autonomia. Não falo que uma pessoa possa andar a 140 na AE, mas acho não é para se andar a 80 na mesma situação, o que outro "desperdício" de tempo útil. Enquanto um carro elétrico não te permitir a situação de "desleixo" onde para corrigir é só ir ao posto de combustivel da esquina, em qualquer ponto do pais, o nicho deles é limitado. Tens razão em muitos dos pontos que levantaste e não é um problema exclusivo de Portugal. Mesmo em países com maior adoção de veículos elétricos, como Alemanha, França ou até os Estados Unidos, ainda há grandes desafios. A disponibilidade de postos de carregamento nem sempre se traduz em funcionalidade. Há muitos relatos de carregadores avariados ou ocupados, especialmente fora dos grandes centros urbanos. E sim, a infraestrutura elétrica atual não está dimensionada para uma adoção massiva em simultâneo. Aliás, houve um estudo feito na Califórnia que alertava para esse risco: se uma percentagem significativa da população (por exemplo, 10%) carregasse os carros elétricos nas mesmas horas de pico, o sistema poderia entrar em colapso localmente. Isso numa das regiões mais avançadas dos EUA. Imagina em Portugal, com uma rede elétrica mais pequena e menos distribuída. Sobre o planeamento prévio e a condução "no ponto", é mesmo um dos maiores entraves para o utilizador comum. A liberdade de simplesmente “abastecer na bomba da esquina” ainda não existe com os elétricos, o que acaba por limitar o uso mais despreocupado, especialmente para quem depende do carro para deslocações mais longas e imprevisíveis. Enquanto a rede não for mais robusta, a experiência mais “plug and play” que temos com os carros a combustão ainda vai demorar a ser igualada. A tecnologia está a evoluir, mas o contexto prático ainda deixa muito a desejar para grande parte da população. Para daily e coisas práticas perto de casa caso tenhas garagem para carregar todas as noites é perfeito (não é o meu caso que vivo num prédio e a garagem é alugada) Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 29 Julho 2025 Ja alguém experimentou/andou num Xpeng G6? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 29 Julho 2025 Citação de Jimpo, há 4 horas: Ja alguém experimentou/andou num Xpeng G6? Assim dos chineses, só BYD e gostei. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 7 Agosto 2025 Não percebo grande coisa de carros, tenho de comprar um maior este ano porque a família vai crescer (2 adultos, 3 crianças até 5 anos). Algumas dicas do que ter em conta a escolher? É indiferente se é novo/usado, combustíveis fósseis/elétrico, queria o mais interessante qualidade/preço que se adeque a uma família. O único critério de exclusão assente na minha cabeça é carros franceses não. No início estava a ver carros de 7 lugares, mas depois de ver alguns acho que não se justifica e mais vale um de 5 que dê espaço para as 3 cadeirinhas. Até agora testei: Skoda Elroq (o Kodiaq não estava disponível), Tesla Y, e esta semana tb testei BYD Seal U e o BYD Sealion. Eu gostei do minimalismo da Tesla por dentro, mas em casa querem fugir da marca do causa do Musk. Os contras também foi parecer não ser muito bom de manobras, parece que o volante não roda tanto quanto devia, e o Y é maior do que parece à vista desarmada. Testei estacionar na garagem de minha casa e foram manobras a mais para um carro que deve ser de família. Neste momento estou mais inclinado para o BYD Sealion. Condução suave, imenso espaço e bem aproveitado, ar moderno e e pouco chinesado (ao contrário dos outros BYD que lá estavam), e esteticamente apelativo tanto por dentro como por fora. Deixo abaixo. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 7 Agosto 2025 Citação de Ego Sum, há 3 minutos: Não percebo grande coisa de carros, tenho de comprar um maior este ano porque a família vai crescer (2 adultos, 3 crianças até 5 anos). Algumas dicas do que ter em conta a escolher? É indiferente se é novo/usado, combustíveis fósseis/elétrico, queria o mais interessante qualidade/preço que se adeque a uma família. O único critério de exclusão assente na minha cabeça é carros franceses não. No início estava a ver carros de 7 lugares, mas depois de ver alguns acho que não se justifica e mais vale um de 5 que dê espaço para as 3 cadeirinhas. Até agora testei: Skoda Elroq (o Kodiaq não estava disponível), Tesla Y, e esta semana tb testei BYD Seal U e o BYD Sealion. Eu gostei do minimalismo da Tesla por dentro, mas em casa querem fugir da marca do causa do Musk. Os contras também foi parecer não ser muito bom de manobras, parece que o volante não roda tanto quanto devia, e o Y é maior do que parece à vista desarmada. Testei estacionar na garagem de minha casa e foram manobras a mais para um carro que deve ser de família. Neste momento estou mais inclinado para o BYD Sealion. Condução suave, imenso espaço e bem aproveitado, ar moderno e e pouco chinesado (ao contrário dos outros BYD que lá estavam), e esteticamente apelativo tanto por dentro como por fora. Deixo abaixo. É lindíssimo esse carro. E sim, eu também fugiria dos carros desse demente. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 7 Agosto 2025 @Ego Sum conheço quem tenha um Seal-U, caso tenhas questões específicas da marca. Posso dizer que já o conduzi e gostei bastante, cheio de tecnologia e tal. Também já andei atrás e acho que tem muito espaço, mas honestamente não faço ideia se seria suficiente para 3 cadeiras, só tentando. Não tenho mesmo noção. Compartilhar este post Link para o post
vidz Publicado 7 Agosto 2025 Esse Sealion faz-me lembrar o Citroen C5X em algumas coisas. Gosto muito. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 7 Agosto 2025 Citação de Ghelthon, Agora: @Ego Sum conheço quem tenha um Seal-U, caso tenhas questões específicas da marca. Posso dizer que já o conduzi e gostei bastante, cheio de tecnologia e tal. Eu testei ontem, gostei mais do Sealion na condução. O Seal U é mais um SUV clássico com visão de cima para a estrada e mesmo esteticamente é mais SUV clássico. A BYD vai ter summer sales dia 8 e dia 9 de Agosto, para o Sealion nunca há promoções mas para o Seal U terão, hoje receberão o preço que estará em vigor nesses dias, se no final for uma diferença de uns 10k provavelmente faz sentido ir para o Seal U. Pelos preços que ouvi ontem a diferença sem promoção são 3k, por esse valor iria sempre para o Sealion. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 7 Agosto 2025 Citação de Ego Sum, Agora: Eu testei ontem, gostei mais do Sealion na condução. O Seal U é mais um SUV clássico com visão de cima para a estrada e mesmo esteticamente é mais SUV clássico. A BYD vai ter summer sales dia 8 e dia 9 de Agosto, para o Sealion nunca há promoções mas para o Seal U terão, hoje receberão o preço que estará em vigor nesses dias, se no final for uma diferença de uns 10k provavelmente faz sentido ir para o Seal U. Pelos preços que ouvi ontem a diferença sem promoção são 3k, por esse valor iria sempre para o Sealion. O Sealion é bem bonito, faz-me lembrar o Jaguar I-Pace (de que também gosto). Estive agora a ver e acho que o Seal-U tem 20% menos de cago space, mas não sei se isso só se manifesta em termos de mala ou não. Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 7 Agosto 2025 Citação de Ego Sum, há 29 minutos: Eu gostei do minimalismo da Tesla por dentro, mas em casa querem fugir da marca do causa do Musk. Os contras também foi parecer não ser muito bom de manobras, parece que o volante não roda tanto quanto devia, e o Y é maior do que parece à vista desarmada. Testei estacionar na garagem de minha casa e foram manobras a mais para um carro que deve ser de família. Não tenho comparativo face à BYD, mas realmente um problema dos Teslas é a brecagem, não tem mesmo amplitude nenhuma. Contudo, acho que é uma questão de hábito e ires conhecendo o carro, porque de resto é mesmo muito fácil de conduzir. Face à BYD, talvez tenha a vantagem de teres os postos de carregamento exclusivos, que são bastante mais intuitivos e práticos que os postos normais. Ainda assim, creio que a nova legislação da mobilidade elétrica possa ter algum impacto nisso e acabe por facilitar a vida para toda a gente. Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 7 Agosto 2025 De quiseres fugir aos SUV, a nova CLA shooting brake e o id7 tourer são opções mais eficientes. 2 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 7 Agosto 2025 Citação de pm2lp, há 6 minutos: De quiseres fugir aos SUV, a nova CLA shooting brake e o id7 tourer são opções mais eficientes. Obrigado pelas sugestões, ainda não me tinha cruzado com esses modelos, vou investigar Compartilhar este post Link para o post