Ir para conteúdo
NIkeL

Carros

Publicações recomendadas

É mesmo pena que só saibam contar até 15. 😞

xZY6hJ0.png

(Tenho de ser sincero e dizer que, às velocidades a que geralmente ando em AE, tenho tido imensa sorte em nunca ter sido apanhado em nenhum radar.)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Kimi Raikkonen, há 12 horas:

Estou impressionado sobre o quão m*rda é o site do imt para renovar uma simples carta de condução em pleno 2026.

a minha esposa teve de renovar agora no fim do ano e o site estava sempre em baixo, teve de se deslocar a loja física

Citação de Ghelthon, há 8 minutos:

É mesmo pena que só saibam contar até 15. 😞

xZY6hJ0.png

(Tenho de ser sincero e dizer que, às velocidades a que geralmente ando em AE, tenho tido imensa sorte em nunca ter sido apanhado em nenhum radar.)

onde consigo ver isso?

multas de excesso de velocidade contam?

Editado por Hammerfall

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 2 minutos:

onde consigo ver isso?

multas de excesso de velocidade contam?

https://portalcontraordenacoes.ansr.pt/

Sim, teoricamente todas as multas (estacionamento não contam) são visíveis aqui. Mas talvez só as mais recentes, porque há uns anos a primeira multa que tive (com um mês de carta) aparecia e agora já não aparece.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Também não sei como nunca apanhei multas de excesso de velocidade... 

Compartilhar este post

Link para o post

A unica que apanhei claramente foi culpa do meu carro (bem eu tb devia saber pelas regras), porque o carro indicou que a estrada tinha um limite máximo de 90 e afinal era 50.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu apanhei uma por ir a 75 numa zona de 70. Contestei e ainda não recebi resposta. Isto há mais de 2 anos. Desconfio que neste verão vou ter uma surpresa...

Compartilhar este post

Link para o post

Aliás, tenho uma coisa curiosa: o meu Ibiza, desde que é meu, nunca sequer parou numa operacao STOP. E acreditem que já passei em várias, até ao cúmulo de ter um GNR no meio da estrada a parar o carro à minha frente, e sair para me deixar passar.

Citação de John Bonifácio, há 2 horas:

Eu apanhei uma por ir a 75 numa zona de 70. Contestei e ainda não recebi resposta. Isto há mais de 2 anos. Desconfio que neste verão vou ter uma surpresa...

Pagaste? Se não pagaste, provavelmente já não tens de pagar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Aliás, tenho uma coisa curiosa: o meu Ibiza, desde que é meu, nunca sequer parou numa operacao STOP. E acreditem que já passei em várias, até ao cúmulo de ter um GNR no meio da estrada a parar o carro à minha frente, e sair para me deixar passar.

Pagaste? Se não pagaste, provavelmente já não tens de pagar.

Não paguei nada e se calhar até já prescreveu, sim. No verão já irei saber.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 14 minutos:

Não paguei nada e se calhar até já prescreveu, sim. No verão já irei saber.

Sim, vê isso. O mito urbano é que eles não conseguem responder atempadamente a todas as contestações (que talvez não seja tão mito assim). 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, Em 21/03/2026 at 12:49:

já prescreveu, são 2 anos

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Malta dos elétricos, alguém tem feedback do Polestar 2 Long Range 170kW/ 78 kWh? Um conhecido está a vender o dele com 70k km por 25k€. Fui espreitar os preços dos usados num instante e pareceu-me um preço interessante. 

@Ego Sum Vi no tópico que compraste há pouco um elétrico, mas que querias algo com mais espaço. Chegaste a ver alguma coisa dos Polestar/ tens feedback? Do 3 talvez (o mais espaçoso)?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de vidz, há 50 minutos:

Malta dos elétricos, alguém tem feedback do Polestar 2 Long Range 170kW/ 78 kWh? Um conhecido está a vender o dele com 70k km por 25k€. Fui espreitar os preços dos usados num instante e pareceu-me um preço interessante. 

@Ego Sum Vi no tópico que compraste há pouco um elétrico, mas que querias algo com mais espaço. Chegaste a ver alguma coisa dos Polestar/ tens feedback? Do 3 talvez (o mais espaçoso)?

A minha procura foi restrita porque tinha o requisito de necessitar de um carro que acomodasse 3 cadeirinhas no banco de trás.

Eu comprei o BYD Sealion, o equivalente na Tesla é o Y e na Polestar é o 4. O Polestar 4 não se enquadrava porque na verdade parecia ter sido desenhado como um carro espaçoso para 4 lugares (2+2), que eventualmente daria para levar um 3º adulto no meio para uma viagem pequena, mas nao está desenhado para acomodar 3 cadeirinhas de criança.

Não conheço ninguém com Polestar nem tenho feedback, no entanto que toca a carros elétricos dessa gama e autonomia, aconselho bastante. Não tenho stresses nenhuns, neste último fim de semana fiz prolongado para os lados de Guimarães, paniquei um bocado quando reparei que estava a 50% e que a mulher se tinha esquecido de o meter a carregar, deu para fazer tudo e quando regressei ainda sobraram mais de 20%.

Além disso não pagas IUC, o custo da eletricidade é bem mais barato que combustíveis, gasto tipo 0.03€ por cada km que faço, e o custo de manutenção tb será inferior (o motor elétrico tem muito menos peças móveis, não precisa de mudanças de óleo, filtros de combustível, velas, correias de distribuição, problemas de embraiagem/caixa de velocidades etc)

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de vidz, há 1 hora:

Não sei se viste, mas lançaram um novo cupra, Raval. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, Em 21/03/2026 at 12:49:

Ninguém bate as minhas. Sim, no plural!

Multado há coisa de 2 anos no radar fixo da EN119 (50 km/h). A 56 km/h por volta das 9h30 no sentido S/N e a 54 km/h às 18h no sentido N/S.

Nunca disse tanta caralhada na vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca perdi pontos.

E ao dia de hoje, nem sei como é que não me lixei em 2 ou 3 situações em que não me apercebi do radar 😄 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 32 minutos:

Multado há coisa de 2 anos no radar fixo da EN119 (50 km/h). A 56 km/h por volta das 9h30 no sentido S/N e a 54 km/h às 18h no sentido N/S.

54? Sempre pensei que esses radares tivessem uma tolerância de 5 km/h.

Multas só uma de estacionamento, não paguei parquímetro, e outra por ter os faróis de nevoeiro ligados, quando nem 2 minutos antes tinha passado por uma zona em que não se via boi à frente, mas pronto, os senhores guardas deviam estar com fome para a ceia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Peplin, há 5 horas:

Caça à multa disfarçada de prevenção rodoviária é revoltante, sim. Eu tenho menos desculpas porque 70 km/h é uma velocidade bem aceitável para uma variante interna da cidade, mas no teu caso também ficava lixado.

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)

Nunca conduzi, mas já andei num Polestar e é bastante bom, em geral. Não faço ideia de como é em termos de manutenção e afins, mas como passageiro (4 pessoas no carro) foi bastante ok, e é tudo bonito lá dentro.

Citação de Peplin, há 6 horas:

Aí também tens culpa, vá. Apanhar multas em radares fixos que conheces, ou a usar GPS, é quase Darwin award. 😬

Eu continuo invicto em Portugal. Só tenho uma multa por velocidade, e foi na Alemanha.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho andado a olhar a sério para o BYD Seal 6 DM-i. Nunca achei muita piada a SUVs e sempre fui mais tipo de sedans...

A opção por um PHEV e não um EV é requisito da senhora com quem partilho a habitação (e a vida...), e não acho que valha a pena comprar essa guerra. 

Fora isso, algo a dizer? @Ego Sum, como BYD owner...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carlos Gouveia, há 17 minutos:

Tenho andado a olhar a sério para o BYD Seal 6 DM-i. Nunca achei muita piada a SUVs e sempre fui mais tipo de sedans...

A opção por um PHEV e não um EV é requisito da senhora com quem partilho a habitação (e a vida...), e não acho que valha a pena comprar essa guerra. 

Esse modelo foi lançado no mês em que estava a comprar, chegou na altura ao stand. Só o vi, não fiz test drive, mas pareceu interessante.

Preferi o Sealion 7 por precisar de espaço com 3 crianças pequenas e não fazemos viagens longas regularmente para justificar não ser 100% elétrico.

Como BYD owner continuo muito feliz, sem nunca ter tido problemas, e aconselho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

No meio de algumas medidas interessantes espetam com o "fim da obrigatoriedade de mudanças manuais [nas aulas de condução] na categoria B". Até me arrepiei.

Eu começava pelos básicos.

Exemplo 1: impossibilitar esquemas de fuga às multas porque demoram a chegar ou porque se escreve uma carta não sei para onde. Em 2026 não há nenhum motivo para o processo não ser totalmente digitalizado, tipo receber uma SMS no próprio a dizer foste caçado na estrada X, km Y, a multa é W e tens 1 semana para ir ao site Z escolher a forma de pagamento ou contestar.

Exemplo 2: com o rigor que já existe nos timestamps de radares, portagens e outras câmaras, impedir a prática atual do "se nunca passar dos 140kmh na autoestrada nunca sou multado", que eu próprio faço. Por exemplo, todas as portagens serem transformadas em radares de velocidade média.

Depois pode-se falar em mais medidas, como rever em baixa os limites de álcool no sangue, apertar regras de renovação de carta, rever em baixa limites de velocidade em localidades (sobretudo zonas escolares, como nos EUA), rever em alta as penalizações nos pontos, etc.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Carlos Gouveia, há 1 hora:

Não especificamente sobre esse modelo, mas também tenho óptimo feedback de BYD. Já conduzi um Seal-U e adorei, a andei muitas vezes nesse mesmo exemplar como passageiro, tem imenso espaço em qualquer lugar.

Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Fico meio dividido na questão da velocidade, mas no álcool acho que devia ser tolerância praticamente zero, especialmente num país como o nosso, com tantos problemas na relação álcool/condução.

Editado por Ghelthon
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Em 22/04/2026 at 14:30:

Aí também tens culpa, vá. Apanhar multas em radares fixos que conheces, ou a usar GPS, é quase Darwin award. 😬

Eu continuo invicto em Portugal. Só tenho uma multa por velocidade, e foi na Alemanha.

Vou apimentar a história, travei de PROPÓSITO por causa dele, em ambos os sentidos e pensei "Opá, isto deve estar calibrado para multar a partir dos 60". 😂🤦‍♂️

Citação de Claudiojp, Em 22/04/2026 at 08:46:

54? Sempre pensei que esses radares tivessem uma tolerância de 5 km/h.

Descontada a tolerância, claro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...