Ir para conteúdo
NIkeL

Carros

Publicações recomendadas

E sim é verdade, para quem anda muito o Diesel é melhor. Mas so compensa para quem anda 30/40 mil km/ano. ;)

É isso que eu e o Peplin dizemos. Eu ja nem digo nada se nao os fanboys do Diesel matam-me, por isso o Peplin que dê o corpo as balas por mim. :lol:

Se reparares os desportivos a sério sao a gasolina. Quando se falou num Mitsu Evolution a diesel...jeez os "clientes" passaram-se, pois o diesel nao da aquele prazer como a gasolina.

mas nem toda a gente pode ter um carro que bebe 8\9 aos 100.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Mashanagazatiko

mas nem toda a gente pode ter um carro que bebe 8\9 aos 100.

Mas ja podem comprar a gasoleo que é mais uns quantos "mil € " :lol:

be side, hoje ha muito carro que faz menos de 7l/100 a gasolina. Informa-te antes dessas postas de pescada. ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

E sim é verdade, para quem anda muito o Diesel é melhor. Mas so compensa para quem anda 30/40 mil km/ano. ;)

É isso que eu e o Peplin dizemos. Eu ja nem digo nada se nao os fanboys do Diesel matam-me, por isso o Peplin que dê o corpo as balas por mim. :lol:

Se reparares os desportivos a sério sao a gasolina. Quando se falou num Mitsu Evolution a diesel...jeez os "clientes" passaram-se, pois o diesel nao da aquele prazer como a gasolina.

Pois, era isso que pensava. E é isso que os meus pais fazem, aliás: o carro de família é a gasóleo (que faz +- 40.000 km por ano), e o desportivo a gasolina (que faz poucos km´s, naturalmente).

Obrigado pelo esclarecimento ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Epá, hoje não estava com grande cabeça para textos, mas já que insistem... :mrgreen:

Antes de mais, as pessoas continuam a cometer o mesmo erro de sempre... comparar motores a gasolina atmosféricos com motores a gasóleo turbinados. Quando quiserem estabelecer uma comparação entre estes 2 tipos de combustível, façam-no com motores idênticos no que respeita à concepção e utilização.

Posto isto, comparemos o diesel e a gasolina, no que diz respeito aos atmosféricos. Felizmente já não se fabricam motores diesel atmosféricos. Em relação aos motores a gasolina, perdiam em toda a linha. Poluíam mais, andavam menos e gastavam praticamente o mesmo. Para além disso, nestes motores a gasóleo, eram necessárias cilindradas muitos elevadas para "sacar" uma potência razoável.

Há medida que o tempo foi avançando, os motores a gasóleo evoluíram imenso. Ganharam turbos, injecções directas, reduziram cilindradas e aumentaram a potência eo binário. No entanto, neste tempo todo, os motores a gasolina foram deixados para trás no que respeita à investigação e evolução, o que ajuda ao sentimento de que o diesel tem muitas vantagem em relação à gasolina. Errado!

Façamos esta simples comparação: lado a lado, num Skoda Fabia, temos um 1.2 TSI (gasolina) de 105 cvs e um 1.6 TDI (gasóleo), com a mesma potência.

À partida, saltam à vista 2 vantagens: o TSI é mais barato (13200€ da versão base, contra os 17300€ da versão base do TDI) e paga menos de IUC em relação à cilindrada (26,3€ do TSI contra 52,48€ do TDI). E sim, o TSI paga mais em relação às emissões de CO2, mas são só mais 17€ do que o TDI. No total, o TSI continua a pagar menos de IUC.

Depois, em relação à utilização do carro, mais vantagens para o TSI. É mais rápido nos 0-100 (10.1 do TSI contra 10.9 do TDI) e anda mais (191 km/h do TSI contra 188 do TDI). Mais, o TSI tem o binário máximo disponível por mais tempo. Das 1550 às 4100 rpm, enquanto que o TDI só tem o binário máximo disponível das 1500 às 2500 rpm. A juntar a isto, como o motor a gasolina é mais rotativo, o TSI atinge a potência máxima às 5000 rpm, enquanto que o TDI fica-se pelas 4200.

Nesta comparação, já não se coloca a questão da manutenção, mas se compararmos um motor a gasolina atmosférico com um motor diesel turbinado (como tantas vezes acontece), o motor a diesel é mais dispendioso em termos de manutenção.

Em relação às emissões de gases poluentes, se é verdade que o TDI emite menos CO2 que o TSI (se bem que a diferença é pouca), não é menos verdade que o mesmo TDI emite muito mais NOX do que o TDI. E quanto digo muito mais, estou falar de valores a rondar o dobro daqueles que o TSI emite. Atenção a um pormenor... o TDI tem uma série de filtros que permitem reduzir as emissões. O TSI nem por isso...

Mas são só vantagens? - perguntam vocês. É óbvio que não. Também há desvantagens, mas não são assim muitas. :mrgreen: O TDI aproveita melhor o combustível que o TSI e consome menos, apesar da diferença ser pequena (4,2 do TDI contra 5,3 do TSI). Para além, é mais do que sabido que o gasóleo é mais barato que a gasolina.

No futuro, acredito que estas desvantagens serão atenuadas ou mesmo anuladas. A diferença de consumo entres 2 motores de potências semelhantes já foi maior e caminha para se igualar. Ainda há um grande trabalho pela frente num melhor aproveitamento da gasolina, que resultará num menor consumo.

Na parte dos preços é que a coisa é mais complicada... isso acontece porque há um lobby do diesel em Portugal. A esmagadora maioria das empresas utiliza veículos a gasóleo, o que não ajuda a um eventual aumento do preço do gasóleo. Por isso, já há muito tempo que sou da opinião de que se devia criar o gasóleo profissional. Se isso acontecesse, libertava-se o preço do gasóleo, de maneira a igualar o preço da gasolina. Não esqueçamos que o custo de obtenção do gasóleo é muito maior que o custo de obtenção da gasolina.

Enfim, acho que já disse tudo. Leiam, pesquisem e depois formem a vossa opinião. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Esse Land Rover: frente feia, traseira bonita.

Todo bonito :prayer: :heart: Se fosse agora comprar um jipe, seria esse.

btw, peps, bom texto :handclap:

Eu estou bem ciente que os tsi's sao bons motores, com melhores performances que os tdis equivalentes, mas eu sou grande adepto dos tdis devido ao facto de consumirem menos e do combustível ser mais barato. Porque de resto, é óbvio que a sonoridade e suavidade de um a gasolina é outra coisa, contra aquele som típico dos diesel que não mete medo a ninguém e as vibrações e ruído excessivo de um diesel.

O meu problema é que nunca conduzi nenhum TSI :mrgreen: ja conduzi carros a gasolina, mas sem turbos e aquilo meu deus, quando vou a pegar no meu (tdi) a diferença é abismal e o meu tem apenas 90 cv... O carro mais potente a gasolina que devo ter conduzido, devia ter 75 cv...

ja agora:

A juntar a isto, como o motor a gasolina é mais rotativo, o TSI atinge a potência máxima às 5000 rpm, enquanto que o TDI fica-se pelas 4200.

Isto não é necessariamente uma coisa a favor do TSI...

O que isso quer dizer é que para andar a topo, gasta-se menos no TDI 8)

E não confiar muito nos consumos que vêm nos livrinhos e nas revistas, pois regra geral são muito optimistas...

Para mim, tudo o que for menos de 6 litros aos 100 é bom, mas se me derem a escolher 2 carros que consumam 6 litros aos 100 e um for a gasolina e outro a gasóleo, é óbvio que escolho o a gasóleo, devido ao preço do combustível. Se fosse noutro país, provavelmente nao...

A unica maneira de me fazerem ter um carro a gasolina era juntarem um normal 1.2 TSI de 105 cv e um motor electrico, qualquer coisa do genero do Prius, mas num carro mais jeitosinho e com um motor a gasolina em condiçoes. Assim aquilo ja consumia uns 4 litros aos 100 e a diferença no preço do combustivel ja nao se sentia tanto... 8)

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Mashanagazatiko

Porque so falam nos Tsi's? Ha os THP, etc.

E sim Zi, é uma coisa a favor. Pois quanto mais rotativo, mais "carro" tens. Ou seja, tens sempre disponibilidade, enquanto pouco rotativo, so tá disponivel numa determinada faixa de rotação. ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Guest paulo_martins

continuo a preferir o Range Rover Sport supercharged de 2010.

Compartilhar este post

Link para o post

É, porque se puxares por uma mudança, tens mais motor até mais tarde.

Quanto à tua 2ªfrase, é verdade e é por aí que se fazem as maiores diferenças. A grande maioria dos motores a gasolina, acima dos 120/130, gastam imenso.

Ah, há outro pormenor. Os carros a gasolina têm que se saber conduzir. Quem tiver carros a gasolina, tente saber em que rotação é que o vosso carro atinge a potência e binário máximos. Se conseguirem obter as curvas de binário e de potência, ainda melhor. Posso-vos dizer que esta semana tenho andando com o carro do meu pai e a média está nos 6,2l/100, sem andar a pastar.

Compartilhar este post

Link para o post

O Lamborcoiso que o NIkeL fotografou aí atrás quase dá para transportar as compras naqueles buracos ao lado da matrícula da frente, não sei como acham aquilo bonito...

Compartilhar este post

Link para o post

8)

Esperem mais uns aninhos até verem os motores a gasolina a encostarem os diesel.

Acho que mais depressa vamos ver os motores eletricos encostar os motores a gasolina.

Também fico à espera desse texto Peplin :mrgreen:

A ideia que tenho é que os carros a gasolina são mais baratos, andam mais mas o combustível é mais caro; os carros a gasóleo são mais caros, andam menos mas o combustível é mais barato. Dito isto, sempre pensei que para as pessoas normais e que andam muito com o carro, o melhor são os carros a gasóleo...

Depende muito da utlização que se faz de um carro, eu nunca consegui fazer menos de 40.000km por ano, no ano em que andei mais de novembro a junho fiz 54.000km, gastava em media 400€ de gasoleo por mes, se fosse gasolina, bem tinha declarado falencia!

Há carros que pura e simplemente não faz sentido ter a disel! Mas quem é que no seu prefeito juizo queria ver um lambo ou um ferrari a disel? Mas será que alguem algum dia imagina ver um carro de formula 1 a disel?

Alem do mais, quem tem dinheiro para comprar um carro destes, tambem tem dinheiro para o sustentar!

Epá, hoje não estava com grande cabeça para textos, mas já que insistem... :mrgreen:

Antes de mais, as pessoas continuam a cometer o mesmo erro de sempre... comparar motores a gasolina atmosféricos com motores a gasóleo turbinados. Quando quiserem estabelecer uma comparação entre estes 2 tipos de combustível, façam-no com motores idênticos no que respeita à concepção e utilização.

Posto isto, comparemos o diesel e a gasolina, no que diz respeito aos atmosféricos. Felizmente já não se fabricam motores diesel atmosféricos. Em relação aos motores a gasolina, perdiam em toda a linha. Poluíam mais, andavam menos e gastavam praticamente o mesmo. Para além disso, nestes motores a gasóleo, eram necessárias cilindradas muitos elevadas para "sacar" uma potência razoável.

Há medida que o tempo foi avançando, os motores a gasóleo evoluíram imenso. Ganharam turbos, injecções directas, reduziram cilindradas e aumentaram a potência eo binário. No entanto, neste tempo todo, os motores a gasolina foram deixados para trás no que respeita à investigação e evolução, o que ajuda ao sentimento de que o diesel tem muitas vantagem em relação à gasolina. Errado!

Façamos esta simples comparação: lado a lado, num Skoda Fabia, temos um 1.2 TSI (gasolina) de 105 cvs e um 1.6 TDI (gasóleo), com a mesma potência.

À partida, saltam à vista 2 vantagens: o TSI é mais barato (13200€ da versão base, contra os 17300€ da versão base do TDI) e paga menos de IUC em relação à cilindrada (26,3€ do TSI contra 52,48€ do TDI). E sim, o TSI paga mais em relação às emissões de CO2, mas são só mais 17€ do que o TDI. No total, o TSI continua a pagar menos de IUC.

Depois, em relação à utilização do carro, mais vantagens para o TSI. É mais rápido nos 0-100 (10.1 do TSI contra 10.9 do TDI) e anda mais (191 km/h do TSI contra 188 do TDI). Mais, o TSI tem o binário máximo disponível por mais tempo. Das 1550 às 4100 rpm, enquanto que o TDI só tem o binário máximo disponível das 1500 às 2500 rpm. A juntar a isto, como o motor a gasolina é mais rotativo, o TSI atinge a potência máxima às 5000 rpm, enquanto que o TDI fica-se pelas 4200.

Nesta comparação, já não se coloca a questão da manutenção, mas se compararmos um motor a gasolina atmosférico com um motor diesel turbinado (como tantas vezes acontece), o motor a diesel é mais dispendioso em termos de manutenção.

Em relação às emissões de gases poluentes, se é verdade que o TDI emite menos CO2 que o TSI (se bem que a diferença é pouca), não é menos verdade que o mesmo TDI emite muito mais NOX do que o TDI. E quanto digo muito mais, estou falar de valores a rondar o dobro daqueles que o TSI emite. Atenção a um pormenor... o TDI tem uma série de filtros que permitem reduzir as emissões. O TSI nem por isso...

Mas são só vantagens? - perguntam vocês. É óbvio que não. Também há desvantagens, mas não são assim muitas. :mrgreen: O TDI aproveita melhor o combustível que o TSI e consome menos, apesar da diferença ser pequena (4,2 do TDI contra 5,3 do TSI). Para além, é mais do que sabido que o gasóleo é mais barato que a gasolina.

No futuro, acredito que estas desvantagens serão atenuadas ou mesmo anuladas. A diferença de consumo entres 2 motores de potências semelhantes já foi maior e caminha para se igualar. Ainda há um grande trabalho pela frente num melhor aproveitamento da gasolina, que resultará num menor consumo.

Na parte dos preços é que a coisa é mais complicada... isso acontece porque há um lobby do diesel em Portugal. A esmagadora maioria das empresas utiliza veículos a gasóleo, o que não ajuda a um eventual aumento do preço do gasóleo. Por isso, já há muito tempo que sou da opinião de que se devia criar o gasóleo profissional. Se isso acontecesse, libertava-se o preço do gasóleo, de maneira a igualar o preço da gasolina. Não esqueçamos que o custo de obtenção do gasóleo é muito maior que o custo de obtenção da gasolina.

Enfim, acho que já disse tudo. Leiam, pesquisem e depois formem a vossa opinião. ;)

Concordo com muitas coisas, mas não concordo contudo.

O facto de os motores a gasolina serem mais rotativos, é um contra, porque enquanto num disel vais a 140km/h às 2500/3000rpm, num a gasolina vais a essa velocidade perto das 4000rpm, o que faz com que os motores tenham bastante mais desgaste, mesmo que em termos de oleos tenhamos melhorado muito, o que premiter ter uma longevidade maior nos motores a gasolina, o facto de ires com uma rotação mais elevada faz com que o carro consuma mais, do que o modelo a gasoleo, alem disso fazeres uma viagem de 300km sempre com o carro nessa rotação, é quase sempre mais desconfortavel (principalmente se fores ao lado) porque andar 2h seguidas com o nivel de ruido que um motor a gasolina às 4000rpm provoca é substancialmente mais desconfortavel que andares as mesmas 2h com uma rotação muito mais baixa!

Agora é também um facto que os motores a gasolina são MUITO mais divertidos de conduzir, pelo menos para mim, quem é que não gosta de sair de uma curva apertada em que quase teve que parar, e acelarar a fundo e o ver o carro desatar a arracar paralelo, ouvir aquele ronco bruto do motor, e ganhar velocidade até à curva seguinte onde tens que travar a fundo para repetir tudo outra vez? Eu sinceramente adoro, mas quem vai ao meu lado a dar com os "cornos" no vidro, não gosta muito da experiencia!:mrgreen:

Todo bonito :prayer: :heart: Se fosse agora comprar um jipe, seria esse.

btw, peps, bom texto :handclap:

Eu estou bem ciente que os tsi's sao bons motores, com melhores performances que os tdis equivalentes, mas eu sou grande adepto dos tdis devido ao facto de consumirem menos e do combustível ser mais barato. Porque de resto, é óbvio que a sonoridade e suavidade de um a gasolina é outra coisa, contra aquele som típico dos diesel que não mete medo a ninguém e as vibrações e ruído excessivo de um diesel.

O meu problema é que nunca conduzi nenhum TSI :mrgreen: ja conduzi carros a gasolina, mas sem turbos e aquilo meu deus, quando vou a pegar no meu (tdi) a diferença é abismal e o meu tem apenas 90 cv... O carro mais potente a gasolina que devo ter conduzido, devia ter 75 cv...

ja agora:

E não confiar muito nos consumos que vêm nos livrinhos e nas revistas, pois regra geral são muito optimistas...

Para mim, tudo o que for menos de 6 litros aos 100 é bom, mas se me derem a escolher 2 carros que consumam 6 litros aos 100 e um for a gasolina e outro a gasóleo, é óbvio que escolho o a gasóleo, devido ao preço do combustível. Se fosse noutro país, provavelmente nao...

A unica maneira de me fazerem ter um carro a gasolina era juntarem um normal 1.2 TSI de 105 cv e um motor electrico, qualquer coisa do genero do Prius, mas num carro mais jeitosinho e com um motor a gasolina em condiçoes. Assim aquilo ja consumia uns 4 litros aos 100 e a diferença no preço do combustivel ja nao se sentia tanto... 8)

Andar a rasgar gas muito, seja qual for o motor seja qual for o carro!

Os hibridos, neste momento são um hype, são point less, porque um hibrido e digam o que disserem as revistas, gastam praticamente o mesmo que os equivalentes a gasolina, andei com um prius 15 dias, aquilo é uma cagada em 3 actos, para conseguir os consumos que eles anunciam, tenho que andar praticamente parado, e se por acaso me lembrar de arrancar assim a modo que à bruta, lá se fdeu a media. Por incrivel que pareça eu conseguia fazer melhores medias com o meu anterior passat 2.0 tdi do que consegui com o prius, por exemplo no trajecto Beja-Serpa que é praticamente só rectas e plano, no passat a fazer uma media de 100km/h fazia um consumo de 4.1L, com o prius consegui a miseravel media de 5,7L, e apenas à velocidade de 80km/h! Com o Civic consegui um bocadinho melhor fiz 5.2L à media de 100km/h, mas só o experimentei durante 2h, por isso não tive grande experiencia com o carro!

Por isso para termos um hibrido interessante, ainda vai demorar uns aninhos valentes!

Já agora mas qual gallardo qual crl!!!

Isto sim é carro!

mbsslrsm.jpg[/

Editado por Bazuka

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Mashanagazatiko

Só me das razao Bazuka, no teu post dirigido a mim ! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Andar a rasgar gas muito, seja qual for o motor seja qual for o carro!

Nao percebi o que quiseste dizer com isto :o

Compartilhar este post

Link para o post

No outro dia vi um SLS AMG, confesso que fiquei cheio de inveja do espanhol que ia a conduzir :mrgreen:

Que obra de arte :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Só me das razao Bazuka, no teu post dirigido a mim ! ;)

Eu não disse que não tinhas razão! Em algumas coisas concordo, noutras não concordo!

Nao percebi o que quiseste dizer com isto :o

LOOL

Comi letras! Queria dizer "gasta" que se andares a dar gaz com o carro tanto gasta o carro a gasolina como gasta o carro a gasoleo!

Compartilhar este post

Link para o post

Bazuka, muito dificilmente os carros eléctricos serão uma solução de futuro. Pelo menos, não para já. Há muito lobby por detrás do petróleo.

Quanto à rotatividade, os carros a gasolina, por serem mais rotativos, estão preparados para aguentarem longas tiradas a altas rotações. Além disso, 4000 rpm num carro a gasolina, representam o mesmo esforço que 2500/3000 rpm num a gasóleo.

Não concordo com o facto de ser mais desagradável andar 2 horas a ouvir um motor a gasolina nas 4000 rpm ao invés de um motor a gasóleo a 2500/3000 rpm. Só o simples trabalhar do diesel ao ralenti incomoda.

Em relação ao Prius, os de 3ªgeração já fazem consumos muito menores, existindo vários exemplos de modelos a consumirem menos de 4,5l/100.

Compartilhar este post

Link para o post

Bazuka, muito dificilmente os carros eléctricos serão uma solução de futuro. Pelo menos, não para já. Há muito lobby por detrás do petróleo.

Quanto à rotatividade, os carros a gasolina, por serem mais rotativos, estão preparados para aguentarem longas tiradas a altas rotações. Além disso, 4000 rpm num carro a gasolina, representam o mesmo esforço que 2500/3000 rpm num a gasóleo.

Não concordo com o facto de ser mais desagradável andar 2 horas a ouvir um motor a gasolina nas 4000 rpm ao invés de um motor a gasóleo a 2500/3000 rpm. Só o simples trabalhar do diesel ao ralenti incomoda.

Em relação ao Prius, os de 3ªgeração já fazem consumos muito menores, existindo vários exemplos de modelos a consumirem menos de 4,5l/100.

A mim por exemplo incomoda-me muito menos o trabalhar do carro a gasoleo do que do carro a gasolina, isto durante longas viagens, porque para pequenos trajectos não me incomoda nenhum!

Em relação ao prius, mesmo que fizesse 4l no trajecto em que eu faço 4.1L com um carro disel "normal" acho que é muito o consumo e muito pouco eficiente!

Compartilhar este post

Link para o post

À macho é cortar na comida e na escola dos filhos para sustentar a bomba a gasolina.

GASOLINA :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

À macho é cortar na comida e na escola dos filhos para sustentar a bomba a gasolina.

GASOLINA :prayer:

Vê-se que não tens putos!

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Wrangler Rubicon com gandas sapatos <3

Compartilhar este post

Link para o post

Considero que a nivel urbano um diesel é infinitamente superior. É normalmente mais ágil em baixas e gasta menos.

Ainda assim gasolina, o som, a magia, o purismo. Gasolina :prayer:

Que eu saiba não. Em baixas não entra o turbo que lhe dá mais agilidade, regra geral um Diesel é turbo charged. Pelo menos é o que acho, em baixas, os gasolina devem ser mais ágeis.

Compartilhar este post

Link para o post

Que eu saiba não. Em baixas não entra o turbo que lhe dá mais agilidade, regra geral um Diesel é turbo charged. Pelo menos é o que acho, em baixas, os gasolina devem ser mais ágeis.

Isso depende de quando têm o maior binario disponivel.

O teu deve ser às 1900 rpm, como o meu, nessa altura (e um pouco antes e depois das 1900 rpm) é quando tens melhor resposta.

Nos a gasolina, se nao tiverem turbo, sao mais lentinhos, isto claro se falarmos de um normal a gasolina até 90 cv ou assim.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Mashanagazatiko

Gasolina é muito linear. Nunca tem o kick do Turbo. E so é forte entre medias/altas rotações,5000/6000 rpm, que é quando atingem binario maximo. Um diesel, ate antes das 2000 rpm ja tem binario maximo.

Btw caixas curtas em gasolinas... <3 esses sim têm baixas muito fortes. Andei num Polo 16v sport..tem boas baixas para gasolina. Espantou-me.

Editado por Mashanagazatiko

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...