hipster Publicado 29 Novembro 2008 Hum, mas eu faço isso na vida cívil. Num sítio que se chama... escola. Quanto ao respeito, acho que o respeito se aprende mais na escola do que no exército. Porquê? Porque na escola tu aprendes a respeitar o professor, alguém que na teoria deves respeitar por ser letrado, escolarizado, intelectual. Alguém que no fundo, até tens prazer em respeitar. Na escola tem que haver disciplina... e se nos últimos anos esta se tem perdido, alguma coisa está mal. Já na tropa, respeitas o superior hierárquico por medo, porque ele tem mais chapas no peito do que tu. Pode ser um gorila, um burro do crl, mas tens que o respeitar e fazer cegamente o que te pedem. Isso não é saudável. Por alguma razão, os regimes mais hediondos que a Humanidade já viu tiveram as suas bases nas forças militares e paramilitares... Não concordo, as experiências dos ultimos anos mostram que nas escolas os miudos não têm respeito por ninguem, superiores, iguais e inferiores. Os berros de dá-me o telemovel e constantes idas para as ruas são coisas banais na escola e até já se consideram normais. Pode ser que tu sejas um individuo correcto que respeita os superiores, mas tanto há pessoas como tu como há pessoas que não respeitam ninguem. Quanto ao medo na tropa só fala assim quem nunca lá foi. Normalmente respeita-se mais os superiores porque têm mais experiência, mais anos de trabalho. Se são superiores é porque trabalharam para lá chegar. Mas de novo, há pessoas e pessoas. Na tropa há aqueles que preferem olhar para cargos de chefia como malvados, e fazem tudo por medo quando se calhar deviam fazer por respeito. Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 29 Novembro 2008 Ou seja, achas que pessoas indisciplinadas na escola onde se devem esgrimir argumentos com base no diálogo em vez da força, só conseguem ser domadas na tropa, é isso? Que a tropa é um viveiro para os indisciplinados? Eu estou deveras preocupado com as novas gerações, e não falo do início dos 90, mas sim dos putos que estão agora entre o 1º e o 7º/8º ano... ainda há dias um puto de 12 anos disse ao prof de História que fosse mandar calar a mãe dele! E olha que esses estão-se bem a cagar para tropas e afins, e com um bocadinho de sorte ainda não numa de rebelde lá e tudo. A ideia do medo é a imagem que muita vez me chegou... não posso confirmar se é verdade ou não, mas convivo por vezes com militares e a ideia que transparece é, "ou fazes o que o bicho manda ou tás fdd...". Eu pessoalmente, relativamente aos cargos de chefia, não olho como malvados nem como não-malvados. Se queres saber, não sei qual é a patente mais elevada, se um capitão se um coronel. Tenho muito mais respeito a profissões da vida civil do que a profissões da "força"... Será que me ficavam com uma osga se chamasse tenente a um major? Provavelmente, por mim era para o lado que dormia melhor. Compartilhar este post Link para o post
hipster Publicado 29 Novembro 2008 Estás a entender mal o que estou a dizer. Não há apenas indisciplinados nas escolas, mas que o problema é muito grande é, e torna-se cada vez mais... "tolerável". Um pouco de disciplina não lhes fazia mal. Mas na tropa o problema é igual. Dou um exemplo, uma colega minha estava a dar formação a novos recrutas, ela é paraquedista e podre de boa, um dos recrutas esticou-se e mandou uma boca desrespeitadora. Ela fez algo muito pouco usual, mandou xapadão no gajo. Remédio santo, levou o castigo merecido, aprendeu a ter respeito (pq alguns só percebem pelo medo), e não abriu a boca porque sabe que dps teria consequências dentro da tropa que não seriam fisicas mas sim legais no ambito da tropa. Ora o mesmo se pode dizer sobre a escola. É este tipo de disciplina que falta lá dentro. Se uma professora pudesse de vez em quando mandar um xapadão se calhar haveria mais respeito. E quantas vezes nós não dizemos que eles mereciam era 3 xapadas. E se houvesse verdadeiros castigos para miudos que não querem estar a estudar e querem fazer asneira então ainda melhor. Berra demasiado com os professores? Tenta agredir? Perturba as aulas? Expulsão, reprovação de ano, suspensão. São castigos que já não são dados. E isto promove a falta de respeito pelos superiores porque há um sentimento de impunidade. Espero ter-me feito compreender melhor desta vez. Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 29 Novembro 2008 A minha mãe tem os putos todos na ordem na aula dela e gostam todos dela porque manda uns chapadões de vez em quando. Aliás, os pais pedem-lhe isso mesmo. Já te fizeste compreender... mas estás a ver, acho que aplicação correcta dessas punições que referiste, abolidas por este governo ao abrigo do "combate ao abandono escolar" evita com que a tropa seja um local quase obrigatório para ganhar disciplina. ;) Compartilhar este post Link para o post
hipster Publicado 29 Novembro 2008 A minha mãe tem os putos todos na ordem na aula dela e gostam todos dela porque manda uns chapadões de vez em quando. Aliás, os pais pedem-lhe isso mesmo. Já te fizeste compreender... mas estás a ver, acho que aplicação correcta dessas punições que referiste, abolidas por este governo ao abrigo do "combate ao abandono escolar" evita com que a tropa seja um local quase obrigatório para ganhar disciplina. ;) A questão é, nenhum puto gosta de disciplina... mas todos eles precisam dela. Devia começar em casa, continuar na escola. A tropa seria apenas então... mais um sitio. Compartilhar este post Link para o post
balthier Publicado 29 Novembro 2008 Pode muito bem ter sido dos dias mais degradantes da minha vida. Dias secantes já tive muitos, agora miserável a todos os níveis como este não. encontrei isto agora,descreve exactamente como me senti á duas semanas Compartilhar este post Link para o post
hipster Publicado 29 Novembro 2008 encontrei isto agora,descreve exactamente como me senti á duas semanas Podes elaborar a razão? Compartilhar este post Link para o post
balthier Publicado 29 Novembro 2008 Podes elaborar a razão? simples,perdi 7 horas preciosas de aulas que são muito importantes para mim,foi muita materia dada e eu fiquei para tras.tive o dia todo sem fazer nada. primeiro foi a bandeira,ri me bue,um pedaço de pano a ser posto no topo de um poste enquanto o gajo que toca a corneta não conseguia tocar pior mesmo que tentasse e uns 4 gajos dançam com espadas. depois vamos ver um filme com rambos no meio do mato,e mostram um filme sobre a guerra colonial....a guerra colonial...isso era suposto motivar me a ir para o exercito....esse exemplo?enfim. depois olhei para dois tanques ou o crl enquanto um gajo despejava umas especificaçoes tecnicas que não intereassam a ninguem depois foi o almoço...nem vou falar sobre isso,vou so dizer que fui comer no bar depois de ter olhado para a comida. mais uma hora a olhar para tanques e mais uma palestra sobre a vida no exercito um inqueritozinho depois e estava no autocarro para casa,mas não sem antes ver a bandeira a descer e mais gente a dançar. depois de tudo o que vi,so tenho a dizer que estatentativa de me fazer adorar a patria e o exercito teve o efeito contrario Compartilhar este post Link para o post
hipster Publicado 29 Novembro 2008 Não houve ali nenhuma tentativa de te fazer adorar a pátria. Tens razão, se a vida militar não te interessa o dia de aulas dava-te mais jeito (mais que não seja as aulas de português). Quanto à bandeira é um símbolo nacional, representa a nossa nação. O hastear da bandeira é um ritual como muitos outros, e necessário, é um sinal de civismo e boa educação, se não significa nada para ti acredita que significa muito para outros. Quanto ás danças com espadas, de novo, ritual, só tens de respeitar, mesmo que não gostes, acredito que gostarias que fizessem o mesmo com as coisas que gostas. Quanto ao filme com os rambos sobre a guerra colonial, de novo, chamares rambos só mostra um pouco de imaturidade. Acredita que muito provavelmente todos eles gostariam de estar em casa, ninguém, e repito, ninguém gosta de guerra, mas alguem tem de estar preparado para o caso dela acontecer. Se a guerra colonial foi justa ou não isso é coisa para outras conversas. Quanto aos dois tanques, acredites ou não, há muita gente que vai para a tropa e acaba por sair de lá com conhecimentos técnicos, não só sobre tanques, mas sobre mecânica, essa parte não te interessou a ti, pode interessar a muitos outros. Ao contrário do que se pensa a tropa forma as pessoas academicamente. Quanto ao almoço, tens o estômago sensível. Espero que nunca passes por verdadeiras dificuldades porque nessa altura não terás dinheiro para o bar. A tropa não está ali para te servir Filet Mignon, eles têm mais onde gastar o dinheiro. Espero que tenhas ao menos respondido ao inqueritozinho, ele existe para melhorar os serviços e ideais que tu tanto pareces desvalorizar. Quanto á bandeira, repito o que disse em cima, é preciso respeitar, mais que não seja porque é a atitude adulta a tomar. Agora, se foi isto que te meteu tanto nojo, se é por causa disto que não queres "adoras a pátria" então ao menos tem a decência de respeitar quem se sente motivado com estes eventos. Compartilhar este post Link para o post
balthier Publicado 29 Novembro 2008 Não houve ali nenhuma tentativa de te fazer adorar a pátria. Tens razão, se a vida militar não te interessa o dia de aulas dava-te mais jeito (mais que não seja as aulas de português). Quanto à bandeira é um símbolo nacional, representa a nossa nação. O hastear da bandeira é um ritual como muitos outros, e necessário, é um sinal de civismo e boa educação, se não significa nada para ti acredita que significa muito para outros. Quanto ás danças com espadas, de novo, ritual, só tens de respeitar, mesmo que não gostes, acredito que gostarias que fizessem o mesmo com as coisas que gostas. Quanto ao filme com os rambos sobre a guerra colonial, de novo, chamares rambos só mostra um pouco de imaturidade. Acredita que muito provavelmente todos eles gostariam de estar em casa, ninguém, e repito, ninguém gosta de guerra, mas alguem tem de estar preparado para o caso dela acontecer. Se a guerra colonial foi justa ou não isso é coisa para outras conversas. Quanto aos dois tanques, acredites ou não, há muita gente que vai para a tropa e acaba por sair de lá com conhecimentos técnicos, não só sobre tanques, mas sobre mecânica, essa parte não te interessou a ti, pode interessar a muitos outros. Ao contrário do que se pensa a tropa forma as pessoas academicamente. Quanto ao almoço, tens o estômago sensível. Espero que nunca passes por verdadeiras dificuldades porque nessa altura não terás dinheiro para o bar. A tropa não está ali para te servir Filet Mignon, eles têm mais onde gastar o dinheiro. Espero que tenhas ao menos respondido ao inqueritozinho, ele existe para melhorar os serviços e ideais que tu tanto pareces desvalorizar. Quanto á bandeira, repito o que disse em cima, é preciso respeitar, mais que não seja porque é a atitude adulta a tomar. Agora, se foi isto que te meteu tanto nojo, se é por causa disto que não queres "adoras a pátria" então ao menos tem a decência de respeitar quem se sente motivado com estes eventos. Compartilhar este post Link para o post
hipster Publicado 29 Novembro 2008 Ok, estou a lidar com uma criança. Obrigado pelo aviso, já sei que não devo mais continuar nesta conversa. Passa bem. Compartilhar este post Link para o post
Alhos Moles Publicado 29 Novembro 2008 Porra eu até gostei do meu dia, foi bem mais divertido do que ter aulas :D. Há que levar aquilo na desportiva, quem não está interessado em seguir a vida militar tem de levar aquilo como uma apresentação e nada mais. Não estão a tentar impingir nada a ninguém, só estão a mostrar o que fazem e se conseguirem convencer alguém ainda melhor para eles. No meu dia pelo menos uns 20 gajos inscreveram-se e estavam muito entusiasmados. Caguei a rir com o hastear da bandeira, tudo bem que é para ter respeito mas eh pá basta um começar-se a rir... caguei a rir com os nerds do CS a perguntar detalhes das armas, caguei a rir com o sotaque dos mens. No hastear da bandeira um gajo mete-se a fumar e o militar: "Larga já essa m*rda, não podes fumar aqui!" E o gajo: "Mas não se pode fumar, chefe?" :lol: chefe aha :lol: E pelo meio ainda aprendi algumas coisas interessantes sobre a vida militar que até me enriqueceram. Compartilhar este post Link para o post
Líbero Publicado 30 Novembro 2008 Claro que estão a impingir. Só o facto de ser obrigatório... Fazem-me lembrar aqueles Jeovás que andam de casa em casa a vender o "produto", só que aqui és obrigado a ouvi-los durante o sermão todo. Compartilhar este post Link para o post
Hansy Publicado 30 Novembro 2008 Claro que estão a impingir. Só o facto de ser obrigatório... Fazem-me lembrar aqueles Jeovás que andam de casa em casa a vender o "produto", só que aqui és obrigado a ouvi-los durante o sermão todo. LOOOOOL, eu não diria melhor :lol: O mal é mesmo ser obrigatório, não sendo iam aqueles que estivessem mesmo interessados. Compartilhar este post Link para o post
Alhos Moles Publicado 30 Novembro 2008 Eu não me senti impingido... só se alista quem quer, não fizeram nenhuma pressão psicológica para ir. Compartilhar este post Link para o post
balthier Publicado 30 Novembro 2008 Ok, estou a lidar com uma criança. Obrigado pelo aviso, já sei que não devo mais continuar nesta conversa. Passa bem. have a cookie Compartilhar este post Link para o post
HOTFLAME Publicado 3 Dezembro 2008 hipster é para dizer que apreciei bastante a forma como desenvolveste estes temas, tão sensiveis e ocos para esta juventude estupidificada e sem crenças algumas. A geração de 87, a minha, quando fomos houve muito pessoal a inscrever-se e com bastante interesse pela vida militar.e garanto que foi um dia muitissimo bem passado, faço das tuas palavras no post na página anterior em resposta ao pepsi "balthier" plunge, as minhas também, não podia estar mais de acordo. É bom ver por aqui alguém que também sabe do que fala e fala bem, e não vai na onda dos putos xarilas que se tão a cagar para "estas cenas" e querem é ir curtir e caem no ridiculo de criticar e achar que a sua posição é a correcta sobre este tema. Bem haja. Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 3 Dezembro 2008 Bué fixe era uma opinião única e correcta. Mas não é isso que tu defendes, pois não? És um facho, mas mansinho... :) Compartilhar este post Link para o post
HOTFLAME Publicado 3 Dezembro 2008 Deixa-te estar, caro servo, os meus tentáculos também chegarão a ti, não desespera. Eu sou aquilo que tu nunca poderás um dia ser, uma pessoa com ideias, sem cinismos nem falsidades e respeitadora acima de qualquer coisa, coisa que infelizmente nem todos sabem ser. Mas não é isso que tu defendes pois não? Tenta outra que esta foi muito fraquinha. És um anti que nem anti sabe ser, mansinho mansinho... Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 3 Dezembro 2008 E para não vires com m*rda que só aqui ando para te atacar, a ti e à tua mentalidade, reitero tudo aquilo que disse. O dia da defesa nacional e o serviço militar obrigatório são completamente dispensáveis numa sociedade civilizada. O respeito não se incute nas pessoas pela força, incute-se pela cabeça, com trabalho profundo ao nível da sociologia. Respeito, ganho pelo medo, não serve para nada. É uma farsa para camuflar a agressividade com a desculpa do amor à pátria... Isto numa sociedade que caminha para a globalização a passos acelerados. Compartilhar este post Link para o post
Navilight Publicado 3 Dezembro 2008 Homem que não vai à tropa não é homem. Compartilhar este post Link para o post
KMD Publicado 3 Dezembro 2008 Homem que não vai à tropa não é homem. Compartilhar este post Link para o post
Rui Cardoso Publicado 3 Dezembro 2008 E para não vires com m*rda que só aqui ando para te atacar, a ti e à tua mentalidade, reitero tudo aquilo que disse. O dia da defesa nacional e o serviço militar obrigatório são completamente dispensáveis numa sociedade civilizada. O respeito não se incute nas pessoas pela força, incute-se pela cabeça, com trabalho profundo ao nível da sociologia. Respeito, ganho pelo medo, não serve para nada. É uma farsa para camuflar a agressividade com a desculpa do amor à pátria... Isto numa sociedade que caminha para a globalização a passos acelerados. ditto Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 3 Dezembro 2008 Já agora... Por certo que o pacifismo não nasceu hoje, nem nesta década. I-NRriHlLUk Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 3 Dezembro 2008 E para não vires com m*rda que só aqui ando para te atacar, a ti e à tua mentalidade, reitero tudo aquilo que disse. O dia da defesa nacional e o serviço militar obrigatório são completamente dispensáveis numa sociedade civilizada. O respeito não se incute nas pessoas pela força, incute-se pela cabeça, com trabalho profundo ao nível da sociologia. Respeito, ganho pelo medo, não serve para nada. É uma farsa para camuflar a agressividade com a desculpa do amor à pátria... Isto numa sociedade que caminha para a globalização a passos acelerados. Se me permites, Red: :handclap: Compartilhar este post Link para o post