Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lip McBoatface

Viagens (Actualizado a 02/09/2021)

Publicações recomendadas

Para Maiorca acho que já não vou pensar muito mais nisto. Encontrei um hotel em Magaluf, 1000€, tudo incluído, bebidas e refeições, vista para o mar. 500€ por pessoa para 7 dias com tudo incluído parece-me excelente para o que quero.

Compartilhar este post

Link para o post

Magaluf? Estás com vontade de entrar num episódio do Sun, Sex and Suspicious Parents?

Compartilhar este post

Link para o post

Magaluf? Estás com vontade de entrar num episódio do Sun, Sex and Suspicious Parents?

Sim, eu sei que é um local mais virado para a diversão noturna, mas que se lixe, vou é para me divertir um pouco também, depois haverá dois ou três dias que alugo carro e vou passear pela ilha.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu sei que é um local mais virado para a diversão noturna, mas que se lixe, vou é para me divertir um pouco também, depois haverá dois ou três dias que alugo carro e vou passear pela ilha.

cuidado com sifilis e herpes

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, conselhos para 3 dias na zona de Vigo/Santiago de Compostela. Vou lá agora e gostava de saber o que há para visitar/ver.

Hotel Peinador. Leva guito e serve-te.

Compartilhar este post

Link para o post

Dicas para Dortmund?

Podes apostar à vontade, o Werder Bremen não está muito forte este ano e o Dortmund joga em casa.

Compartilhar este post

Link para o post

Dicas para Dortmund?

Já tive pessoal conhecido la e o que me disseram é que so vale a pena ver o estádio, de resto é uma cidade super probezinha em termos turisticos

Compartilhar este post

Link para o post

budapeste é incrível. a minha capital europeia favorita, so far. isto falando no cômputo geral porque particularizando um pouco, acho que nada vai bater o castelo de devín, em bratislava. nossa, melhor spot onde já meti os pés. e estava fechado para obras, tive de saltar o muro para o ver por dentro

Editado por Taj

Compartilhar este post

Link para o post
O turismo está a estragar Lisboa

Foi no Porto, durante uma visita na Semana Santa, que me ocorreu que Lisboa está a ceder ao apodrecimento turístico. A maior parte do Porto ainda parece resistir, a sua beleza decadente recusa a plastificação em curso em Lisboa, embora haja ocorrências. Um exemplo disso é o restaurante em que jantámos no último dia da visita. Quando lá fomos pela primeira vez, há uns anos, era muito bom. Entretanto, parece ter caído na mediocridade. A comida era desesperada, pré-confeccionada, reaquecida por encomenda, e a sua clientela, para além de nós, estava resumida a turistas (espanhóis, sendo Páscoa). O apodrecimento turístico já começou.

Cá em baixo, em Lisboa, existiam antigamente uns poucos sítios dedicados exclusivamente aos turistas: os restaurantes da Baixa, com as suas ementas fotografadas, uns cafés à volta do Castelo, e umas poucas lojas de lembranças pirosas.

Desde então, o crescimento de novas empresas dirigidas ao turismo tem sido exponencial e imparável. Há lojas de lembranças a cada esquina, ameaçando afundar a cidade em imanes de azulejos e sardinhas cerâmicas. Os tuktuks e o eléctrico turístico tentam atropelar-nos a cada segundo, e há hotéis e hostels que chegariam para alojar a população inteira do Luxemburgo.

E depois há os restaurantes e café novos. Alguns deles são tipicamente portugueses, outros são invenções de cenas portuguesas (como aquela coisa do pastel de bacalhau com queijo da serra …). Há muitos restaurantes sushi, na maior parte sushi “fusão” horrendo (quem fará o favor de lhes dizer que sushi não vai com queijo em creme, nem com aquele nojo que é o molho doce de vinagre balsâmico?), italianos, mexicanos… Outros são simplesmente a expressão de alguém com uma ideia absurda e dinheiro a mais.

Os novos restaurantes vão aparecendo e desaparecendo, dependentes da sorte, do sítio, dos investidores e da moda, mas os piores entre eles já estão a marcar Lisboa. Já há mesmo sinais preocupantes de que restaurantes e cafés bem estabelecidos há muitos anos começam a tentar competir com os sítios novos e turísticos. Estão-se a remodelar e a pôr cartazes e quadros-negros decorados com giz, escritos em inglês, para aliciar os turistas. Inevitavelmente, aqueles que conseguem uma clientela turística irão começar a reestruturar as suas ementas ao gosto dos visitantes. E uma vez que o objectivo é satisfazer os desejos dos visitantes, não vão precisar de ser autênticos, uma vez que a maior parte dos turistas não percebem a diferença entre uma bela posta de bacalhau e uma má fatia de queijo. Os restaurantes dedicados ao turismo nem precisam de apostar no regresso do cliente (o modelo de negócio do costume), porque haverá sempre novos turistas a entrar. O que importa é dar ao turista o que quer ou foi levado a querer, de modo a que o restaurante receba uma boa crítica no Trip Advisor, que é a única coisa que significa qualquer coisa hoje em dia.

Embora o turista pense que sabe o que quer e o que é bom, a verdade é que o turista não sabe o que é bom nem autêntico, nem precisa de saber ou de dar importância a isso. Logo que um restaurante opta pelo mais fácil, que é apelar ao turista, esse restaurante está perdido. Cada vez que um restaurante ou um café opta pelas ementas com fotografias, traduzidas para inglês, francês, alemão ou italiano, ou quando opta por abrir mais uma esplanada espalhada por um passeio já cheio, ou quando começa a oferecer “full English breakfast!” ou “authentic cod experience” ou “experimente esta coisa típica que inventamos esta manhã” (ouvi esta semana que já existe algures um pastel de nata com bacalhau) – cada vez que isso acontece, Lisboa perde mais um bocadinho dela própria, e arrisca-se a acabar por ser uma mera extensão da Rua Augusta. É inteiramente compreensível que um dono de restaurante tente apanhar o euro do turista, mas a longo prazo, é uma opção desesperada que vai descaracterizar a Lisboa que amamos e que, ironicamente, é a razão que trouxe os turistas até cá.

A bela teimosia portuguesa está a ceder ao medo, e Lisboa, como estava destinado a acontecer desde que o boom turístico começou, está-se tornar uma paródia dela própria, uma caricatura de sardinhas, corvos, azulejos e pastéis de nata e/ou bacalhau, tal como previ há um par de anos. Estamos a testemunhar a terrível e rápida queda de uma cidade, e enquanto muitos de nós podemos até estar a ganhar com isso, no fim, acabaremos por perder Lisboa.

Tem cuidado, Lisboa.

observador.pt

Dos artigos que têm saído sobre o turismo em Lisboa, é dos que mais concordo.

Compartilhar este post

Link para o post

Dicas para Dortmund?

Já lá estive. m*rda de cidade.

O estádio é muito louco, se lá fores vai ver o estádio e faz mesmo o tour do estádio porque de resto não vale mesmo a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive pessoal conhecido la e o que me disseram é que so vale a pena ver o estádio, de resto é uma cidade super probezinha em termos turisticos

Já lá estive. m*rda de cidade.

O estádio é muito louco, se lá fores vai ver o estádio e faz mesmo o tour do estádio porque de resto não vale mesmo a pena.

Cheguei hoje por volta das 16h. Confirmo tudo isto. :lol:

Vou ao estádio amanhã, é uma paragem obrigatória, e vou ver também o museu do futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

Dos artigos que têm saído sobre o turismo em Lisboa, é dos que mais concordo.

x2 e estou longe de costumar gostar das crónicas dessa Lucy Pepper.

Compartilhar este post

Link para o post

O Porto resiste? Que brincadeira, diga isso aos moradores de Miragaia que andam há 2 anos a receber intimações dos senhorios para abandonarem as casas.

A baixa do Porto já era, já não é zona para se viver. E em relação ao comércio e restauração é deprimente como se faz de tudo para se tentar ficar com umas migalhitas do bolo, nem que seja tentar vender conceitos certamente tirados do olho do cú (ou de workshops de empreendedorismo), a maioria dos quais dão certamente barrete já que cada vez que saio à rua vejo coisas novas a abrir no espaço onde há umas semanas havia outras.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso quando fui ao Porto há coisa de um ano e pouco fiquei com a ideia que estava melhorzinha que Lisboa, apesar de também ter levado com o boom turístico.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Em comparação mau era, o Porto é minúsculo comparado com Lisboa e a dimensão das zonas turísticas então nem se fala. Ainda assim a coisa ainda tende a crescer, basta ver que estão dois hotéis bem grandes em construção na Avenida dos Aliados neste momento a par do que já há e do airbnb que é uma loucura.

Compartilhar este post

Link para o post

Em comparação mau era, o Porto é minúsculo comparado com Lisboa e a dimensão das zonas turísticas então nem se fala. Ainda assim a coisa ainda tende a crescer, basta ver que estão dois hotéis bem grandes em construção na Avenida dos Aliados neste momento a par do que já há e do airbnb que é uma loucura.

Só para teres noção: mesmo assim em Lx e no Porto não há capacidade hoteleira suficiente para o fluxo de turistas que estamos a receber.

Quando saí da faculdade em 2012 tínhamos 1.2% de share of the market a nível de mercado mundial, em apenas 4 anos já temos 3.5% - li no outro dia na Turisver.

Quanto a esse texto, não concordo muito. Digo isto porque vivo no centro de Lisboa, é claro que vai haver sempre um desvirtuamento, mas Lx mudou e muito. Se para melhor ou para pior? Nao sei, classifico apenas como diferente. Não tenho problema em conviver com os turistas e, na minha perspectiva, o resto dos lisboetas também não têm mt problema. Há sempre uns profetas de blogues e jornais que vão uma ou vez ou outra a sítios assim típicos e ficam escandalizados... Acho exagerado.

Não sei se por ser a minha área de formação, mas em 3 anos de faculdade e agora mais 4 de trabalho, vejo bem o que é que o Turismo pode fazer às pessoas. É claro que tem que ser orientado e regulado, mas não acredito que possa ser assim tão prejudicial. Para Lisboa não está a ser. Pelo menos agora.

Compartilhar este post

Link para o post

É engraçado falar da Rua Augusta como se aquilo tivesse sido, pelo menos há 20 anos, uma zona interessante, tirando o mude.

Ou os típicos cafés/restaurantes com empregados ignorantes, javardos que tentam sacar a gorjeta e cobram mais ao turista sem mostrar a ementa.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Não concordo nada com esse artigo mas pronto.

Lisboa tornou-se apenas reflexo das pessoas que lá vivem e trabalham ou seja inseriu-se numa cultura globalizada e com uma identidade menos vincada que a nossa geração representa, não vejo mal nenhum nisso e não vejo assim tantas mudanças em Lisboa. E falar de comida em Lisboa e dizer barbaridades dessas devia dar cadeia.

Compartilhar este post

Link para o post

A Baixa não é "a Baixa" desde o incêndio, ou coisa que o valha, mas agora a culpa é dos hotéis e do turismo. Entre um prédio devoluto ou um hotel claro que prefiro um hotel, mas entre um tuk tuk ou turistas a pé claro que prefiro turistas a pé.

Lisboa tem coisas engraçadas, ontem à noite estava o pessoal da Índia ou do Bangladesh a jogar cricket à chuva no Martim Moniz.

Compartilhar este post

Link para o post

A Baixa não é "a Baixa" desde o incêndio, ou coisa que o valha, mas agora a culpa é dos hotéis e do turismo. Entre um prédio devoluto ou um hotel claro que prefiro um hotel, mas entre um tuk tuk ou turistas a pé claro que prefiro turistas a pé.

Lisboa tem coisas engraçadas, ontem à noite estava o pessoal da Índia ou do Bangladesh a jogar cricket à chuva no Martim Moniz.

Desde há algum tempo que é praticamente todos os dias :lol:

E ás vezes tem mais público que muitos estádios de futebol.

Editado por Woyzeck

Compartilhar este post

Link para o post

adoro turistas da ultima vez que fui a lisboa ouvi uma gaja a dizer ao marido em francês que tava de caganeira ha dois dias nao me ria tanto ha muito tempo

so me mete um bocado impressao os gajos das drogas tao se sempre a meter comigo devo ter mt ar de drogado

Editado por Edin Dzeko

Compartilhar este post

Link para o post

so me mete um bocado impressao os gajos das drogas tao se sempre a meter comigo devo ter mt ar de drogado

Acontece-me o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...