Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sr. Inácio

Literatura | Discussão Geral

Publicações recomendadas

A Jangada de Pedra é das melhores obras de Saramago, mais não seja por toda a opinião política que tem por trás.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

O que adoraste na história? Porque eu li toda a obra do senhor e achei o livro menos bom de todos...

Isto, principalmente:

A Jangada de Pedra é das melhores obras de Saramago, mais não seja por toda a opinião política que tem por trás.

e tb adorei quando as personagens ligadas à igreja intervêm.

Para quem gostou do Great Gatsby, hoje deu um doc no discovery civilization sobre essa obra... mto bom.. tive a certeza que houve coisas da obra que me escaparam quando a li lol vai repetir na quinta-feira, só não sei as horas.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto, principalmente:

e tb adorei quando as personagens ligadas à igreja intervêm.

Para quem gostou do Great Gatsby, hoje deu um doc no discovery civilization sobre essa obra... mto bom.. tive a certeza que houve coisas da obra que me escaparam quando a li lol vai repetir na quinta-feira, só não sei as horas.

Bom, eu também quando o li ainda não tinha quaisquer tipo de opiniões politicas, se bem que politica para mim repulsa-me. Mas vá, vou tentar reler esse novamente. Também já lá vão dois anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

Livro repleto de reflexões muito interessantes. Capítulos curtos e diretos, movendo a estória a um bom ritmo, sem enfadar o leitor.

Próximo: My Dear Charlotte, Hazel Holt

Compartilhar este post

Link para o post

Também confesso que quando li o Gatsby vi aquilo um bocado como uma leitura superficial e entretida, mas não vi grande segunda significação naquilo. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Também confesso que quando li o Gatsby vi aquilo um bocado como uma leitura superficial e entretida, mas não vi grande segunda significação naquilo. :lol:/>

Como eu. Até fiquei um bocado espantado com o sucesso que teve nos anos 50 e que tem vindo sempre a aumentar. Achei um pouco overrated, mas a culpa foi minha, que não a soube compreender na totalidade :grin: Depois de ter visto o doc apercebi-me que aquilo era algo bastante complexo e até ganhei alguma simpatia pelo Fitzgerald. Se puderes ver (ou gravar) o doc, força que vale a pena ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu. Até fiquei um bocado espantado com o sucesso que teve nos anos 50 e que tem vindo sempre a aumentar. Achei um pouco overrated, mas a culpa foi minha, que não a soube compreender na totalidade :grin:/> Depois de ter visto o doc apercebi-me que aquilo era algo bastante complexo e até ganhei alguma simpatia pelo Fitzgerald. Se puderes ver (ou gravar) o doc, força que vale a pena ;)/>

A falar em gatsby vem ai um filme com o di caprio, já há trailer

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

A falar em gatsby vem ai um filme com o di caprio, já há trailer

Outro? :o

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma versão do Gatsby com um prefácio (não me lembro bem de quem, agora) que explica tudo direitinho

sobre o que a obra significa, e o que a Zelda foi para ele assim, e como influenciou a escrita. O livro é ótimo.

Daniel, o Saramago tem política em todos os livros, em todos reflete a sua opinião, por isso a política não te pode repulsar assim tanto, mas pronto, às incoerências já estamos habituados.

Para já estou a adorar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma versão do Gatsby com um prefácio (não me lembro bem de quem, agora) que explica tudo direitinho

sobre o que a obra significa, e o que a Zelda foi para ele assim, e como influenciou a escrita. O livro é ótimo.

Daniel, o Saramago tem política em todos os livros, em todos reflete a sua opinião, por isso a política não te pode repulsar assim tanto, mas pronto, às incoerências já estamos habituados.

Para já estou a adorar.

o unico ideal de saramago que desprezo é a sua obsessão crónica com o comunismo.

Editado por danielgoncalvesdg

Compartilhar este post

Link para o post

José Luís Peixoto (oficial) shared Jose Luis Peixoto's status.

2 hours ago

Escrevi estas palavras há mais de 10 anos, no romance "Uma Casa na Escuridão". Também podia ter acabado de as escrever agora:

Ser feliz por momentos é algo de que não se deve ter vergonha. Momentos que o fim torna ridículos. A felicidade, como o amor, é um sentimento ridículo. Mas a felicidade, como o amor, só é ridícula quando vista de fora. A felicidade, como o amor, só é ridícula antes ou depois de si própria. A felicidade são momentos que, no seu presente fugaz, são mais fortes do que todas as sombras, todos os lugares frios, todos os arrependimentos. Ser feliz em palavras que, durante essa respiração breve, mudam de sentido. E nem a forma do mundo é igual: o sangue tem a forma de luz, as pedras têm a forma de nuvens, os olhos têm a forma de rios, as mãos têm a forma de árvores, os lábios têm a forma de céu, ou de oceano visto da praia, ou de estrela a brilhar com toda a sua força infantil e a iluminar a noite como um coração pequeno de ave ou de criança. Momentos que o fim torna ridículos. Momentos que fazem viver, esperando por um dia, depois de todas as desilusões, depois de todos os arrependimentos e fracassos, em que se possam viver de novo, para de novo chegar ao fim e de novo a esperança e de novo o fim. Não se deve ter vergonha de se ser feliz por momentos. Não se deve ter vergonha da memória de se ter sido feliz por momentos.

Zé Luís :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

life-of-pi1.jpg?w=500

Comecei este hoje, apreensivo como e óbvio, pois a maior parte destes "sale hits" não são mais que um grande desapontamento na maior parte das vezes...

Não foi o caso, estou a gostar bastante da prosa e da história em si.

Compartilhar este post

Link para o post

My Dear Charlotte, Hazel Holt

Como nunca li Jane Austen, quaisquer referências passaram-me ao lado, e julgo que esse poderá ser o ponto forte do livro, pois a estória é muito simples, e em nenhum momento me senti curioso pela resolução do mistério.

Próximo: Conversation In The Cathedral, Mario Vargas Llosa

Compartilhar este post

Link para o post

Comecei ontem a ler a Mão do Diabo do José Rodrigues dos Santos. Estou quase a meio. Está a explicar muito bem a crise em que nos encontramos.

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem vinha uma rapariga bastante engraçada à minha frente no comboio até sacar desse livro. Belo turn off. Há dias vi outra gata até dizer chega a ler o Cemitério de Pianos na Campanhã, e de repente tau, saca de um cigarro. Nhecs.

Compartilhar este post

Link para o post

life-of-pi1.jpg?w=500

Comecei este hoje, apreensivo como e óbvio, pois a maior parte destes "sale hits" não são mais que um grande desapontamento na maior parte das vezes...

Não foi o caso, estou a gostar bastante da prosa e da história em si.

Acabei-o. Don't bother, invenção de marketing mesmo... A partir da pagina 100 "descambou" por completo.

Compartilhar este post

Link para o post

EM! EM CAMPANHÃ, PORRA! :mrgreen:/> Há tanto tempo no Norte e ainda vem com tiques de oralidade dos betos da Linha. :C

Também estás à espera que passe a dizer que são 7 menos 5, não? Querias!

Compartilhar este post

Link para o post

Cá em cima não dizemos na Lisboa nem na Santa Apolónia, por isso, habitua-te.

E sete menos cinco é para meninos, homem diz "meia hora" quanto são 12:30 e "hora e meia" às 13:30. 8)

Compartilhar este post

Link para o post

O Mesquita é que sabe.

Estou a amar o Jangada de Pedra :heart:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

O Mesquita é que sabe.

Estou a amar o Jangada de Pedra :heart:/>

A Joana é uma marota. Anda a brincar com paus e acaba por deixar um país à deriva. Literalmente.

Eu estou a ter dificuldades em pegar no livro do Jorge Amado que disse que estava a ler aí para trás (os subterrâneos da Liberdade). Já estou farto de reler as primeiras páginas e... nada. Porra, sinto-me tão mal :|

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora:

[media]

[/medi

[media]

[/dia]

ainda não vi nenhum dos dois, mas parecem interessantes.

Este senhor era um dos candidatos ao Nobel penso eu. Se merecia ou não, não posso me pronunciar, ainda tenho o 1q84 na minha to read list. Mas lá chegaremos...

Editado por danielgoncalvesdg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...