Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sr. Inácio

Literatura | Discussão Geral

Publicações recomendadas

Guest Dpitz

Dpitz chamado à recepção... aproveita e traz o detector de clones.

Não falhas :mrgreen:

Já o li umas 3 vezes. É bom, explora bem os limites das relações de amizade e aborda, ainda que muito muito ligeiramente (e de uma maneira bastante "opaca"), alguns problemas sociais da época. Recomendo.

PS: Esse livro é uma boa introdução às Vinhas da Ira.

O Steinbeck dedicou três livros para a exploração dos problemas sociais dos agricultores na zona central dos EUA durante e após o Dust Bowl. O primeiro é o In Dubious Battle, o segundo é o Of Mice and Men, e culmina com a obra prima que é As Vinhas da Ira.

Ainda não consegui arranjar o primeiro, mas espero conseguir rápido, já que é dos livros que mais quero ler.

Editado por Dpitz

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, ó Shaft, estive ontem numa Fnac e foste-me recomendar o maior livro do Murakami a par do que eu já li. :lol:

Não quero ler um calhamaço de 700 páginas, já me chegou o Kafka, arranja-me uma coisa mais 'maneirinha'. Não só pelo tempo mas também porque já li uma coisa muito grande dele, quero ver como é ele noutro registo. Uma coisa tipo 250 páginas (ou menos).

Compartilhar este post

Link para o post

Não falhas :mrgreen:

Já o li umas 3 vezes. É bom, explora bem os limites das relações de amizade e aborda, ainda que muito muito ligeiramente (e de uma maneira bastante "opaca"), alguns problemas sociais da época. Recomendo.

PS: Esse livro é uma boa introdução às Vinhas da Ira.

O Steinbeck dedicou três livros para a exploração dos problemas sociais dos agricultores na zona central dos EUA durante e após o Dust Bowl. O primeiro é o In Dubious Battle, o segundo é o Of Mice and Men, e culmina com a obra prima que é As Vinhas da Ira.

Ainda não consegui arranjar o primeiro, mas espero conseguir rápido, já que é dos livros que mais quero ler.

Comecei ao mesmo tempo a ler Mia Couto, aproveitando um pouco o hype todo. Surpreendeu-me bastante. Coerente e intrigante, faz lembrar Saramago na maneira como aborda a condição humana. A confissão da leoa, ainda vou a meio mas recomendo vivamente. Bem merecidos os 100 mil euros.

Editado por MomentaryBliss

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, ó Shaft, estive ontem numa Fnac e foste-me recomendar o maior livro do Murakami a par do que eu já li. :lol:

Não quero ler um calhamaço de 700 páginas, já me chegou o Kafka, arranja-me uma coisa mais 'maneirinha'. Não só pelo tempo mas também porque já li uma coisa muito grande dele, quero ver como é ele noutro registo. Uma coisa tipo 250 páginas (ou menos).

:mrgreen:

Não me lembro de quantas páginas tem o Sputnik, Meu Amor, mas tenho a certeza que é consideravelmente mais pequeno. Não deve passar muito desse número que deste até. Dos mais pequenos só li esse e o After Dark, que foi o pior que li. A Crónica e o Kafka à Beira-Mar são as obras primas dele, para mim, mas o Sputnik também é bastante bom. Há também o A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol e o Norwegian Wood, ambos muito adorados pelo mundo fora, mas nunca li. O Norwegian Wood até foi adaptado ao cinema, vi o filme e ao que consta é copy paste do livro, portanto acho que é quase um livro semi erótico. :lol: Já o A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol é o próximo que quero ler, já ouvi falar coisas muito boas.

Compartilhar este post

Link para o post

Eish, esse Sputnik até há nas edições da Leya e tudo. Vai tão ser esse.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho um monte de livros de lá. Bonitinhos, fáceis de transportar, com boas condições de leitura e mais que isso, muito baratos comparativamente a outras edições.

Compartilhar este post

Link para o post

Sputnik, Meu Amor e A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol são dois livros muito bons. Gostava de ler o Kafka mas não há disponível na biblio aqui do sítio :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de ter lido o 3.º do Powell, li o Memorial do Convento, pois na altura (enquanto mudava de casa) dava-me mais jeito ler esse livro. Não o apreciei tanto como os Ensaios e O Ano da Morte de Ricardo Reis (são os únicos que li de Saramago). Em certos momentos chega a ser um pouco maçador (aquelas enumerações...), mas o final vale bem a pena. Não é, de todo, o livro que eu recomendaria para se iniciar Saramago, o Ensaio sobre a Cegueira foi o meu primeiro e considerei uma melhor introdução.

The Acceptance World (Book Three of A Dance to the Music of Time), Anthony Powell

Gostei bastante, é capaz de ser o meu favorito até ao momento. Infelizmente não aborda a Grande Depressão, se não fosse mencionada aqui e ali nem se notava.

Começa deliciosamente com as profecias de Mrs. Erdleigh.

O que me ri com o capítulo onde o Quiggin é atormentado pelo "espírito" de Karl Marx. A evolução do St. John Clarke também foi engraçada, do modernismo ao trotskismo.

Gostava de ter lido mais Widmerpool e ainda bem que o Le Bas não morreu, não gostava de repetir um final infeliz como foi a morte do Mr. Deacon no livro anterior. O Stringham está perto de bater no fundo, pobre homem.

Algumas passagens:

"(...)There is always a real and an imaginary person you are in love with; sometimes you love one best, sometimes the other.(...)"

"(...)'those who enjoy the delights of caprice must also accustom themselves to bear caprice's lash'(...)"

"(...)There is, after all, no pleasure like that given by a woman who really wants to see you.(...)"

"(...)When you are in love with someone, their life, past, present and future, becomes in a curious way part of your life; and yet, at the same time, since two separate human entities in fact remain, you merely carry your own prejudices into another person's imagined existence; not even into their 'real' existence, because only they themselves can estimate what their 'real' existence has been.(...)"

Hoje ainda devo começar o 4.º (At Lady Molly's).

Compartilhar este post

Link para o post

Tendo lido quase toda a obra de Saramago, não posso deixar de concordar contigo. O ensaio é dos melhores para começar, se bem que eu comecei com algo bem mais pesado do ponto de vista lexical: o Evangelho. Lembro-me de ficar completamente boquiaberto com a "pujança" da escrita e de ter passado o dia todo a ler o livro. Ia de encontro com a minha visão ateista do mundo...

Editado por MomentaryBliss

Compartilhar este post

Link para o post

Oh fã do Peixoto :mrgreen: estou a pensar adquirir um livro dele para experimentar, que me recomendas para começar?

Compartilhar este post

Link para o post

Lê o Morreste-Me. Uma pequena grande obra-prima. Nem precisas de comprar, sentas-te numa Fnac e em 40 minutos tens o livro lido. Leva lenços.

Compartilhar este post

Link para o post

At Lady Molly's (Book Four of A Dance to the Music of Time), Anthony Powell

O protagonista bem diz que gosta de ouvir falar sobre as histórias de vida de outras pessoas. Neste livro, mais do que nos anteriores, isso se nota. A curiosidade sobrepõe-se ao egoísmo, assim ofertando maior relevo aos dramas das vidas dos personagens secundários.

Hitler é mencionado pela primeira vez, já em poder, mas ainda devem faltar uns cinco anos para o início da guerra. As incursões do Japão pela China também são referenciadas brevemente. Dollfuss também é mencionado, portanto a ação desenrola-se antes do verão de 1934 (não que isso faça muita diferença, pois a narrativa foca-se nos dramas das vidas das pessoas que se cruzam com o protagonista).

No livro anterior desejei mais Widmerpool, neste quase que se torna a figura predominante, julgo que em todos os capítulos foi mencionado. Aquele final... coitado do homem.

Só pela hipocrisia do Quiggin -- que se diz comunista (ah ah!) -- é bem feito que a Mona o tenha deixado, embora ela não seja muito melhor que ele.

Erridge é um personagem pelo qual estou curioso por descobrir mais, não só pela viagem à China, mas também pela escapadela com a Mona. Pelos vistos vai tornar-se cunhado do Jenkins, logo deverá ser um personagem a ressurgir no próximo livro.

Não me quero esquecer do Smith, o mordomo. Aquela visita a Thrubworth começa por ser algo sinistra, mais parecia a introdução a um conto de terror, fez-me lembrar os instantes iniciais de um conto de Algernon Blackwood, intitulado The Strange Adventures of a Private Secretary in New York, aquando da chegada do protagonista à moradia onde a ação se desenrola. Contudo esse tom acaba por se dissipar e o Smith deixa de ser um personagem sinistro, para se tornar um pouco cómico na sua postura e nas respostas a Erridge, o seu amo.

Por fim, quero mais Stringham (que esteve ausente neste livro), espero bem que a Miss Weedon o consiga ajudar a ultrapassar o alcoolismo, e que ele regresse num tom sóbrio, com uma personalidade mais próxima à evidenciada no primeiro livro, antes da viagem a África.

Próximo: Casanova's Chinese Restaurant (Book Five of A Dance to the Music of Time), Anthony Powell

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Fui à Feira do Livro, comprei 4 livros.

A insustentável leveza do ser - Milan Kundera

A cidade perdida de Z - David Grann

Debaixo de algum céu - Nuno Camarneiro

A confissão da leoa - Mia Couto

Compartilhar este post

Link para o post

Lê o Morreste-Me. Uma pequena grande obra-prima. Nem precisas de comprar, sentas-te numa Fnac e em 40 minutos tens o livro lido. Leva lenços.

Assim farei. Obrigado.

Passei então pela feira do livro de cá e... bem, encontrei cenas bem porreiras. Incluindo uma edição bem antiga e em bom estado de Bocage a 5 euros. É quase dado!

Compartilhar este post

Link para o post

sem qualquer sombra de duvida, o livro dá 50 a 0 ao filme.

Isto.

Não é que o filme seja mau, mas a densidade da história é muito maior no livro. Cada vez acho mais que livros deste genero ficariam muito melhores se fossem contados em mini-séries.

Esta semana vou tentar comprar o 2º para começar a ler em breve.

Entretanto comecei a ler a "Águia do Império" que comprei com os livros de GoT pela Saída de Emergência.

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto fui hoje à feira do livro...

03062013068_zps0874dea9.jpg

03062013069_zps371d1e77.jpg

E mais A Insustentável Leveza do Ser de Milan Kundera. Tudo por 60 euros. Feiras do livro :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Perdi a paciência para o Secret Agent do Conrad, que estava a ser demasiado parado para o meu mood e comecei o Portrait of a Lady do Henry James. Old habits die hard.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Portanto fui hoje à feira do livro...

03062013068_zps0874dea9.jpg

03062013069_zps371d1e77.jpg

E mais A Insustentável Leveza do Ser de Milan Kundera. Tudo por 60 euros. Feiras do livro :heart:

Tenho a mesma edição d'As vinhas da Ira. É muito boa. Tradução da Virginia Motta. As melhores traduções para PT são dela e do Erico Veríssimo.

Amanha de manhã vou à feira do livro de Lisboa. Mas tb não devo trazer muita coisa, no máximo 3-4 livros.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Bem, o meu pai trouxe-me um livro de poesia que um homem quis editar lá na empresa onde ele trabalha...

Que coisa mais horrível. Não me lembro de um livro tão mau como aquele :lol:

Só poemas da treta, sem pés nem cabeça, há um até que é só a descrever o bar da praia. Não admira que não tenha arranjado editora :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho a mesma edição d'As vinhas da Ira. É muito boa. Tradução da Virginia Motta. As melhores traduções para PT são dela e do Erico Veríssimo.

Amanha de manhã vou à feira do livro de Lisboa. Mas tb não devo trazer muita coisa, no máximo 3-4 livros.

Aconselho-te a se quiseres ir lá comprar livros com mais de 18 meses de lançamento ires à hora h, das 22 às 23, em que a maioria dos livros fica com 50% de desconto do preço de capa, consegui uns bons negócios assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...