Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sr. Inácio

Literatura | Discussão Geral

Publicações recomendadas

Para mim policiais são livros pastilha elástica. Dito isto, já li alguns. O melhor que li foi este:

http://www.wook.pt/ficha/terapia-de-choque/a/id/192254

É soberbo.

Não é, de todo, o meu género preferido, mas muito distante de "livros pastilha elástica". Lê um livro do Arthur Conan Doyle ou do Edgar Allan Poe. É melhor que toda a obra do JLP multiplicada por mil. O Pessoa tem uma personagem muito bem conseguida, e vagamente desconhecida, o Abílio Quaresma, que dentro do género, do que já li, também é das melhores coisinhas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é, de todo, o meu género preferido, mas muito distante de "livros pastilha elástica". Lê um livro do Arthur Conan Doyle ou do Edgar Allan Poe. É melhor que toda a obra do JLP multiplicada por mil. O Pessoa tem uma personagem muito bem conseguida, e vagamente desconhecida, o Abílio Quaresma, que dentro do género, do que já li, também é das melhores coisinhas.

:lol:

Qual é a necessidade disto? Eu até te ia responder, mas quando cheguei a esta frase desisti. Nunca disse que ser um livro pastilha elástica era mau. E já li Edgar Allan Poe e Agatha Christie.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Qual é a necessidade disto? Eu até te ia responder, mas quando cheguei a esta frase desisti. Nunca disse que ser um livro pastilha elástica era mau. E já li Edgar Allan Poe e Agatha Christie.

Alex, tranquilo, aquilo foi mais como piada do que como tentativa de ataque pessoal. Sabes que eu não gosto de JLP e que, tendo em conta o que lês, vejo com alguma surpresa a forma como o distingues. Só isso. Não era para entrar numa luta de pilinhas. Quanto ao resto, creio que percebo a que te referes. Achas o género demasiado restrito perante as ilimitações criativas de um romance não subdivisionado, e concordo. Mas também por isso dou ainda mais valor a alguns dos seus autores, que também pode ser percepcionada, por exemplo, pela assombrosa diferença qualitativa deles para os demais no género.

Compartilhar este post

Link para o post

Lê o Morreste-Me. Uma pequena grande obra-prima. Nem precisas de comprar, sentas-te numa Fnac e em 40 minutos tens o livro lido. Leva lenços.

Quem é que tem a lata de ficar a ler um livro, durante 40 minutos, numa FNAC ou Worten, sem o comprar?

Compartilhar este post

Link para o post

Quem é que tem a lata de ficar a ler um livro, durante 40 minutos, numa FNAC ou Worten, sem o comprar?

Tanta, mas tanta gente.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu morava na Grande Lisboa, agora moro nos Fenais da Luz. icon_mrgreen.gif

Eu diria, "Fui a Chipre", ou "Fui à ilha de Chipre". Mas não tenho a certeza se não será facultativo.

Eu arriscaria afirmar que na maioria dos casos o artigo é dispensável, mas há exceções, por exemplo: "o Porto, no Porto, do Porto". As pessoas normalmente usam a intuição na aplicação do artigo a localidades, cidades e países, há casos flagrantes como o nosso próprio país, mas há outros que são ambíguos e porventura facultativos no uso do artigo: (a) Espanha ("em Espanha", "na Espanha").

" na Espanha " soa demasiado mal. Agora dizer : Eu fui a Espanha / Eu estive em Espanha , faz todo e o minimo sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é o problema de ficar a ler? Se não gostarem disso que retirem os sofás, sem eles duvido que alguém fique 40min ou mais de pé a ler.

Compartilhar este post

Link para o post

A FNAC até tem bancos para o pessoal ler.

Mas será com o propósito para o pessoal se sentar lá, e ler um livro a 100% e não o comprar? :lol:

Qual é o problema de ficar a ler? Se não gostarem disso que retirem os sofás, sem eles duvido que alguém fique 40min ou mais de pé a ler.

Qual é o problema? imagina-te como dono de um quiosque. Chega lá 1 pessoa, le uma revista/jornal por inteiro, vai-se embora e não compra, achas correcto?

Os Sofás certamente é para relaxar um pouco, ler um pouco do livro que tencionas comprar...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu por acaso no fim comprei-o porque gostei tanto daquilo que fiz questão de o trazer comigo para casa, e entretanto já reli. Mas já li lá aqueles mini-livros do Gonçalo M Tavares que custam uns 12€ lá e nunca os trouxe.

Compartilhar este post

Link para o post

Vão meter la uma tabuleta a dizer "Ler no máximo 50% de cada livro" :lol: :lol:

Volto a dizer se os responsáveis da FNAC não gostarem que retirem os sofás e fica o problema resolvido, ate então não podem expulsar ninguém nem importunar por estar a ler um livro na integra. Temos pena.

Eu nunca o fiz mas não sei onde está o problema

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria ler JLP, nunca tinha lido, e não queria gastar dinheiro num livro dele sem saber se ia gostar. Assim que encontrei aquele pequenino resolvi começar a ler e não parei mais, só no fim.

Compartilhar este post

Link para o post

Eles só ficam a ganhar, eu entretanto já comprei praticamente tudo o que ele já escreveu e se não fosse essa leitura de borla se calhar ainda hoje estava em lista de espera. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Imagino o prejuízo que a FNAC tem à custa disso!

Ui e não é muito, e não é pouco...bastante até!

Em quiosques eu percebo que não se faça isso porque fica muito mal e leva logo com os olhar agressivo do dono e arrisca-se mesmo a ouvir o que não quer, agora numa Fnac/Worten os empregados devem ficar mesmo chateados com isso :lol: .

Só o Dwight sente nele as dores do patrão :mrgreen:

Editado por Detlef

Compartilhar este post

Link para o post

The Valley of Bones (Book Seven of A Dance to the Music of Time), Anthony Powell

Adoro a caracterização dos novos personagens, o habitual humor, as ponderações sobre a vida militar, a ação e inação, a vontade do Homem... Que delícia.

O que me ri com o Gwatkin e o Bithel.

Aquela conversa com o Brent veio ajudar a clarificar o que aconteceu com a Jean.

Não estava nada à espera do noivado entre a Frederica e o Dicky. Entristeceu-me a morte do Robert Tolland, pensei que seria o Chips Lovell a morrer, para facilitar o romance entre a Priscilla e o Stevens, pelo menos no aspeto de não ser necessário qualquer tipo de adultério.

O Stringham é mencionado, está no RAOC (Royal Army Ordnance Corps), mas para meu desgosto não reapareceu em pessoa. Desejo que ao menos se cruzem durante a guerra e tenham um tempinho para pôr a conversa em dia. Estando no RAOC penso que tem uma boa chance de sobreviver a guerra, o que me deixa um pouco descansado, mas com o Powell nunca se sabe (nesse aspeto faz-me lembrar o G.R.R. Martin).

Aquele final está muito bom. O Jenkins como subordinado do Widmerpool vai ser, com certeza, engraçado e propício a momentos hilariantes.

Uma passagem:

"(...) I was impressed for the ten thousandth time by the fact that literature illuminates life only for those to whom books are a necessity. Books are unconvertible assets, to be passed on only to those who possess them already. (...)"

Próximo: The Soldier's Art (Book Eight of A Dance to the Music of Time), Anthony Powell

Compartilhar este post

Link para o post

Ui e não é muito, e não é pouco...bastante até!

Em quiosques eu percebo que não se faça isso porque fica muito mal e leva logo com os olhar agressivo do dono e arrisca-se mesmo a ouvir o que não quer, agora numa Fnac/Worten os empregados devem ficar mesmo chateados com isso lol.gif .

Só o Dwight sente nele as dores do patrão icon_mrgreen.gif

Pode acaso, não tinha pensado nisso. Mas será que na FNAC não existirá um base de dados do pessoal que vai lá, todas as semanas, ler um livro e saia, e não compra :mrgreen:

Editado por Universal

Compartilhar este post

Link para o post

Pode acaso, não tinha pensado nisso. Mas será que na FNAC não existirá um base de dados do pessoal que vai lá, todas as semanas, ler um livro e saia, e não compra :mrgreen:

não

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei ontem de ler "O Jogador" do Dostoyevsky. Foi o primeiro livro que li dele, e apesar de não estar à espera de algo assim, até que gostei bastante. Tenho a noção que não é dos livros mais mediáticos dele e sei mais ou menos quais os "obrigatórios", mas mesmo assim o que é que aconselham dele?

Compartilhar este post

Link para o post

E "O idiota" aconselham?

Editado por Castor

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...