Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Zlatan

Carta de Condução...

Publicações recomendadas

É que eu no meu clio tenho a tendência de p.e. meter uma 3ª e aguentar ali as rotações para não saírem dai das 2000+- e manter (normalmente em cidade que é onde ando mais) evitando ao máximo acelerações bruscas. Claro que quando tenho espaço, meto a 4ª ou a 5ª e tento-a manter o mais tempo possível, mas agora andar a mexer muito na caixa evito ao máximo. Am i doin it right? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

É que eu no meu clio tenho a tendência de p.e. meter uma 3ª e aguentar ali as rotações para não saírem dai das 2000+- e manter (normalmente em cidade que é onde ando mais) evitando ao máximo acelerações bruscas. Claro que quando tenho espaço, meto a 4ª ou a 5ª e tento-a manter o mais tempo possível, mas agora andar a mexer muito na caixa evito ao máximo. Am i doin it right? :mrgreen:

É assim, um carro em 4ª às 2000 gasta menos que um em 3ª às 2000 e a tendência é o consumo descer quanto maior for a velocidade da caixa. Em 5ª gasta menos ainda.

Em cidade é perfeitamente normal andar em 4ª sem perder grande mobilidade, qlq coisa reduzes para 3ª.

Eu não sei qual é a motorização do teu clio, mas supondo que é a gasoleo, tipo um 1.5 é perfeitamente razoável ir em 4ª nas 1500 na vez de ir em 3ª nas 2000. Por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Interesting. Hoje vou sair com o carro e vou experimentar andar em 4ª nas 1500, não para ver consumos óbvio, mas para ver como ele se movimenta. :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

algumas vezes ando em 6ª na cidade, e como dizem e bem, o carro consome muito menos e isso é visivel no computador de bordo (caso este exista).

Compartilhar este post

Link para o post

Interesting. Hoje vou sair com o carro e vou experimentar andar em 4ª nas 1500, não para ver consumos óbvio, mas para ver como ele se movimenta. :wink:

Tens um 1.5DCI?

Se puderes ir numa marcha mais ou menos estavel/continua, experimenta a 5ª, pelas 1250 já deve mexer qualquer coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho.

5ª já não sei, posso tentar mas não sei se aguenta a 5ª para andar por aqui, mas vou ver se dá.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho.

5ª já não sei, posso tentar mas não sei se aguenta a 5ª para andar por aqui, mas vou ver se dá.

O meu Megane é um 1.5 DCI. Obvio que as relações de caixa são diferentes, mas aguenta muito bem a 5ª no meio urbado aí pelas 1200 rotações...

Compartilhar este post

Link para o post

Aguenta sim sr. que hoje a ir e vir de um jogo tentei e aguentou. Só é chato quando se tem um daqueles pastelões à nossa frente e quase sempre tem de voltar atrás, mas fora isso deu. Já tenho um 'truque' novo. :carinhoso: :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

já está :compinchas:

aquilo dá grana, mas grana grana dá ser examinador

Falei este fim-de-semana com um instrutor e pelo que me falou aquilo ganha-se tudo menos dinheiro, já sem falar nos níveis de stress e risco associados à profissão.

Quanto às rotações, ando sempre entre as 2400 e as 2800 para mudar as mudanças sem embraiagem. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

btw,a lguem aqui com mota ou experiencia em tal ode-me explicar como e com as motas nas portagens? tem de se parar e pagar como os carros? nao podemos usar via-verde tipo te-la o bolso e ao passar por la esticar a via verde com o braço? :mrgreen:

(podemos passar sem pagar nem multa? :mrgreen: )

Compartilhar este post

Link para o post

btw,a lguem aqui com mota ou experiencia em tal ode-me explicar como e com as motas nas portagens? tem de se parar e pagar como os carros? nao podemos usar via-verde tipo te-la o bolso e ao passar por la esticar a via verde com o braço? :mrgreen:

Sim, a Brisa tem uma promoçao para motas. Mas só dá na ponte. Quando passas se fizeres fisce para a camara da Via Verde não pagas nada.

Compartilhar este post

Link para o post

mudar as mudanças sem embraiagem? :o

explica-me esse truque fusyon :o

Não é truque nenhum, potencialmente dá para fazer em todos os carros manuais, em que numa determinada rotação consegues engatar a mudança sem recorrer à embraiagem visto que os discos da embraiagem e outro qualquer, que os meus reduzidíssimos conhecimentos de mecânica não me permitem recordar (alguém que perceba da coisa que se chegue à frente), se encontram a girar à mesma velocidade. Mas por exemplo, consigo engatar a minha 5ª quase sempre sem embraiagem, eu é que nunca me lembro de fazer isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é truque nenhum, potencialmente dá para fazer em todos os carros manuais, em que numa determinada rotação consegues engatar a mudança sem recorrer à embraiagem visto que os discos da embraiagem e outro qualquer, que os meus reduzidíssimos conhecimentos de mecânica não me permitem recordar (alguém que perceba da coisa que se chegue à frente), se encontram a girar à mesma velocidade. Mas por exemplo, consigo engatar a minha 5ª quase sempre sem embraiagem, eu é que nunca me lembro de fazer isso.

Será o volante do motor? Se não for deve ter a ver com os carretos da caixa de velocidade quase de certeza ( ou não :mrgreen:)

Esse tipo de técnicas faz lembrar as que se usavam os carros antigos em rallys e provas de circuito que se chamavam duplas. Como as caixas de velocidades dos carros antigos não eram sincronizadas cada carreto rodava com velocidade independente o que fazia com que cada vez que se reduzisse de caixa pudesse haver um barulho mais desconfortável. Para preservar a caixa, acelerava-se com a embraiagem a fundo para que todos os carretos rodassem à mesma velocidade para que a mudança entrasse melhor.

http://www.youtube.com/watch?v=IuoZeuSgEj4&feature=related

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, claro que pagas. Tens os dois métodos tradicionais, tal como nos carros. Páras e pagas ou tens o dispositivo da Via Verde e passas.

Compartilhar este post

Link para o post

oh fusyon, mas metes as mudanças sem embraiagem para quê?

Para lixar a caixa. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Hendrix

A ver se em Setembro, quando voltar de férias, procuro uma escola de condução aqui por perto e começo a tirar a carta.

Havia uma escola de condução na minha rua mas fechou, agora é um salão de beleza :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Obviamente que não ando a meter as mudanças sem embraiagem, gente... E mesmo que o fizesse fazia-o sem arranhar nada. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Fodase ir as aulas de codigo com este calor é tortura. Entro lá e fico a transpirar que nem um cavalo aquilo é um forno...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Mashanagazatiko

Obviamente que não ando a meter as mudanças sem embraiagem, gente... E mesmo que o fizesse fazia-o sem arranhar nada. :mrgreen:

Esse corsa queixasse pouco contigo sim :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...