Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Zlatan

Carta de Condução...

Publicações recomendadas

Só para te dar um cheirinho do que se passou comigo. Fui para o exame sem nunca ter posto uma 5ª e sem nunca ter ido para uma autoestrada.

Aqui aconteceu o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém anda por volta da 10ª aula de condução? É que a minha namorada anda em aulas, e parece-me que o instrutor nao anda a puxar por ela, pois eu nao me lembro bem, mas acho que quando fui eu, com 10 aulas ja tinha feito tudo, as restantes foram para aperfeiçoar. Ela ainda só andou na cidade, ou seja, nunca andou de força, nunca meteu a 5ª, anda a contornar passeios e inverter a marcha. Quando fui eu, acho que na 2ª/3ª aula fui logo para a variante, na 5ª ou assim andei a contornar passeios e inverter a marcha, e pela 8ª comecei com os estacionamentos. Depois de ter feito tudo, nas aulas fazia de tudo um pouco, para aperfeiçoar em todos os aspectos. Mas isto posso ser eu a pensar que foi mais ou menos assim e nao ter sido, por isso queria saber de alguem que tenha tido mais ou menos o mesmo numero de aulas que ela...

O meu instrutor por acaso era exigente. Na 1ª aula fizemos logo 2 horas, 2 percursos de exame e alguns estacionamentos. Depois foi só questão de aperfeiçoar e ir habituando-me aos percursos, peões e ponto de embreagem.

Se calhar ela ainda não fez o percurso da IC, que é uma longa auto-estrada e obriga-te a usar a 5ª.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso 5ª em cidade.

Vocês devem andar todos com o carro a berrar nas 4mil rotações. Ou então é tudo com carros de 300cv...

Se puder andar sempre pelas 1200/1500 em andamento normal e 1700/2000 para andamentos mais desambaraçados ando. Só a ultrapassar ou a subir ou na auto estrada passa das 2000 ou ando sempre por lá.

Poupa gota pa crl.

Se quiser andar no rally aí já é diferente claro.

Compartilhar este post

Link para o post

eu meti a 5º no exame, nunca fui pa autoestrada nas aulas nem no exame, e não tive problema nenhum com isso..,

Compartilhar este post

Link para o post

estou a pensar seriamente em tirar o curso de instrutor

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso 5ª em cidade.

Vocês devem andar todos com o carro a berrar nas 4mil rotações. Ou então é tudo com carros de 300cv...

Se puder andar sempre pelas 1200/1500 em andamento normal e 1700/2000 para andamentos mais desambaraçados ando. Só a ultrapassar ou a subir ou na auto estrada passa das 2000 ou ando sempre por lá.

Poupa gota pa crl.

Se quiser andar no rally aí já é diferente claro.

Nunca sequer cheguei perto das 4000 rotações em cidade e não preciso da 5ª para nada às velocidades praticadas na cidade... A menos que andes a 90+ em cidade, não entendo essa ideia... E pelo menos no carro que costumo conduzir, andar abaixo das 2000 é ir com o carro quase a morrer.

Compartilhar este post

Link para o post

A 40/50 km/h, grande parte dos carros aguenta a 5ª sem problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

A 40/50 km/h, grande parte dos carros aguenta a 5ª sem problemas.

Aguentar até aguenta, mas não responde bem... Qual o objectivo de ir a 40km/h em 5ª? Pelo menos no carro que costumo conduzir, costumo aumentar a mudança nas 2500 rotações, e nunca na vida chego à 5ª antes dos 80/90km/h

o meu corsa aguenta a 5ª a 50 e o motor nao faz muita força.

Faz é pouca. Demora a responder quando lhe dás mais acelerador. Normalmente é assim, se assim que arrancas metes mudanças muito altas, ele não vai evoluir, vai estar ali a morrer até embalar.

Compartilhar este post

Link para o post

O que é preferivel, já que estamos numa de gota/mudanças/wtv: Andar sempre numa de 1ª/2ª/3ª/4ª e depois estar a reduzir ou usar p.e. uma 3ª/4ª e manter as rotações e não fazer acelerações bruscas? Não sei se tou a passar a pergunta, mas é mais uma comparação entre andar sempre a meter mudanças ou estabilizar as rotações para não o ter de fazer. Qual é o melhor método (ou se houver melhor, digam)?

Compartilhar este post

Link para o post

estou a pensar seriamente em tirar o curso de instrutor

Tambem gostava disso... Se souberes informaçoes sobre isso, manda-me MP. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Tambem gostava disso... Se souberes informaçoes sobre isso, manda-me MP. ;)

já está :compinchas:

aquilo dá grana, mas grana grana dá ser examinador

Compartilhar este post

Link para o post

Aguentar até aguenta, mas não responde bem... Qual o objectivo de ir a 40km/h em 5ª? Pelo menos no carro que costumo conduzir, costumo aumentar a mudança nas 2500 rotações, e nunca na vida chego à 5ª antes dos 80/90km/h

Quando quiseres que ele responda, é simples... metes uma quarta.

O objectivo é poupar combustível. Um carro a 40, em 5ª, gasta menos do que se for em 4ª. Isto claro, se mantiveres a velocidade. Aliás, o andar a 40/50 em 5ª, pressupõe que não haja muito trânsito e, como tal, que consigas manter essa velocidade, sem grandes variações. ;)

O que é preferivel, já que estamos numa de gota/mudanças/wtv: Andar sempre numa de 1ª/2ª/3ª/4ª e depois estar a reduzir ou usar p.e. uma 3ª/4ª e manter as rotações e não fazer acelerações bruscas? Não sei se tou a passar a pergunta, mas é mais uma comparação entre andar sempre a meter mudanças ou estabilizar as rotações para não o ter de fazer. Qual é o melhor método (ou se houver melhor, digam)?

Depende da situação de trânsito ou do tipo de terreno em que te encontras (se andas em estradas maioritariamente planas ou com várias inclinações), entre outros factores. De qualquer forma, o preferível é usares pouco a caixa. É importante saberes adequar a mudança às condições que tens à frente.

Se, por exemplo, estás dentro da cidade e não tens trânsito à tua frente, não justifica andares a 50 em 3ª. No entanto, se o tráfego for maior e estiveres numa estrada com inclinação, é um erro andares a 30/40 em 5ª.

Evitar as acelerações bruscas também é importante, claro.

já está :compinchas:

aquilo dá grana, mas grana grana dá ser examinador

Já agora, se puderes enviar para mim também, agradeço. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, queria ver se tirava a carta para o ano, tenho 16 feitos em março e não sei se com 17 já posso tirar, já me disseram que podia e também já me disseram que era só 4 meses antes de fazer 18 :|

como é? e já agora quanto tempo demora a tirar a carta?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, queria ver se tirava a carta para o ano, tenho 16 feitos em março e não sei se com 17 já posso tirar, já me disseram que podia e também já me disseram que era só 4 meses antes de fazer 18 :|

como é? e já agora quanto tempo demora a tirar a carta?

Podes começar 6 meses antes dos 18.

Por norma, 4/5 meses.

Compartilhar este post

Link para o post

Vinha aqui perguntar o mesmo :lol:

Em Outubro começo então

Editado por Colossus

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Peplin, sendo assim também tiro em Outubro :mrgreen:

Mas do próximo ano. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas do próximo ano. :mrgreen:

Não me desanimes :mrgreen:

btw, sempre tive uma duvida, é que eu não percebo um crl de carros e de mecânicos e essas m*rdas, será que vou aprendendo ao longo do tempo? :|

Compartilhar este post

Link para o post

Só para te dar um cheirinho do que se passou comigo. Fui para o exame sem nunca ter posto uma 5ª e sem nunca ter ido para uma autoestrada. Fora isso, tornei-me barra em estacionamento (fiz isso uma centena de vezes até acabar a condução). Agora depende da habilidade que a tua namorada tem. Se souber minimamente o que está a fazer, vai para exame como eu fui e desenrasca-se apesar de nunca ter tentado, mas ainda são só 10 aulas, ainda tem muito que andar/fazer. Assegura-te só que ela lembra o instrutor de a levar para a autoestrada. lol

A questão não é meter a 5ª ou nao, é mesmo nao ir a uma variante, andar só na cidade. depois no exame quando o examinador a mandar para uma estrada mais rapida, ela vai-se atrapalhar, ou vai para lá andar à velocidade do costume, a que anda na cidade, ou entao vai andar mais rapido e vai ter medo porque nunca o fez. Quanto a estacionar, até acho normal ainda nao o ter feito, mas espero que esteja para breve, senao começo a achar que o instrutor se está a lixar para se ela passa ou nao.

Quanto ao que falarem de andar em 5ª na cidade, ela nas aulas é obvio que nao o vai fazer, porque tem de respeitar todas as velocidades, e andar até 50 nao tem necessidade de meter a 5ª. Eu meto a 5ª na cidade, mas não respeito os limites, e escusam de cair todos em cima de mim, porque eu nao respeito apenas às 6 da manhã que é quando saio do trabalho e nunca anda ninguem na rua. Quando ando até 50, posso meter a 5ª numa situação ou outra, mas é raro, até porque o meu carro é a gasolina, se andar a baixo das 1700 rotações, está a morrer.

Editado por Mafia_SCP

Compartilhar este post

Link para o post

Não me desanimes :mrgreen:

btw, sempre tive uma duvida, é que eu não percebo um crl de carros e de mecânicos e essas m*rdas, será que vou aprendendo ao longo do tempo? :|

No código, terás um tema dedicado a isso, onde abordarás, em traços gerais, a mecânica do carro. Depois, com a experiência, aprende-se sempre alguma coisa. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a inscrição é 3 meses antes dos 18 (pelo menos lá em Vila Real era...) mas o problema é que só podem fazer exame de código qd tiverem mesmo 18 anos.. Mas vão avançando, lá isso é verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Faz é pouca. Demora a responder quando lhe dás mais acelerador. Normalmente é assim, se assim que arrancas metes mudanças muito altas, ele não vai evoluir, vai estar ali a morrer até embalar.

Qual é o teu carro? Motorização?

Eu sinceramente no meu Megane e 1ª, 3ª e 5ª que uso. Só uso 2ª e 4ª em casos especiais.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...