toze2 Publicado 2 Abril 2013 Tava a ler aqui a cena das rotundas, mas supostamente não é por fora 1ª e 2ª saída, por dentro 3ª? Pelo menos foi assim que o meu pai (que foi o meu instrutor) me ensinou. A cena é que isto é bonito em sítios pouco movimentados, agora vamos para o relógio ou para o Marquês antes das obras e não há regras, só a do bom senso. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 2 Abril 2013 O maior exemplo dos portugueses não saberem fazer rotundas é o Centro Sul em Almada, até de autocarros já me tive de esquivar. Entram da 1ª para a 2ª directamente e quem tá na 2ª tem de saltar para a 3ª se não leva com eles em cima (entram 2 ao mesmo tempo na rotunda, tem 4 faixas) A mim sempre me ensinaram e nem vejo outra que faça tão sentido quanto esta: Primeira e Segunda saida por fora e as outras por dentro, se fores por dentro tens de sair para a de fora antes de lá estares. Voltando ao Centro Sul, há gajos que saem da 3ª e 4ª directamente para a saida, atravessam-se à frente do outros à balda. É um perigo. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 2 Abril 2013 (editado) O maior exemplo dos portugueses não saberem fazer rotundas é o Centro Sul em Almada, até de autocarros já me tive de esquivar. Entram da 1ª para a 2ª directamente e quem tá na 2ª tem de saltar para a 3ª se não leva com eles em cima (entram 2 ao mesmo tempo na rotunda, tem 4 faixas) A mim sempre me ensinaram e nem vejo outra que faça tão sentido quanto esta: Primeira e Segunda saida por fora e as outras por dentro, se fores por dentro tens de sair para a de fora antes de lá estares. Voltando ao Centro Sul, há gajos que saem da 3ª e 4ª directamente para a saida, atravessam-se à frente do outros à balda. É um perigo. Pois, também sempre tive essa ideia e desde que conduzo nunca tive problemas em rotundas. A grande cena acho que é o facto de as pessoas não olharem sobre o ombro quando estão a sair. Olham só o espelho. Já andem em carros com amigos e chamo-os muito à atenção sobre isso. Editado 2 Abril 2013 por toze2 Compartilhar este post Link para o post
Tikz Publicado 2 Abril 2013 O que eu faço sempre nas rotundas é: se for sair na 1º ou na 2º saída, e se esta não se distanciar muito da 1º saída, faço-as por fora. Se for na 2º saída, que seja muito longe da 1º, e nas restantes, é por dentro. E sempre com piscas. Se há cena que odeio é estar na rotunda à espera para entrar, ver gente a sair e a não fazer pisca. Eu, quando é 1º ou 2º saída, sempre por fora, para a 3º costumo fazer por dentro, mas se apanhar uma rotunda muito movimentada prefiro fazer por fora. Mais para me salvaguardar a mim e não ter de andar a dar voltas e voltas à rotunda. Como já dei um exemplo aí, numa junto ao hospital de setúbal tive de dar a segunda volta porque estava um autocarro a tapar-me a saída. :( Em relação aos piscas, quase sempre. Quando há mais alguém na rotunda e/ou para entrar faço sempre, se não estiver ninguém na rotunda nem ninguém para entrar não faço. Vou a exame de código quinta Boa sorte! :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Bumblefoot Publicado 2 Abril 2013 (editado) Pois, também sempre tive essa ideia e desde que conduzo nunca tive problemas em rotundas. A grande cena acho que é o facto de as pessoas não olharem sobre o ombro quando estão a sair. Olham só o espelho. Já andem em carros com amigos e chamo-os muito à atenção sobre isso. Sobre o ombro, como assim? Olhar para trás? :medinho: Acho que já percebi. :lol: Editado 2 Abril 2013 por Bumblefoot Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 2 Abril 2013 O maior exemplo dos portugueses não saberem fazer rotundas é o Centro Sul em Almada, até de autocarros já me tive de esquivar. Entram da 1ª para a 2ª directamente e quem tá na 2ª tem de saltar para a 3ª se não leva com eles em cima (entram 2 ao mesmo tempo na rotunda, tem 4 faixas) A mim sempre me ensinaram e nem vejo outra que faça tão sentido quanto esta: Primeira e Segunda saida por fora e as outras por dentro, se fores por dentro tens de sair para a de fora antes de lá estares. Voltando ao Centro Sul, há gajos que saem da 3ª e 4ª directamente para a saida, atravessam-se à frente do outros à balda. É um perigo. Mesmo, aquilo a partir do momento em que entras e sais é com os olhos bem abertos e a olhar para todo o lado :lol: Compartilhar este post Link para o post
Kratosthegod Publicado 2 Abril 2013 Sobre o ombro, como assim? Olhar para trás? :medinho: Sim, por causa dos ângulos mortos. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 2 Abril 2013 (editado) Sobre o ombro, como assim? Olhar para trás? :medinho: Acho que já percebi. :lol: Sim. Olhar sobre os ombros Ao entrar em vias rápidas e na saída de rotundas é essencial devido aos ângulos mortos como o Kratos referiu. Editado 2 Abril 2013 por toze2 Compartilhar este post Link para o post
Bumblefoot Publicado 2 Abril 2013 Sim, por causa dos ângulos mortos. Sim. Olhar sobre os ombros Ao entrar em vias rápidas e na saída de rotundas é essencial devido aos ângulos mortos como o Kratos referiu. Sim, já entendi. Eu é que pensei logo no pior, desculpem lá :lol: :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Swarley Publicado 2 Abril 2013 Exame de Código feito crl Parabéns! Compartilhar este post Link para o post
Kratosthegod Publicado 2 Abril 2013 Parabéns! Agora é arrasar no prático! Compartilhar este post Link para o post
Manarte Publicado 2 Abril 2013 Obrigado Kratos e Diogo, agora começar a condução é que só posso marcar para a semana :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Swarley Publicado 2 Abril 2013 Faço 4 anos de carta hoje, 0 multas :biggrin: Compartilhar este post Link para o post
master Publicado 2 Abril 2013 Exame de Código feito crl Parabens mano, boa sorte agora para a conduçao. :compinchas: Faço 4 anos de carta hoje, 0 multas :biggrin: Muito bem Sr. Swarley. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Tikz Publicado 2 Abril 2013 Exame de Código feito crl Parabéns! :) Faço 4 anos de carta hoje, 0 multas :biggrin: É assim mesmo! :) Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 2 Abril 2013 Faço 4 anos de carta hoje, 0 multas :biggrin: Eu em 1 ano e 6 meses em Portugal também nenhuma. No Verão fui à Holanda com o meu pai visitar clientes da empresa e demos um salto à Alemanha, passado duas semanas chegou uma carta lá com uma foto minha em excesso de velocidade. 120 num limite de 80. A auto-estrada estava em obras... Compartilhar este post Link para o post
Manarte Publicado 2 Abril 2013 Obrigado master e Tikz Agora veremos a condução :mrgreen: Parabens Swarley Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 2 Abril 2013 Obrigado master e Tikz Agora veremos a condução :mrgreen: Parabens Swarley Faz como eu, nunca passei da terceira (também andei pela terreola), assim só tinha de baixar para a segunda nas rotundas e passar para a terceira, óptimo :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 4 Abril 2013 Faz como eu, nunca passei da terceira (também andei pela terreola), assim só tinha de baixar para a segunda nas rotundas e passar para a terceira, óptimo :mrgreen: Faz isso, faz. Os examinadores gostam de te ver trabalhar com a caixa. Compartilhar este post Link para o post
Manarte Publicado 4 Abril 2013 Sinceramente, eu em relção a mudanças nao tenho lá grande medo, custa é a primeira vez, depois consegue-se bem, o meu unico medo vai ser a embraiagem e estacionamento :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 6 Abril 2013 Hoje pela 1ª vez desde que tenho a carta aconteceu-me uma chatice... Tive um furo em Algés. A principio ainda demorei alguns metros para perceber que tinha realmente o pneu furado. Depois quando percebi continuei a andar, porque ia numa estrada estreita e sem possibilidade de estacionamento, acabei por levar o carro até ao destino, que era o Jamor, andei para aí 1km mais coisa menos coisa, com o pneu assim. Ficou todo f*dido nunca vi um pneu naquele estado, quando estacionei o carro o pneu deitava imenso fumo e tinha buracos nos quais cabiam o meu dedo. Compartilhar este post Link para o post