Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Zlatan

Carta de Condução...

Publicações recomendadas

"desconhecidas" :lol:

No máximo diziam ignoradas, mas agora desconhecidas...

Exacto, eu conheço essas todas(aquela da bicicleta a 1.5m é que não), e costumo cumprir. O semáforo amarelo então é ridículo, desconhecida? Tinha eu 10 anos e já devia saber isso. O típico português é que quando vê o amarelo acelera a fundo em vez de travar, mas não é por desconhecimento, é mesmo para tentar passar antes do vermelho, só não paro se vir que já não consigo parar a tempo, o que só acontece quando estou a chegar ao semáforo e passa a amarelo

Compartilhar este post

Link para o post

Arrisco-me a dizer que a maioria do pessoal que conduz em Portugal não sabe que tem de conduzir na faixa mais à direita possível e que essa figura da 'via principal' não existe.

Compartilhar este post

Link para o post

Arrisco-me a dizer que a maioria do pessoal que conduz em Portugal não sabe que tem de conduzir na faixa mais à direita possível e que essa figura da 'via principal' não existe.

Bem verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma vez uma amiga levou-me a casa e fizemos o inicio da A1 até à saída da Póvoa. Ela ia na fila do meio e eu perguntei porque ela não ia para a direita. Então ela começa grande explicação, que assim era mais fácil porque quando queria ultrapassar os da fila da direita não tinha de estar a tentar meter-se e mais uma ou duas razões ridículas. Outra coisa engraçada em relação a isso, estava uma vez a chegar às portagens de Alverca e ia um gajo a andar devagar na esquerda (já estávamos a menos de 1 km das portagens) e o gajo queria ir para a Via Verde. Então um carro da brigada vai mandar vir com ele por ir na esquerda. Na sua fantástica manobra ao retornar à direita iam causando um acidente porque se metem para a direita quando têm um carro ao lado.

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, eu conheço essas todas(aquela da bicicleta a 1.5m é que não), e costumo cumprir. O semáforo amarelo então é ridículo, desconhecida? Tinha eu 10 anos e já devia saber isso. O típico português é que quando vê o amarelo acelera a fundo em vez de travar, mas não é por desconhecimento, é mesmo para tentar passar antes do vermelho, só não paro se vir que já não consigo parar a tempo, o que só acontece quando estou a chegar ao semáforo e passa a amarelo

Essa das bicicletas (as três) acho que ainda não está aprovada, está em vias de ser aprovada. Pelo menos creio que estava assim na altura dessa notícia. No entanto é muito possível que seja aprovada, daí já estarem a contarem com ela.

A distância antes dessas alterações acho que nem sequer estava regulamentada, era uma distância de segurança que permitisse que o condutor tivesse um tempo de reação adequado às características especiais do veículo, como a sua instabilidade (sobretudo em dias de vento) como o facto de o ciclista estar muito menos seguro do que que um automobilista (uma colisão com um carro e o ciclista vai a voar por ali fora, enquanto que um condutor não, se tiver cinto).

A do lado a lado também é nova, tenho praticamente a certeza que antes os ciclistas eram obrigados a andar em fila indiana, sendo que só podiam andar "aos pares" mediante uma autorização de uma entidade qualquer (não faço de ideia de qual, mas era preciso uma autorização).

Quanto á parte do encostar à direita, sempre fiz isso. No entanto, sempre que ando de bicicleta numa estrada há sempre um ou outro que tem a ideia peregrina de me buzinar, apesar de não saber bem o porquê. :lol:* E espaço não lhes falta para fazer a ultrapassagem. Quando deixar de andar encostado à direita, os que me costumam buzinar vão querer passar-me por cima.

*Estive a ver e até é um comportamento "normal" para avisar o ciclista. No entanto não deixa de ser um pouco irritante levar com uma buzinadela de vez em quando, além de também assustar-me um bocado com isso. :mrgreen:

Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

"Sabia que o semáforo amarelo obriga a parar?"

Bela tanga, só se deve parar se der para o fazer em condições de segurança.

E a cena de circular mais à direita nas AE acho que não tem o problema que toda a gente cria em torno dele.

Parte do senso comum saber adequar-se às condições da estrada porque o código da estrada não prevê muitas situações que acontecem e fosse a condução apenas uma pessoa guiar-se pelo código e dava-se a carta a qualquer pessoa.

Compartilhar este post

Link para o post

"Sabia que o semáforo amarelo obriga a parar?"

Bela tanga, só se deve parar se der para o fazer em condições de segurança.

E a cena de circular mais à direita nas AE acho que não tem o problema que toda a gente cria em torno dele.

Parte do senso comum saber adequar-se às condições da estrada porque o código da estrada não prevê muitas situações que acontecem e fosse a condução apenas uma pessoa guiar-se pelo código e dava-se a carta a qualquer pessoa.

Não?

Quem anda no meio nas AE's de forma injustificada não só atrapalha os condutores da faixa da direita que querem ultrapassar como atrapalham os da faixa da esquerda que querem retornar a faixas mais à direita e que não conseguem.

Além disso há muita gente que anda no meio e que não adequa a sua trajetória ao local de onde querem sair. Acabam por originar manobras perigosas não só para eles como para outras pessoas. Há coisa de 5/6 meses um desses que andava no meio "guinou" desde o meio até à saída de Entrecampos, quando eu estava naquele sítio, com a velocidade e local adequadas. A sorte dele foi que eu normalmente estou de olho nessas pessoas e abrandei a tempo, porque senão...

E depois há outro caso que eu apanhei na A2. AE deserta e um gajo a andar na faixa do meio como se não fosse nada do outro mundo. :lol: Eu que vinha na mais à direita tive que ir para a do meio e depois ir à da esquerda só para pode-lo ultrapassar. Enfim...

Compartilhar este post

Link para o post

Não?

Quem anda no meio nas AE's de forma injustificada não só atrapalha os condutores da faixa da direita que querem ultrapassar como atrapalham os da faixa da esquerda que querem retornar a faixas mais à direita e que não conseguem.

Além disso há muita gente que anda no meio e que não adequa a sua trajetória ao local de onde querem sair. Acabam por originar manobras perigosas não só para eles como para outras pessoas. Há coisa de 5/6 meses um desses que andava no meio "guinou" desde o meio até à saída de Entrecampos, quando eu estava naquele sítio, com a velocidade e local adequadas. A sorte dele foi que eu normalmente estou de olho nessas pessoas e abrandei a tempo, porque senão...

E depois há outro caso que eu apanhei na A2. AE deserta e um gajo a andar na faixa do meio como se não fosse nada do outro mundo. :lol: Eu que vinha na mais à direita tive que ir para a do meio e depois ir à da esquerda só para pode-lo ultrapassar. Enfim...

Isso depende do senso comum, lá está.

A mim não me faz confusão que as pessoas andem na faixa do meio ou da esquerda se não criarem incomodo a ninguém e souberem o que estão a fazer.

Se fosse toda a gente andar sempre à direita, não sei para que serviriam as 3 ou 4 faixas na AE.

Era para ultrapassar alguém que está a fazer uma ultrapassagem ?

Agora claro que as pessoas devem andar na estrada de como a não prejudicar os outros, lá está, a condução depende muito do bom-senso das pessoas, só que em Portugal isso é escasso e vê-se muito chico-espertismo.

E atenção que é raro eu não andar na faixa mais direita (até porque o meu carro não permite aventuras). Simplesmente não me faz confusão um gajo que ande na faixa do meio só para andar mais rápido.

Compartilhar este post

Link para o post

Acima de todas as regras do código deve prevalecer a regra do bom senso. Deixemos lá de ser mais papistas que o papa.

Numa auto-estrada deserta em viagens longas ando tendencialmente na faixa do meio e não sinto que esteja a perturbar quem quer que seja.

Compartilhar este post

Link para o post

Acima de todas as regras do código deve prevalecer a regra do bom senso. Deixemos lá de ser mais papistas que o papa.

Numa auto-estrada deserta em viagens longas ando tendencialmente na faixa do meio e não sinto que esteja a perturbar quem quer que seja.

Simplesmente obrigas quem deveria ir no meio a ir para a esquerda e quem devia ir na esquerda a ter de andar mais devagar.. A regra é clara, andar o mais à direita possível. Queres ultrapassar, ultrapassas e retornas. Bom senso é não estar a congestionar os outros porque nos sentimos mais à vontade (o que é só ridículo) a andar na fila do meio. Se cumprissem com as regras do código nem tinha de haver bom senso porque as coisas funcionavam correctamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu na AE agora antes de cada entrada meto-me na faixa do meio e se forem todas seguidos vou me mantendo, já caguei para isso desde que ia tendo um grande acidente graças a uma caramela qualquer.

Compartilhar este post

Link para o post
Se fosse toda a gente andar sempre à direita, não sei para que serviriam as 3 ou 4 faixas na AE.

Era para ultrapassar alguém que está a fazer uma ultrapassagem ?

:lol:

É 8 ou 80, é para circular na faixa mais à direita possível, se eu estou a ver um indivíduo a entrar na AE passo para a do meio e depois retorno para a direita quando tiver terminado a ultrapassagem, da mesma forma que no Eixo N-S quando vou para casa é sempre fugir do circo do pessoal que está a entrar e a sair para a 2ª circular e afins.

Agora pessoal na faixa do meio com a direita completamente livre só dá mesmo vontade de andar com pedras da calçada no carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Disseste tudo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Ia muito bem na estrada, não podia ir mais depressa porque tinha carros à frente e vinham carros na sentido contrário, um gajo de mota vai e tenta passar pelo meio (e conseguiu) colado ao meu carro, eu nem o vi. Nem ia a reparar, ia a olhar para a frente, o gajo passa colado quase a bater no meu carro, ainda me buzina e faz-me um manguito e foge, vontade de o atropelar logo.

Compartilhar este post

Link para o post

Disseste tudo.

Não disse.

Até admito que mudar para a faixa do meio na AE quando há carros a entrarem na AE pelas vias de entrada é bom senso, apesar de no Código da Estrada a situação não estar prevista e de dizer que a faixa do meio é para ultrapassar ou para escolher o local para onde seguir. Mas a verdade é que se a via de aceleração para o acesso à AE for curta e houver muito congestionamento até se pode mudar para a faixa do meio. E ainda há aquela questão de evitar toques e acidentes: muitos do que entram não conseguem encontrar o "timing" certo e os que estão na AE também ficam naquela do "acelero ou mantenho a velocidade para deixar o outro entrar?". Já tive alguns percalços com isso, portanto muitas vezes eu só mudo para o meio se não houver ninguém nessa faixa. Se houver um carro a uma curta distância fico, porque corro o risco de fazer uma mudança brusca e o culpado aí sou eu. Depois lá está, se fico na mais a direita (que é a maioria das vezes) é ver o timing, a velocidade dos dois carros e a distância da via dos que vão entrar e conjugar isso para tomar a melhor decisão.

No entanto andar na AE na faixa do meio sem motivo que o justifique não é bom senso, quer esteja sozinho ou com carros. Mas não sei se a 1ª frase dele se referia também à 2ª.

Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

Referia-me apenas ao primeiro parágrafo dele para um aspecto mais geral.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ando sempre o mais à direita possível na AE. Ainda para mais com as bermas enormes é muito mais tranquilo preocupar-me apenas com o que se passa à minha esquerda do que estar preocupado com os 2 lados.

Agora a vir para casa ia tendo um acidente por minha culpa. Local muito pouco iluminado e uma placa de stop na estrada principal, vinha um carro com prioridade à direita que felizmente não estava em cima do cruzamento e travou. Não gosto nada de conduzir à noite.

Compartilhar este post

Link para o post

Um amigo meu contou-me que a mãe dele há uns dias estava a conduzir de noite numa estrada meio isolada, e de repente o carro que ia à frente começa a travarr várias vezes, para com a luz ver quem ia no carro e assim. Depois abre a janela e com o braço faz sinal para ela encostar. Mas como o carro do gajo era velho e havia um caminho de terra batida, a mãe do meu amigo foi por ali fora.

Conduzir de noite :medinho:

Eu de noite não vejo lá muito bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Simplesmente obrigas quem deveria ir no meio a ir para a esquerda e quem devia ir na esquerda a ter de andar mais devagar.. A regra é clara, andar o mais à direita possível. Queres ultrapassar, ultrapassas e retornas. Bom senso é não estar a congestionar os outros porque nos sentimos mais à vontade (o que é só ridículo) a andar na fila do meio. Se cumprissem com as regras do código nem tinha de haver bom senso porque as coisas funcionavam correctamente.

Amen... ia agora responder, mas disseste tudo !!!

Editado por Undertaker

Compartilhar este post

Link para o post

E os que vão ao telemovel? Há dias ia-me espetando contra um carro assim. Cruzamento em que à minha direita é uma subida com alguma inclinação, eu com prioridade la ia na boa e quando ia a chegar a esse tal cruzamento, a gaja põe o carro quase a meio da estrada e para. Lá fiz uma travagem brusca e fiz-lhe sinal para chegar o carro atrás pra eu passar. Que é que a gaja faz? Passa o telemovel pra outra mão, diz-me obrigado e passa. :lol: O gajo atrás dela até se riu :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

E os que vão ao telemovel? Há dias ia-me espetando contra um carro assim. Cruzamento em que à minha direita é uma subida com alguma inclinação, eu com prioridade la ia na boa e quando ia a chegar a esse tal cruzamento, a gaja põe o carro quase a meio da estrada e para. Lá fiz uma travagem brusca e fiz-lhe sinal para chegar o carro atrás pra eu passar. Que é que a gaja faz? Passa o telemovel pra outra mão, diz-me obrigado e passa. :lol: O gajo atrás dela até se riu :lol:

DIria que 80 % das vezes que apanho gente a andar no meio de duas faixas, a cometer erros estúpidos etc é por causa disso. O problema é que agora a m*rda dos smartphones não conseguem mandar mensagens sem olhar então só fazem cagada. Quando se vai só a falar é na boa, agora andar a mandar mensagens é que dá m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post

Se ainda for de dia e vir pessoal a fugir para a berma já sei que estão a mandar mensagens, é certinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...