Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
RicardoBarbosa

[Musica] Musicos, assumam-se.

Publicações recomendadas

Não sei que prof escolher...

Este ano já só são dois.

Sandro Norton ou David Richard?

São os dois excelentes.

O David Richard já estava no ano passado, o Sandro Norton só está desde Janeiro...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ia para o Sandro, por ter um grande curriculo. Já o Richards trabalhou com grandes guitarristas, suponho, já que dos nomes referidos só conheço o grande John Scofield, com quem também o Sandro teve o prazer de tocar.

Ah, e o Sandro teve aulas com o Gonçalo Pereira. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Pronto, hoje lá fui fazer o setup ao meu baixo, com o António Vinhas, luthier que me foi bastante recomendado. É realmente um grande profissional e um tipo porreiraço, portanto recomendo-o à malta do Norte. Abriu tudo, limpou, oleou, arranjou-me os pickup's, enfim, fez tudo.

Mas tenho de admitir que me custou imenso ver o baixo às peças, quando ele o desmontou. sad5.gif :mrgreen:

Ghelthon, nesta altura, quanto te cobrou esse luthier?

É que acho que a minha guitarra está a trastejar. Em todas as cordas, se as tocar soltas com alguma força, ouve-se um ranger estranho... Não consigo explicar.

Por um lado acho que é devido às cordas poderem estar demasiado perto da escala, e assim também dos trastos, mas por outro, também sei que isto começou a acontecer do nada. Espero não ter o braço da guitarra empenado. :|

Compartilhar este post

Link para o post
Ghelthon, nesta altura, quanto te cobrou esse luthier?

É que acho que a minha guitarra está a trastejar. Em todas as cordas, se as tocar soltas com alguma força, ouve-se um ranger estranho... Não consigo explicar.

Por um lado acho que é devido às cordas poderem estar demasiado perto da escala, e assim também dos trastos, mas por outro, também sei que isto começou a acontecer do nada. Espero não ter o braço da guitarra empenado. :|

Lamento informar , mas acho que tás a ficar com um braço torto lol.

Bem , tava aqui pelo offtopic e nunca tinha visto este tópico.Interessante.

Começo então a apresentar-me , todo guitarra e sou guitarrista de uma banda de um género...estranho , mas audivel , com bases em Anathema , Tool e Pink Floyd ( muita mistura mas o que tá a sair parece estar bom ) :p

Tenho uma acustica ( <3 ) e a minha guitarra electrica é uma Epiphone Les Paul. Depois posso meter fotos , e referente á banda , o myspace está a ser criado , assim que for se quiserem posso linkar ;)

Um abraço \m/

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o problema já passou. Acho que afinal era só falta de afinação nas cordas. A verdade é que quando estava a afinar, elas estavam a desafinar muito rapidamente, logo depois de ter afinado. Mas por agora isso já não está a acontecer. A única coisa que acontece agora é ouvir um ruidinho vindo das selas, quando toco numa corda qualquer. Mas vou mudar de cordas que já rebentei com a primeira há 3 dias e pode ser disso.

Boas influências Metruriel. ;)

Já agora, alguém usa as Elixir? Eu costumo variar entre as Elixir e as Daddario, mas normalmente têm ambas a mesma duração. A verdade é que também rebento sempre a 1ª corda, a fazer um bend (quase sempre) e acabam por me durar, tanto umas como outras, 2 meses sensivelmente. Quem usa as Elixir, nota alguma diferença na duração?

Compartilhar este post

Link para o post
Já agora, alguém usa as Elixir? Eu costumo variar entre as Elixir e as Daddario, mas normalmente têm ambas a mesma duração. A verdade é que também rebento sempre a 1ª corda, a fazer um bend (quase sempre) e acabam por me durar, tanto umas como outras, 2 meses sensivelmente. Quem usa as Elixir, nota alguma diferença na duração?

Eu uso Elixir. São é demasiado caras, mas duram o dobro.

Eu antes usava GHS, excelente marca qualidade preço. É metade do preço das Elixir.

O problema é que devido ao uso que dava na altura, tinha de mudar sempre mês a mês. Com as Elixir já não, mas também não uso tanto, com a mesma intensidade...

Compartilhar este post

Link para o post

Metruriel depois manda aí link para o myspace quando tiverem isso pronto :)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sinceramente não notei diferença na duração das Elixir. Na verdade também só as usei uma vez. :laugh:

Hoje acabei por não ir comprar as cordas. Estive a comparar e aqui na MrJack em Lisboa, as D'addario, cada set, cobram apenas 4,80€ por elas! Estou a pensar comprar um "pack" com 10 sets de cordas por 41€. Poupo imenso. E se continuasse a comprar onde tenho comprado, onde as D'addario são 7,5€ e as Elixir 13€... :|

Uma coisa que nunca percebi bem: Qual é a diferença entre um combo e head, falando de amplificadores?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest dpitz khön

Eu compro quase sempre daddario.De quanto em quanto tempo é que recomendam que troque de cordas??

é que eu so troco em duas ocasioes, ou se parto uma corda, ou se já não tiver a gostar do som :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Eu compro quase sempre daddario.

é que eu so troco em duas ocasioes, ou se parto uma corda, ou se já não tiver a gostar do som :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só troco quando se partem. A minha eléctrica teve 2 anos com as mesmas cordas, já se desfaziam nos meus dedos :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest dpitz khön
Eu só troco quando se partem. A minha eléctrica teve 2 anos com as mesmas cordas, já se desfaziam nos meus dedos :mrgreen:

:lol: eu tive de trocar ha umas semanas uma porque ja se estava a desfazer mesmo xD

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns Gonçalo. ;)

Quem me dera ter aulas.

Bem, tenho andado a ler os básicos sobre teoria e não sabia que as escalas incluiam tanta coisa. E eu a pensar que sabia tocar a Pentatonica maior. Falando por alto, até sei, agora não sabia que existiam montes de variações ao longo do braço, o que, agora pensando bem, até é lógico.

Comecei a decorar as notas todas no braço e a praticar a escala maior em G. Ainda estou a treinar a 1ª variação. Depois vou treinar uns improvisos apenas com essa variação e depois passo a treinar outra variação. Depois junto as notas todas das variações para ter mais liberdade de expressão. Básicamente estou a fazer isto:

E isto é apenas a escala maior. Em G. :lol:

O tempo que vou levar com isso... Nem vou ter tempo para tocar outras coisas.

Já agora, um dúvida: Neste caso, isto vai servir para poder improvisar sobre acordes que pertençam à "Key de G". Eu não percebo nada disto, mas segundo percebi, então existem conjuntos de acordes que representam uma determinada sonoridade, ou seja, constituem uma determinada "key". :lol:

Desculpem os termos e a explicação da dúvida mas não percebo mesmo nada disto. Alguém me podia dar umas luzes quanto a esses conjuntos de acordes e como tudo isto funciona?

Compartilhar este post

Link para o post

bb, não entendi bem o que perguntaste, não sou grande coisa nos termos em inglês, mas julgo que se prende com arpeggios.. Todos os acordes maiores e menores são baseados na 1ª (ou seja, a tónica), a 3ª e a 5ª da respectiva escala, logo haverão sempre mais acordes com notas semelhantes àquele que estás a usar, o que é bastante bom para fazeres passagens entre esses acordes, fica bastante musical.

Em relação aos vários "desenhos" que uma escala pode assumir ao longo do braço, é uma questão de se treinar. Se souberes os desenhos num acorde, sabes em todos, é só transpores as notas :wink:

Não sei se era isto, mas pronto. Google/Wiki/Youtube it!

Compartilhar este post

Link para o post
bb, não entendi bem o que perguntaste, não sou grande coisa nos termos em inglês, mas julgo que se prende com arpeggios.. Todos os acordes maiores e menores são baseados na 1ª (ou seja, a tónica), a 3ª e a 5ª da respectiva escala, logo haverão sempre mais acordes com notas semelhantes àquele que estás a usar, o que é bastante bom para fazeres passagens entre esses acordes, fica bastante musical.

Em relação aos vários "desenhos" que uma escala pode assumir ao longo do braço, é uma questão de se treinar. Se souberes os desenhos num acorde, sabes em todos, é só transpores as notas :wink:

Não sei se era isto, mas pronto. Google/Wiki/Youtube it!

Acredita que ajudaste muito Doom! Muito obrigado mesmo. ;)

Depois de estudar esta escala, em G, vou poder improvisar sobre estes acordes, que, tal como a escala, têm varias posições/variações/"desenhos" ao longo do braço... O que vou ter de decorar, só para G... Depois ainda tenho de treinar a escala maior das restantes notas... :dry:

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação aos "desenhos" das escalas ao longo do braço, basta apenas praticares o de uma (neste caso G). Depois se quiseres passar para essa escala com base noutra nota, digamos G# por exemplo, basta subires tudo o que fizeste para G meio tom. É uma questão de saberes os desenhos e saberes onde estão as notas ao longo do braço :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Então os "desenhos" são sempre iguais, em cada escala, neste caso escala maior, variando apenas as suas posições, de acordo a querer tocar num certo tom. Entendido. Obrigado. ;)

Ainda assim, convém praticar bem esses desenhos em cada nota. Só para estar habituado a passar de um "desenho" para o outro mantendo a mesma "adequação" do improviso à melodia. Continua a dar muito trabalho. :dry:

Mas se é assim que tem de ser, assim será. :)

Compartilhar este post

Link para o post

E eis-me de volta!

Desde a minha ultima actualização, informo que já estoirei o Tears in Heaven, mais umas "pseudo-musicas".

Agora estou a estudar a Signe, também do Eric Clapton.

Já toco cerca de 1/3 da música, ao ritmo original. Um dia destes deixo cá uma gravaçãozinha.

Falaram a pouco de cordas, para a minha clássica costumo por Martin&Co, mas desta vez pus umas RotoSound. Estou a gostar...

Compartilhar este post

Link para o post
Então os "desenhos" são sempre iguais, em cada escala, neste caso escala maior, variando apenas as suas posições, de acordo a querer tocar num certo tom. Entendido. Obrigado. ;)

Ainda assim, convém praticar bem esses desenhos em cada nota. Só para estar habituado a passar de um "desenho" para o outro mantendo a mesma "adequação" do improviso à melodia. Continua a dar muito trabalho. :dry:

Mas se é assim que tem de ser, assim será. :)

Se ainda não tiveres arranja o Guitar Pro. Há lá opções bastante interessantes, como a de mostrar as notas de uma certa escala ao longo do braço, o que é excelente para veres esses "desenhos"

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem ainda tive a 2ª aula na Jazz ao Norte e já me disse que em Dezembro tenho dueto com alguém, para umas 80 pessoas, para me preparar :|

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...