Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
fm_master

Cursos de Árbitros, de Treinadores e Carreiras

Publicações recomendadas

e verdade mike, e como ficou aquela situação da agressão?

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ver se arranjo um printscreen do jornal para vocês perceberem melhor, mas vai haver polémica: o árbitro dum jogo de júniores, num jogo para a taça na semana passada, prolongou o jogo para além dos 90 minutos até uma equipa fazer o golo da vitória, isto porque não lhe dava jeito fazer o prolongamento porque...queria ir ver o Braga.

Pelos vistos aos 103 minutos houve um golo, após uma série de livres marcados perto da área, e o gajo apitou para o final. O árbitro da equipa que perdeu é meu amigo, não se vai ficar e já fez uma exposição, exposição essa que saltou para o jornal.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ver se arranjo um printscreen do jornal para vocês perceberem melhor, mas vai haver polémica: o árbitro dum jogo de júniores, num jogo para a taça na semana passada, prolongou o jogo para além dos 90 minutos até uma equipa fazer o golo da vitória, isto porque não lhe dava jeito fazer o prolongamento porque...queria ir ver o Braga.

Pelos vistos aos 103 minutos houve um golo, após uma série de livres marcados perto da área, e o gajo apitou para o final. O árbitro da equipa que perdeu é meu amigo, não se vai ficar e já fez uma exposição, exposição essa que saltou para o jornal.

ai aí as equipas têm árbitros? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Quis dizer treinador :compinchas:/>

eu percebi, tava-me a meter contigo :compinchas: anyway, lamentável

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho aqui duas questões que talvez me possam esclarecer. A primeira é uma curiosidade e é dirigida aos arbitros CMPT. Existe alguma obrigatoriedade de a bola estar jogavel para se apitar para o fim da primeira parte/jogo? EU presumo que não porque já vi jogos acabarem sem a bola estar em campo, mas 90% das vezes vemos o arbitro a apitar assim que o GR bate o pontapé de baliza (que é uma coisa que nunca entendi e me irrita :mrgreen: principalmente as situações onde a bola sai, esta-se 10s para marcar o pontape de baliza, assim que toca na bola acaba o jogo).

A segunda é uma questão que um amigo meu me colocou. Ele diz que gostava de experimentar entrar no mundo do scouting (nem sei se é assim que lhe deva chamar), mas basicamente é um gajo com algum tempo e gosto pela bola e gostava de saber quais os passos que se pode/deve dar para se tornar num "olheiro" (ja agora se souberem de material que exista sobre isso com qualidade é deixarem ai que eu transmito). Eu não faço ideia se ha cursos, se não há ou como funciona. Mas pronto, fica a dica para se iniciar um mini-esclarecimento sobre isto de ser "olheiro".

EDIT: FAJO APAGA MPs :mrgreen:

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho aqui duas questões que talvez me possam esclarecer. A primeira é uma curiosidade e é dirigida aos arbitros CMPT. Existe alguma obrigatoriedade de a bola estar jogavel para se apitar para o fim da primeira parte/jogo? EU presumo que não porque já vi jogos acabarem sem a bola estar em campo, mas 90% das vezes vemos o arbitro a apitar assim que o GR bate o pontapé de baliza (que é uma coisa que nunca entendi e me irrita :mrgreen: principalmente as situações onde a bola sai, esta-se 10s para marcar o pontape de baliza, assim que toca na bola acaba o jogo).

À excepção de um pontapé de grande penalidade (e foi este ano recomendado também nos cantos) pode-se acabar o jogo a qualquer momento.

Compartilhar este post

Link para o post

À excepção de um pontapé de grande penalidade (e foi este ano recomendado também nos cantos) pode-se acabar o jogo a qualquer momento.

Ok, obrigado, assim sendo deve ser um habito qualquer que os arbitros foram apanhando ou então é so impressão minha. Either way, ficou esclarecido :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Quem treinar formação que leia com atenção as palavras do Lucho hoje no jornal O Jogo. Sintomático.

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

Quem treinar formação que leia com atenção as palavras do Lucho hoje no jornal O Jogo. Sintomático.

procurei no site e não tem nada, o que é que ele disse?

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=3039579

No jornal a notícia está bem mais desenvolvida e está cheia de pormenores deliciosos. Fala, por exemplo, em sentir o jogo e todas as possibilidades, em ver os colegas e adversários e na influência que o campo naquelas condições teve nisso.

Coisas que nunca poderão ser replicadas nem adquiridas com bolas de tamanhos uniformizados, campos sintéticos sem influências externas nem pela estrutura formal do jogo. Toda uma densidade e unidade de experiências que só podem ser adquiridas pelo futebol de rua, pelo corpo e bola enquanto um sistema complexo, dinâmico e indissociável.

Até estou (estamos) numa cruzada a ver se se consegue obter a declaração toda dele, seja através do jornal, do próprio Lucho ou do pessoal do pessoal lá de cima, uma vez que o que está publicado provavelmente é extraído de outras declarações dele. Pena é que isso vem de uma revista francesa qualquer...

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

Antecipar e e sentir o jogo, quem deve circular é a bola e não o jogador, comecei a conhecer cedo o que eram os efeitos inesperados, quando a bola batia no chão, a evitar buracos e a jogar em pisos que prendiam a bola.

Na mouche. Já dizia o Pelé que era melhor que os outros porque a rua dele tinha mais buracos...

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje fui fiscal-de-linha num jogo treino. Não é fácil, mas acho que me safei bem.

Acho que o meu único erro foi não ter assinalado um fora-de-jogo que depois até acabou em golo contra a minha equipa. Estava em cima do lance, sempre a acompanhar a defesa, mas distraí-me não sei bem com o quê e fiquei na dúvida. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje fui fiscal-de-linha num jogo treino. Não é fácil, mas acho que me safei bem.

Acho que o meu único erro foi não ter assinalado um fora-de-jogo que depois até acabou em golo contra a minha equipa. Estava em cima do lance, sempre a acompanhar a defesa, mas distraí-me não sei bem com o quê e fiquei na dúvida. :lol:

boi do crl, tavas comprado! mandam-nos sempre estas m*rda pós nossos jogos!

:carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Alex, Ibra, o curso que vai haver agora lá para Junho em Liverpool da Prozone é alguma coisa de jeito?

Compartilhar este post

Link para o post

boi do crl, tavas comprado! mandam-nos sempre estas m*rda pós nossos jogos!

:carinhoso:

É isto. Falta só o mitico "Por isso é que não passas do distrital"

Compartilhar este post

Link para o post

É isto. Falta só o mitico "Por isso é que não passas do distrital"

txii, como é que me esqueci disto!

e nos jogos de futebol de formação é sempre: 'por isso é que só apitas canalha!'

Compartilhar este post

Link para o post

Alex, Ibra, o curso que vai haver agora lá para Junho em Liverpool da Prozone é alguma coisa de jeito?

Desconheço. Pormenores?

Compartilhar este post

Link para o post

Também não sei mais nada..Foi um colega da fmh que me disse

Compartilhar este post

Link para o post

Também nunca ouvi falar disso, mas a verdade é que o meu conhecimento sobre esse tipo de cursos é muito vago. Pá, Shark, estás a meio de uma licenciatura na área, agora já nem precisas dos cursos para trabalhar porque eles já nem existem, investe é na tua formação a ler o máximo que conseguires sobre tudo e mais alguma coisa que te aparecer à frente. É assim que vais lá, parece-me dinheiro mais bem gasto que em cursos lá no fim do mundo com conteúdos sabe-se lá de que validade.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...