Ego Sum Publicado 21 Outubro 2024 Comecei ontem o primeiro save na HRE, Brandenburg. O jogo é tão extenso que consigo listar todos os saves que tive desde que comecei há um par de anos. Portugal Holanda (único tall country até agora) Nápoles -> Duas Sicilias Granada -> Andalusia Byzantium -> Eastern Roman Empire -> Roman Empire Portugal -> Spain Brandenburg Objectivo Brandenburg -> Prussia -> Germany. Vou tentar explorar mais as PUs, só no último save comecei a perceber realmente quão forte essa mecânica é. Com a Polónia como PU conquistei Eastern e Central Europe quase toda. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 23 Outubro 2024 Citação de Tio Hans, Em 19/10/2024 at 19:25: Comecei a jogar, estava tudo a correr maravilhosamente até Portugal declarar guerra e trazer Espanha atrás. E pronto, foi bom enquanto durou. 😂 Resolvi o problema facilmente. Ofereci a paz a Portugal nos termos que eles queriam. Grosso modo, com as províncias que eles queriam criaram uma colonial nation que eu ataquei imediatamente, recuperei tudo e ainda consegui mais algumas províncias. Senti-me muito inteligente. 6 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 23 Outubro 2024 O meu primeiro save com Brandenburg deu m*rda, fui com demasiada sede ao pote a conquistar províncias e tb estava habituado a no jogo anterior não ter problemas de dinheiros, então estava sempre com army maintenance no máximo. O principal responsável foi uma guerra inesperada que o meu aliado Polónia teve contra a Hungria e me chamou. Pior, Bohemia tb estava em guerra contra a Hungria, ganhou a PU, portanto a guerra continou contra Bohemia. Numa guerra seguinte consegui as províncias da Teutonic Order todas, mas depois fui à bancarota sendo que o meu exército nem conseguia mandar abaixo uma stack de rebeldes. Outra coisa que não ajudou foi o meu herdeiro morrer, e acabar com a dinastia dos polacos/lituanos. Pelo que percebi nem dava para eventualmente fazer claims to the throne pq eles eram uma elective monarchy, mais valia ter acabado com a dinastia dos autriacos. Como é Iron Man preferi começar um save de novo. Neste já consegui fazer as coisas direitinho a gerir tanto economia como expansão. O único senão foi onde deixei ontem, depois de conquistar os teutões formou-se uma coalition. Mas acho que será tranquilo, é só deixar arrefecer. Acho que vou aproveitar para fazer uma humiliation war com um rival fronteiriço quando acabarem as tréguas, e para desenvolver o reino. Talvez aproveite para ver uns vídeos no Youtube, pq depois da Teutonic Order não tenho grande ideia qual será o melhor percurso para o sucesso. Ah, é a primeira vez que estou a começar no centro da europa, a quantidade de RNG é surreal. Fiz tipo 10 anos nos 2 saves com a mesma nação, o que aconteceu à volta foi completamente diferente. No outro a Lituânia estava em PU com Polónia, neste não. Neste Brunswick por alguma magia conseguiu Burgundy e os países baixos todos. Compartilhar este post Link para o post
Caokrodilo Publicado 23 Outubro 2024 Mais um achievement, Ardabil -> Persia. Depois de alguns restarts consegui aguentar o suficiente para ir comendo províncias a norte, consegui aliar-me a Aq Qoyunlu e aos Otomanos e desde aí tem sido GG. O Baluchistan é meu vássalo. Agora tenho de ver se tenho paciência de ir ao 'This is Persia' (tenho de ter o Egito, Grécia e Anatolia toda lmao). 1 Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 23 Outubro 2024 Citação de Tio Hans, há 17 horas: Resolvi o problema facilmente. Ofereci a paz a Portugal nos termos que eles queriam. Grosso modo, com as províncias que eles queriam criaram uma colonial nation que eu ataquei imediatamente, recuperei tudo e ainda consegui mais algumas províncias. Senti-me muito inteligente. EU logic 😁 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 24 Outubro 2024 (editado) Tive um herdeiro aleatório mulher com stats muito baixas. Vi que ia perder o cargo de imperador da HRE quando o pai dela morresse, portanto mandei o herdeiro para o lixo que é algo que não costumo fazer. Calhou-me outro muito jeitoso. Como não costumo fazer isto não sabia/me lembrava que as alianças com casamentos reais cairiam todas (Áustria e Polónia). Ora isto na verdade foi um mimo pq estou a uma guerra de conquistar as províncias que me faltam para desbloquear a missão que me força a entrar Polónia a dentro. Os astros alinharam-se, Áustria, Hungria e Otomanos apesar de partilharem todos fronteiras não são rivais. Aliei-me com os 3, acho que a guerra contra a Polónia e Lituânia vai ser um passeio. PS: Qual será a melhor estratégia para daqui a umas décadas me converter para protestante e poder formar a Prússia? Estou a gostar de ser imperador da HRE, nem sei bem a melhor altura para fazer a passagem. Editado 24 Outubro 2024 por Ego Sum Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 24 Outubro 2024 Citação de Tio Hans, Em 23/10/2024 at 07:47: Resolvi o problema facilmente. Ofereci a paz a Portugal nos termos que eles queriam. Grosso modo, com as províncias que eles queriam criaram uma colonial nation que eu ataquei imediatamente, recuperei tudo e ainda consegui mais algumas províncias. Senti-me muito inteligente. Entretanto, a vida seguiu o seu rumo normal. Fui aproveitanto as colonial nations que iam sendo criadas e fui limpando a América do Sul. É praticamente toda minha ou, não sendo, está por colonizar e só eu o posso fazer. Fui, então, entretrer-me a entrar na América Central de sul para norte, que era detida unicamente por uma gigantesca colonial nation, New Castille. Agora os espanhóis declararam-me guerra, com as colonial nations todas atrás. Desliguei o jogo e fui dormir. Vamos ver como vou resolver isto. 3 Compartilhar este post Link para o post
Caokrodilo Publicado 24 Outubro 2024 Citação de Ego Sum, há 8 horas: PS: Qual será a melhor estratégia para daqui a umas décadas me converter para protestante e poder formar a Prússia? Estou a gostar de ser imperador da HRE, nem sei bem a melhor altura para fazer a passagem. aconselho a seres logo o primeiro/segundo a converter para teres um centro de reformação, para ajudar. Vais perder o emperorship, mas mais vale assim. Depois basicamente até 1550 é tentares ficar o mais forte possível até chegarem as ligas, juntas-te ao campo dos protestantes e declaras guerra ASAP para tornar o HRE em protestante. Ou então, tentar dar dismantle quando te converteres, ficas sem HRE, mas tens caminho aberto para formar facilmente Prussia > Alemanha. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 28 Outubro 2024 Citação de Pocahontas, Em 24/10/2024 at 10:29: aconselho a seres logo o primeiro/segundo a converter para teres um centro de reformação, para ajudar. Vais perder o emperorship, mas mais vale assim. Depois basicamente até 1550 é tentares ficar o mais forte possível até chegarem as ligas, juntas-te ao campo dos protestantes e declaras guerra ASAP para tornar o HRE em protestante. Ou então, tentar dar dismantle quando te converteres, ficas sem HRE, mas tens caminho aberto para formar facilmente Prussia > Alemanha. Não me correu de feição de modo a seguir esse caminho. Começou a guerra das ligas antes de eu converter e me juntar, puxada por um Brabant fraquissimo. Os protestantes até tinham a França do lado deles, mas não valeu de muito. Como é Ironman, ardeu. Depois tb tive demasiada pressa na expansão, acabei por ficar com muitas relações acima do que podia. Com os modifiers negativos, aggressive expansion, e rivais a apoiar a independência desses vassalos, estava difícil baixar a liberty desire para poder anexa-los. Estou quase no final do século 17, ainda não mudei para Prússia e estou a uma província de poder mudar para a Alemanha. A Europa está por minha conta, o centro até à Dinamarca é meu. Norte de Itália é de PU/vassalos. Para Oeste e Leste são aliados, same dinasty e royal marriages. Se tiver sorte e conseguir PU da França e Espanha poderia tentar criar o Roman Empire novamente, mas agora em Ironman. Não acredito que vá dar. Diplomacia: PU Milan (caiu do céu, não fiz nada para isso, nem Royal Marriage Vassalos Veneza (libertei e reconquistei cores) Lubeck Liege (a ser anexado quando conseguir 190 de opinião) Aliados Otomanos França Same disnasty Hungria (foi Aliado, cancelei para poder almejar uma PU quando surgir a oportunidade) França (continua como aliado, não vou atacar PU pq ainda preciso deles) Tb há mais um ou outro HRE que ficaram com a minha dinastia aleatoriamente, que vou ignorar pq são pequenos. Royal marriage, para conseguir same dinasty quando surgir a oportunidade Spain Rivais Great Britain Russia (tem poucos aliados, é fraco) Lithuania (não quero expandir para ali, é um bom saco de pancada para CB Humiliate Rival e ir buscar 100 mana points de cada) 1 Compartilhar este post Link para o post
Caokrodilo Publicado 28 Outubro 2024 É sempre muito engraçado esta parte ❤️ Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 28 Outubro 2024 Eu gostava de jogar com a Hungria também, mas ter PLC como vizinhos, mais a Sérvia que às vezes está em esteróides, é passar horas a olha para um ecrã castanho avermelhado. Compartilhar este post Link para o post
Caokrodilo Publicado 4 Março 2025 This HIDDEN Modifier makes VENICE by far the BEST COLONIZER in #eu4 - YouTube Pá, uma das estratégias mais ridicularmente hilariantes que vi. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 4 Março 2025 Citação de Pocahontas, há 2 horas: This HIDDEN Modifier makes VENICE by far the BEST COLONIZER in #eu4 - YouTube Pá, uma das estratégias mais ridicularmente hilariantes que vi. Que loucura, incrível Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 25 Abril 2025 (editado) Lá peguei no jogo e consegui acabar a campanha que comecei o ano passado, fica aí o último vídeo. Agora estou na dúvida se continuo e formo o Roman Empire e faço a mission tree de Itália ou não. Há mais alguns achievements que são possíveis, mas não sei se são interessantes para vídeo. Editado 25 Abril 2025 por Claudiojp Compartilhar este post Link para o post
Claudiojp Publicado 8 Maio 2025 Estive a fazer uma campanha com Portugal, quase a Ibéria toda conquistada, 4 CN no Brasil, Caraíbas, La Plata e Austrália, mais vários territórios em África e etc e ataquei Tunis, que estava sem aliados e em guerra com os Otomanos. Assim que ataco, passado dois meses os Otomanos fazem da Tunísia um aylet ou lá o que é que acabo numa guerra ofensiva contra eles (com quase 200k de tropas) mais França, que eram meus aliados e juntaram se do outro lado. Save com o boda basicamente. 😂 Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 8 Maio 2025 Citação de Claudiojp, há 51 minutos: Estive a fazer uma campanha com Portugal, quase a Ibéria toda conquistada, 4 CN no Brasil, Caraíbas, La Plata e Austrália, mais vários territórios em África e etc e ataquei Tunis, que estava sem aliados e em guerra com os Otomanos. Assim que ataco, passado dois meses os Otomanos fazem da Tunísia um aylet ou lá o que é que acabo numa guerra ofensiva contra eles (com quase 200k de tropas) mais França, que eram meus aliados e juntaram se do outro lado. Save com o boda basicamente. 😂 5 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 8 Maio 2025 Citação de Lebohang, há 3 horas: Já estou com ela na mão. O Red Hawk vai fazer live ao mesmo tempo, pelo que disse ontem no vídeo que publicou. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 8 Maio 2025 Confirma-se, Europa Universalis V Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 8 Maio 2025 A complexidade parece assustadora 1 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 8 Maio 2025 Citação de Ego Sum, há 2 horas: A complexidade parece assustadora Mas a nível de trade o jogo parece estar overpowered, haver malta em 1300 a fazer 100 ducatos de trade income... Btw já vi por aí vários saves onde Castela comandada pelo CPU começa a colonizar Açores e Madeira, absolutamente inconcebível. Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 8 Maio 2025 Vi agora o do Ludi. Nesta fase é interessante ver vários pq como só lhes deixam mostrar 30 mins cada um acabaram por ter diferentes abordagens. E isto é muito lindo, mas agora estou com vontade de enterrar umas horas no EU4, depois de me ter mantido sóbrio nas últimas 2 semanas em que passei para o Oblivion Remastered. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 9 Maio 2025 Citação de Lebohang, há 10 horas: Mas a nível de trade o jogo parece estar overpowered, haver malta em 1300 a fazer 100 ducatos de trade income... Btw já vi por aí vários saves onde Castela comandada pelo CPU começa a colonizar Açores e Madeira, absolutamente inconcebível. Isto nem uma versão beta é, ainda. Compartilhar este post Link para o post