Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Tio Hans

Europa Universalis

Publicações recomendadas

Uma das cenas que não gostei foi dos sliders. Aqueles que dá para mudar o país para mais centralized ou decentralized. É fotocópia da mecânica do 3, e eu odiava a mecânica.

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitei o embalo e comecei um save com Teutonic Order para seguir o branch de Teutonic Horde.

Que maravilha, super divertido, aconselho a fazerem. E o mais interessante é que nas décadas iniciais estive sempre positivo no dinheiro e praticamente sem loans ao contrário dos vídeos que fui vendo. Consegui o achivement Baltic Crusader de ter a Rússia toda e convertida para Católica e já fiz a mission tree quase toda.

Falta-me só recrutar cavalary suficiente para ter rácio 50% para fazer a última missão que me passa a horde. É fácil de o fazer mas não quero rebentar com a economia toda que neste momento. Em vez disso estou nas gerras a fazer consolidate do regimentos de infantry, assim vão reduzindo em proporção organicamente.

Ontem à noite cheguei à China. Estou a um par de guerras de ter as províncias necessárias para depois me converter a Mongol Empire para o achievement Holy Horde.

Deixo aqui um par de vídeos que vi antes de fazer este save. Deve ser das poucas vezes que fiz um save melhor que eles, estive sempre mais à frente do Red Hawk em termos de progresso vs ano de jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei o save entretanto. Queria sacar os 2 primeiros achievements da lista abaixo, acabei por conseguir 5. Tb daria para sacar o KHAAAAN em que teria de formar o Mongol Empire antes da Age of Absolutism, mas não sabia que o achievement existia, portanto não fiz o rush para evitar aggressive expansion. Farei um dia, provavelmente começando com Oirat ou assim.

O Vasa or Wettin foi aleatório, até pq sendo monastic order sem dinastia nem royal marriages nem sei como aconteceu.

image.png.2cb63de9667be7a3a422f2bbb48ecf05.png

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Voltei a pegar nisto. Desta vez experimentei Marrocos. Correu mal. Estou com imensas dificuldades em coquistar a Península Ibérica. Estou a sentir-me um perfeito totó.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 horas:

Voltei a pegar nisto. Desta vez experimentei Marrocos. Correu mal. Estou com imensas dificuldades em coquistar a Península Ibérica. Estou a sentir-me um perfeito totó.

Nunca experimentei começar com uma nação no Magreb, deve ser dificil.

Já tentei Granada, consegui formar Andalucia, e depois no fundo é um save igual a Portugal/Espanha com colonização e afins. Granada é capaz de ser mais fácil fazer o rush inicial pq estás nas montanhas, tens vantagem a defender, e já estás dentro da península. Acredito que com Marrocos deva ser complicado passar o estreito de Gibraltar pq têm o forte em Ceuta e certamente que superioridade naval para te bloquearem a travessia.

Há 1 semana comecei um save fora da Europa pela primeira vez.

Fiz Jianzhou -> Manchu -> Later Jin. -> Qing, foi dos saves mais fáceis que alguma vez fiz e deu para mais uns achievements.

A partir do momento que somos emperor of China e temos a China toda é um absurdo de gerar dinheiro e mana points a mais para investir em províncias. Ter advisors a nível 5 a pagar menos de 10 ducats por mês é absurdo. A partir do século 16 comecei a aborrer-me então na 5ª ideia fui para expansionist para colonizar tb.

Depois lá me meti à bulha com Portugal para conseguir lhes roubar a Australia que já estava quase toda colonizada e tb roubar metade do Chile e Argentina.

Fui-me controlando  para não expandir mais para Oeste e ficar com a zona histórica da China, mas como estava a ficar aborrecido comecei a entrar por aí. Já tive um par de guerras com os Otomanos que estavam bastante fortes, andei a fazer reconquest wars tendo Hormuz, Ajam e Mameluks como vassalos. A primeira foi difícil, mesmo tendo como aliados Austria, Commonwealth e Índia. Acabei por me contentar por fecha-la com de 50%.

Outra grande guerra que tenho em vista são os Russos, mas estão aliados com Espanha e Escandinávia que são demasiado fortes. Não sei se foi por começar fora da Europa, mas a Europa está OP e com poucas great powers. É praticamente só Espanha, Austria que vai desde França aé à Roménia. Commonwealth (meus aliados), Rússia, Escandinávia e Great Britain.

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 3 minutos:

Nunca experimentei começar com uma nação no Magreb, deve ser dificil.

Já tentei Granada, consegui formar Andalucia, e depois no fundo é um save igual a Portugal/Espanha com colonização e afins. Granada é capaz de ser mais fácil fazer o rush inicial pq estás nas montanhas, tens vantagem a defender, e já estás dentro da península. Acredito que com Marrocos deva ser complicado passar o estreito de Gibraltar pq têm o forte em Ceuta e certamente que superioridade naval para te bloquearem a travessia.

Nem foi por aí. Eu saquei 3 das 4 províncias de Granada. Presença na Península tenho eu desde 1450 e tal. A questão é que Portugal, Aragon e Castille estiveram durante imenso tempo todos aliados uns aos outros e ainda havia Portugal aliado a Inglaterra, Castille a França e Aragon à Austria. Fiquei bloqueado. Para mais, tive que me aliar aos Otomanos para ter as costas quentes e não ser atacado por ninguém (missão conseguida com sucesso, diga-se). 

Tive que me expandir para o magrebe e para a África negra.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 33 minutos:

Nem foi por aí. Eu saquei 3 das 4 províncias de Granada. Presença na Península tenho eu desde 1450 e tal. A questão é que Portugal, Aragon e Castille estiveram durante imenso tempo todos aliados uns aos outros e ainda havia Portugal aliado a Inglaterra, Castille a França e Aragon à Austria. Fiquei bloqueado. Para mais, tive que me aliar aos Otomanos para ter as costas quentes e não ser atacado por ninguém (missão conseguida com sucesso, diga-se). 

Tive que me expandir para o magrebe e para a África negra.

Ui isso é bruxaria mesmo! Acho que nunca apanhei os 3 estarolas da península aliados.

Compartilhar este post

Link para o post

Apanhar esses 3 aliados é RNG muito mau, dado que Aragão tem uma probabilidade muito alta de começar como rival de Portugal

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ja não pego há muito nisto. Bateu a saudade, qual a melhor formal de voltar a pegar? Notem, nunca fui nenhum expert, e confesso que, de cabeça, já não sei "muita coisa".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de w0, há 5 minutos:

Ja não pego há muito nisto. Bateu a saudade, qual a melhor formal de voltar a pegar? Notem, nunca fui nenhum expert, e confesso que, de cabeça, já não sei "muita coisa".

Se quiseres um jogo tranquilo sem grande complexidade diria Portugal. Colonização super cedo + aliança com França para dar cabo de Castella, depois é sempre estrada e fazes o que te apetece.

Se quiseres algo relativamente fácil e motivador aconselhei acima Teutonic Order com objetivo Leste.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Estava todo entusiasmado pelo meu primeiro world conquest desde sempre, e não sei o que aconteceu algures durante o save os achievements foram desativados. Não sei se terá sido por usar mods pela primeira vez e algum ter tornado incompatível. Em teoria nenhum dos que ativei teria impactado pq só alterava visuals.

Devia ter suspeitado que alguma coisa não estava bem quando não consegui o One Night in Paris, mas pensei que fosse alguma incoerência do género "se conseguiste Paris por insta anex então não conta".

De qualquer das maneiras foi divertido. Fiz PU de Portugal, Castella e Suécia o que me tornou OP. WC pareceu-me viável pq limpava tudo, portanto decidi me focar nisso nos últimos 50 anos. Teria facilmente conseguido mais cedo mas no início ainda andava com mariquices de tentar fazer tudo com release nation, reconquest, para evitar AE mas na verdade a partir do momento que se é tão forte não é preciso preocupar com nada disso. No entanto só fiz break truce agora no final contra a Rússia para garantir que conseguia a província final sem ter de esperar.

As nações que aparecem no mapa são os meus client states que ia alimentando para evitar overextension do meu lado e para ir alimentando a mission tree deles.

237111225_2025071.thumb.JPG.51b11860404b37b56123d9d68970d51f.JPG

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Spikey, há 48 minutos:

EU5 sai a 4 de Novembro

Timing perfeito, entro de licença provavelmente meados de Novembro 😎

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, Em 19/08/2025 at 21:07:

Timing perfeito, entro de licença provavelmente meados de Novembro 😎

Vais para a 4º? :O

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 2 minutos:

Vais para a 4º? 😮

A 3ª ainda não nasceu!

Após 1 mês voltei a pegar nisto, pela primeira vez com os Timurids. Ainda não decidi a rota, mas provavelmente será para Mughals.

Não está a correr tão bem como esperava, normalmente até consigo ser mais rápido do que o Red Hawk e o Ludi em saves similares, pq parto em vantagem aprendendo com os erros deles, mas desta vez acho que ou está igual ou mais atrasado que o Red Hawk no save que fez há uns meses.

Delhi cresceu demasiado rápido, o que me atrasou na Índia. Eventualmente aproveitei entrarem em guerra com Multan e Janpur para cair em cima de um aliado mais fraco (Sindh) e fiz carpet sieging nas provicincias de Delhi para lhes rebentar a economia e prevenir conseguirem recuperar manpower. Já estou a 99% warscore, estou a contar anexar Sindh todo, e sacar uma província a Dehli para eventualmente criar Punjab para reconquest wars. Estou à espera de ter claim num fraquito do norte do Hindustão que tem aliança com Dehli para fazer paz e declarar logo guerra novamente para não deixar criarem exército e aproveitar para refazer o mesmo carpet sieging. Provavelmente vou usar esta guerra só para reduzir as tréguas com Delhi e sacar mais dinheiro, para depois fazer reconquest war de Punjab e ter menos AE expansion.

Na zona da Pérsia e Iraque a coisa correu melhor, ja tenho uma província para libertar o Iraque e fazer reconquista contra QQ. Estou à espera que acabem as tréguas com os vários intervenientes para aqueles lados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Spikey, Em 19/08/2025 at 20:18:

EU5 sai a 4 de Novembro

Portanto o jogo provavelmente vai valer a pena lá para 2030

Só há o pequeno problema de ser impossível jogar isto tendo vida 😭

Compartilhar este post

Link para o post

Está feito, world conquest e desta vez consegui achievements. Timurids -> Mughals, o save que referi acima que estava a começar.

Acho que percebi o que se passou no save anterior, pq apanhei a tempo desta vez. Se o Steam não estiver a correr com net, o save fica sem achievements (dá para ver na taça no canto superior direito).

Mughal.png

Consegui uma carrada deles.

Achievements-1.png

Achivements-2.png

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz uma run The Knights -> Jerusalem -> Latin Empire, de modo a conseguir os 3 achievements possíveis. Consegui o último em 1600 qualquer coisa.

Se não tivesse este objetivo em mente tinha conseguido fazer grande save, no entanto como tinha de conseguir o Knights of the Caribbean com as várias limitações associadas acabei por não conseguir secar tudo e voltei a ter rivais elegíveis (GB e Dehli). Em 1500 tinham sido todo eclipsados.

Objetivo para o resto do save é anexar França que é meu vassalo, transformar-me em França (a minha cultura principal começando como The Knights é francesa, daí essa possibilidade) e dinamitar com GB.

image.png.130b2baf50054bb3fb4457cd9d5a46f7.png

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Estive hoje o dia todo a ver a stream do Florry e bem, não percebo nada do jogo novo. 😂

Compartilhar este post

Link para o post

Txi já é amanhã a data de lançamento do V

Eu nem sei se hei-de comprar ou não... Presumo que vá estar com uma sensação de incompleto, e que mais vale continuar no IV por enquanto

Compartilhar este post

Link para o post

O Absolute Habibi está a fazer um save com Portugal no EUV para quem estiver interessado em ver.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Claudiojp, há 12 horas:

Estive hoje o dia todo a ver a stream do Florry e bem, não percebo nada do jogo novo. 😂

Somos dois. Do que vi achei o jogo demasiado "numérico". Fiquei com a sensação que aquilo é um excel bonito.

Compartilhar este post

Link para o post

Do que tenho visto este jogo é mais virado para o desenvolvimento do país do que para as conquistas, aliás a AI até parece bastante passiva nesse último aspecto. E mesmo tendo várias escolhas a nível de gestão de orçamento, comércio, privilégios, etc, dá para automatizar muita coisa.

Vamos é ver se dá para correr isto minimamente bem no meu portátil ou se será como o EU4 no meu antigo Acer (provável) 😭

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...