karagounis_10 Publicado 7 Setembro 2010 Tenho aqui em casa por ler a tese de mestrado do Rui Faria, que fala sobre a periodizaçao táctica Como se chama o livro? Onde é que é possível arranja-lo? Compartilhar este post Link para o post
Shark Publicado 7 Setembro 2010 Como se chama o livro? Onde é que é possível arranja-lo? "Periodização Táctica" Um Imperativo Concepto-metodológico do Rendimento Superior em Futebol.. Isto não é um livro, simplesmente foi um amigo comum que me deu... Compartilhar este post Link para o post
Hugo® Publicado 7 Setembro 2010 É uma tese e isso não se vende em livrarias. A não ser que o autor dê autorização para vender ou que alguém coloque na Internet. De outra forma, só amigos e/ou faculdades é que têm acesso a esses documentos. Compartilhar este post Link para o post
karagounis_10 Publicado 7 Setembro 2010 Eu perguntei porque um livro que falei aqui numa página atrás, da Marisa Silva sobre a Periodização Táctica também é uma tese (se não estou em erro) e está a venda como livro ;) Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 7 Setembro 2010 O último que comprei foi o do Jorge Jesus, agora vou-me dedicar mais a ler teses. O meu coordenador tem umas quantas para me emprestar. Há um recente do Luis Lourenço sobre o Mourinho, mas nem sei o nome. Alguém sabe? E um bocadinho mais ao lado: ontem comprei o DVD do Luís Campos ( :mrgreen: ) que se chama "Treinar para Jogar". Vi uns trechos no Youtube e parece-me razoável. Compartilhar este post Link para o post
Refutador Publicado 7 Setembro 2010 A pontuação está um bocado manhosa porque aquilo não tem "tratamento", é a entrevista pura, só transcrição. Pelo menos foi o que retirei. De qualquer modo deixo aqui outra vez, já tinha deixado no tópico de um jogo qualquer mas penso que se adequa mais ao assunto e fica sempre à mão. http://periodizacaotatica.blogspot.com/2010/08/conversas-de-futebol-andre-villas-boas.html :fixe: Tenho aqui em casa por ler a tese de mestrado do Rui Faria, que fala sobre a periodizaçao táctica Deve ser interessante. Esse senhor percebe a potes do assunto. E um bocadinho mais ao lado: ontem comprei o DVD do Luís Campos ( :mrgreen: ) que se chama "Treinar para Jogar". Vi uns trechos no Youtube e parece-me razoável. Depois diz o que achaste se faz favor. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 7 Setembro 2010 Depois diz o que achaste se faz favor. Same. Muitas gargalhadas já me proporcionou o mítico Luís Campas nos relatos da RUC :lol: Compartilhar este post Link para o post
karagounis_10 Publicado 7 Setembro 2010 O último que comprei foi o do Jorge Jesus, agora vou-me dedicar mais a ler teses. O meu coordenador tem umas quantas para me emprestar. Há um recente do Luis Lourenço sobre o Mourinho, mas nem sei o nome. Alguém sabe? Chama-se "Mourinho - A Descoberta Guiada". http://www.wook.pt/ficha/mourinho-a-descoberta-guiada/a/id/6673723 Segundo uma entrevista que vi ao Luís Lourenço, ele diz que de alguma forma é uma continuação a um livro que lançou anteriormente "Liderança - As lições de Mourinho" O Luís Campos foi convidado para participar numa formação sobre futebol organizada lá na universidade e tava lá todo cheio de peneiras a dizer que trabalhava para o Mourinho, que tem uma "empresa" de observação de jogadores e consequentemente averiguar quanto valerá ou quanto pedirão pelo passe de determinado jogador e que o Mourinho lhe encomendava alguns desses trabalhos. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 8 Setembro 2010 Ao pessoal interessado: estou ainda numa fase inicial do DVD, mas parece-me minimamente interessante. Para já abordou as temáticas mais antigas do treino (preparação física, correr na praia etc), depois passou para o treino integrado e para a periodização táctica. Tem muitos esquemas que facilitam a compreensão, muitos exercícios e explicações mais ou menos perceptíveis. Ainda à distância, parece-me que vale bem os 15 euros que dei por ele. Vamos ver o resto. Para o lulz é o Campos e o amigo dele parecerem actores de novelas mexicanas, com muitos tiques de vedetismo e claramente a lerem pelo teleponto. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 8 Setembro 2010 O Campos sempre deu ares de ser um teórico razoável. Tem é a p*ta da mania e não tem jeito nenhum para o trabalho de campo. Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 8 Setembro 2010 E o DVD foca-se, sobretudo, nas ideias do modelo de jogo do gajo. Claro que tem algumas coisas mais abrangentes, mas o essencial é isso. No site da apresentação do DVD tem alguns testemunhos de pessoal conhecido a elogiar o Campos, depois chega a parte do Mourinho e do Rui Faria e eles resumem-se a isso :lol: Compartilhar este post Link para o post
Refutador Publicado 8 Setembro 2010 Obrigado, Ibra. Gostava de saber um pouco mais sobre as ideias dele, para tirar as minhas próprias conclusões. Toda a gente diz que o homem é mau treinador, mas até pode ter umas ideias engraçadas. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 8 Setembro 2010 O livro que o Luís Lourenço escreveu para explicar a forma de liderar do Mourinho não é nada do outro mundo, apesar de estar excelentemente estruturado e explicado. O que ele fez foi estudar os comportamentos do Mourinho em contexto desportivo e tentar enquadrá-los no quadro teórico de uma forma(s) de liderança. Para quem tem curiosidade em conhecer as várias teorias da liderança e a forma como elas se explicam em contexto organizacional, basta pegar num livro qualquer de Comportamento Organizacional. As teorias da liderança, tal como a ciência, têm evoluído bastante, sendo as que estão mais em voga actualmente, a liderança carismática (e aqui enquadro a forma de liderar do Mourinho), a transformacional, a transaccional e a troca líder-membro. A aplicação destas teorias às equipas, e consequentemente à actividade desportiva colectiva, é bastante intuitiva. Compartilhar este post Link para o post
karagounis_10 Publicado 8 Setembro 2010 O livro que o Luís Lourenço escreveu para explicar a forma de liderar do Mourinho não é nada do outro mundo, apesar de estar excelentemente estruturado e explicado. O que ele fez foi estudar os comportamentos do Mourinho em contexto desportivo e tentar enquadrá-los no quadro teórico de uma forma(s) de liderança. Para quem tem curiosidade em conhecer as várias teorias da liderança e a forma como elas se explicam em contexto organizacional, basta pegar num livro qualquer de Comportamento Organizacional. As teorias da liderança, tal como a ciência, têm evoluído bastante, sendo as que estão mais em voga actualmente, a liderança carismática (e aqui enquadro a forma de liderar do Mourinho), a transformacional, a transaccional e a troca líder-membro. A aplicação destas teorias às equipas, e consequentemente à actividade desportiva colectiva, é bastante intuitiva. Estas a falar do livro da "Descoberta Guiada" ou das "Lições de Liderança" ? Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 8 Setembro 2010 Estas a falar do livro da "Descoberta Guiada" ou das "Lições de Liderança" ? Liderança: As lições de Mourinho. Compartilhar este post Link para o post
karagounis_10 Publicado 8 Setembro 2010 Liderança: As lições de Mourinho. Eu esse livro tenho-o. Há partes em que acho que é de difícil compreensão se uma pessoa não tiver atenta à leitura e chega mesmo a desmotivar um bocado a leitura, mas acho um bom livro. O livro a "Descoberta Guiada" é uma continuação desde livro... Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 8 Setembro 2010 Eu esse livro tenho-o. Há partes em que acho que é de difícil compreensão se uma pessoa não tiver atenta à leitura e chega mesmo a desmotivar um bocado a leitura, mas acho um bom livro. Concordo contigo, mas o trabalho que o Lourenço e o Ilharco fizeram, qualquer pessoa com força de vontade também o pode fazer. E atenção que não lhes estou a atribuir qualquer descrédito, existem teses de mestrado que avaliam a liderança nas empresas, eles só aplicaram esse modelo a uma pessoa e à sua liderança de equipas. Compartilhar este post Link para o post
EpicNess Publicado 8 Setembro 2010 Já me tinham falado sobre esse livro (não sei se foste tu) e ontem, por acaso, lembrei-me de perguntar. Outro livro que gostava de ler e encontrar era o «Mourinho: Porquê tantas vitórias?». Já li, está muito bom mesmo. Recomendo vivamente. :wink: Compartilhar este post Link para o post
Hard Rock Publicado 8 Setembro 2010 Também tenho o livro de que fala o Vaart e não achei grande coisa, é pura filosofia. Ao comprar esse livro, pensei que ia ter algumas partes mais práticas e mais episódios biográficos do Mourinho, mas afinal... Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 8 Setembro 2010 (editado) Também tenho o livro de que fala o Vaart e não achei grande coisa, é pura filosofia. Ao comprar esse livro, pensei que ia ter algumas partes mais práticas e mais episódios biográficos do Mourinho, mas afinal... Eu não acho que seja pura filosofia, mas sim a replicação de coisas que já foram feitas anteriormente. A análise dos tipos de liderança em empresas e equipas é frequente. Mas volto a dizer que não estou de algum modo a retirar o mérito aos autores, porque eles fizeram um óptimo trabalho de análise, pesquisa e explicação dos factos. Editado 8 Setembro 2010 por Vaart Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 12 Setembro 2010 A pontuação está um bocado manhosa porque aquilo não tem "tratamento", é a entrevista pura, só transcrição. Pelo menos foi o que retirei. De qualquer modo deixo aqui outra vez, já tinha deixado no tópico de um jogo qualquer mas penso que se adequa mais ao assunto e fica sempre à mão. http://periodizacaotatica.blogspot.com/2010/08/conversas-de-futebol-andre-villas-boas.html No seguimento: http://periodizacaotatica.blogspot.com/2010/09/conversas-de-futebol.html Agora com o Rui Faria. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 13 Setembro 2010 A pontuação está um bocado manhosa porque aquilo não tem "tratamento", é a entrevista pura, só transcrição. Pelo menos foi o que retirei. De qualquer modo deixo aqui outra vez, já tinha deixado no tópico de um jogo qualquer mas penso que se adequa mais ao assunto e fica sempre à mão. http://periodizacaotatica.blogspot.com/2010/08/conversas-de-futebol-andre-villas-boas.html Tive a ler isso agora e epá, alto mindfuck, a quantidade de pormenores que eles observam e estudam... Não é pa endeusar o AVB mas nota-se que o gajo pelo menos a nível táctico tem conhecimentos muito aprofundados... A entrevista tá bastante interessante, embora um pouco difícil de ler porque eles estão constantemente a saltar de assunto em assunto. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 13 Setembro 2010 É com cada expressão que me trocam todo. Deviam fazer um dicionário para os leigos. Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 14 Setembro 2010 Bem sei que isto é um bocadinho ao lado, mas já que se falou de futebol e de DVD's...alguém já ouviu falar de um trabalho chamado "Pelada - The Movie"? São dois jovens (um rapaz e uma rapariga), ex-praticantes federados, que dão uma volta pelo planeta para perceber o futebol de outros povos. Compartilhar este post Link para o post