Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
karagounis_10

Literatura Desportiva

Publicações recomendadas

Isto é editado pelo Jonathan Wilson, que é um jornalista inglês bacano com muito conhecimento sobre o futebol da Europa de Leste. Já ando há algum tempo a pensar mandar buscar os dois livros dele - Inverting The Pyramid: A History of Football Tactics e Behind the Curtain: Travels in Eastern European Football. Tenho visto muito boas referências sobretudo do primeiro livro.

Acabei de ler o Inverting The Pyramid - muito bom. Não é à toa que o gajo do Zonal Marking (e uma série de bloggers que escrevem coisas parecidas) considera aquele livro como a principal referência/fonte de inspiração.

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei hoje o "A Bola não Entra por Acaso", sem ler o tópico, pergunto.

O que acharam do livro? Se leram claro

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei o "Guardiola vs Mourinho", espero que valha a pena.

Btw falaram-me numa bibliografia qualquer do Bella Guttman, alguém se isso existe mesmo..?

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei o "Guardiola vs Mourinho", espero que valha a pena.

Btw falaram-me numa bibliografia qualquer do Bella Guttman, alguém se isso existe mesmo..?

Depois diz o que achaste, estou interessado em comprar :)

Editado por miguelb

Compartilhar este post

Link para o post

Depois diz o que achaste, estou interessado em comprar :)

Este tipo de livros eu gosto de absorver toda a informação...portanto não te admires se demorar :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueci-me disso do Rui Faria, a ver se brevemente trato disso.

"Dossier do Treinador de Futebol", alguém já ouviu falar disso? Saiu recentemente.

Compartilhar este post

Link para o post

"Dossier do Treinador de Futebol", alguém já ouviu falar disso? Saiu recentemente.

Sim, já ouvi falar e em principio deve comprar. Parece-me interessante.

Na semana passada comprei o "Por Dentro da Tactica", também me pareceu engraçado.

http://www.fnac.pt/Por-Dentro-da-Tactica-Joaquim-Pedro-Azevedo/a366451

Compartilhar este post

Link para o post

Tens investido bem :mrgreen:

Há um na Fnac dum tipo chamado Jorge Maciel que eu tenho em versão .pdf. Não o livro, obviamente, mas sim a tese do gajo, que é o que deu origem ao livro.

Compartilhar este post

Link para o post

Pus hoje os olhos em cima desse "Dossier". Pqp que aquilo vai dar um jeitaço, é extremamente completo para tudo o que queiras anotar

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tipo, aquilo é estilo usar e deitar fora? Ou melhor, riscar e depois arquivar?

Epá aquilo é um livro mas é para tu preencheres...podes por os dados do clube, depois dos jogadores etc etc. Depois tem as folhas para os tópicos dos microciclos " Condição física e manutenção de posse de bola " e mais á frente tens as folhas para pôr os exercicios detalhadamente e por aí fora.

Aquilo dá para a época toda e no fundo, no final da época tens todo o teu trabalho ali se te lembrares de preencher aquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

Também comprei o Mourinho vs. Guardiola. Li umas passagens para matar o bichinho, porque tenho outras leituras pendentes, e pareceu-me bastante interessante, embora não aborde tanto os aspectos tácticos como eu gostaria.

Vamos lá ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Epá aquilo é um livro mas é para tu preencheres...podes por os dados do clube, depois dos jogadores etc etc. Depois tem as folhas para os tópicos dos microciclos " Condição física e manutenção de posse de bola " e mais á frente tens as folhas para pôr os exercicios detalhadamente e por aí fora.

Aquilo dá para a época toda e no fundo, no final da época tens todo o teu trabalho ali se te lembrares de preencher aquilo.

Já vi também. Pode ser útil, mas há software para isso, o que para mim me dá mais jeito.

Tenho de comprar o "Mourinho Tactical Board", btw.

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi também. Pode ser útil, mas há software para isso, o que para mim me dá mais jeito.

Em formato digital? Também me disseram isso.

Vale a pena comprá-lo?

Compartilhar este post

Link para o post

Quase todos os programas que há para treinadores têm essa funcionalidade do livro.

Pá, quem me fala nele diz que está maravilhado com aquilo...

Compartilhar este post

Link para o post

Também adquiri, recentemente, esse do Mourinho Vs. Guardiola. Ainda li pouco porque só tenho lido nas folgas mas estou a gostar.

Compartilhar este post

Link para o post

Também comprei o Mourinho vs. Guardiola. Li umas passagens para matar o bichinho, porque tenho outras leituras pendentes, e pareceu-me bastante interessante, embora não aborde tanto os aspectos tácticos como eu gostaria.

Vamos lá ver.

x2. Aborda mais aspectos motivacionais e de liderança. Mas estou a gostar bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Também tenho andado muito tentado em comprar o Mourinho Tactical Board. Se comprares, é a versão para computador ou para ipad?

Compartilhar este post

Link para o post

Para computador, não tenho Ipad.

Assim que juntar uns trocos sou gajo de investir mesmo nisso. Vi uns vídeos na net acerca do software e gostei do que vi.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que saíram agora 2 livros sobre o Villas Boas, mas não faço ideia do tipo do conteúdo dos mesmos. Alguém conhece? Um é o "O Fenomeno Villas Boas" e o outro é "Analise ao FC Porto de Villas Boas".

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei hoje o "Por dentro da táctica", case study sobre o trabalho do Carlos Brito no Rio Ave. Parece-me interessante por ser algo baseado num clube e num treinador que não os de topo.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim a parte mais interessante disso é mesmo a Revisão de Literatura. O resto é um bocado 'ok, pronto, tá bem'.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...