Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
karagounis_10

Literatura Desportiva

Publicações recomendadas

Li estes dois.

O primeiro é um livro simplesmente fabuloso, que faz não só um estudo comparativo das principais metodologias de treino, com montes de exemplos e comentários, como também fala exaustivamente sobre o modelo de jogo do Mourinho. O segundo, para mim, é a bíblia dos conceitos defensivos. Tem quase tudo o que precisas de saber sobre organização defensiva. Recomendo vivamente os dois.

Também foi essa a ideia que fiquei depois de ler as sinopses de ambos. Parecem mesmo interessantes e serão certamente as minhas primeiras compras, assim que encontrar um bom site para mandar vir.

Já agora, já leste algum do Jorge Castelo? Se sim, o que achaste?

Ainda existem mais uns que gostava de arranjar material: Frade, Faria, Guardiola, Carvalhal (talvez?) mas ainda não encontrei nada de concreto destes.

Esse da defesa à zona é um livro laranja? Se for, também já li. Gostei, mas achei algo repetitivo.

Sim é. O que achaste da forma como estava escrito? Um pouco confuso ou bem explicado? É um tema que, a meu ver, tem que ser bem explicado para se compreender bem.

Editado por Don Andres

Compartilhar este post

Link para o post

Também foi essa a ideia que fiquei depois de ler as sinopses de ambos. Parecem mesmo interessantes e serão certamente as minhas primeiras compras, assim que encontrar um bom site para mandar vir.

Já agora, já leste algum do Jorge Castelo? Se sim, o que achaste?

Ainda existem mais uns que gostava de arranjar material: Frade, Faria, Guardiola, Carvalhal (talvez?) mas ainda não encontrei nada de concreto destes.

Nunca li nada do Jorge Castelo e também não penso fazê-lo. Sim, eu sei que ele é uma grande referência na área, blá, blá, blá, mas deve ser na mesma onda dos comentários imbecis que faz na televisão e não me apetece gastar dinheiro com banalidades.

Desses nomes que referiste, já encontrei vários textos e publicações, é uma questão de procurares na internet. Por exemplo, a tese do Carlos Carvalhal julgo que não é de difícil acesso e é uma leitura interessantíssima. Do Guardiola, também há muita coisa. Gostava de ler o "Metodo", deve ser uma autêntica relíquia, mas não encontro isso em lado nenhum. O que encontrei foi o "Mourinho versus Guardiola". Aborda muito as questões de liderança/gestão de recursos humanos, mas também fala um pouco do pensamento do Guardiola para a La Masia. Recomendo.

Outra coisa que de certeza que vale a pena ler são os livros do Van Gaal e do Bielsa. Já li passagens e um ou outro capítulo, mas nunca encontrei os livros mesmo. O primeiro já vi à venda, mas não sei porquê, não cheguei a comprar na altura.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim é. O que achaste da forma como estava escrito? Um pouco confuso ou bem explicado? É um tema que, a meu ver, tem que ser bem explicado para se compreender bem.

Se leres tudo de inicio, facilmente entendes o que está lá. Não esperes é perceber o que está lá se aterrares numa página random de pára-quedas. :lol:

btw, o que acham do blog/site do Carvalhal? CoachCarvalhal, penso eu. Até gostei do que li.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem alguns posts interessantes, mas é muito parado, se não estou em erro já não actualiza aquilo há uns bons meses.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca li nada do Jorge Castelo e também não penso fazê-lo. Sim, eu sei que ele é uma grande referência na área, blá, blá, blá, mas deve ser na mesma onda dos comentários imbecis que faz na televisão e não me apetece gastar dinheiro com banalidades.

O Jorge Castelo não vale um corno. Li meia dúzia de páginas do livro dele e encostei aquilo.

Também é essa a ideia que tenho dele, muita pose e importância no seu meio, mas pouca substância.

Desses nomes que referiste, já encontrei vários textos e publicações, é uma questão de procurares na internet. Por exemplo, a tese do Carlos Carvalhal julgo que não é de difícil acesso e é uma leitura interessantíssima. Do Guardiola, também há muita coisa. Gostava de ler o "Metodo", deve ser uma autêntica relíquia, mas não encontro isso em lado nenhum. O que encontrei foi o "Mourinho versus Guardiola". Aborda muito as questões de liderança/gestão de recursos humanos, mas também fala um pouco do pensamento do Guardiola para a La Masia. Recomendo.

"Mourinho vs Guardiola"? Realmente vi esse de relance hoje mas não me chamou a atenção. Vou dar uma vista de olhos pelos preços e ler algumas passagens para ver se vale a pena.

A brincar a brincar, só nesses 3 livros são mais de 50€ estrelas.gif.

Compartilhar este post

Link para o post

"Mourinho vs Guardiola"? Realmente vi esse de relance hoje mas não me chamou a atenção. Vou dar uma vista de olhos pelos preços e ler algumas passagens para ver se vale a pena.

A brincar a brincar, só nesses 3 livros são mais de 50€ estrelas.gif.

Tem umas partes um pouco maçudas, mas lá para o meio, quando se começa a falar de liderança, torna-se mais interessante. Também aborda um pouco questões como o modelo de jogo, a análise dos adversários, etc. Eu gostei, mas apesar do livro ser fininho, não é uma leitura muito light e em certos pontos, nem tem directamente a ver com futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

O Castelo está muito bem posicionado no meio, tem muita obra editada, inclusive sobre jogos colectivos e não apenas de futebol. Diz-se que é unha com carne com o Benitez, por exemplo, o que explica muita coisa :mrgreen:

Quem curte comprar bibliografia pode é dar uma vista de olhos por sites de leilões, muitas vezes encontram pechinchas de pessoal que já leu aquilo e que depois vende por uma bagatela. Comprei um que me deu muito jeito para a minha monografia, custou 5 euros e explicitava bastante bem a forma como o futebol e as ciências sociais se unem em muitos aspectos.

Ah, uma boa forma de ler bom material é pesquisar sobre monografias de malta das faculdades de desporto.

Compartilhar este post

Link para o post

Confere, Ibra. A maior parte dos livros que tenho sobre o Benfica são comprados na net. A preços de saldo. E a maior parte dos livros sobre o futebol em geral também lá deve andar, creio.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem curte comprar bibliografia pode é dar uma vista de olhos por sites de leilões, muitas vezes encontram pechinchas de pessoal que já leu aquilo e que depois vende por uma bagatela. Comprei um que me deu muito jeito para a minha monografia, custou 5 euros e explicitava bastante bem a forma como o futebol e as ciências sociais se unem em muitos aspectos.

É bem pensado, nem me tinha lembrado desses sites o que é estranho até porque já comprei muita coisa por lá. Tks.

Ah, uma boa forma de ler bom material é pesquisar sobre monografias de malta das faculdades de desporto.

Aqui há umas semanas arranjei uma: "Importância, Comportamentos e Operacionalização da Transição Defesa-Ataque no Futebol - A perspectiva de treinadores da Primeira Liga." Até estava a gostar, mas fiquei sem tempo e deixei aquilo quase a meio... quero ver se acabo daqui a uns dias.

Compartilhar este post

Link para o post

O Jorge Castelo não vale um corno. Li meia dúzia de páginas do livro dele e encostei aquilo.

Que livro?

Compartilhar este post

Link para o post

Tendo em conta que tenho 0 leituras de livros fiáveis deste género, está na hora de começar a investir umas massas no assunto. Em principio quero ver se adquiro:

- Mourinho, porquê tantas vitórias?

- Liderança, as lições de Mourinho

- O Gestor de 90min

- Defesa à Zona no Futebol, de Nuno Amieiro.

Já estive a ver que aí para trás recomendaram um par de livros do Castelo... Depois de algumas coisas que soube dele estou reticente para comprar qualquer coisa escrita por esse senhor.

Mais algum livro que me recomendem neste momento? Estou particularmente interessado em aspectos como orientação de homens\liderança e aspectos\conceitos tácticos mais aprofundados.

EDIT: Já agora, em princípio devo mandar vir tudo da net. Algum site em especial que aconselhem?

Desses todos apenas não li o do Nuno Amieiro. O 1º é sem dúvida fantástico; o da Liderança também é muito bom, mas tem partes demasiado pesadas e demasiado teóricas que por vezes cansa/desmotiva a leitura mas também é muito bom (até há outro livro do mesmo autor que é a continuação); o Gestor de 90 min aluguei-o uma altura na biblioteca e também gostei bastante, faz um pouco relação entre a gestao de um grupo empresarial e a gestão de um grupo de jogadores. Faz bastantes referencias a algumas situações no futebol que desconhecia. Também recomendo.

Quanto ao Castelo, além de não ser grande fã dele, por influencia do meu professor de futebol adquiri e li algumas obras dele. Por vezes tem um discurso demasiado teórico mas tenho que admitir que também tem coisas muito boas e úteis.

Outra coisa que de certeza que vale a pena ler são os livros do Van Gaal e do Bielsa. Já li passagens e um ou outro capítulo, mas nunca encontrei os livros mesmo. O primeiro já vi à venda, mas não sei porquê, não cheguei a comprar na altura.

Sabes o nome da Tese do Carvalhal? A do Rui Faria é que nunca mais consegui arranjar :|

Esse do "Método" já o vi a venda em algumas logas online contudo em todas só se encontra disponível em catalão (é que nem em espanhol/castelhano consigo arranjar :| )

Do Bielsa já ouvi falar, mas do Van Gaal sabes o nome do livro?

Edit: O único do Van Gaal que conheço é este: http://www.bertrand.pt/ficha/coaching-philosophies-of-louis-van-gaal-and-the-ajax-coaches?id=373155

Era deste que falavas?

Editado por karagounis_10

Compartilhar este post

Link para o post

Sabes o nome da Tese do Carvalhal? A do Rui Faria é que nunca mais consegui arranjar :|

Não me lembro do nome, mas sei que já me veio parar às mãos...

Edit: O único do Van Gaal que conheço é este: http://www.bertrand.pt/ficha/coaching-philosophies-of-louis-van-gaal-and-the-ajax-coaches?id=373155

Era deste que falavas?

Sim, também é só esse que conheço. Só li passagens, mas parece-me muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, também é só esse que conheço. Só li passagens, mas parece-me muito bom.

Já o estive para comprar mas como está em inglês, deixa-me um bocado de pé atrás, mas gostava muito de o ter uma vez que sobre o Van Gaal e o seu trabalho não se arranja muita coisa. As vezes andam pela net reportagens/documentários/entrevistas de alguns treinadores, mas do VG não arranjo grande coisa, infelizmente :|

Esta semana foi lançado um livro sobre o Unay Emery (treinador do Valencia), que me parece estar porreiro e como teve a participação dele parece-me que não vou demorar muito a compra-lo. É este: http://libros.fnac.es/a702038/Unai-Emery-Mentalidad-ganadora-El-metodo-Emery

Compartilhar este post

Link para o post

Já o estive para comprar mas como está em inglês, deixa-me um bocado de pé atrás, mas gostava muito de o ter uma vez que sobre o Van Gaal e o seu trabalho não se arranja muita coisa. As vezes andam pela net reportagens/documentários/entrevistas de alguns treinadores, mas do VG não arranjo grande coisa, infelizmente :|

Esta semana foi lançado um livro sobre o Unay Emery (treinador do Valencia), que me parece estar porreiro e como teve a participação dele parece-me que não vou demorar muito a compra-lo. É este: http://libros.fnac.e...El-metodo-Emery

Esse do Van Gaal também parece interessante, mesmo sendo inglês a mim não me faz muita diferença. Já o do Emery... Em espanhol não dou uma pa caixa, mesmo sabendo o básico há muito que me custa a compreender no que eles dizem\escrevem, já a ler o Paradigma Guardiola é a mesma coisa :lol:.

Epah, comecei a ler o livro do Futre: El Português. Que personagem :lol:. O livro chega a ser hilariante, sem falar que é extremamente interessante, fala de muitas coisas que aconteceram por dentro. Não estava nada à espera, ofereceram-me nos anos e só agora peguei nele, mas está a valer a pena. As situações entre ele e o Gil y Gil são épicas.

EDIT: BTW, já cá cantam o "Mourinho: Porquê tantas vitórias" e o "Mourinho vs Guardiola". Depois deixo aqui qualquer coisinha em relação a ambos quando os ler.

Editado por Don Andres

Compartilhar este post

Link para o post

Um dos que escreveu o Mourinho: Porquê tantas vitórias trabalha no clube onde estou. Sabe muito ele.

Compartilhar este post

Link para o post

livro_futebol_organizacao_e_dinamica.jpg

Tenho. É a bíblia de praticamente tudo o que se aprende no ensino superior e nos cursos de treinadores... Boa parte dos conteúdos vem daí.

Compartilhar este post

Link para o post

O que é que tu achaste Alex? Não vale a pena adquirir pois não?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...