Chandler Publicado 21 Fevereiro 2013 Todas as equipas têm um dia de folga por semana, homem. :lol: Costuma ser ou na 2ª ou na 3ª. Eu defendo que deve ser feita à 2ª feira. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 21 Fevereiro 2013 Não. No dia a seguir ao jogo, a menos que joguem duas vezes por semana. Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 22 Fevereiro 2013 Todas as equipas têm um dia de folga por semana, homem. Costuma ser ou na 2ª ou na 3ª. Eu defendo que deve ser feita à 2ª feira. Sim eu sei, mas no meio dessa teoria toda ainda pensei nesse aspecto "revolucionário" :mrgreen: Pessoalmente, também concordo que seja no dia a seguir ao jogo. Compartilhar este post Link para o post
de16rossi Publicado 22 Fevereiro 2013 Sim eu sei, mas no meio dessa teoria toda ainda pensei nesse aspecto "revolucionário" :mrgreen: Pessoalmente, também concordo que seja no dia a seguir ao jogo. Eu concordo também que deve ser dado a seguir ao jogo. O único aspeto que me deixa assim um pouco na dúvida são os jogadores que não jogaram. Se eu jogo no Domingo, por norma o treino de Sábado foi bem mais leve. Resumindo, os jogadores que não jogarem e não são poucos num plantel ficam: Sábado - treino mais brando, Domingo não mexem, 2ª feira não mexem. Só vão levar a carga séria 3 dias depois. Porém por outro lado não há lata de dizer tu não jogaste e então castigo vens treinar e ficas sem folga. É um pouco pau de 2 bicos. No entanto, folga após o jogo é a melhor solução para mim. Compartilhar este post Link para o post
Rugido Publicado 24 Fevereiro 2013 http://dfiles.eu/files/1pag9ivyt Aí têm. Ainda não li tudo, mas já li uma parte, mas estou a gostar muito, e eu que sou daqueles que não lê muito. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 27 Fevereiro 2013 Quem tiver oportunidade de enriquecer a estante com o novo do Tamarit que o faça. Um alerta: é coisa para pelo menos 25€. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 28 Fevereiro 2013 Para os barceloneiros, este também tem alto patrocínio aqui da gerência. Até para mim que não o sou está na lista de compras: http://www.amazon.es/F%C3%BAtbol-Mi-filosofia-Ficcion-bediciones/dp/8466652094 Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 28 Fevereiro 2013 Olha, mesmo a tempo agora que estou com uma maior margem de manobra financeira. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 28 Fevereiro 2013 Lê e diz-me o que achas. Recomendado pelo VF. Compartilhar este post Link para o post
Thor Odinsson Publicado 8 Março 2013 Adorava "meter-me" no mundo do futebol, mas ja nao tenho idade para isso...Chego aos 30 anos em Julho. É das coisas que mais me arrependo na vida, na minha "juventude" (digamos assim) não ter tentado seguir aquilo que me chamava (maldita matemática! Além disso, sempre fui de humanidades ate ao 12º e estive dois anos na Univ, um em Sociologia e outro em Psicologia). Perdoem-me o desabafo. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 8 Março 2013 Não tens idade porquê? Nem toda a gente que anda nisto tem que fazer disto vida. Ainda podes ler muita coisa e aprender o suficiente para seres feliz a receber uns trocos e a treinar uns miúdos num lado qualquer. Compartilhar este post Link para o post
Evangelion Publicado 8 Março 2013 Não tens idade porquê? Nem toda a gente que anda nisto tem que fazer disto vida. Ainda podes ler muita coisa e aprender o suficiente para seres feliz a receber uns trocos e a treinar uns miúdos num lado qualquer. Desculpem lá o Off. Chandler, andas a estudar para ser treinador ou alguma coisa que te dê para seguir algo do género? Estou naquela idade de escolher o que fazer da vida e se por um lado a paixão e o sonho (treinador de futebol) têm sempre aquele peso também tenho opções mais viáveis financeiramente (pelo menos algo que me dá garantias mais certas) Se puderes manda-me pm com algumas infos e conselhos se eu quiser seguir a área do futebol. Obrigado :wink: Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 8 Março 2013 (editado) Acho que se tens essas dúvidas mais vale seguires outra área qualquer. - És de 93: eu com a tua idade estive a um passo de ir trabalhar no futebol a 8 mil quilómetros de casa! Com essa idade, se querias mesmo, acho que já devias saber o que queres e já te devias ter começado a preparar; - É uma área fechada e com pouco emprego, o que significa que tens de pedalar o triplo do que pedalarias noutra área qualquer para alcançar 1/5 do que alcançarias nessa área nessas condições. E isto vai de encontro ao que eu te disse em cima; Quanto a mim... sim, acho que posso dizer que ando a estudar para isso. Editado 8 Março 2013 por Chandler Compartilhar este post Link para o post
Thor Odinsson Publicado 8 Março 2013 Sou velho no sentido em que é uma profissão muito exigente que exige solidas bases, que demoram tempo a ser apreendidas e que consomem muito tempo, tempo que ja nao tenho. E o objectivo, caso ainda fosse possivel lutar por ele, seria exactamente tirar um curso profissional de treinador, nao limitar-me a treinar uns miudos, ou algo do genero. Tem a ver com ambições pessoais. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 8 Março 2013 Eu acho que além do que advém caso se consiga chegar a top com uma profissionalização na área, há o gozo de teres uma equipa tua, que joga conforme aquilo que tu queres e pensas, há o gozo inerente ao processo de treino... acho que nunca mais saía daqui. E isso podes obtê-lo agora num patamar mais pequeno e até podes ir vendo no que dá entretanto. Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 8 Março 2013 Adorava "meter-me" no mundo do futebol, mas ja nao tenho idade para isso...Chego aos 30 anos em Julho. É das coisas que mais me arrependo na vida, na minha "juventude" (digamos assim) não ter tentado seguir aquilo que me chamava (maldita matemática! Além disso, sempre fui de humanidades ate ao 12º e estive dois anos na Univ, um em Sociologia e outro em Psicologia). Perdoem-me o desabafo. Não tens idade porquê? Nem toda a gente que anda nisto tem que fazer disto vida. Ainda podes ler muita coisa e aprender o suficiente para seres feliz a receber uns trocos e a treinar uns miúdos num lado qualquer. Isto. Quem dera a muita, muita gente viver do futebol! Podes perfeitamente ires metendo-te nisso. Demora tempo e requer dedicação sim, mas quem o faz diz-me que a partir do momento que pisa o relvado que tudo vale a pena. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 8 Março 2013 E tu, mister, quando é que te deixas de coisas e vens para a luta? Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 8 Março 2013 (editado) Vontade não falta, acredita. Primeiro quero ver se acabo a formação que estou a fazer em Amares, tenho sábado o exame final. E cruzo os dedos à espera que o gajo que manda nisto consiga mesmo algum tipo, qualquer tipo, de equivalência ao Nível 1... Depois é voltar para a Faculdade e seguir caminho, com umas formações aqui e ali. Este ano Guimarães é a capital do Desporto, pode ser que dê para assistir a umas coisas porreiras. E tentar, entretanto, meter-me nalgum clube como adjunto ou assim. Mas ainda deve demorar um tempito até chegar ao teu nível, quando eu aí chegar já estás tu na Primeira Liga. Editado 8 Março 2013 por Don Andres Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 8 Março 2013 Primeiro quero ver se acabo a formação que estou a fazer em Amares, tenho sábado o exame final. E cruzo os dedos à espera que o gajo que manda nisto consiga mesmo algum tipo, qualquer tipo, de equivalência ao Nível 1... A equivalência, por si só, não acredito que aconteça. Podes é ficar uns degraus à frente de muita gente quando os cursos realmente abrirem, porque a associação - possivelmente - vai ser certificadora de cursos. O gajo do IPDJ adora-nos, acho que por aí a coisa pode realmente dar-se. E isto é muito porreiro e eu não me arrependo de um único dia destes 4 anos que levo disto. Mas é um mundo cão, há muito filho da p*ta por todo o lado que te quer puxar o tapete, há muito gajo que os põe a correr à volta do campo mas que chega ao domingo e safa-se com 2 ou 3 penalties à maneira, enquanto tu treinas bem e não ganhas a ninguém. E perdes tempo com rascunhos, com exercícios novos que tu próprio crias, e há outros que é só malhar nela para a frente - e perdes com eles mais vezes do que as que ganhas. Mas depois também acontece teres uma das piores equipas de infantis de todos os campeonatos, não ganhas um jogo, tens mais de 100 golos sofridos...e quando os putos te vêm é uma festa, e ficas orgulhoso de como a tua equipa é super-organizada colectivamente (infelizmente falta qualidade individual), sabem o que é contenção, sabem o que é bascular, sabem o que é uma cobertura. E quando a bola bate na rede, f*dasse :heart: Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 15 Março 2013 Peço desculpa por não colocar o texto no seu devido local mas, de certa maneira, acaba por encaixar aqui também. Além disso, toca um assunto fundamental e que deve ser elevado à importância que têm. Aqui fica: "O desenvolvimento das capacidades do jogador. Os jogadores muito velozes. Os lentos. E os génios. Os que são lentos e rápidos. Ponto prévio. O texto que se segue não surge depois da leitura de qualquer livro ou documento. Decorre da prática e da observação. Já reparou que regra geral os jogadores mais velozes são mais limitados na tomada de decisão? E os mais lentos os mais interessantes nas suas decisões? Tudo começa desde bem cedo e relaciona-se sobretudo com as experiências que se vivênciam. O sucesso / insucesso das tais experiências. Sobre a tomada de decisão já aqui referimos que "...cada situação de jogo tem uma forma mais eficiente de ser resolvida. Tal não significa que optando pelo pior caminho, se estará sempre condenado ao insucesso. Tão pouco que, optando bem, se será sempre bem sucedido. Significa somente que, optando bem, está-se sempre mais próximo de ser bem sucedido." A principal razão pela qual parece haver uma clara dicotomia entre os muito rápidos e os que decidem sempre bem, deriva sobretudo do sucesso das suas acções enquanto jovens. Imagine Capel com 10 anos de idade. 2x1, 2x2 ou 3x2. É indiferente. Aquela aceleração e capacidade de manter a bola junto ao pé vai fazer golo sem precisar de jogar com os colegas. Capel cresceu a driblar e a ter sucesso. Cresceu em situação de 3x2 a driblar os dois defesas e a fazer golo. Porque é rápido e tem boa condução e drible. Agora pense em André Martins. Não podia tomar a decisão do seu colega de equipa. Se fosse para cima, o pequeno craque possivelmente perderia a bola. E no jogo como na vida, surge uma espécie de lei da sobrevivência. Tens de te adaptar para seguir. Os que não ultrapassam individualmente os adversários pelo drible ou velocidade começam desde bem cedo a desenvolver capacidades cognitivas mais direccionadas para o jogo. Para o resolver de forma alternativa (colectiva) os problemas com que se deparam. André Martins temporiza, espera pelos colegas e joga com eles. Sozinho não daria. E então aos 23 anos já leva 15 a fazê-lo todos os dias. Capel não. Cresceu a ultrapassá-los e a ter sucesso. E é muito difícil condicionar a decisão de alguém quando esse alguém tantas vezes é bem sucedido. Martins sabe que se fixar o adversário e soltar nas costas deste no 2x1 vai ser bem sucedido. Fá-lo há 15 anos. Capel passou a vida a driblar o seu adversário ignorando que tinha um colega ao lado. Porquê? Porque conseguia. Porque era bem sucedido no drible e depois fazia golo. Os miúdos vão crescendo, o jogo vai tendo menos espaço e uma componente cada vez mais táctica. O sucesso de uns passa tantas vezes a insucesso. Os adversários sobem o nível, as diferenças individuais esbatem-se. Estarão mais preparados os que desenvolveram competências cognitivas, porque se assim não fosse, não teriam chegado a profissionais de futebol. E depois, contra a norma corrente, há uns pouquíssimos génios, que sendo extraordinariamente velozes e bons nas qualidades individuais, desenvolveram ainda assim toda a competência cognitiva que o jogo tanto requer. São muito poucos. Mas também os há. E o sentido da afirmação "os rápidos jogam rápido, os lentos jogam lento, e depois há um extra terrestre que joga rápido quando deve jogar rápido e joga lento quando deve jogar lento" na caixa de comentários do texto anterior era sobretudo este. O da dificuldade e do quão especial é quem consegue fazê-lo. E como ajudar desde bem cedo os ultra velozes na sua tomada de decisão? Volta e meia retire-lhes a velocidade. Dê-lhes o corredor central para jogar. Como retirar a velocidade? Condicionantes. Neste exercício só conduzes de sola. Por exemplo. Os toques não. Não os retire. Regra geral prejudicarão a tomada de decisão, porque demasiadas vezes se impõe a condução. Apenas mais pausada, direccionada para o adversário para em seguida lhe colocar a bola nas costas, ou tabelar com o colega. E sobretudo, não deixar cair os mais rápidos e com maior qualidade técnica, porque esses serão sempre os de maior potencial. Assim desenvolvam os atributos que carecem e serão naturalmente superiores aos outros. Como afirmou o treinador do SL Benfica "Não posso ensinar um jogador a driblar". É preciso é "criatividade" para tratar das necessidades de desenvolvimento de cada um dos seus atletas." Post do Lateral Esquerdo Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 15 Março 2013 Gostei. Não tinha explorado o tema, mas sorri com o começo do texto porque já tinha associado as duas coisas antes. Compartilhar este post Link para o post
johan Publicado 15 Março 2013 Amiguinhos, desculpem lá o off-topic. Li por aí que estudas para ser treinador, Chandler. Queria-te perguntar se estás a treinar alguma equipa? Sou de 93, no meu 12º ano estagiei na Academia do Sporting, eles gostaram de mim, agora tenho uma equipa que à pouco tempo não era filial do Sporting, mas agora em termos de formação tem um acordo com eles, é o Sacavenense. Eu não tenho o curso de treinador de nível 1, por isso sou inscrito como Director e eles inscreveram uma pessoa que já tem o curso. Estou à espera que as inscrições voltem a abrir, porque vou tirar o tal curso, totalmente pago pelo o Sporting. Compartilhar este post Link para o post