challenger Publicado 15 Março 2013 Entrevista ao João Aroso, preparador físico da selecção: http://universidadedofutebol.com.br/Entrevista/10819/JOAO%2bAROSO%2b%2bTREINADOR%2bADJUNTO%2bDA%2bSELECAO%2bPORTUGUESA%2bDE%2bFUTEBOL Entrevista ao Nelson Caldeira, adjunto do Leonardo Jardim: http://www.universidadedofutebol.com.br/Entrevista/10810/NELSON%2bCALDEIRA%2b%2bTREINADOR%2bADJUNTO%2bDO%2bSC%2bBRAGA Penso que se enquadram neste tópico, ambas já têm mais de um ano Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 16 Março 2013 Acho que o Nelson Caldeira é dos que fala da PT sem saber o que é o PT. O que é surpreendente porque a entrevista em si é muito interessante, fiquei desiludido quando li algumas partes e percebi que ele deturpa uns quantos conceitos. Compartilhar este post Link para o post
Khaddafi Publicado 16 Março 2013 Porque é que o LFL deixou de escrever no site dele? Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 19 Março 2013 http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=103751 :) Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 20 Março 2013 Já agora: http://so-desporto.blogspot.pt/2009/04/conversa-com-professor-vitor-frade.html Mas até aqui na faculdade há professores que dizem que o músculo é cego. Cegos são eles, porque o músculo é, manifestamente, muito mais, um orgão sensitivo do que um orgão gerador de potência. :carinhoso: Compartilhar este post Link para o post
Refutador Publicado 20 Março 2013 «Recentemente tive a oportunidade de ver vários jogos do Brasileirão. Pude constatar que, de acordo com a velocidade de jogo e deslocamentos, a fadiga mental e física é claramente menor, o que significa que, salvo o exagero, daquela forma o FC Porto pode jogar todos os dias.» Interessante. Mas não me surpreende. Compartilhar este post Link para o post
johan Publicado 20 Março 2013 Interessante. Mas não me surpreende. À velocidade que eles jogam. Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 20 Março 2013 Mas até aqui na faculdade há professores que dizem que o músculo é cego. Cegos são eles, porque o músculo é, manifestamente, muito mais, um orgão sensitivo do que um orgão gerador de potência. Isso tem um reflexo enorme no futebol distrital, onde agora tudo joga em campos de relva sintética. Grande parte das lesões são explicadas pela tensão que o músculo "pensa" que o tapete tem, mas afinal de contas não tem. Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 20 Março 2013 O Faria só tem 37 anos? Pensei que fosse bem mais velho. Agora não posso, mas uma "entrevista" entre o Amieiro e o Frade? Epectáculo :heart: Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 20 Março 2013 O Frade é o maior pensador da história do treino de futebol em Portugal. Sinto-me um verdadeiro privilegiado por ter oportunidade de o conhecer e de falar com ele, ninguém tem ideia da quantidade quase absurda de coisas que o homem lê e conhece. É um génio. Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 20 Março 2013 Já li, muito interessante. Ou seja, resumindo (e falando apenas do contexto sénior) o Frade defende que a musculação não deve ser uma opção porque altera a relação dos músculo com o cérebro. Por outras palavras, a evolução natural dos nossos músculos é equivalente à natural da percepção cerebral que temos dos mesmo e, a partir do momento em que mexemos com essa evolução, a nossa percepção (ou a sensibilidade do músculo como ele diz) fica alterada porque o natural deixa de ser natural. E o exemplo do Ibra acaba por ser paradigmático disso mesmo. Correcto mister Alex? Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 21 Março 2013 A musculação altera tudo. O problema começa logo por ser uma perda de tempo. Tens uma equipa que queres que jogue com determinados princípios futebol, e vais metê-los a fazer musculação. Tem tanta validade como metê-los na cozinha a fazer panquecas. Depois, é a questão do estorvo. Se olhares para o morfotipo característico de velocistas e maratonistas apercebes-te de uma diferença óbvia. É por demais óbvio que não podes ter gente assim a treinar para fazer jogos de hora e meia: Não há maratonistas assim. Depois é a questão da validade. Num contexto geral, o jogo de futebol, num contexto macro, o teu jogar, num contexto micro, as funções e missões de cada jogador são donas de uma especificidade ímpar, que solicita determinadas capacidades de determinada maneira, que solicita cadeias energéticas e requisita estímulos musculares ímpares e completamente impossíveis de reproduzir sem jogo e sem bola. Daí que ele diz que o músculo é um órgão sensitivo e inteligente. Se fosse cego é que faria sentido fazeres leg extension com 200kg para a seguir (ou na fase de sobrecompensação, mas tu percebeste) ires rematar uma bola com mais força. E sim, a musculação, tal e qual como ele diz, 'engana' o cérebro. Reparem numa coisa: vocês são jogadores de futebol. Correm, sprintam, fazem carrinhos, travam, rematam. Isto requer uma coordenação intra e inter-muscular a todos os níveis (membros inferiores e não só) muito específica, específica daquela actividade, acções e solicitações metabólicas e musculares que só são replicadas ali e em mais lado nenhum. A seguir deixas aquilo e vais fazer agachamentos e prensa. Não sei quantas repetições, x cadência, y séries... estão pura e simplesmente a dar estímulos completamente contrários ao músculo que se vai desabituar daquele registo que faz tanta falta para a prática do futebol e de um determinado jogar e se vai adequar àquele ritmo de musculação, à coordenação muscular necessária para determinado movimento no levantamento do peso, por aí fora. Por fim, e para arrumar com isto de uma vez por todas, duas questões fundamentais e a que a malta do convencional se socorre a toda a hora: as lesões e o 'então e o Ronaldo?'. As lesões são ainda menos dentro da lógica da PT do que dentro da lógica convencional desde que quem está a operacionalizar saiba o que está a fazer e tenha em conta uma coisa chamada alternância horizontal (que eu não vou explicar porque quero acabar este post hoje, googlem) que marca ainda mais a diferença a top. Só quem é louco é que acha que esta relação umbilical com os princípios na operacionalização não tem em conta o físico. Claro que tem, mal seria se alguém treinasse futebol sem ter em conta o físico. A questão é que é um físico específico e o treino tem-no em conta através de uma coisa chamada fractais/fractalidade (que também não vou explicar, googlem) que remete directamente para uma coisa chamada redução sem empobrecimento, que é fundamental para operacionalizar o treino com situações válidas e que permitam densidade elevada de determinado princípio/subprincípio/subsubprincípio. Quando essa alternância horizontal é tida em conta existe uma organização no morfociclo que cria um determinado padrão de contracções musculares para cada dia (associado à dimensão da fractalidade do nosso jogar que estamos a trabalhar) e que sendo alternado (na horizontalidade dos dias da semana, terça, quarta e por aí fora) com respeito por determinadas regras conduz a uma optimização do desempenho sem criar lesões de overuse. Essas são essencialmente as que se podem evitar, nas traumáticas pouco se pode fazer - se o jogador parte uma perna ou rasga um cruzado pouco posso fazer para o evitar. O Ronaldo é um caso ímpar. Toda a gente sabe que joga que é um disparate, toda a gente sabe que é um bicho. Conseguiu-o em Manchester, se tivesse saído do Sporting para as mãos do Mourinho acho que nunca tinha ficado assim. Em Manchester é sujeito a um programa de musculação que o deixa no estado em que todos conhecemos. E aproveito isto para frisar um ponto importante, quem não treina segundo a PT não está mal, vê só as coisas de forma diferente das minhas e de outras tantas pessoas. Eu como acredito no que defendo justifico-me e argumento. Adiante, o Ronaldo. O Ronaldo que ficou um animal perdeu umas coisas e ganhou outras. Perdeu aquele poder de ginga, aquele jogo de cintura que com uma troca de pés deixava 2 ou 3 pelo caminho... já não faz isso com tanta frequência, não quer dizer que não tenha sucesso na mesma - pura e simplesmente o morfotipo dele deixou de ser o adequado para esse tipo de situação. Perdeu algumas coisas, ganhou outras. Ganhou capacidade de explosão e de remate (que condiciona o jogo dele naquelas puxadas para dentro que faz constantemente) porque se adaptou como o craque e o fenómeno que é. É uma excepção, um indivíduo ridiculamente dotado que foi conduzido por gente estupidamente inteligente que deu no que deu. Tenho a sensação de que este ano está mais leve que no ano passado. Tenho a certeza de que em Madrid ainda faz musculação, não por indicação de quem o comanda (leiam a resposta do Faria a quem diz que eles fazem trabalho de ginásio na entrevista ao Carlos na Justificação da PT como Fenomenotécnica) mas por hábito e por se sentir bem a fazê-lo. Se vai mexer com os hábitos do jogador e se ele se sente bem ao fazê-lo, o treinador não deve cortar esse hábito. Deve adaptá-lo. E tenho a certeza de que a musculação que ele faz em Madrid é contextualizada (não há cá forças máximas nem repetições lentas de certeza) e não é hábito do resto do plantel, basta ver que aquilo está cheio de lingrinhas e indivíduos com morfotipos perfeitamente magros e comuns. Quando comecei a escrever isto limitei-me a deixar a coisa rolar, é provável que tenha mesclado umas quantas coisas porque isto é mesmo assim, está tudo tão interligado que é complicado falar de umas coisas sem falar das outras. Compartilhar este post Link para o post
Dë Publicado 21 Março 2013 A equivalência, por si só, não acredito que aconteça. Podes é ficar uns degraus à frente de muita gente quando os cursos realmente abrirem, porque a associação - possivelmente - vai ser certificadora de cursos. O gajo do IPDJ adora-nos, acho que por aí a coisa pode realmente dar-se. E isto é muito porreiro e eu não me arrependo de um único dia destes 4 anos que levo disto. Mas é um mundo cão, há muito filho da p*ta por todo o lado que te quer puxar o tapete, há muito gajo que os põe a correr à volta do campo mas que chega ao domingo e safa-se com 2 ou 3 penalties à maneira, enquanto tu treinas bem e não ganhas a ninguém. E perdes tempo com rascunhos, com exercícios novos que tu próprio crias, e há outros que é só malhar nela para a frente - e perdes com eles mais vezes do que as que ganhas. Mas depois também acontece teres uma das piores equipas de infantis de todos os campeonatos, não ganhas um jogo, tens mais de 100 golos sofridos...e quando os putos te vêm é uma festa, e ficas orgulhoso de como a tua equipa é super-organizada colectivamente (infelizmente falta qualidade individual), sabem o que é contenção, sabem o que é bascular, sabem o que é uma cobertura. E quando a bola bate na rede, f*dasse :heart: Isto é tão verdade que até me arrepiei a ler. E não posso deixar de dizer que é sempre um privilégio e prazer ler o que o Alex tem a dizer sobre estes temas ou não fosse ele meu "colega" ahah. De qualquer das formas gosto sempre d olhar para o que dizes de uma forma crítica, não tomar tudo como garantido. Não por não acreditar em ti, obviamente, mas porque certamente saberás tão bem ou melhor do que eu que ainda há muitas incertezas no que diz respeito ao treino em si. Cada cabeça pensante tem uma ideia e baseia-se em diferentes pressupostos teóricos e científicos para chegar a diferentes conclusões. Eu faço um pouco o mesmo, cruzo aquilo que tu dizes com o que sei e por vezes concordo, e noutras fico a pensar que se calhar não será bem assim. Mas de qualquer das formas, como disse, não deixa de ser um prazer ler o que tu aqui escreves e é sempre bom porque me dás um estímulo correcto para pensar nestas questões. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 21 Março 2013 E ainda bem que assim é. Ia agora dizer que não estou aqui a tentar convencer ninguém, mas é mentira, quando estou a fazer apologia a uma determinada forma de pensar o treino de futebol estou mesmo que não queira a tentar 'convencer' as pessoas, mas não quero que ninguém compre o que eu diga sem reflectir sobre o sentido das minhas palavras. Isto adquire especial significado para quem é da área ou pensa vir a ser. Pensem sempre pela vossa cabeça, leiam muita coisa, andem informados mas em coisas com tantas perspectivas e formas de pensar diferentes como isto não 'comprem' as coisas sem reflectirem sobre elas, se não quando quiserem operacionalizar ou discutir com alguém que ande bem informado patinam em três tempos. Compartilhar este post Link para o post
Plastikman Publicado 28 Março 2013 O que aconselham sobre comunicaçao desportiva? Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 29 Março 2013 Pessoas, possivelmente o Vaart... Estava aqui a ver o meu feed no Facebook e uma gaja, fã da Académica, meteu uma pic com foto dela a apresentar a tese de doutoramento (em Espanha), chamada " Personalidad e Inteligencia emocional en el deportista de futbol: validacion de dos instrumentos". Fiquei bastante curioso quanto a esta personalidade e inteligência emocional. Que m*rda é esta, de forma mais concreta? Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 29 Março 2013 A inteligência emocional trata de dois conceitos que sempre foram estudados como dois blocos separados, inteligência e emoção. Todavia, ao longo dos últimos anos, devido a um maior enfoque no estudo das emoções, verificou-se que estes conceitos podem estar relacionados e que pode haver alguma sobreposição entre eles, nascendo, aí, a inteligência emocional. De uma maneira simples e clara, a inteligência emocional é a capacidade que um sujeito tem de reconhecer as suas próprias emoções, bem como as dos outros. Quando há esse reconhecimento o sujeito pode decidir, com base nos dados (ou seja, com base nas emoções), como deve de agir. Trata-se, no fundo, de um conhecimento aprofundado sobre os seus sentimentos e os dos outros, e da definição de uma forma de ação baseada neles. Essas emoções são captadas pela percepção. Primeiro, identifica-se como o próprio ou o outro se está a sentir, no primeiro caso, através de uma auto-avaliação dos comportamentos, no segundo, através dos comportamentos alheios e recorrendo-se também há empatia, para perceber, realmente, o que o outro está a sentir. Depois, surge a fase de regular essas emoções e, por fim, a forma como elas devem ser utilizadas. A inteligência emocional contém várias habilidades inerentes à mesma, ou pode ter, auto-consciência, auto-motivação, auto-controlo, empatia e sociabilidade. Os tipos de personalidade, ou seja os traços individuais próprios de cada indivíduo e que o diferenciam de todos os outros através da maneira de se comportar, agir, etc. estão relacionados com a inteligência emocional. Determinados tipos de personalidade estão mais propensos a um melhor controlo das emoções, bem como são melhores preditores da discriminação das emoções dos outros. Por exemplo, o Mourinho tem um tipo de personalidade que faz com que ele tenha um grande domínio das emoções, sendo que também é capaz de discriminar as emoções dos seus atletas e as direciona para os objetivos do coletivo. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 29 Março 2013 Porreiro, porreiro. Imaginei que fosse algo desse género, até pelo exemplo que sei que usou (final da taça), mas não sabia em concreto. Acaba por levar áquela ideia de "auto-superação" e etc., não? Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 29 Março 2013 Perep: Inteligência Emocional por Daniel Goleman. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 18 Abril 2013 http://www.nosdigital.com.ar/2013/04/guardiola-es-el-gran-revolucionario-de-estos-dias/ Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 19 Abril 2013 Perep: Inteligência Emocional por Daniel Goleman. ia mesmo agora recomendar esse livro, quem quiser saber mais pelo tema. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 19 Abril 2013 Leiam a entrevista do Manuel Sérgio à Bola hoje. Não tenho muita simpatia por ele porque o acho meio pretensioso e colas, mas fala de algumas coisas interessantes que alguns podem nunca ter ouvido falar. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 21 Abril 2013 Mourinho prepara-se para lançar autobiografia. Compartilhar este post Link para o post