Muniesa Publicado 26 Novembro 2012 (editado) Desde já, boa noite a todos. :) Pelo que tenho visto por aqui, há bastante gente com boa cultura tática e conhecimentos acerca do mesmo. Passado ao que interessa, tenho um pequeno problema. Analisar jogos de futebol, de forma simples, mas com comentários elaborados, fazendo pequenos resumos. Se alguém me poder ajudar, disponibilizando PDF's, ou qualquer coisa do género, agradecia, até porque no futuro pretendo seguir algo relacionado com a área, e como tal, vai ser necessário este tipo de coisas. Editado 26 Novembro 2012 por Muniesa Compartilhar este post Link para o post
Kluivert Publicado 27 Novembro 2012 Que recomendações fazem para quem está a dar os primeiros passos na área do treino. Eu tenho algumas "luzes" mas quando se é chamado para intervir, tudo é diferente e percebemos que ainda há muita coisa que devemos estudar. O que queria obter, eram informações de livros/sites/artigos onde possa ler bastante sobre o treino no futebol, a começar do mais básico mesmo. E já agora se conhecerem alguma coisa específica em treino de GR também agradecia. Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 27 Novembro 2012 Que recomendações fazem para quem está a dar os primeiros passos na área do treino. Eu tenho algumas "luzes" mas quando se é chamado para intervir, tudo é diferente e percebemos que ainda há muita coisa que devemos estudar. O que queria obter, eram informações de livros/sites/artigos onde possa ler bastante sobre o treino no futebol, a começar do mais básico mesmo. E já agora se conhecerem alguma coisa específica em treino de GR também agradecia. Eu começava por isto: Mourinho: porquê tantas vitórias Compartilhar este post Link para o post
Khaddafi Publicado 15 Dezembro 2012 "O desenvolvimento do jogar, segundo a Periodização táctica" - Marisa Silva. pena é não dar para fazer download Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 15 Dezembro 2012 Já li. É mais prático e operacional que o do Carlos, mas para mim não tem a mesma categoria. A Marisa saiu do Sporting há semanas, penso. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 16 Dezembro 2012 Duvido que tenha grande interesse para quem não está no processo de treino. É demasiado virado para a operacionalização, para a parte processual. Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 16 Dezembro 2012 A Marisa saiu do Sporting? Desconheço... Compartilhar este post Link para o post
Ace Publicado 14 Janeiro 2013 Já alguem leu o livro "Treino do Futebolista" do José Soares? Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 14 Janeiro 2013 (editado) Não li, mas o homem é meu professor e já lhe peguei uma meia-dúzia de vezes. Ao livro, não a ele. Editado 14 Janeiro 2013 por Chandler Compartilhar este post Link para o post
karagounis_10 Publicado 14 Janeiro 2013 Eu tenho o Volume 1 - Resistência, Força, Velocidade. Não é um livro para ler antes de ir para a cama, mas é bastante útil para poder consultar. No entanto, parece-me que para quem não tem um bocado de conhecimento na área, pode tornar-se uma leitura um pouco complexa. ;-) Compartilhar este post Link para o post
Ace Publicado 26 Janeiro 2013 Não li, mas o homem é meu professor e já lhe peguei uma meia-dúzia de vezes. Ao livro, não a ele. Pois eu sei que ele dá aulas na Fadeup. Gosto muito de ler o "blogue" dele. Eu tenho o Volume 1 - Resistência, Força, Velocidade. Não é um livro para ler antes de ir para a cama, mas é bastante útil para poder consultar. No entanto, parece-me que para quem não tem um bocado de conhecimento na área, pode tornar-se uma leitura um pouco complexa. Bem, eu tenho fisiologia na faculdade, sempre são algumas bases. A minah dúvida era mesmo essa, se o livro é mais virado para consulta ou se era um livro livro Compartilhar este post Link para o post
45roma Publicado 16 Fevereiro 2013 Não li, mas o homem é meu professor e já lhe peguei uma meia-dúzia de vezes. Ao livro, não a ele. :lol: x1000 Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 16 Fevereiro 2013 Hoje ouvi umas coisas interessantes sobre esse senhor (o Soares). Percebe muito de Fisiologia mas parece que se limita um pouco a isso. Como dizer que a melhor recuperação dos jogos é a corrida continua. Até pode ser mas sabemos bem que isso é cortar tempo valioso de treino. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 16 Fevereiro 2013 Tenho uma opinião muito própria sobre esse assunto, mas a nível fisiológico ele até tem razão. Ficas mais predisposto para outra actividade física qualquer se fizeres essa corrida nessas intensidades baixas. Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 16 Fevereiro 2013 Não duvido. Conta essa opinião. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 18 Fevereiro 2013 (editado) Convenciona-se muitas vezes que o dia de folga, por motivos essencialmente fisiológicos e relativos a substratos energéticos, e consequentemente que não contemplam a complexidade do rendimento do futebolista, deve ser dado à 3ª feira. Apesar de dentro dessa perspectiva meramente fisiológica fazer sentido, isso é uma perspectiva extremamente redutora e empobrecida em relação ao que é a realidade da aquisição de um jogar e do treino. Se atendermos aos restantes factores, desgaste mental, processo aquisitivo de uma dimensão decisional-táctica-estratégica de um jogar, a folga só pode fazer sentido à 2ª feira. Treinar após um jogo é saturante e desmotivante. Essa recuperação, não obstante o processo de eliminação dos metabolitos do esforço que ainda estará a decorrer, deverá ser feita em especificidade. Ou seja, tem de existir a preocupação de efectuar uma recuperação que tenha em conta as características do esforço e desempenho realizado, e existe a necessidade de integrar isso dentro das necessidades da equipa durante essa semana. É completamente diferente sair de um jogo em que até se recuperou em jogo ou sair de um jogo que foi até às últimas, e que eventualmente até nem teve um resultado favorável - e aqui estamos a falar de uma fadiga central, de uma intensidade e de um desgaste diferentes. Praticamente não existe componente aquisitiva, e é um treino (devido a essa fadiga central) que estabelece relações individuais e sectoriais, complexidade baixa, pouca informação. sub-princípios dos sub-princípios... Agora vem a parte controversa. Se estamos a falar de informação reduzida e sub-princípios estamos a falar de números de elementos baixos, de espaços reduzidos e de consequente informação reduzida (redução das possibilidades de escolha, situações mais fechadas a nível decisional). Isto implica uma intensidade alta. Intensidades altas implicam tempos de durações curtos. Isto vai necessariamente resultar em tempos de recuperação mais longos, o que vai estimular por fim o metabolismo aeróbio, que vai remover os metabolitos do esforço produzidos durante o jogo. Convencionalmente corre-se à volta do campo porque se parte de um pressuposto errado, que é o de que as vias metabólicas actuam em gavetas separadas, uma é uma, outra é outra, nunca se misturam, se queremos remover metabolitos do esforço temos de entrar no metabolismo aeróbio, se queremos entrar no metabolismo aeróbio fazemos corrida de baixa intensidade durante períodos de tempo prolongados (e relação com matriz orientadora do nosso padrão colectivo, está onde?)... além da óbvia descontextualização esquecemos que para recuperar é preciso activar. Um treino de maior intensidade pode ter um maior impacto inicial dos metabolismos anaeróbios, mas com tempos de recuperação elevados (consequentes recuperações completas) o impacto retardado a nível aeróbio é muito grande. Estou a escrever isto às 4.30h da manhã, temo que até um certo ponto possa soar confuso. Olhem, é o que há. Editado 18 Fevereiro 2013 por Chandler Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 18 Fevereiro 2013 (editado) Deu para perceber. Mas admito que não sabia o que era um metabolito, tive que ir pesquisar Mas faz sentido o que dizes. Ou seja, folga no dia a seguir ao jogo (aqui não percebi se defendes sempre a folga ou só após um jogo mais intenso) e um treino de recuperação que acaba por ser uma recuperação bem mais "activa" do que o que é habitual ver-se. Espaços curtos e por consequência pouca corrente de informação e com intervalos largos o suficiente para haver recuperação total (aqui ao contrário de um treino de força). Interessante. Não tenho conhecimentos para dizer se concordo ou não, mas que faz sentido faz. Editado 18 Fevereiro 2013 por Don Andres Compartilhar este post Link para o post
NLMoreira Publicado 18 Fevereiro 2013 Alguém tem o livro da marisa em pdf? Ela foi minha treinadora e gostava de ler.. Compartilhar este post Link para o post
Harden Publicado 19 Fevereiro 2013 (editado) Alguém conseguiu arranjar a tal tese (Bruno Felix Mateus Oliveira - Tese "Um embuste: A qualidade do Futebol Italiano? Um novo ponto de partida: a estrutura acontecimental da... Carga versus desempenho") ? Se sim, enviem-me por mp sff ;) Editado 19 Fevereiro 2013 por Tacticool Compartilhar este post Link para o post
nuno claro Publicado 21 Fevereiro 2013 Eu bem que tentei, mas não consegui... Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 21 Fevereiro 2013 http://dfiles.eu/files/1pag9ivyt Aí têm. Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 21 Fevereiro 2013 (editado) Ò Alex responde à minha questão pah Mas faz sentido o que dizes. Ou seja, folga no dia a seguir ao jogo (aqui não percebi se defendes sempre a folga ou só após um jogo mais intenso)... Editado 21 Fevereiro 2013 por Don Andres Compartilhar este post Link para o post