Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
karagounis_10

Literatura Desportiva

Publicações recomendadas

Isso a propósito do quê?

A ver se nos entendemos.

Podes fazer as análises que quiseres, como essas que tu fazes, que dificilmente alguém te vai dizer que não gostou ou que está assim ou assado. A maior parte das pessoas gosta de ver futebol e não liga puto à forma como a equipa A ataca ou defende ou como se posiciona nas bolas paradas. Além disso, mesmo quem até gosta disso, é capaz de dar uma leitura e de concordar com a maioria das coisas, só porque vê os jogos mas não está para perder tempo a ver se o central X faz bem a cobertura ao lateral ou se fica demasiado longe.

E eu posso deixar aqui um relatório dos meus, sem stress nenhum, não porque acho que os meus é que são bons, mas para perceberem as realidades do que é trabalhar a top numa equipa de top, o que é trabalhar bem numa divisão média/baixa e o que é fazer relatórios a ver jogos da Champions na televisão e a revê-los no computador.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim é um bom artigo, na medida em que é fácil de perceber para o público alvo dessa revista.

Normalmente quem a compra são rapazes de 14, 15, 16 anos. Por isso não valia a pena deixar aquilo muito complexo.

Compartilhar este post

Link para o post

A ver se nos entendemos.

Podes fazer as análises que quiseres, como essas que tu fazes, que dificilmente alguém te vai dizer que não gostou ou que está assim ou assado. A maior parte das pessoas gosta de ver futebol e não liga puto à forma como a equipa A ataca ou defende ou como se posiciona nas bolas paradas. Além disso, mesmo quem até gosta disso, é capaz de dar uma leitura e de concordar com a maioria das coisas, só porque vê os jogos mas não está para perder tempo a ver se o central X faz bem a cobertura ao lateral ou se fica demasiado longe.

E eu posso deixar aqui um relatório dos meus, sem stress nenhum, não porque acho que os meus é que são bons, mas para perceberem as realidades do que é trabalhar a top numa equipa de top, o que é trabalhar bem numa divisão média/baixa e o que é fazer relatórios a ver jogos da Champions na televisão e a revê-los no computador.

Sim eu percebo. Se eu quisesse fazer um relatório também não iria ser aquilo. A questão é que tenho de enquadrar o público-alvo e a verdade é que o artigo teve imensas visualizações e é um tema que tem grande procura por parte das pessoas.

Através destes tipos de artigos creio que é possível dar-me a conhecer e a conhecer o meu trabalho. Aliás como já tinha dito anteriormente os elogios têm sido imensos por pessoas ligadas ao futebol mas isso também em termos práticos acaba por ser 0.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou começar a ler Observar para ganhar de Nuno Ventura, foi-me oferecido no aniversário. Já tive oportunidade de receber feedback de outros leitores e é um livro de qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

So para dizer que entrar no futebol como analista nao é assim tao complicado. Mas é preciso tirares um curso e teres como te sustentares ao inicio.

Compartilhar este post

Link para o post

So para dizer que entrar no futebol como analista nao é assim tao complicado. Mas é preciso tirares um curso e teres como te sustentares ao inicio.

Que curso é esse? E é dispendioso?

Compartilhar este post

Link para o post

E como ajudar desde bem cedo os ultra velozes na sua tomada de decisão? Volta e meia retire-lhes a velocidade. Dê-lhes o corredor central para jogar. Como retirar a velocidade? Condicionantes. Neste exercício só conduzes de sola. Por exemplo. Os toques não. Não os retire. Regra geral prejudicarão a tomada de decisão, porque demasiadas vezes se impõe a condução. Apenas mais pausada, direccionada para o adversário para em seguida lhe colocar a bola nas costas, ou tabelar com o colega. E sobretudo, não deixar cair os mais rápidos e com maior qualidade técnica, porque esses serão sempre os de maior potencial. Assim desenvolvam os atributos que carecem e serão naturalmente superiores aos outros. Como afirmou o treinador do SL Benfica "Não posso ensinar um jogador a driblar". É preciso é "criatividade" para tratar das necessidades de desenvolvimento de cada um dos seus atletas."

Já debati o assunto a bold com alguns colegas e obtive opiniões diferentes. Há quem seja a favor de condicionar o número de toques, outros acham que não se deve fazer. Há ainda os que acham que se deve fazer só em situações muito particulares. Qual é a vossa opinião?

Compartilhar este post

Link para o post

Em jogadores com algumas dificuldades ao nível do primeiro toque, é uma boa maneira de obrigá-lo a melhorar a recepção.

Compartilhar este post

Link para o post

Em situações muito particulares.

Muito muito muito muito particulares, e é para não dizer nunca.

A resposta subentendia uma fundamentação moços :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Tens a resposta na frase imediatamente a seguir. Ao limitares os toques, que vertente excluis? Principalmente a condução (ou até quando seguras a bola). E quando tens espaço, a condução tem de ser sempre a tua opção prioritária, conduzires para fixares. O ouro está em saberes até onde atraís para depois libertares. A limitação dos toques acaba por ser uma faca de 2 gumes que tem de ser usada com muita ponderação. Eu tenho a mesma opinião do Ibra e do Alex.

Compartilhar este post

Link para o post

Aliás, acho que o único momento em que pedimos 90% das vezes em treino para se jogar a dois toques, é quando a bola roda pelo guarda-redes.

E isso dos "dois toques" está sobretudo ligado à capacidade de decisão dos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Em jogadores com algumas dificuldades ao nível do primeiro toque, é uma boa maneira de obrigá-lo a melhorar a recepção.

Não acho que a limitação de toques promova uma melhora significativa o suficiente nesse aspecto. Senão vejamos, quais são os 2 únicos aspectos que, seja com que jogador for seja em que zona do campo for, estão sempre presentes? A recepção e o passe. Se esses 2 aspectos estão presentes em todas as acções, limitares os toques aumenta assim tanto a exigência? Eu acho que não. A única maneira de um jogador evoluir na recepção é executa-la o mais vezes possível e de preferência com pouco espaço para promoveres a dificuldade da mesma e para forçares o jogador a pensar imediatamente como e para onde deve direcciona-la.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens a resposta na frase imediatamente a seguir. Ao limitares os toques, que vertente excluis? Principalmente a condução (ou até quando seguras a bola). E quando tens espaço, a condução tem de ser sempre a tua opção prioritária, conduzires para fixares. O ouro está em saberes até onde atraís para depois libertares. A limitação dos toques acaba por ser uma faca de 2 gumes que tem de ser usada com muita ponderação. Eu tenho a mesma opinião do Ibra e do Alex.

Conheci um treinador de um escalão de formação do Sporting que em situações de jogo (reduzido ou não), muitas vezes aplicava um número máximo de 3 toques por jogador, sendo a única excepção em caso de finalização, onde poderiam dar 5.

Eu, pessoalmente, entendo quem não goste de limitar o número de toques, mas acho que é possível tirares desse constrangimento alguns bons comportamentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende das circunstâncias mas vejo acho que como o Dë disse a utilização do constrangimento pode ter benefícios.

Editado por Shark

Compartilhar este post

Link para o post

Eu, honestamente, não entendo como é que em treino consegues dizer aos gajos que podem dar X toques num certo momento, e depois entretanto podes dar X+3 num outro momento. No fundo estás a criar demasiados entraves. Não acho que a capacidade de decisão se trabalhe bem assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião pode correr bem e pode correr mal. Se se tratar de um jogador com pouca qualidade técnica, o mais provável é precipitar-se nas decisões e decidir pela primeira hipótese que lhe aparecer à frente, em vez de analisar todas. Um jogador com melhor qualidade, mais facilmente se vai aperceber de todas as opções e decidir bem. Ao limitares o número de toques obrigas os teus jogadores a jogar mais rápido e a levantarem a cabeça, a procurar colegas e combinações, porque sabem que com 3 toques não vão conseguir fazer muito mais. Aos jogadores sem bola vais obrigá-los a moverem-se, a criarem linhas de passe, porque sabem que o seu colega com bola tem as acções limitadas. Assim vais criando uma certa dinâmica e, se os teus jogadores já souberem bem as movimentações a fazer e para onde têm de se deslocar, melhor ainda! Por outro lado, compreendo que ao limitares o número de toques possas estar a obrigar os teus jogadores a decidirem e a utilizarem opções mais imediatas e que, em alguns instantes, podem ser piores do que outras que surgiriam se o jogador com bola fosse autorizado a conduzi-la sem limitações. Esta última frase pode estar algo confusa, mas espero que dê para perceber. Acho que o sucesso está em dosear esta condição e saber quando se deve aplicá-la.

Eu, por experiência e porque acredito que é em treino que se devem fazer os testes e onde és livre de errar e perceberes o que é melhor e pior, já apliquei limite de toques a miúdos ainda muito novos (sub-11 para ser mais concreto) em situação de jogo. A qualidade de futebol aumentou exponencialmente. Os olhos deixaram de estar tanto na bola para passarem a estar no campo, a verem colegas e adversários. O espaço foi melhor aproveitado para causar dificuldades à equipa adversária e os colegas sem bola aperceberam-se que não poderiam ficar parados se quisessem receber a bola. A diferença foi abismal mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Existem muitos miúdos que com limitações nos toques é que conseguem pensar além deles próprios. É perfeitamente aceitável que ao limitares os toques a qualidade de jogo suba porque os obriga a procurarem mais as opções colectivas. A questão é: será que esse exercício os vai "ensinar"a verem o jogo de outra maneira? Não me parece. Ou melhor, até os pode levar numa direcção durante um certo tempo mas eles eventualmente vão voltar aos velhos hábitos.

O que fazer então? Eles só vão mesmo mudar a percepção que têm quando aprenderem por eles próprios. Por outras palavras tens que ser tu a criar cenários onde os leves a agirem da maneira que tu queres. Ao invés de lhes mandares para apenas darem 2, 3, 4 toques na bola, porque não diminuis o espaço de jogo, retirando espaço para as jogadas individuais? Ou porque não promoveres a inferioridade numérica da equipa em posse, forçando-os a tentarem circular a bola para abrir espaços em vez de lances individuais? Acaba por ser uma metodologia, para mim, bem mais correcta porque obrigas-los a aprender por eles próprios e só assim é que eles realmente aprendem.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, primeiro que tudo deixa-me dizer-te que gostei bastante do teu post. Esta troca de ideias agrada-me bastante e gostei da maneira como pensaste na relação constrangimento->informação percepcionada->decisão. Porque no fundo, e em teoria, os melhores exercícios são aqueles em que aplicas os constrangimentos de forma tão inteligente que obrigas os jogadores a pensarem por eles próprios e a acabarem por decidir aquilo que tu queres. A questão é que naquele escalão etário que eu referi, ainda tens muitas discrepâncias individuais, como deves saber. Por isso, ainda há sempre 2 ou 3 artistas que mesmo em inferioridade numérica e/ou com espaço reduzido conseguem praticamente fintar tudo e todos e não vão utilizar o jogo colectivo. Mas repito, gostei bastante da maneira como pensaste.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, se não te importas, como era o exercício em que colocaste as restrições ao número de toques?

É por isso que a criatividade é tão importante num treinador. Nós só indicamos o caminho, eles é que o têm de percorrer. Manter no mínimo possível as restrições à decisão do jogador mas fazendo ir na direcção que queremos. Quanto à situação que falas, o Miguel Nunes (autor do texto que coloquei há umas páginas atrás) refere a condicionação da condução através de toques apenas com a sola. É um exemplo. O Feedback é outra ferramenta muito útil. Quando vires algum jogador a fixar e soltar em vez de driblar, aplaude, incentiva. Mostras ao grupo que esse é o caminho. Vai depender muito da tua criatividade e daquilo que tu sabes e conheces do grupo que comandas.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que a limitação de toques promova uma melhora significativa o suficiente nesse aspecto. Senão vejamos, quais são os 2 únicos aspectos que, seja com que jogador for seja em que zona do campo for, estão sempre presentes? A recepção e o passe. Se esses 2 aspectos estão presentes em todas as acções, limitares os toques aumenta assim tanto a exigência? Eu acho que não. A única maneira de um jogador evoluir na recepção é executa-la o mais vezes possível e de preferência com pouco espaço para promoveres a dificuldade da mesma e para forçares o jogador a pensar imediatamente como e para onde deve direcciona-la.

Não é uma ciência exacta. Até porque, como é óbvio, dependerá do indivíduo e da capacidade inata para adquirir um novo conhecimento.

Mas é fácil de prever. A jogar a dois/três toques, terás sempre a condicionante de ter de recepecionar bem para resolveres bem e não perderes a posse de bola enquanto que, sem limite de toques, não interessa o primeiro toque, que tantas vezes é desprezado, por haver a possibilidade de dominar a bola com mais um ou dois. Isso, para muitos jogadores, é indiferente, dado que muitos não têm a percepção da diferença entre uma recepção orientada e uma recepção feita com mais que um toque.

E, o que fará o jogador evoluir, é a dificuldade. O objectivo. E estou a isolar apenas esta condicionante e esta característica que é trabalhada.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, se não te importas, como era o exercício em que colocaste as restrições ao número de toques?

Eu, por experiência e porque acredito que é em treino que se devem fazer os testes e onde és livre de errar e perceberes o que é melhor e pior, já apliquei limite de toques a miúdos ainda muito novos (sub-11 para ser mais concreto) em situação de jogo. A qualidade de futebol aumentou exponencialmente. Os olhos deixaram de estar tanto na bola para passarem a estar no campo, a verem colegas e adversários. O espaço foi melhor aproveitado para causar dificuldades à equipa adversária e os colegas sem bola aperceberam-se que não poderiam ficar parados se quisessem receber a bola. A diferença foi abismal mesmo.

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Há uma coisa que se nota bastante, que o De referiu. A mobilidade dos colegas. Percebem que têm de oferecer muito mais ao jogo sem bola, que têm de estar a dar constantemente linhas de passe ao portador da bola, e isso é fundamental.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...