Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ego Sum

[Discussão] Jogos RPG

Publicações recomendadas

7uRJ5GY.png

Está feito. Que coisa bonita. Que reta final impressionante. Desde a história, o ambiente, a banda sonora, as lutas, todas do melhor que um RPG, não só um MMORPG, mas mesmo um RPG, tem para oferecer.

Mais uma vez, não desiludiram. Lembro-me de ver o trailer do Stormblood e pensar "bem, se calhar é uma altura gira para experimentar o jogo" e pouco a pouco fui jogando e avançando. Eventualmente parei e, mais tarde, já com o Stormblood cá fora e uns meses volvidos, comecei outro boneco do início e dei por mim a pensar "este jogo é bem fixe". Deixa-me feliz ter visto o fim desta aventura. Para o mês que vem, espero eu, verei o fim da aventura do Xenoblade. Falta-me One Piece e diria que estou completo.

Há coisas que não diria serem propriamente spoilers, mas, ainda assim, vou deixar dentro porque entendo porque é que para alguns pontos de vista poderiam ser.

Ora pois bem, aqui vai:

Spoiler

Primeiro, antes de tudo, se pudesse aplaudia de pé o voice actor do Zenos. O trabalho que o Luke Allen-Gale faz enquanto Zenos é INCRÍVEL. A sério, já estava a pensar nisto a meio do jogo, ainda não tendo chegado à sua conclusão, portanto acredito que não seja aquele tesão do final, mas é capaz de ser o melhor trabalho de voice acting que já ouvi num RPG. Como é que posso dizer isto, é quase como se fosse o Joker e o Heath Ledger, um trabalho do destino em que um é feito para o outro. São um par perfeito. O Zenos tinha tudo para ser um personagem horrível, não fui dos seus maiores fãs quando apareceu, mas não só o seu desenvolvimento é muito bom com o decorrer da história, como o trabalho que o Luke faz eleva tudo isso a dois ou três níveis acima. Não posso dizer que é o meu antagonista favorito porque o Hades existe, mas é um personagem absolutamente delicioso.

A delivery de linhas como o "If my motives met your approval, would you no longer resent the outcome?" e o "I take this is your prey, but why is it not dead yet?" é feita com uma qualidade absurda para alguém que, se não vi mal, tem tão poucos papéis de voice acting. Acho que entrou mesmo no papel e nós é que saímos a ganhar.

Posto isto, a história... o que é que eu posso dizer sobre a história? Sou sincero, temi quando mete algo nas linhas de time travel pelo meio. Já se viu muitas vezes este filme em JRPGs, filmes, séries e é raro dar coisa boa. Torci logo o nariz. És tão otário, Shaft. Tanta m*rda e o jogo oferece-nos esta cutscene que, para mim, é absolutamente lendária:

Parece que foi ontem que a vi. Fiquei pasmado.

As peças das músicas a juntarem-se, as palavras que existem desde o Realm Reborn a ganharem um sentido que nunca ninguém cogitou e a conclusão final com a passagem da tocha e o desejo da Venat a ser realizado, com a humanidade a ser capaz de alcançar o que ela pretendia...

Os temas não são novos. Não é o primeiro jogo ou forma de arte que aborda o sentido da vida, deve ser um tema tão cliché quanto qualquer outro. A pergunta que me fica é: quantos mais o fizeram tão bem? É que eu, evidentemente, neste momento, não consigo listar nenhum e não sei se irei conseguir listar algum quando se passarem meses. Sinceramente, enquanto alguém que já pensou efetivamente que nada disto vale a pena e porque é que estou a tentar, acabou por ter algum significado especial de testemunhar em tortuoso caminho de outra forma.

Mas chega de abordar a melancolia do jogo, que agora vou ficar com um vazio no coração durante uns tempos, para algo que quero dizer: a Endsinger deve ser a luta mais divertida do jogo. Eu tenho sempre aquela "ranked anxiety" e quando dou queue para uma dungeon não é diferente, é sempre um misto de entusiasmo e ansiedade, uma curiosidade infantil com aquele receio adulto de só fazer asneira, mas não devíamos ter tirado tipo 10% da vida e já estava concentrado com um sorriso nos lábios de tão divertido que estava a ser. Morremos várias vezes, uma delas até foi culpa minha, mas fez-se a luta novamente e foi-se até ao fim. É uma luta mesmo fascinante e, pelo menos em conteúdo normal, deve ser mesmo a melhor luta do jogo.

Acho que é uma expansão onde se pode dizer que toda a gente tá de parabéns, mesmo. Designers, escritores, músicos, programadores, todos.

Posto isto, acho que existem timings que fazem com que as coisas tenham um sentimento particularmente mais intenso e, de certa forma, é por isso que o Xenoblade tem um lugar tão querido enquanto produto para mim. Vai ter de se chegar um bocado para o lado, porque vai ter de dividir a casa com outros. Tá mau para todos, o mercado de habitação.

Nove anos desde o A Realm Reborn... venha uma nova aventura e venham outros nove!

QBNyzZm.png

Já agora, deixo em spoiler algumas das minhas músicas favoritas:

Spoiler

Particularmente esta:

No fundo, tenho alguma pena que isto esteja atrás de tanta hora de jogo. Talvez por beneficiar da sua condição enquanto MMORPG, de vários anos de desenvolvimento constante e não um desenvolvimento apressado cheio de solavancos para cumprir calendário, mas acho genuinamente que é um dos melhores, se não o melhor, produto com o nome Final Fantasy.

Editado por El Shafto
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre vai haver versão offline? Ou é tanga. 

Honestamente, acho que se o jogo fosse mais difícil, iria quebrar um bocado a monotonia que senti de ir de um lado para o outro, ou então tenho que experimentar outro role, que DPS é absolutamente irrelevante no ARR.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 9 minutos:

Honestamente, acho que se o jogo fosse mais difícil, iria quebrar um bocado a monotonia que senti de ir de um lado para o outro, ou então tenho que experimentar outro role, que DPS é absolutamente irrelevante no ARR.

versao offline não

o que deverá haver é a possibilidade de fazeres todos os dungeons solo com NPC's

concordo com tudo o que o shaft disse

e btw 

Spoiler

mommy venat ❤️

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 3 minutos:

Acho que a conversa do offline surgiu porque eles expandiram o Trust System, que é poderes fazer as dungeons com NPCs, o que é particularmente útil para quem começa como DPS, dado que as queues podem ser sofríveis nas primeiras dungeons e dependendo da altura em que se começa a jogar (tipo agora, que há menos jogadores ativos), o que torna o Real Reborn numa experiência quase single player. Uma coisa leva a outra e tal, mas, tanto quanto sei, não há nenhum plano para fazer do jogo single player.

É compreensível, faz parte do quão casual friendly o jogo é. Eu costumo dizer que malta mais habituada a estas andanças tem de sentir genuinamente curiosidade pela história para entrar no jogo, porque o Realm Reborn não vai meter grandes desafios na história. Não sei até que ponto foste, mas pelo menos o primeiro Trial e a para aí até 40 eu diria que as dungeons são borderline tutoriais.

A bem da verdade, eles nunca esticam muito a corda em conteúdo de história, sabem o público que têm, mas mesmo assim a partir do Heavensward o conteúdo em termos de trials e dungeons vai melhorando progressivamente.

Podes sempre tentar tank, que tens a adrenalina de pegar nos mobs todos e rezar que o resto seja competente 😂

Citação de lordbifana, há 1 minuto:

versao offline não

o que deverá haver é a possibilidade de fazeres todos os dungeons solo com NPC's

concordo com tudo o que o shaft disse

e btw 

Mostrar conteúdo oculto

mommy venat ❤️

Spoiler

Fiquei mesmo com pena de ser um passado "perdido", tanto personagem fixe 😞

Mas faz parte. 

Mas também não sei o quão perdido é, agora tenho o resto ainda em mãos e aquela cutscene onde aparece um Ancient a falar de destino e Pandaemonium... tou muito curioso para fazer isso e a raids dos twelve.

Compartilhar este post

Link para o post

o ancient é o 

Spoiler

elidibus

depois da historia nao fiz mais conteudo nenhum..nem o pandemonium nem o 6.1 ainda...a ver se um dia volto quando houver mais historia...parece que o 6.2 já vai introduzir alguma coisinha nesse aspecto

Compartilhar este post

Link para o post

ah o offline pensava que ia ser para cortar um bocado mais da gordura do jogo, isso dos NPCs é cagativo para mim

Citação de El Shafto, há 9 minutos:

É compreensível, faz parte do quão casual friendly o jogo é. Eu costumo dizer que malta mais habituada a estas andanças tem de sentir genuinamente curiosidade pela história para entrar no jogo, porque o Realm Reborn não vai meter grandes desafios na história. Não sei até que ponto foste, mas pelo menos o primeiro Trial e a para aí até 40 eu diria que as dungeons são borderline tutoriais.

A bem da verdade, eles nunca esticam muito a corda em conteúdo de história, sabem o público que têm, mas mesmo assim a partir do Heavensward o conteúdo em termos de trials e dungeons vai melhorando progressivamente.

Podes sempre tentar tank, que tens a adrenalina de pegar nos mobs todos e rezar que o resto seja competente 😂

fiquei a 35 ou algo assim

a estória em sim é bastante básica, mas é elevada pela localização. algumas pessoas não gostam do floreado, eu curto, mas tem muito filler dentro das MSQ, entendo que é o formato MMO, mas ya

a ansiedade de jogar tank é mais não saber onde crl ir nas dungeons e ir bater ao cu de judas lul mas pensando bem, se calhar é o role mais divertido dentro dos disponíveis, tens alguma autonomia

entendo a questão da toxicidade, mas jogar dps sem saber o meu dps parece-me quase um role sem propósito, poder ver o meu dano, se as minhas rotações estão boas, seria meio caminho andado para que esse role fosse mais divertido, até podiam meter ranks de dps nas dungeons e recebias items ou algo assim se atingisses esses scores 

agora fiquei com pica de jogar tank fuck não aprendi de vez com o lol

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 17 minutos:

ah o offline pensava que ia ser para cortar um bocado mais da gordura do jogo, isso dos NPCs é cagativo para mim

fiquei a 35 ou algo assim

a estória em sim é bastante básica, mas é elevada pela localização. algumas pessoas não gostam do floreado, eu curto, mas tem muito filler dentro das MSQ, entendo que é o formato MMO, mas ya

a ansiedade de jogar tank é mais não saber onde crl ir nas dungeons e ir bater ao cu de judas lul mas pensando bem, se calhar é o role mais divertido dentro dos disponíveis, tens alguma autonomia

entendo a questão da toxicidade, mas jogar dps sem saber o meu dps parece-me quase um role sem propósito, poder ver o meu dano, se as minhas rotações estão boas, seria meio caminho andado para que esse role fosse mais divertido, até podiam meter ranks de dps nas dungeons e recebias items ou algo assim se atingisses esses scores 

agora fiquei com pica de jogar tank fuck não aprendi de vez com o lol

Ya, mas também acho que tem esse filler todo por um misto de propósitos, não só pela cena do MMO, mas também porque tenta mesmo martelar o universo. Não sei se já jogaste D&D alguma vez, mas é quase que na mesma toada, o narrador a explicar todo o setup, com a desvantagem que nem sempre é apresentado da melhor forma

Nisso podes tar tranquilo que há dungeons que eram mais confusas no Realm Reborn que eles também mudaram e são relativamente diretas agora, portanto tás na boa, a única onde vais merdar é Aurum Vale mas isso é praxe já, se ninguém merdar a 1ª vez que joga tank em Aurum Vale é porque é um prodígio

Concordo com isso, eu preferia que eles fossem mais rígidos com o chat, estilo Riot (apesar de já serem um bom bocado tbh) e controlassem esse potencial flame e assim a não ter um dps tracker sem usar mods, nomeadamente o ACT aqui. Agora que jogo no PC ainda não usei isso sequer também, a bem da verdade

Bora, posso ir healer, que curtia aprender a jogar um deles, provavelmente sage que lembra-me a irelia

ainda arrastamos o @lordbifana para dar damage

Citação de lordbifana, há 34 minutos:

o ancient é o 

Mostrar conteúdo oculto

elidibus

depois da historia nao fiz mais conteudo nenhum..nem o pandemonium nem o 6.1 ainda...a ver se um dia volto quando houver mais historia...parece que o 6.2 já vai introduzir alguma coisinha nesse aspecto

Nem te vou mentir, quero muito mais história e tal, até porque tou muito curioso para que setup vão fazer o futuro, mas no 6.2 tou mais ansioso é pela cena do Island Sanctuary, toda a descrição lembra-me muito a Chaos Island do Sonic Adventures 2 e tanta hora que perdi nisso em miúdo...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 2 horas:

Ya, mas também acho que tem esse filler todo por um misto de propósitos, não só pela cena do MMO, mas também porque tenta mesmo martelar o universo. Não sei se já jogaste D&D alguma vez, mas é quase que na mesma toada, o narrador a explicar todo o setup, com a desvantagem que nem sempre é apresentado da melhor forma

eu até curto disso, como disse antes, a localização é bem feita e até 'perco' tempo a fazer algumas das sidequests

o meu maior celeuma são as fetchquests

fui bater a uma praia, que era até porreira para pescar, conhecer o gigachad pokemon gm que derrotou um dos monstros tribais ou lá como são e o filho da mãe manda-me ir para o outro lado da ilha, vou lá e o filho da mãe de lá manda-me ir buscar vinho ou lá o que foi, e eu vou buscar vinho e o filho da mãe de lá quer comprar uma revista fhm ou uma m*rda assim 

o desfecho até teve a sua piada, mas é mais a mecânica da coisa, de ir para um lado para o outro

talvez se tivesse um mount que voasse a travessia seria mais tolerável, mas não sei quando é que posso ter um desses rip

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 6 horas:

eu até curto disso, como disse antes, a localização é bem feita e até 'perco' tempo a fazer algumas das sidequests

o meu maior celeuma são as fetchquests

fui bater a uma praia, que era até porreira para pescar, conhecer o gigachad pokemon gm que derrotou um dos monstros tribais ou lá como são e o filho da mãe manda-me ir para o outro lado da ilha, vou lá e o filho da mãe de lá manda-me ir buscar vinho ou lá o que foi, e eu vou buscar vinho e o filho da mãe de lá quer comprar uma revista fhm ou uma m*rda assim 

o desfecho até teve a sua piada, mas é mais a mecânica da coisa, de ir para um lado para o outro

talvez se tivesse um mount que voasse a travessia seria mais tolerável, mas não sei quando é que posso ter um desses rip

Ah, entendo perfeitamente. É, efetivamente chato. Acho que a forma como sobrevivo a isso é mesmo uma mentalidade D&D, para tentar imergir o máximo possível na cena.

Mas também te digo, e isto acho que é uma opinião mais controversa, entre isso e o estilo antigo de lvlar em MMORPGs de estares permanentemente a matar monstros para ganhar 0.1% de xp (e é quando era 0.1 lol) prefiro muito mais andar de um lado para o outro. Vi as duas gerações de jogo, vi a transição para mais quest based a acontecer, participei nos dois e prefiro muito mais isto

Citação de Rōnin, há 4 horas:

oh é preciso terminar o arr para ter um flying mount

082.gif

LOOL ya, mas já deves ter o chocobo, não? Pelo menos não tens de andar a penantes

Citação de Rōnin, há 53 minutos:

@lordbifana @El Shafto tando msq 37, +/- quantas horas acham que falta para chegar ao fim do arr?

vou dar beeline a ver o que sai

Tive a ver e com o rework até não estás mal, estás perto de acabar um arc e começar outro que é o arc final do 2.0.

Depois tens as quests de transição para o Heavensward. Acho que isto é muito variável de pessoa para pessoas, que conheço quem tenha feito o ARR todo numa semana lol, mas diria que uns 4 dias a jogar tranquilamente

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Rōnin como o shaft disse nao falta muito e na verdade para mim ate gostei do ARR mas o que me começou a agarrar na historia a serio foram as quests entre o ARR e HW

eu diria para dares um push e entrares no HW

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Lancer é das m*rda mais aborrecidas que já joguei na vida. A ideia é boa e tal, mas precisava da fluidez dos monks do WoW que também funcionam com combo system.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, há 25 minutos:

Lancer é das m*rda mais aborrecidas que já joguei na vida. A ideia é boa e tal, mas precisava da fluidez dos monks do WoW que também funcionam com combo system.

vais sentir isso com praticamente tudo no início, as classes são todas brutalmente lentas no começo do jogo. por acaso é um ponto que não sei como resolvia, que é assim para o quão bem funciona no mid/end game

eu recomendo sempre lancer porque, imo, é a que "acelera" mais rápido, nomeadamente com dragoon (pelo menos antes da última expansão), mas tu, do que é possível escolher no início, provavelmente achavas mais piada a ninja com o sistema de mudras

Compartilhar este post

Link para o post

tendo experimentado um pouco de tudo no que toca aos starters dps, é um bocado meio sofrível

gostaria que houvesse maior liberdade no que toca a rotações, animation cancelling e por aí fora, algo que quebrasse a motonia da coisa já que a dificuldade é o que é

edit: esqueci-me de summoner, é porreiro

Editado por Rōnin

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 13 minutos:

tendo experimentado um pouco de tudo no que toca aos starters dps, é um bocado meio sofrível

gostaria que houvesse maior liberdade no que toca a rotações, animation cancelling e por aí fora, algo que quebrasse a motonia da coisa já que a dificuldade é o que é

edit: esqueci-me de summoner, é porreiro

agree

acho que tirando machinist, ninja e monk não sei se há acessível no free trial e machinist é só a partir do heavensward e acho monk consideravelmente boring (apesar de acreditar que end game seja fun).

ninja tens essencialmente uma janela onde tens de enfiar as skills todas porque é um período onde dás mais damage, machinist tens de tar a dar double weave (basicamente usar os 2 cooldowns, de weaponskills e abilities ao mesmo tempo) permanentemente e monk não quero dar opinião porque sou biased negativamente

agree com summoner também, mas não acho muito fun no base game tho

mas lá está, coisas diferentes funcionam com pessoas diferentes, há quem adore jogar black mage de 0 a 90 quando a maioria das pessoas acha que é das coisas mais sofríveis do jogo LOL

mas diria que todos ficam consideravelmente mais fun a partir de à volta de 50 (tirando black mage que continua a ser sofrível tanto quanto sei LOL)

sinto sempre que há a gimmick demasiado de aventureiro -> super herói a ser levada demasiado a sério que prejudica o processo, mas também não sei como solucionaria lol

Editado por El Shafto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 2 horas:

sinto sempre que há a gimmick demasiado de aventureiro -> super herói a ser levada demasiado a sério que prejudica o processo, mas também não sei como solucionaria lol

seria porreiro customizar as rotações em PvE, quem quiser jogar mais chill, podia ter rotações mais longas e quem quiser algo mais activo, podia ter rotações mais complexas ou algo assim não sei lol

algo que não curto é o level sync, é chato não poder usar habilidades e tira um bocado a vontade de querer experimentar outras classes 

mas a ideia que tenho da comunidade de ff14 parece-me semelhante à da do souls, onde há algum conservadorismo no que toca à discussão das dificuldades, neste caso é o oposto lol

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 19 minutos:

seria porreiro customizar as rotações em PvE, quem quiser jogar mais chill, podia ter rotações mais longas e quem quiser algo mais activo, podia ter rotações mais complexas ou algo assim não sei lol

algo que não curto é o level sync, é chato não poder usar habilidades e tira um bocado a vontade de querer experimentar outras classes 

mas a ideia que tenho da comunidade de ff14 parece-me semelhante à da do souls, onde há algum conservadorismo no que toca à discussão das dificuldades, neste caso é o oposto lol

a questão do level sync é manhosa porque é para manter o conteúdo antigo vivo e o mais balanceado possível para quem vem de novo poder ter uma boa experiência pelo menos. sem level sync o conteúdo antigo tava todo morto e entravas numa dungeon/trial e morria tudo instantaneamente, ainda que, evidentemente, mesmo com o level sync, seja mais rápido do que se forem mesmo 4 jogadores puramente novos

também preferia ter as skills todas, então summoner é literalmente PENOSO, tenho summoner a 89 e quando me saíam dungeons antigas nas roulettes queria chorar. 50+ é tranquilo, mas tudo antes disso, pain

ya, há um bocado, principalmente porque o jogo está bem construído para atrair jogadores casuais enquanto que, ao mesmo tempo, tenta incluir conteúdo mais desafiante para a outra franja de jogadores, então não é incomum haver batalhas campais sobre quem é que tem razão

eu acho que dá para toda a gente ser feliz, mas não me importo de ver os macacos a atirarem m*rda uns aos outros tipo:

bh0anj2cigw71.png

ov12rwxnn2g61.jpg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 4 minutos:

@El Shafto jogaste o persona 5 strikers? vale alguma coisa?

nop

tenho boa opinião, mas não joguei. acho que é preciso jogar o 5 tho não me lembro se jogaste

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 55 minutos:

nop

tenho boa opinião, mas não joguei. acho que é preciso jogar o 5 tho não me lembro se jogaste

tou ainda a meio do royal 

tá em promoção e a jogabilidade parece-me interessante, mas não sei se é um bocado simples à dinasty warriors 

Compartilhar este post

Link para o post

acho que vou deitar a toalha ao chão ao persona 5 rip 😞 

gostei do 4 though 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 10 minutos:

@El Shafto não dá para jogar pvp no free trial do ff14 certo? 

acho que não, por causa dos bots, sadly

o novo modo de jogo é muito fixe

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

lol pensava que o pessoal era forçado a esperar pelos outros que estão a ver as cutscenes nos bosses das dungeons, afinal tive sorte e apanhei gente bem educada até agora xD

um bocado lame começar uma bossfight apenas 1 terço de vida, até dá vontade de fazer apenas com NPCs, mas ya

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...