Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Clarinete

[Tácticas e Treinos] de Tyler_bode - patch 9.3. e 9.2. Título do tópico

Publicações recomendadas

Saudações a todos

Resolvi eu, aqui há uns dias, regressar ao velho vício... CM/ FM... Ainda sou daqueles que jogou CM e CMITA, numa altura em que os estrangeiros numa equipa deviam ser dois a três. Enfim, outros tempos.

Sempre foi complicado, quando se começava um save num novo CM arranjar a táctica vencedora - aliás, foi sendo sempre cada vez mais difícil, com excepção de um ou outro. A certa altura arranjei uma que funcionou em três ou quatro séries - era um 3-1-3-1-3, algo assim. Marcava-se imensos golos, dominava-se, em casa ou fora e, importante, não deixava de ser realista.

Depois de uns anitos de afastamento, resolvi saber como tinham evoluído as coisas... Passaram os tempos do CM e eram agora os do FM... Desde logo percebi que era praticamente o mesmo ou até melhor - mais refinado. Fiz uns saves no 2007 e outros no 2008. Depois de um período inicial a apanhar bonés, lá arranjei uma táctica consistente... Primeiro um 4-3-2-1 Malesani e depois 4-1-4-1 TFM. Eram tácticas que funcionavam bem. Ganhei um campeonato com o Belenenses, além de umas temporadas de conquistas mais óbvias com o Benfica (incluindo Liga dos Campeões) e Sampdória (depois de chegar a meio da primeira época, com a equipe em último, ainda fiquei em segundo lugar a um ponto do primeiro).

Saiu o FM2009, procurei jogar na Demo. Apliquei a mesma táctica que tinha descoberto no anterior (4-1-4-1). Tudo na mesma. Um save com o Benfica, outros com o Flamengo e mais um com o AC Milan.

Arranjei então um jogo definitivo. Prossegui então o save do AC Milan... É aqui que começam os meus problemas.

Nos dois primeiros meses parecia tudo encaminhado... Primeiro lugar, sem grandes dificuldades... A partir do momento em que apanhei os grandes (Lazio, Juventus, Inter, Fiorentina, Napoli, Roma), foi o princípio do descalabro... Insisti na táctica mas acabei por desistir e chegar à conclusão que a táctiheca não tinha estofo. Resolvi então pesquisar na net, coisa que antigamente não tínhamos...

Encontrei então o vosso forum e as tácticas tyler_bode... Grandes dicas se deram nestes posts...

Contudo, devo deixar aqui as minhas primeiras impressões da V4, pela qual comecei, pois percebi que reunia maior consenso em relação à V5 (jogo num FM2009 já actualizado com o Patch 9.3).

O início pareceu auspicioso. Consegui eliminar o Bayern de Munique (1-0 e 3-2 fora) e ganhei ao Torino para a Série A, o que já não acontecia há umas boas semanas - descontando uma goleada 5-0 à Regina). Veio a Fiorentina, e pensei que iria começar a recuperar... debalde (2-2).

Em suma, na Europa a equipe pareceu reagir bem, ainda que beneficiando de não apanhar novamente um grande colosso (Shakhtar e Celtic). Para o campeonato é que se prosseguiu na mesma... nunca ganhando aos grandes (Lazio, Udinese, Juventus) e uns desaires pouco previsíveis (Genoa). Enfim, tive de me resignar ao sexto lugar...

Na Europa apanhei então o Benfica nas semi... 0-2 na Luz e decidi colocar de lado a V4...

A verdade é que senti sempre que a equipa dava iniciativa de jogo, não só fora como em casa. Os adversários tiveram sempre muitas oportunidades e não se controlava o jogo... Isto mesmo nas vitórias. Os avançados a marcar poucos golos e a criarem-se poucas ocasiões claras de golo. Golos sofridos nos últimos minutos... Enfim, maus indicadores.

Experimentei a V4 no período de Fevereiro a Maio... Dir-me-ão que é pouco tempo, mas digo-vos que uma táctica verdadeiramente vencedora percebe-se quase logo. Tanto mais que estamos a falar de uma equipa com jogadores experientes e cotados.

Quanto aos jogadores. É claro que não planeei um plantel de base para a táctica, como percebem. O AC Milan apresenta, na verdade, algumas particularidades que se calhar até foram decisivas. É sobretudo um grupo envelhecido - Jankuloski, Favalli, Maldini, Zambrotta, Maldini, Nesta, Seedorf, Shevchenko, Inzaghi, Gattuso, Ambrosini, etc. Optei, portanto, por tentar, por um lado, renovar (mas não excessivamente) e, por outro, numa linha que sempre apreciei, contratar jogadores nacionais, de forma a ter um grupo maioritariamente de jogadores italianos. Optei por renovar essencialmente a defesa. Contratei Inglese (LE - 1.8 M) e Paolo Cannavaro (DC - 11.25 M), de forma a encostar Jankuloksi, Favalli e remeter o Maldini para urgências. Para a ala esquerda comprei o Fausto Rossi (3.5 M), para substituto do Ronaldinho. Vendi o Kaladhze (5.5 M), Emerson (400m) e Kalac (650m)

Mantive o Zambrotta (a titular), o Seedorf (banco). Com o Nesta contei, mas como começar lesionado durante muito tempo, apostei na dupla Cannavaro-Bonera/ Senderos (emprestado).

Ou seja, procurei não alterar muito a equipe base do Milan, de forma a fazer uma boa primeira época - até porque o dinheiro não era muito. Aliás notei, não sei se é impressão apenas minha, a dificuldade em fazer contratações por valores digamos que intermédios (entre os 6 milhões de €uros e os 14 milhões de €euros) ou mesmo por menos de 6 milhões de €uros.

No entanto, e apesar das idades avançadas, estava convencido que seria possível.

Aconteceu porém que em Dezembro começaram os maus resultados, sobretudo com os grandes. Na abertura das transferências também a Direcção resolveu dar mais €uros... Perante as dificuldades da equipa no campeonato, resolvi aprofundar o processo de renovação. Despachei o Seedorf (5 M), o Gattuso (17 M - não estava a jogar nada - além de que já havia o Flamini, o Pirlo e o Ambrosini), o Borrielo (4.3 M) e até mesmo o Shevchenko e o Senderos - nunca gostei de ter emprestados, sobretudo quando estão só a aquecer o banco.

Comprei então o R. Sneidjer (325 m), L. Tremolada (8.5 M), A. Mazzarani (6 M), L. Diarra (23 M) e J. Altidore (9.5 M).

Bom, mas apesar da parcial renovação, os resultados não melhoraram... Parece-me aliás, com uma ou outra excepção, são jogadores que, não comprometendo, não irão ser, no imediato, elementos decisivos no plantel. São mais apostas de futuro.

O que é certo é que não consegui inverter a caminhada pouco satisfatória da equipe, sobretudo nas competições internas. Penso, porém, que apesar do plantel envelhecido, tinha sido de se fazer muito melhor.

Depois da derrota com o Benfica, comecei a experimentar a V6... A primeira reacção pareceu ser boa, muito boa mesmo. Virámos o resultado no San Siro (4-0) e ganhámos ao Inter, em casa, também por 4-0... Vamos ver como se comporta a equipe, mas já vai tarde, pois falta-me apenas a final da UEFA (Atl. Madrid) e dois jogos de campeonato. Melhor do que o 5.º lugar já não consigo... :-( Talvez a UEFA salve a época... ou não.

Uma questão final: O facto de jogar em Mac pode alterar o desempenho das tácticas?

Aceitam-se sugestões para tentar inverter a imagem da primeira época...

Deixava algumas imagens, se soubesse como inserir...

Compartilhar este post

Link para o post

Com o Deus Hulk tudo é possível!

resumo1.jpg

champ2.jpg

deushulk3.jpg

40669532.jpg

Quis encarnar neste teste o Tyler_Bode, ou seja, usei as suas palestras, a sua forma de abordar os jogos e, claro, a Eagle.

Portanto,

Pontos Fortes:

> Palestras eficientes em caso de elevada moral;

> Golos de canto marcados pelo mais alto defesa central;

> Qualidade de jogo dos extremos;

> Ganho de posse de bola ao descer a mentalidade nos jogos em que estamos a jogar mal;

Pontos Fracos:

> Os avançados não apresentam o mesmo grau de eficiência em relação à táctica anterior;

> Necessidade de defesas centrais com pelo menos 13 a aceleração e velocidade;

Sugestões:

> Palestra 'Desapontado' se estiverem a ganhar em casa, por 1-0, sendo favoritos. O feedback é quase sempre 'Entusiasmado';

> Dizer alguma coisa aos jogadores ao intervalo se estiverem a ganhar por 4-0 ou mais em casa, e 3-0 ou mais fora (recomendo 'Não se deixem amolecer');

> Motivar os jogadores no início da partida em caso de moral média 'OK' ou pior;

> Aumentar a mentalidade em um toque para a direita de cada vez caso o resultado insista em não sair do 0-0;

> Aumentar em um toque a liberdade criativa e passe, apenas na segunda parte, pela razão indicada acima;

Save para download

Clarinete, transmite se possível algumas das informações que deixei por cá. Quero ver se o Tyler partilha da minha opinião :)

Um abraço. Foi um prazer testar a táctica ;)

Marcou 6 golos jogando a MAD???

4 deles de livre, se não me engano. :)

Foi frente ao Freamunde para a Taça de Portugal

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém criou filtros com as indicações sobre os atributos essenciais a cada posição? Poderiam fazer o upload?

Thanks

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bons resultados Sir Dragonfly, ainda me lembro das tuas tácticas no FM 2008 que diga-se de passagem não eram nada más.Eram as minhas preferidas juntamente com as do Vodu.

Este ano, estás a pensar, lançar alguma táctica ?

Compartilhar este post

Link para o post

sir dragonfly o teu hulk neste caso adaptas-te-o a posiçao de extremo direito e ela ficou natural ..afinal há jogadores que podem ficar com a luz + verdita e neste caso natural

Compartilhar este post

Link para o post
sir dragonfly o teu hulk neste caso adaptas-te-o a posiçao de extremo direito e ela ficou natural ..afinal há jogadores que podem ficar com a luz + verdita e neste caso natural

Exactamente. Teve bastante tempo a efectivo, depois passou a 'Natural'. Mas no FM08 e anteriores isso não acontecia...

Compartilhar este post

Link para o post
Exactamente. Teve bastante tempo a efectivo, depois passou a 'Natural'. Mas no FM08 e anteriores isso não acontecia...

talvez tenha sido pela versatilidade do hulk ,é porque andavam por ai a dizer que nao dava e isto foi uma prova :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post
talvez tenha sido pela versatilidade do hulk ,é porque andavam por ai a dizer que nao dava e isto foi uma prova :celebracao:

Neste FM dá, posso confirmar ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Ola pessoal...

Estou usando essa tatica (V4) com o FÁTIMA, e estou a 16 jogos sem saber o que é derrota... 15 vitórias e 1 empate... Acredito que irei conseguir a promoção para a LIGA VITALLIS... Ai eu pergunto... Continuo usando a V4 ou mudo a tática por causa da IA do FM2009???

Compartilhar este post

Link para o post

Darkonn, tás a jogar com o fátima?

Curioso eu tb, estou na 5ª ´poca, usando a V6 subi à vitalis, e na 1ª época subi imediatamente à Sagres (campeão!) na 1ª e´poca na sagres fiquei em 4º, na segunda em 3º, e agora na 5ª estoua ter grandes dificuldades, deixei de marcar golos de canto e a táctica parece ja nao estar a funcionar.

Por isso sim acho que ao fim de umas épocas convem mudares a táctica... Vou voltar à v4 ou experimentar a eagle!

Compartilhar este post

Link para o post
Darkonn, tás a jogar com o fátima?

Curioso eu tb, estou na 5ª ´poca, usando a V6 subi à vitalis, e na 1ª época subi imediatamente à Sagres (campeão!) na 1ª e´poca na sagres fiquei em 4º, na segunda em 3º, e agora na 5ª estoua ter grandes dificuldades, deixei de marcar golos de canto e a táctica parece ja nao estar a funcionar.

Por isso sim acho que ao fim de umas épocas convem mudares a táctica... Vou voltar à v4 ou experimentar a eagle!

Estou sim... comecei ontem. Estou na 1ª época ainda, irei comecar a FASE DE PROMOCAO... Acabei a 1ª FASE em primeiro com 18 vitórias e 2 empates usando a V4.

Voce jogou 5 épocas com a V6???

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Mudei no natal da 5ª nao estava satisfeito com a performance da equipa. O pior é que nao sei o que hei de utilizar agora...

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

uma coisa nos saquei os treinos e não está lá os STRIKERS. Foi esquecimento ou FORWARD serve tambem para os STRIKERS?

Estou a usar táctica no Barcelona, num campeonato que fiz primeiramente tive muitas dificuldades com em achar táctica adequada e os resultados eram fraquitos. A V4 a até agora agrada-me. Os meus Parabéns.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas.

Jogo sempre com a V4, falam no Hulk a MAD adaptado mas digo-vos q como PLC do lado do direito vai com 18 Jogos 19 golos.

Compartilhar este post

Link para o post
Boas,

uma coisa nos saquei os treinos e não está lá os STRIKERS. Foi esquecimento ou FORWARD serve tambem para os STRIKERS?

Estou a usar táctica no Barcelona, num campeonato que fiz primeiramente tive muitas dificuldades com em achar táctica adequada e os resultados eram fraquitos. A V4 a até agora agrada-me. Os meus Parabéns.

Forward é o treino para os avançados.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas,

Update da minha primeira época, usando a EAGLE Beta, com o Rangers:

Liga

leaguefinal.jpg

Liga dos Campeões

clfinal.jpg

Resumo

resumo.jpg

Parece-me que são resultados muito interessantes, principalmente na Champions, com uma equipa limitada e com 0€ para contratações ( :mrgreen: )

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Qual dessas taticas (V4, V5, V6 & EAGLE) e a mais ofensiva e qual e a mais defensiva???

Compartilhar este post

Link para o post
A Eagle foi criada para resolver os problemas defensivos da v6

Jogo com o Vitoria (setubal) e tive muitas dificuldades defensivas com o EAGLE.

Com mesma equipa na 1.epoca chego ao 4.o lugar com o PIRANHA.... na EAGLE ganho a rasca e sofro mais golos.

na EAGLE acabaram os festivais de golos de cantos... os laterais comem porrada forte e os MCs cortam menos bolas.

isto tudo testado com a mesma equipa...

vou tentar outra epoca...

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma dúvida... Nosso amigo TYLER diz q em jogos fora em que nao somos favoritos baixamos de 3 a 5 entalhes correto (V6-PIRANHA)? Mas usando a V4, é pra fazermos isso tb? E outra pergunta, so nos jogos fora ou em casa quando tambem nao somos os favoritos?

Agradeço antecipadamente

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...