Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Cabeça de giz

[FM 09] O Zé da Europa volta a casa

Publicações recomendadas

O Silva Glorioso tem toda a razão.

dadas as circunstânceas, o 6º lugar acaba por não ser mau de todo, se bem que se pedia um pouco mais. De qualquer forma, há que ver que tu quando chegaste ao clube, tiveste de fzer uma equipa totalmente nova, e isso custou-te caro.

Na próxima época, tenho a certeza que vais ser campeão e que vais fazer qualquer coisa na Uefa.

Força Red!

Compartilhar este post

Link para o post

Conseguiste segurar o 6º lugar e, tendo em conta o que já disse da reformulação, até não foi mau pois conseguiste ir à Europa, o que proporciona algum encaixe financeiro.

Na próxima época será para cobrar mais! :mrgreen:

Boa sorte ;-)

Compartilhar este post

Link para o post

Acabou por ser uma época razoável, com a qualificação para as competições europeias, mas na próxima época creio que poderás fazer melhor.

BS ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Bem o 6º lugar deu acesso á Europa o que já não é mau, vamos ver agora o orçamento e os craques que vais buscar para a próxima época.

Compartilhar este post

Link para o post

Estás na UEFA e esta última parte foi francamente positiva, força :D

Compartilhar este post

Link para o post

Conseguiste o 6º lugar e consequente apuramento para a UEFA.. Para a próxima época, pede-se a Champions :mrgreen:

Boa Sorte ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Boa ultima parte, lá conseguiste a UEFA, mas próxima epoca tens que subir mais ali na classificação.

Boa sorte para a próxima epoca :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
Só agora pro fim é que eles se lembraram.. Bem, mais vale tarde do que nunca. Pelo menos asseguraste o 6º lugar e o ultimo de entrada às competições europeias.

Só não te esqueças de na próxima época nos mostrares o plantel, porque depois desta reformulação que lhes deste (60 e tál saídas, dass...) não nos chegaste a mostrar os teus pupilos.

Acredito que para a próxima época a fasquia esteja um pouco mais alta, e quem sabe se não podes fazer um brilharete na Uefa, com um bocadinho de sorte nos sorteios, quem sabe..

E eu já esta a pensar que tinha feito grande asneira, e que a equipa nunca ia atinar :medinho:

Quanto ao plantel, vem já aí ;)

Obrigado :compinchas:

No final o 6º lugar acaba por não ser assim tão mau...sempre há Europa! Mas pede-se mais na próxima época!

Foi o minimo...

O Silva Glorioso tem toda a razão.

dadas as circunstânceas, o 6º lugar acaba por não ser mau de todo, se bem que se pedia um pouco mais. De qualquer forma, há que ver que tu quando chegaste ao clube, tiveste de fzer uma equipa totalmente nova, e isso custou-te caro.

Na próxima época, tenho a certeza que vais ser campeão e que vais fazer qualquer coisa na Uefa.

Força Red!

eheheh campeão ainda vai demorar, mas gosto da tua confiança!

Conseguiste segurar o 6º lugar e, tendo em conta o que já disse da reformulação, até não foi mau pois conseguiste ir à Europa, o que proporciona algum encaixe financeiro.

Na próxima época será para cobrar mais! :mrgreen:

Boa sorte ;-)

Vão cobrando que eu vou tentando corresponder :mrgreen:

Acabou por ser uma época razoável, com a qualificação para as competições europeias, mas na próxima época creio que poderás fazer melhor.

BS ;)

Espero bem que sim!

Bem o 6º lugar deu acesso á Europa o que já não é mau, vamos ver agora o orçamento e os craques que vais buscar para a próxima época.

O orçamento é um pouco curto, mas acho que deu para usar bem...

Estás na UEFA e esta última parte foi francamente positiva, força :D

Foi o que safou, até nem precisava de tantos pontos ;)

Conseguiste o 6º lugar e consequente apuramento para a UEFA.. Para a próxima época, pede-se a Champions :mrgreen:

Boa Sorte ;)

O objectivo é esse ;)

Boa ultima parte, lá conseguiste a UEFA, mas próxima epoca tens que subir mais ali na classificação.

Boa sorte para a próxima epoca :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Equacionas no futuro um regresso a França? :p

Não neste momento porque me parece óbvio que tentarás melhorar o registo no Borussia, mas numa eventualidade de término de carreira, parece-me uma solução bastante interessante para voltares a onde obtiveste sucesso inicial há já 15 anos!

Compartilhar este post

Link para o post
Equacionas no futuro um regresso a França? :p

Não neste momento porque me parece óbvio que tentarás melhorar o registo no Borussia, mas numa eventualidade de término de carreira, parece-me uma solução bastante interessante para voltares a onde obtiveste sucesso inicial há já 15 anos!

Este save foi iniciado sem grandes objectivos, o nome inicial nem era este, portanto não sei muito bem o que virá a seguir. Faltam mais 2 ligas, Escócia e Portugal, e isso limita muito os destinos possíveis. Tirando isso, a única falha são as taças de inglaterra, no Villa não consegui nada além da EPL. Terminar no Lens é uma das chances, veremos...

Compartilhar este post

Link para o post
Este save foi iniciado sem grandes objectivos, o nome inicial nem era este, portanto não sei muito bem o que virá a seguir. Faltam mais 2 ligas, Escócia e Portugal, e isso limita muito os destinos possíveis. Tirando isso, a única falha são as taças de inglaterra, no Villa não consegui nada além da EPL. Terminar no Lens é uma das chances, veremos...

A Escócia seria um enorme desafio se iniciasses com um dos restantes clubes que não os dois grandes de Glasgow, em Portugal não seria tão complicado pegares num Braga ou Vitória e conquistares um título. ;)

Compartilhar este post

Link para o post
bannerdortmund.png

Mostrando as mexidas, apresentando os craques

Depois da pequena revolução que por aqui fiz na época passada, estava na altura de dar estabilidade à equipa. Por um lado, porque não posso passar o resto da vida a transformar radicalmente a equipa, nem as contas do clube me permitem fazê-lo. Por outro lado, porque a equipa já se assemelha aquilo que pretendo, e o que seria de estranhar era o contrário, depois de tanta alteração.

Assim, as compras e as vendas foram bastante mais limitadas que na época anterior, também devido aos curtos 10 milhões colocados à disposição. Sairam jogadores que não tinham o perfil que pretendo, mesmo que o seu valor fosse inquestionável. Entraram os possíveis, tendo em conta as limitações.

transf-27.png

Passamos à prometida e tão aguardada apresentação do plantel, para já dos Guarda-Redes.

faixabaliza.png

José Luis Navarro Velho conhecido, foi o titular do Feyenoord durante a passagem do Nabão por lá, e foi uma das primeiras compras deste Dortmund. Titular na época passada, terá mais algumas dificuldades para manter o posto este ano. Capaz do pior e do melhor, resolve jogos sozinho, mas também consegue borrar a pintura a sair estudipamente a bolas inofensivas.

navarro-1.png

Stéphane Fournier Nascido nas escolas do ESTAC passou por Delemont e Angers até chegar ao Manchester City em 2022. Estava há uns meses no Ajax, onde era suplente. Confesso que tenho algumas dúvidas entre ele e o Navarro como titulares.

fournir.png

Carlos Camacho O titular da selecção da Costa Rica era o dono das redes do Borussia aquando da minha chegada, pelo que podem imaginar o estado de alguns sectores do plantel. Fraquinho, em atributos e exibições, será o número 3.

camacho.png

Compartilhar este post

Link para o post

Escolha bastante dificil, mas o Francês é melhor e irás dar-lhe a titularidade. Penso eu.

O regresso ao Lens era bonito. Mas por agora tem calma.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Na baliza creio que o Navarro será a melhor escolha, mas o francês é também uma boa alternativa.

BS nesta nova época ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto bastante do Navarro.. Mas a dúvida com o Francês poderá ser dissipada na pré-época ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Escolha complicada entre o francês e o espanhol, sendo que o Camacho está claramente à margem da titularidade!

exactamente!

Escolha bastante dificil, mas o Francês é melhor e irás dar-lhe a titularidade. Penso eu.

O regresso ao Lens era bonito. Mas por agora tem calma.

Boa sorte.

O Francês tem apenas uma falha: o posicionamento.

Quanto ao Lens, estou bem por aqui, e pretendo acabar esta época e fazer pelo menos mais 1 ;)

Na baliza creio que o Navarro será a melhor escolha, mas o francês é também uma boa alternativa.

BS nesta nova época ;)

Não fosse as paragens cerebrais do Navarro, e já tinha decidido...

Gosto bastante do Navarro.. Mas a dúvida com o Francês poderá ser dissipada na pré-época ;)

A pré-época não foi suficiente para eliminar todas as dúvidas, mas o Fournier sai na frente.

Acho o espanhol melhor..

A diferença é pequena, vamos ver o que dá.

Compartilhar este post

Link para o post
bannerdortmund.png

A defesa, juventude e qualidade

Na defesa não temos craques mundiais, como aliás não os temos em nenhum sector. Mas temos jogadores de grande nível, e penso mesmo que é o melhor sector da equipa, e a menos que haja saídas inesperadas, não prevejo grandes mudanças por aqui.

faixadefesa.png

Sebastián Defesa direito. O Espanhol chegou de forma curiosa, pois eu estava a tentar contratar outro jogador que ia custar 11 milhões, e ele preferiu ir para o Depor. Por acaso decidi ir ver quem era o anterior titular deles, e aproveitei a baixa de preço. Não é nenhum fenómeno, mas dará certamente 1 bom suplente.

sebastian.png

Darko Cvetkovski Defesa direito. É um pouco lento para o que eu gosto como lateral, mas defende bem. Perseguido pelos gigantes da europa, veremos quanto tempo por aqui se mantem. Vai ser a 5a época no Dortmundo depois da chegada vindo do Hannover por 4,6M em 2022.

cvetkovski.png

Tobias Çaliskan Defesa esquerdo e centro. Bom central, tem jogado em adaptação à faixa esquerda e tem cumprido. Já recusei 14 milhões por ele, mais do que a nossa verba anual de compras. É para manter.

caliskan.png

Ronaldo Defesa esquerdo. O Brasileiro é o tipo de lateral que todos gostam de ter. Não tem pontos forte nem fracos. Pena estar em fim de contrato e não querer renovar, provavelmente sairá em Dezembro. É uma boa alternativa.

ronaldo.png

Ben May Defesa esquerdo e centro. Uma contratação tipica do FM. Já no Feyenoord o tinha tentado contratar, e continuei a tentar no Dortmund. Nem aceitava dizer quanto queria, e esperava que renovasse pelo Arsenal. De repende ficou sem clube e assinou por um ordenado normal. Ainda bem, porque é titularissimo.

may.png

Mario Montoya Defesa esquerdo e centro. Estava à procura de um central de classe para fazer dupla com o May, mas os preços eram proibitivos, sempre acima de 15M. De repente o Marselha vem oferecê-lo por menos de 8M, e apesar de ter que oferecer 1 salário que considero exagerado, penso que o vale bem.

montoya.png

Vito de Gregório Defesa centro. O Italiano já fazia parte do plantel, e decidi mantê-lo por cá. Foi titular na época passada, será suplente nesta. Tem capacidades de nível, mas o seu fisico não é o indicado para esta liga, principalmente pela lentidão.

vito.png

Compartilhar este post

Link para o post

Tens alguns defesas bastante jeitosos.. Neste campo será difícil a selecção..

Compartilhar este post

Link para o post

Vejo que tens aí jogadores das mais diversas nacionalidades. . .

A defesa está bem, e tens boas alternativas, caso algum dos titulares se lesione. . .

BS ;)

Compartilhar este post

Link para o post

muito craque ai na defesa!

Nos guarda redes é que se podia arranjar um ainda melhorzinho que esses...

Compartilhar este post

Link para o post
Tens alguns defesas bastante jeitosos.. Neste campo será difícil a selecção..

A ideia está definida, mas acho que a época a vai corrigir.

Vejo que tens aí jogadores das mais diversas nacionalidades. . .

A defesa está bem, e tens boas alternativas, caso algum dos titulares se lesione. . .

BS ;)

É a única coisa que não gosto, mas os alemães são carissimos...

muito craque ai na defesa!

Nos guarda redes é que se podia arranjar um ainda melhorzinho que esses...

Não há verba :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
bannerdortmund.png

O meio campo é pouco versátil mas muito forte

O miolo costuma ser a parte mais importante de uma equipa, e não será diferente na Alemanha, principalmente numa equipa que joga 90% das vezes em 451. Estes são os nossos maestros, e a qualidade abunda, pena que a maioria deles sejam pouco versáteis, o que coloca algumas dificuldades quando as lesões apertam.

faixamedios-2.png

Dimitrije Rovcanin Defesa centro, Médio defensivo, Médio centro. Começou no Partizan em 2017, mas não se impôs. Passou pelo Borac e chegou ao Estrela estrela Vermelha, onde se afirmou como patrão da defesa. Vi nele um possível médio completo, e fui buscá-lo para o Feyenoord. Assim que cheguei a Dortmund foi das minhas primeiras compras, e foram 14 milhões bem gastos.

rovcanin-1.png

Fernando Salguero Defesa centro, Médio defensivo, Médio centro. É um médio defensivo completo, sem grande exuberâncias mas sem quase nenhuns pontos fracos. Pensei nele para o Feyenoord mas estava de saída, e adiei a decisão. Faz parte dos titulares mas não tem o lugar garantido. Veio do Brondby por uns 2,6M bem gastos.

salguero.png

Uwe Heitmeier Defesa centro, Médio defensivo, Médio centro. Jogador mediano mas muito útil. Nunca será um craque, mas até haver mais verbas será uma opção interessante. De 2014 a 2022 no Estugarda, estava há 3 anos no Leverkusen, e mesmo sem ser titular era muito usado. 3,9M foi 1 pouco caro, mas as opções eram mais caras ou de menos qualidade.

heitmeier.png

Juan Arias Médio atacante direito e esquerdo. O craque do Hannover esteve a 1 passo do Feyenoord mas na altura custava mais de 10M. Custou 1s agradáveis 5,25M, pena apenas a idade. Bastante razoável nas bolas paradas.

arias.png

Jaap Hiddink Médio atacante direito. Suplente no Feyenoord, suplente por cá. Jogador útil, mas ligeiramente inferior ao Arias. 9M um pouco caros, mas tem o perfil que procurava.

hiddink-1.png

Robin Schenkel Médio atacante esquerdo. um dos craques da equipa, muito da época vai depender de se manter fora de lesões. Custou 6,75M para deixar o Feyenoord, muito bem gastos. Dividirá com Arias a cobrança de livres e cantos.

schenkel.png

Javier Médio atacante esquerdo e centro. Um dos poucos jogadores que podem fazer mais que uma posição no meio campo. Custou uns módicos 1,6M e pelo preço foi uma boa compra. Opção.

javier.png

Gordon Gourlay Defesa e médio centro. Uma das falhas (na minha opinião) da equipa na época passada, foi ter um maestro fraco fisicamente, o que causava um meio campo passivo contra defesas mais aguerridas. Gourlay foi o patrão do Feyenoord, será o patrão do Dortmund. Há 3 anos custou aos holandeses 12M, saiu por 5,75M. Boa compra, pena a idade obrigar a começar a pensar na sua sucessão dentro de 2 ou 3 anos.

gourlay-1.png

René van Buren Médio centro. Um jogador mediano, para ter como opção. Foi comprado com o que restou da aquisição dos craques do ano passado, e fez alguns jogos de bom nível. Por 300mil seria um pouco injusto pedir mais.

buuren.png

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...