Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lazar Markovic

As vossas receitas, truques na cozinha

Publicações recomendadas

Ouvi falar aí em cima em enchidos. Mas há alguma comparação aos enchidos alentejanos? É que eu já estou farto de provar enchidos de outros sítios e nem sequer se aproximam... parece que têm medo de meter gordura nas coisas 🙂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Caixinha7, há 4 minutos:

Ouvi falar aí em cima em enchidos. Mas há alguma comparação aos enchidos alentejanos? É que eu já estou farto de provar enchidos de outros sítios e nem sequer se aproximam... parece que têm medo de meter gordura nas coisas 🙂

Enchidos...a melhor maneira de entupir o sistema.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 2 minutos:

Enchidos...a melhor maneira de entupir o sistema.

Troco facilmente uma refeição “normal” por uma tábua com um bom paio, queijo, toucinho e linguiça... sem pensar muito 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo_CFB, há 16 minutos:

hihihi

Não é essa que pensa, Sr Moderador 😋

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém aqui é vegan ou vegetariano?

Alguns pratos que recomendem?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Keyser, há 4 horas:

Tenho uma amiga vegetariana. Ela come bastante tofu, seitan, lentilhas, quinoa e os hidratos normais. Também come ovos, a maior fonte proteica dela é claras de ovos até.

Não sei se essas coisas se enquadram no veganismo.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 28 minutos:

Tenho uma amiga vegetariana. Ela come bastante tofu, seitan, lentilhas, quinoa e os hidratos normais. Também come ovos, a maior fonte proteica dela é claras de ovos até.

Não sei se essas coisas se enquadram no veganismo.

Os ovos não, o resto sim.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, Em 06/11/2020 at 15:02:

Já agora algumas questões para os entendidos:

Mistura-se abóbora com batata na sopa ou mete-se apenas uma das duas coisas?

Já alguém experimentou trocar batata normal com batata doce numa sopa? Se sim resulta?

Já alguém fez uma de cogumelos? Vi na net mas não me agradam. Alguma sugestão de legumes para este tipo de sopa?

Costumo fazer sopa de cogumelos e brócolos.

Basicamente, cebola, alho, um bocadinho de azeite, uma batata, cogumelos e brócolos lá para dentro, cozer 20/25m e triturar tudo no final.

Forma mais fancy é saltear os cogumelos à parte e juntar no final para triturar, fica com sabor a tostado.

Double fancy, fazer um crumble de amêndoas e presunto e pôr por cima.

Crumble:

-Meter as fatias de presunto no forno entre duas folhas de papel vegetal e entre dois tabuleiros e levar ao forno durantes uns 30/35m

-Tirar a pele as amêndoas (escaldar em água fervente cerca de 1m e a pele sai super fácil)

-Tostar as amêndoas numa frigideira sem gordura

-Triturar as amêndoas e o presunto em pedaços pequenos mas não deixar chegar a pó.

O crumble também pode ser usado para pôr por cima de uma purê, por exemplo.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnDoe, há 2 horas:

Costumo fazer sopa de cogumelos e brócolos.

Basicamente, cebola, alho, um bocadinho de azeite, uma batata, cogumelos e brócolos lá para dentro, cozer 20/25m e triturar tudo no final.

Forma mais fancy é saltear os cogumelos à parte e juntar no final para triturar, fica com sabor a tostado.

Double fancy, fazer um crumble de amêndoas e presunto e pôr por cima.

Crumble:

-Meter as fatias de presunto no forno entre duas folhas de papel vegetal e entre dois tabuleiros e levar ao forno durantes uns 30/35m

-Tirar a pele as amêndoas (escaldar em água fervente cerca de 1m e a pele sai super fácil)

-Tostar as amêndoas numa frigideira sem gordura

-Triturar as amêndoas e o presunto em pedaços pequenos mas não deixar chegar a pó.

O crumble também pode ser usado para pôr por cima de uma purê, por exemplo.

Parece ótimo, vou experimentar isso dos crumbles.

Mais fancy ainda para sopas de forma geral. Por no forno os vegetais (principalmente os com mais % altas de açucar, tipo cenoura, cebola, abobora ou alho) com um pouco de sal e azeite/gordura de preferência para caramelizarem, no final tirar o que fica pegado ao fundo com água e aproveitar isso para sopa. Utilizar também um caldo (caseiro de preferência mas o knor natura legumes também é bom/decente e não tem % parvas de sal) eleva a sopa a outro nível.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Player, há 1 hora:

Parece ótimo, vou experimentar isso dos crumbles.

Mais fancy ainda para sopas de forma geral. Por no forno os vegetais (principalmente os com mais % altas de açucar, tipo cenoura, cebola, abobora ou alho) com um pouco de sal e azeite/gordura de preferência para caramelizarem, no final tirar o que fica pegado ao fundo com água e aproveitar isso para sopa. Utilizar também um caldo (caseiro de preferência mas o knor natura legumes também é bom/decente e não tem % parvas de sal) eleva a sopa a outro nível.

Isso dos caldos caseiros é muito verdade, tenho sempre em casa. Aproveito as cascas dos legumes que vou usando durante a semana e ao fim de semana faço caldo seja com ossos de frango seja só com os restos dos vegetais. Faz muita diferença principalmente para risoto/arroz malandrinho. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Keyser, Em 06/01/2021 at 09:06:

Eu não sou, mas a minha namorada é vegetariana. Morando com ela, raramente como carne.

As que mais gosto:

- Couscous com courgette salteada e tomate;

- Arroz com caril de grão;

- Batata doce recheada com queijo feta e feijão;

Se pesquisares encontras muitas receitas, o truque é saberes temperar bem a comida.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, para vegetarianos (um pouco mais fácil) e vegans, quais as maiores fontes de proteína que usam?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 36 minutos:

Já agora, para vegetarianos (um pouco mais fácil) e vegans, quais as maiores fontes de proteína que usam?

Não sou vegetariano, mas faço várias refeições vegetarianas, e a minha sugestão é soja texturizada. Basta meter uma hora em água para crescer (numa ração de 1L por cada 200g de soja), depois lavar bem (importante para tirar o sabor da água "suja") e fica-se com um substituto de carne picada. Além disso, é barato e rende imenso. Faço um chili sin carne divinal, já fiz bolonhesa, lasanha, hambúrgueres, almôndegas e nunca desilude. É só questão de se temperar bem.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não sou vegetariano mas de vez em quando dá-me na cabeça fazer umas refeições, ideias :

Caril de grão ou de lentilhas. Já sou quase indiano, faço qualquer tipo de caril quase semana sim semana não 😅 

Stir fry (salteado na wok) de tofu e vegetais

Húmus no pão é sempre uma opção

Salada fria de lentilhas (talvez não vai apetecer muito agora com neve em Janeiro 😅

Pizza de requeijão e espinafres 

Quiches, fritattas e todo o tipo de omoletes (para quem come ovos ou seja não é vegan) 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 11 horas:

Comecei esta semana com um regime ovovegetariano. Portanto para além do ovo, grao de bico, lentilhas (como já disseram) e tofu foram as minhas principais proteínas para as refeições.

Para pequeno almoço é sempre bom avena e algum tipo de sementes (no meu caso escolhi de sésamo) ao qual acrescento banana, frutos vermelhos e leite vegetal.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a diferença entre um vegetariano e um ovovegetariano? Não é a mesma coisa?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, Agora:

Comes ovos, mas não lacteos

Num comes os dois, I guess

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 10 minutos:

Dentro dos vegetarianos tens:

image.png.b2fd2e41eb82bc72a2976d94c28c6614.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Keyser, há 1 minuto:

Dentro dos vegetarianos tens:

image.png.b2fd2e41eb82bc72a2976d94c28c6614.png

Portanto o que eu chamo apenas de "Vegetariano" é na verdade um "Ovo-Lacto Vegetariano". Ok, não fazia idea.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz a receita de minestrone do site do Jamie Oliver e ficou ótima. Mesmo aquela sopinha de inverno da avó

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, Em 03/01/2016 at 13:26:

Está um peixinho a assar no forno :carinhoso:

cebola, pimento, dourada, sal, pimenta preta, colorau, batata, azeite e vinho branco.

isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Onde vão buscar as vossas ideias para receitas? 

Gostava de ter acesso a receitas e ideias mais saudáveis e também leves para começar a fazer com o calor de Verão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mwangaza, Em 23/05/2021 at 21:42:

Onde vão buscar as vossas ideias para receitas? 

Gostava de ter acesso a receitas e ideias mais saudáveis e também leves para começar a fazer com o calor de Verão.

Regra geral tenho uma vaga ideia do que quero e depois com a ajuda do google/youtube chego lá. Mas posso recomendar 3 sites que gosto bastante:

https://www.seriouseats.com/

https://www.bonappetit.com/

https://www.epicurious.com/

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...