Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lazar Markovic

As vossas receitas, truques na cozinha

Publicações recomendadas

Citação de Alonso., há 11 horas:

Já agora que quantidades costumam comer? Costumo fazer meio kilo de esparguete e uns 5/6 bifes de peru para 2 pessoas, por exemplo.A minha namorada diz que é alto exagero, mas sempre fui habituado a fazer estas quantidades 😅

A questão é, ao longo do resto do dia comes outros hidratos? Porque 500g numa refeição para dois é de facto um exagero descomunal.

Nutricionalmente aposto que não precisas de mais do que 80g, vá que sejam 100g caso faças desporto, de massa para cada. E mesmo 3 bifes para cada, jesus.

Claramente estás deseducado para comer de forma que seja mais saudável, mas culturalmente é normal. Se tiveres essa vontade podes ir fazendo o esforço de diminuir aos poucos as porções, porque como tens esse hábito se tentares cortar vai-te sempre parecer que comes pouco e tens fome.

Compartilhar este post

Link para o post

Um pacote de 500g dá, à vontade, para 8 pessoas. Ou mais. Mesmo os bifes de peru, que costumam ser grandes, chega 1 por cada. E dependendo da pessoa e dos seus hábitos até pode sobrar.

Que puto de exagero de consumismo que corre nos dias de hoje. Comam mais brócolos e frutas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 18 horas:

Venho desenterrar isto. Preciso de ajuda dos cozinheiros CMPT.

As minhas capacidades na cozinha limitam-se a fazer sopa, arroz branco e legumes salteados, e queria começar a contribuir mais para esse pelouro cá em casa.

Tinha pensado em receitas de tabuleiro (forno) para poder cozinhar em maior quantidade. Idealmente teriam de ser receitas simples e rápidas, e que permitam variantes, para não fartar rapidamente. Por exemplo arroz de pato fartámos um bocado, por outro lado os empadões parecem-me um ponto de partida razoável no sentido de permitirem ir alterando os tipos de batata (e abóbora?) e fazer de carne ou atum, com ou sem cogumelos, etc.

Alguém tem ideias para me ajudar?

Podes fazer pratos de panela também, tipo frango estufado e assim que rende bastante, caril de peixe/frango/legumes, feijoadas.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 2 minutos:

Um pacote de 500g dá, à vontade, para 8 pessoas. Ou mais. Mesmo os bifes de peru, que costumam ser grandes, chega 1 por cada. E dependendo da pessoa e dos seus hábitos até pode sobrar.

Que puto de exagero de consumismo que corre nos dias de hoje. Comam mais brócolos e frutas.

Organiza lá um jantar para 8 pessoas e faz só um pacote de massa :mrgreen:

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alonso., há 11 horas:

Já agora que quantidades costumam comer? Costumo fazer meio kilo de esparguete e uns 5/6 bifes de peru para 2 pessoas, por exemplo.A minha namorada diz que é alto exagero, mas sempre fui habituado a fazer estas quantidades 😅

Essa quantidade de comida, cá em casa, dava para 3 refeições. E eu tenho peso a mais.

Editado por Tio Hans

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 41 minutos:

costumo fazer 300gr para 2 pessoas

a parte da proteína depende do tamanho dela

sobre a parte da massa @Alonso., ainda costuma sobrar um bocado para um tupperware para uma refeição para ela (é sempre uma porção mais pequena)

@antifa sobre as necessidades nutricionais de cada um, não podes dizer que 80 chega para x ou 100 para y, é um número altamentente individualizado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 28 minutos:

17361559287468018803812916769714.jpg.b16c76fbc2250a8c5ff7a78b430be7c6.jpg

E tá bom. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 51 minutos:

Um pacote de 500g dá, à vontade, para 8 pessoas.

daqui por um bocado 500g mata a fome em áfrica

Compartilhar este post

Link para o post

por acaso tbm como 3 bifinhos de peru na boa. Ando a cortar no arroz / massa, mas nnc medi pq tenho sempre uma caixinha de arroz / massa feita no frigorifico e vou tirando, nnc sei quanto como

e costumo comer uma sopinha antes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 53 minutos:

Vá pronto, que sejam 6 xD

O ponto mantém-se: há um consumo excessivo de hidratos de carbonos nas principais refeições.

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que qq coisa que ande à volta dos 100g de hidratos, variando de pessoa para pessoa, é aceitável. isto numa dieta normal

Compartilhar este post

Link para o post

é a quantidade que couber naquela cena que se faz com a mão para enganar a malta

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 6 minutos:

Vá pronto, que sejam 6 xD

O ponto mantém-se: há um consumo excessivo de hidratos de carbonos nas principais refeições.

Vá lá 😆

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 20 horas:

Venho desenterrar isto. Preciso de ajuda dos cozinheiros CMPT.

As minhas capacidades na cozinha limitam-se a fazer sopa, arroz branco e legumes salteados, e queria começar a contribuir mais para esse pelouro cá em casa.

Tinha pensado em receitas de tabuleiro (forno) para poder cozinhar em maior quantidade. Idealmente teriam de ser receitas simples e rápidas, e que permitam variantes, para não fartar rapidamente. Por exemplo arroz de pato fartámos um bocado, por outro lado os empadões parecem-me um ponto de partida razoável no sentido de permitirem ir alterando os tipos de batata (e abóbora?) e fazer de carne ou atum, com ou sem cogumelos, etc.

Alguém tem ideias para me ajudar?

Uma coisa super fácil e que faço com frequência com a Maria: burrito com frango, arroz (dentro) e legumes.

Tem muita proteína e é bastante saudável.

1 - Faz o arroz à parte.

2 - Ao mesmo tempo, noutra boca do fogão: 2 peitos de frango (300gr dá para 1 refeição a 2, 550-600g a 4 (ou para a refeição/dia a seguir), corta tipo strogonoff (um pouco mais pequeno se conseguires) e leva a um refogado com alho e azeite. Mete um tempero com sal, paprika e ervas aromáticas. Mete de lado.

3 - Corta os legumes que pretendes. Normalmente compramos courgette, tomate e pimento. Quando temos menos pachorra compramos daqueles congelados que há no continente, que também são bons. Leva a saltear novamente com refogado.

4 - Tens os wraps, junta tudo e depois adiciona um molho de yogurt (mais saudável do que maionese) ou então faz o teu próprio, junta queijo philadelphia (1/4 pacote), iogurte grego (2 colheres) e o queijo da tua preferência, mistura e junta. Podes ainda juntar um queijo ralado qualquer por cima a gosto.

5 - Embrulha tudo com um burrito, leva à air fryer se tiveres a 200 graus com a parte que fecha por baixo para lacrar, vira aos 5 minutos. Se não tiveres air fryer, leva ao forno a 200 graus, vira aos 10.

Nem precisa acompanhamento.

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 7 horas:

costumo fazer 300gr para 2 pessoas

a parte da proteína depende do tamanho dela

É o que vou começar a fazer. Sempre fui habituado a fazer a mais, mais vale sobrar que ficar com fome 😅

Mas sim é algo que em 2025 quero, implementar, diminuir quantidades.

Citação de antifa, há 6 horas:

A questão é, ao longo do resto do dia comes outros hidratos? Porque 500g numa refeição para dois é de facto um exagero descomunal.

Nutricionalmente aposto que não precisas de mais do que 80g, vá que sejam 100g caso faças desporto, de massa para cada. E mesmo 3 bifes para cada, jesus.

Claramente estás deseducado para comer de forma que seja mais saudável, mas culturalmente é normal. Se tiveres essa vontade podes ir fazendo o esforço de diminuir aos poucos as porções, porque como tens esse hábito se tentares cortar vai-te sempre parecer que comes pouco e tens fome.

Comigo tem de ser radical, caso contrário não consigo, é um habito que quero implementar.

Depois de vir dos jogos fico sempre cheio de fome! Obrigado pelo feedback!

Citação de fornix, há 6 horas:

8 pessoas!? Fdx, não deves ter muita gente que vá à tua casa comer, ou quando são convidadas, arranjam desculpas para não ir. Para passar fome 😅

De resto, como muitos legumes e como mais peixe que carne. Só não toco em fruta, não gosto. Dou-lhe bem nos queijos 😌

Citação de Tio Hans, há 6 horas:

Essa quantidade de comida, cá em casa, dava para 3 refeições. E eu tenho peso a mais.

Acho sempre pouco mas lá está fui educado assim. Cultura minhota acho eu 😅

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post

É cultural. Na minha família uma fatia de pizza é visto como algo menos saudável do q 3 pratos de bacalhau no forno regado de azeite e salada ao almoço. Mas sabemos bem qual engorda mais.

Aliás, é por isso q às vezes tenho problemas em aceitar alimentos "proibidos" para emagrecer. É verdade q há coisas q se tornam mais aditivas mas ignorar o contexto calórico, é incrível.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de muitos anos a viver em casa própria é das coisas que mais noto em casa de familiares mais velhos, sempre grandes paneladas, torres de bifes, etc. É tudo com boas intenções e às vezes sabe bem exagerar, mas são habitos que refletem um bocado o passado de dificuldades que a maioria teve, e depois claro que ter sempre isso na rotina tem consequências.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês são uns chatos. Comam o que quiserem. Quando morrerem, vão deitados. E não queiram facilitar a vida a quem vos vai carregar o corpo!

• Haha 5
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 7 horas:

Porra, e quem pedir mais leva logo uma facada no abdómen. Vai lá vai.

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Saudades do "uma sardinha para 7 e eu ficava com os olhos"

• Like 1
  • Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal goza, mas eu só sei é que nunca acerto com as medidas. Boto massa para 2 na panela e no final ainda sobra uma dose. Ou então meio pacote de espirais no tacho que dá para 2 refeições com a mulher (que, verdade seja dita, veio em tamanho económico aka pouco mais de 1.55m e 45kg).

Quer-se-me parecer que nós é que comemos anormalmente menos então.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

Depois de muitos anos a viver em casa própria é das coisas que mais noto em casa de familiares mais velhos, sempre grandes paneladas, torres de bifes, etc. É tudo com boas intenções e às vezes sabe bem exagerar, mas são habitos que refletem um bocado o passado de dificuldades que a maioria teve, e depois claro que ter sempre isso na rotina tem consequências.

saudades de comer 3 carcaças com manteiga planta e a minha tia ainda dizer "tu come, meu filho" 😂

No meu caso fui muito mal habituado em puto e trouxe-me algumas consequências, por isso, sinto que agora é a nossa missão ensinar a geração que vem a seguir. 

Editado por saidex
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho um apetite voraz e uma capacidade fora do vulgar para encaixar comida no estômago. Adoro comer. Por isso, para evitar grandes males, tento sempre comer o mais limpo possível, muita salada/vegetais/fruta e proteína limpa.

Às vezes gostava de ser como o meu pai, que come meio bife e fica cheio o resto do dia.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...