Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Descartes

Taça Davis (Portugal)

Publicações recomendadas

A eliminatória entre a Croácia e os EUA  :prayer:

Para quem apostam para ganhar a final ?

Compartilhar este post

Link para o post

A próxima eliminatória da Taça Davis vai decorrer nos dias 19 e 20 de Outubro no CIF -- recinto na zona de Monsanto/Ajuda onde decorreu o Lisboa Belém Open e os confrontos de 2017 frente à Ucrânia e Israel. Desta vez não será disputado no court coberto mas sim no central outdoor.

O país adversário será a África do Sul (não contam com o Kevin Anderson) e em caso de vitória enfrentamos o Cazaquistão (fora) ou o Canadá (em casa), nos dias 1 e 2 de Fevereiro, na luta por um lugar nas primeiras Davis Cup Finals.

Para quem não está a par, a Davis Cup sofreu uma profunda revolução com a entrada do grupo Kosmos (liderado pelo Gerard Pique). Transformaram o actual Grupo Mundial numa espécie de Campeonato do Mundo a disputar-se ao longo de uma semana de Novembro em Madrid. Isto tem gerado imensa controvérsia, com uns a elogiarem os montante investidos e o regresso dos jogadores de topo às respectivas selecções, enquanto outros alegam que o espirito de Davis Cup como hoje o conhecemos irá desaparecer, engolido pela fome de mediatismo que a competição quer alcançar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eliminatória tranquila para Portugal frente a uma África do Sul muito fraquinha.

Pedro Sousa vs Lloyd Harris 61 61

João Sousa vs Nicolaas Scholtz 63 62

J Sousa/Elias vs Klaasen/Roelofse 64 67 62

João Domingues vs Philip Henning 64 60

Garantida a permanência no Grupo I e a presença no Play-Off para o Grupo Mundial. Em fevereiro jogaremos com o Canadá (em casa) ou Cazaquistão (fora) para definir quem participará, em novembro, na 1ª edição do novo formato do Grupo Mundial da Davis.

Compartilhar este post

Link para o post

Nuno Marques abandona cargo de capitão da seleção nacional da Taça Davis

LISBOA – Na conferência de imprensa que seguiu os encontros de sábado referentes à eliminatória da Taça Davis frente à África do Sul, o capitão de Portugal, Nuno Marques, anunciou o abandono do cargo de capitão da equipa nacional de ténis.

O portuense de 48 anos alegou razões pessoais para este afastamento. “Tomei a decisão em meados deste ano, por volta da eliminatória com a Suécia. Acho que é a altura certa e sinto-me muito contente por sair com uma vitória numa eliminatória tão importante.”

Nuno Marques desempenha um papel importante na Academia de Rafael Nadal desde a fundação e referiu o projeto no momento do anúncio. “Tenho um projeto fora de Portugal, relativamente novo, que está a crescer e onde tenho muitas responsabilidades. Venho cá duas ou três semanas para ser capitão e sinto-me um bocadinho longe, não só no sentido geográfico.”

“As coisas têm corrido bem, vou ter mais responsabilidades e por isso achei que era um ciclo. É uma coincidência que seja também num ciclo da Taça Davis e acho que é a altura certa. Fico muito contente por terminarmos assim mas se tivéssemos perdido a decisão era a mesma”, disse ainda o ex-número 86 do mundo sobre o trabalho que tem realizado em Maiorca.

Na conferência de imprensa improvisada depois do anúncio, o ainda capitão da seleção nacional — em funções até ao final da temporada — deixou um agradecimento a toda a Federação Portuguesa de Ténis, aos jogadores, “sempre disponíveis para representarem Portugal”, e à equipa técnica que o acompanhou ao longo dos cinco anos no cargo.

Vasco Costa e o afastamento de Nuno Marques: “Foi iniciativa do Nuno”

LISBOA – Depois da seleção liderada por Nuno Marques ter consigo alcançar o desejado apuramento para a fase de qualificação das Davis Cup Finals, o capitão anunciou a saída do cargo já este ano. Vasco Costa, Presidente da Federação Portuguesa de Ténis, não se quis alongar sobre o assunto, preferindo deixar para o próprio as palavras e focando o seu discurso na vitória conseguida por Portugal.

O afastamento de Nuno Marques deriva de uma decisão tomada pelo técnico.”Foi iniciativa do Nuno, que mostrou a sua indisponibilidade a partir do próximo ano pelas funções que vai exercer”, apontou Vasco Costa, referindo-se às funções de responsabilidade acrescida que o treinador português passará a exercer na Academia Rafael Nadal, em Maiorca, projeto do qual faz parte desde o início.

Ao mesmo tempo que revelou que o próximo capitão da equipa “será certamente português”, Vasco Costa apontou também que não existe nenhuma tomada de decisão definida a respeito de quem irá tomar as rédeas da equipa que nos últimos cinco anos esteve à responsabilidade de Nuno Marques. Essa decisão deverá, no entanto, ser conhecida ainda este mês.

O responsável máximo pela Federação Portuguesa de Ténis destacou ainda que o foco será ter “uma equipa forte”, que se irá preparar para subir às Davis Cup Finals.

Para o conseguir, Portugal terá de defrontar e derrotar uma de duas equipas: o Canadá ou o Cazaquistão. Quanto às possibilidades, Vasco Costa revelou que “preferia jogar com o Cazaquistão em casa mas isso não é possível. Obviamente prefiro jogar em casa contra o Canadá, porque jogar num país de leste durante o inverno rigoroso é difícil”.

Nesse sentido, o ano de 2019 tem uma grande importância. “Pode ser muito importante, não escondo que é um grande desejo que eu tenho irmos ao Grupo Mundial — e dos jogadores também”, concluiu Vasco Costa.

Eu aposto no Rui Machado como próximo capitão da seleção.

Compartilhar este post

Link para o post

O Nuno é uma pessoa impecável, um formador por excelência, tem um dom para isso. No entanto creio que sempre lhe faltou um pouco mais de personalidade para se impor. Era um elo de ligação na comitiva, não era um elo de liderança. Derivado da sua própria personalidade. Falta um pouco mais de espírito de superação na seleção, falta os jogadores sentarem-se no início de um ano e dizerem: "Vamos apontar o nosso pico de forma para esta altura e vamos subir de divisão" (como acontecia, por exemplo, nos tempos do Vilela). Não chega juntarem-se 3 ou 4 vezes ao ano e terem uns jantares engraçados.

Faltam muitos Nuno's ao nosso ténis para termos melhores jogadores, mas sempre esteve desconfortável no cargo. O projeto da academia do Rafa encaixa muito melhor no que ele é capaz. Não acho normal ele ser o capitão e em cada troca de campos ser o Fred Marques a dar indicações ao João por trás do banco e o Nuno simplesmente passar o tempo a bater palmas e a dizer "vamos".

Não quero de todo ser ingrato com o Nuno, mas falta aquele extra. Creio que o Rui pode ser um upgrade claro ao Nuno nesse sentido, mas não sei se trará alguns problemas (que irão requerer liderança) para resolver. Tenho dúvidas, por exemplo, que o Gonçalo Oliveira queira ir jogar com o Rui, mas também provavelmente já não ia querer ir com o Gastão lá.

Esta nova etapa era necessária de ser aberta, a ver como corre.

Editado por joao86

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de joao86, há 26 minutos:

O Nuno é uma pessoa impecável, um formador por excelência, tem um dom para isso. No entanto creio que sempre lhe faltou um pouco mais de personalidade para se impor. Era um elo de ligação na comitiva, não era um elo de liderança. Derivado da sua própria personalidade. Falta um pouco mais de espírito de superação na seleção, falta os jogadores sentarem-se no início de um ano e dizerem: "Vamos apontar o nosso pico de forma para esta altura e vamos subir de divisão" (como acontecia, por exemplo, nos tempos do Vilela). Não chega juntarem-se 3 ou 4 vezes ao ano e terem uns jantares engraçados.

Faltam muitos Nuno's ao nosso ténis para termos melhores jogadores, mas sempre esteve desconfortável no cargo. O projeto da academia do Rafa encaixa muito melhor no que ele é capaz. Não acho normal ele ser o capitão e em cada troca de campos ser o Fred Marques a dar indicações ao João por trás do banco e o Nuno simplesmente passar o tempo a bater palmas e a dizer "vamos".

Não quero de todo ser ingrato com o Nuno, mas falta aquele extra. Creio que o Rui pode ser um upgrade claro ao Nuno nesse sentido, mas não sei se trará alguns problemas (que irão requerer liderança) para resolver. Tenho dúvidas, por exemplo, que o Gonçalo Oliveira queira ir jogar com o Rui, mas também provavelmente já não ia querer ir com o Gastão lá.

Esta nova etapa era necessária de ser aberta, a ver como corre.

Dificilmente o Gonçalo terá condições para se tornar relevante na seleção. A transição entre a geração dos Sousas e do Gastão deverá ser feita para o Fred Silva, o Nuno Borges e o Cação. E há que investir cada vez mais nos miúdos. No Duarte Vale, o Daniel Rodrigues, o Hugo Maia e estes mais novos que estão agora a despontar como o Pedro Araújo, o Fábio Coelho, o Manuel Gonçalves. É mais por aqui e não em jogadores medianos com projetos pessoais e potenciais geradores de conflitos que a seleção pode ter algum sucesso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 7 minutos:

Dificilmente o Gonçalo terá condições para se tornar relevante na seleção. A transição entre a geração dos Sousas e do Gastão deverá ser feita para o Fred Silva, o Nuno Borges e o Cação. E há que investir cada vez mais nos miúdos. No Duarte Vale, o Daniel Rodrigues, o Hugo Maia e estes mais novos que estão agora a despontar como o Pedro Araújo, o Fábio Coelho, o Manuel Gonçalves. É mais por aqui e não em jogadores medianos com projetos pessoais e potenciais geradores de conflitos que a seleção pode ter algum sucesso.

Verdade, mas o Gonçalo poderia ser uma opção a curto/médio-prazo no par.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de joao86, há 2 minutos:

Verdade, mas o Gonçalo poderia ser uma opção a curto/médio-prazo no par.

Sim. Mas até aí tens outras opções como o Bernardo Saraiva ou o Francisco Cabral que, na minha opinião, também se deviam dedicar mais a sério a essa vertente onde aparentemente têm mais condições de ser bem sucedidos.

E até no curto prazo há a possibilidade de utilizar o Fred Silva. Duplo campeão de Grand Slams em júniores alguma qualidade deve ter...

Compartilhar este post

Link para o post

Não é que se signifique grande coisa. Mas nessa conferência de imprensa o Rui Machado foi logo sentar-se na primeira fila. Depois lá para o meio o Nuno Marques referiu que "há pessoas capazes" de dar continuidade ao trabalho. E o próprio presidente da FPT deu a entender que o sucessor já estava praticamente decidido. De facto também a mim parece ser a escolha natural.

De resto, eliminatória tranquila. Os sul-africanos sentiram bastante a diferença de condições e hoje já pareciam mais resignados que outra coisa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de the joker, há 15 horas:

Não é que se signifique grande coisa. Mas nessa conferência de imprensa o Rui Machado foi logo sentar-se na primeira fila. Depois lá para o meio o Nuno Marques referiu que "há pessoas capazes" de dar continuidade ao trabalho. E o próprio presidente da FPT deu a entender que o sucessor já estava praticamente decidido. De facto também a mim parece ser a escolha natural.

De resto, eliminatória tranquila. Os sul-africanos sentiram bastante a diferença de condições e hoje já pareciam mais resignados que outra coisa.

O Rui costuma sempre fazer questão de estar nas conferências pós-jogos, não creio que seja por aí. Temos que contar com o Fred Marques também.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de the joker, há 19 horas:

Vai ser anunciado na terça-feira, pelas 11:30.

Fui convidado pela FPT para ir lá ao Jamor, mas não vou poder. É o Rui.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de joao86, há 3 horas:

Fui convidado pela FPT para ir lá ao Jamor, mas não vou poder. É o Rui.

Same.

Não o conheço pessoalmente mas pelo que tenho visto parece-me ser uma escolha acertada (tbh não havia muito por onde escolher). Conhece muito bem os jogadores e tem acompanhado de perto as suas prestações tanto em futures como em Challengers principalmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de the joker, há 45 minutos:

Same.

Não o conheço pessoalmente mas pelo que tenho visto parece-me ser uma escolha acertada (tbh não havia muito por onde escolher). Conhece muito bem os jogadores e tem acompanhado de perto as suas prestações tanto em futures como em Challengers principalmente.

É a pessoa mais indicada, para mim. E claramente ele sempre teve este objetivo na cabeça, a sua postura desde que se juntou à seleção era nesse sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma eliminatória que se apresentava muito difícil tornou-se praticamente impossível. Era necessário que o João se superasse amanhã mas nem sequer obteve os mínimos hoje...

Compartilhar este post

Link para o post

Começa amanhã a eliminatória na Bielorrússia para garantir o acesso à fase de qualificação para as Finals do próximo ano. A ordem de jogos é a seguinte:

1 - Ivashka vs João Sousa

2 - Gerasimov vs João Domingues

3 - Vasilevski/Ignatik vs João Sousa/Pedro Sousa

4 - Gerasimov vs João Sousa

5 - Ivashka vs João Domingues

Acho a Bielorrússia favorita.

Editado por Lleyton

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lleyton, há 6 horas:

Acho a Bielorrússia favorita.

Favoritíssima. Tem tudo a seu favor, ao contrário de Portugal.

Para termos alguma hipótese o João Sousa teria que se apresentar em modo "super" e o Domingues pelo menos ao nível que apresentou no Open da Austrália.

Quanto ao alinhamento escolhido pelo Rui eu só trocaria o Pedro pelo Frederico Silva no par, mas percebo a opção pelo jogador mais experiente.

Compartilhar este post

Link para o post

O Sousa está em desvantagem no primeiro set frente ao Ivashka. Acho que se perder, morrem logo as hipóteses de Portugal..

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de FabioK, há 56 minutos:

O Sousa está em desvantagem no primeiro set frente ao Ivashka. Acho que se perder, morrem logo as hipóteses de Portugal..

Ganhou o segundo set e está a ganhar 4-0 no 3o.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vimaranes1922, há 5 minutos:

Ganhou o segundo set e está a ganhar 4-0 no 3o.

Virou isto com uma pinta do crl. Menos mal

Compartilhar este post

Link para o post

4-6, 6-1 e 6-2. Não vi os dois últimos sets, mas, da forma como o João já estava frustrado na primeira partida, não pensei que ainda conseguisse dar a volta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lleyton, Agora:

4-6, 6-1 e 6-2. Não vi os dois últimos sets, mas, da forma como o João já estava frustrado na primeira partida, não pensei que ainda conseguisse dar a volta.

Assim que fez o break no segundo set, foi o João ao seu melhor nível.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora à partida decide-se no par.

tava aqui a ver e o Vasilevski é comparça do Gonçalo em pares. Recordem-me, ele está afastado da seleção?

Editado por bobzz

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...