Lebohang Publicado 15 Setembro 2017 Grande vitória do Pedro Sousa frente ao Struff: 6-2, 7-5 e 7-6 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 15 Setembro 2017 Factor casa que não existiu. E foi isso mesmo que eu critiquei e que não contava que não existisse. Tão simples quanto isso. Só falta dizeres que o ambiente foi hostil e que o público estava a puxar pelo Stebe. Eu disse, e mantenho (mesmo sem ter visto o jogo) que o João facilitou. Se estava desconcentrado, sem confiança, sem motivação, o que seja... Não interessa. Facilitou. E isso comprova-se pelos parciais e pela marcha do resultado. É inadmissível que ele não tenha feito um único ponto nos dois últimos jogos do 2º set. Teve 2 BP a 3-3 que não conseguiu concretizar e parece que isso foi demasiado para ele, tendo deixado de jogar os mínimos. É incompreensível que ele tenha perdido o último set por 6-0. Se isto foi assim com o Stebe como seria se tivesse pela frente um dos Zverev ou o Kohlschreiber? Quando eu disse que ele facilitou tu respondeste dizendo que não deu para mais. Não deu para mais? Estamos a falar do João Sousa e do Cedrik-Marcel Stebe. O Stebe ganha o encontro com o último set por 6-0 e tu dizes que não deu para mais? Só pode ser brincadeira... Mas tu explicas. Porque não houve factor casa. Como se o Stebe o tivesse tido. Ou como se o João só conseguisse ganhar jogos em ambiente caseiro... O João raramente joga com factor casa. Ele pisa os maiores palcos do mundo. Defronta os melhores jogadores do mundo. Disputa os maiores torneios do mundo. E não se acanha em ganhar a jogadores do nível do Stebe nessas condições. Dizes também que o piso é o mais complicado para ele. Mais uma vez torna-se difícil perceber dado que estamos a falar de um tenista que já disputou finais em Bastad, Genebra, Umag e, há apenas 2 meses, Kitzbuhel. Dizes ainda que neste campo é quase impossível fazer um winner. Eu nem sei bem o que isso quer dizer. É a primeira vez que leio ou ouço algo semelhante. Que há campos onde os winners são quase impossíveis. Mas nada como recorrer aos números. Hoje, nesse campo, estiveram 4 jogadores em ação. O João Sousa fez 18 winners. O Stebe fez 13. O Struff 25. E o Pedro somou 29. Estes números mostram duas coisas: que não é obrigatório fazer mais winners que o adversário para ganhar os jogos e que é possível fazer bastantes winners no campo escolhido pela Federação. Um aspeto que tu não abordaste mas que, na minha opinião, ilustra o facilitismo, desconcentração ou desmotivação do João no jogo de hoje são os erros não forçados. Voltando aos dados dos 2 jogos de hoje: O Pedro Sousa fez 33 erros destes; o Struff 48; o Stebe 27 e o João cometeu 59. Mesmo considerando que fez mais um set que o Pedro/Struff, é uma diferença absurda para o Stebe. Aqui sim, esteve a chave do jogo. Os erros não forçados do João. Um jogador que nos habituámos a admirar pela sua combatividade e por não dar um jogo por perdido até ao último suspiro. Aquele João que tinha uma alma, um coração, um pulmão e, principalmente, uma mente que obrigava qualquer adversário a dar o máximo se lhe quisesse ganhar. Esse João não esteve hoje em campo de certeza. Esse João nunca levaria 6-0 no último set. Nunca por parte de um jogador do nível do Stebe. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 15 Setembro 2017 E com isto tudo esqueci-me do mais importante. Registar a extraordinária vitória do Pedro! :prayer: Foi a primeira vez que ele ganhou a um adversário colocado no Top 60 do mundo. É a melhor vitória da sua carreira e tão importante que poderá ser para a seleção. Reequilibrou a eliminatória e voltou a colocar-nos na rota da subida ao Grupo Mundial!!! Compartilhar este post Link para o post
joao86 Publicado 15 Setembro 2017 (editado) Só falta dizeres que o ambiente foi hostil e que o público estava a puxar pelo Stebe. Eu disse, e mantenho (mesmo sem ter visto o jogo) que o João facilitou. Se estava desconcentrado, sem confiança, sem motivação, o que seja... Não interessa. Facilitou. E isso comprova-se pelos parciais e pela marcha do resultado. É inadmissível que ele não tenha feito um único ponto nos dois últimos jogos do 2º set. Teve 2 BP a 3-3 que não conseguiu concretizar e parece que isso foi demasiado para ele, tendo deixado de jogar os mínimos. É incompreensível que ele tenha perdido o último set por 6-0. Se isto foi assim com o Stebe como seria se tivesse pela frente um dos Zverev ou o Kohlschreiber? Quando eu disse que ele facilitou tu respondeste dizendo que não deu para mais. Não deu para mais? Estamos a falar do João Sousa e do Cedrik-Marcel Stebe. O Stebe ganha o encontro com o último set por 6-0 e tu dizes que não deu para mais? Só pode ser brincadeira... Mas tu explicas. Porque não houve factor casa. Como se o Stebe o tivesse tido. Ou como se o João só conseguisse ganhar jogos em ambiente caseiro... O João raramente joga com factor casa. Ele pisa os maiores palcos do mundo. Defronta os melhores jogadores do mundo. Disputa os maiores torneios do mundo. E não se acanha em ganhar a jogadores do nível do Stebe nessas condições. Dizes também que o piso é o mais complicado para ele. Mais uma vez torna-se difícil perceber dado que estamos a falar de um tenista que já disputou finais em Bastad, Genebra, Umag e, há apenas 2 meses, Kitzbuhel. Dizes ainda que neste campo é quase impossível fazer um winner. Eu nem sei bem o que isso quer dizer. É a primeira vez que leio ou ouço algo semelhante. Que há campos onde os winners são quase impossíveis. Mas nada como recorrer aos números. Hoje, nesse campo, estiveram 4 jogadores em ação. O João Sousa fez 18 winners. O Stebe fez 13. O Struff 25. E o Pedro somou 29. Estes números mostram duas coisas: que não é obrigatório fazer mais winners que o adversário para ganhar os jogos e que é possível fazer bastantes winners no campo escolhido pela Federação. Um aspeto que tu não abordaste mas que, na minha opinião, ilustra o facilitismo, desconcentração ou desmotivação do João no jogo de hoje são os erros não forçados. Voltando aos dados dos 2 jogos de hoje: O Pedro Sousa fez 33 erros destes; o Struff 48; o Stebe 27 e o João cometeu 59. Mesmo considerando que fez mais um set que o Pedro/Struff, é uma diferença absurda para o Stebe. Aqui sim, esteve a chave do jogo. Os erros não forçados do João. Um jogador que nos habituámos a admirar pela sua combatividade e por não dar um jogo por perdido até ao último suspiro. Aquele João que tinha uma alma, um coração, um pulmão e, principalmente, uma mente que obrigava qualquer adversário a dar o máximo se lhe quisesse ganhar. Esse João não esteve hoje em campo de certeza. Esse João nunca levaria 6-0 no último set. Nunca por parte de um jogador do nível do Stebe. Quando digo "não deu para mais" refiro-me a tudo. Incapacidade sua, falta de confiança, falta de atmosfera, incapacidade física (e olhem que o João é raro dizer que não esteve bem fisicamente). Simples. Ele tentou tudo, não deu para mais. Podes ter a certeza que não querias mais que ele ganhasse do que ele próprio, portanto, é uma estupidez pegada vires aqui simplesmente dizer "não deu para mais". Se há alguém que tenta e dá tudo para jogar ao seu melhor nível é o próprio João e, se não consegue, ninguém deve ficar mais triste do que ele. Às vezes parece que falas de uma forma do João Sousa como se estivéssemos a falar de um Kyrgios. Não estamos. EDIT: Sabes tão bem como eu que quando referi "é impossível fazer um winner" não era para ser levado à letra. O que devias ter percebido aí é que o campo é lentíssimo, ao nível do ATP de Bastad. Onde, por exemplo, o Sousa foi trucidado pelo Gastão Elias. E erro não-forçado não é igual a falta de concentração. Se tu achas que é, não percebes nada disto. Editado 15 Setembro 2017 por joao86 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 16 Setembro 2017 Quando digo "não deu para mais" refiro-me a tudo. Incapacidade sua, falta de confiança, falta de atmosfera, incapacidade física (e olhem que o João é raro dizer que não esteve bem fisicamente). Simples. Ele tentou tudo, não deu para mais. Podes ter a certeza que não querias mais que ele ganhasse do que ele próprio, portanto, é uma estupidez pegada vires aqui simplesmente dizer "não deu para mais". Se há alguém que tenta e dá tudo para jogar ao seu melhor nível é o próprio João e, se não consegue, ninguém deve ficar mais triste do que ele. Às vezes parece que falas de uma forma do João Sousa como se estivéssemos a falar de um Kyrgios. Não estamos. EDIT: Sabes tão bem como eu que quando referi "é impossível fazer um winner" não era para ser levado à letra. O que devias ter percebido aí é que o campo é lentíssimo, ao nível do ATP de Bastad. Onde, por exemplo, o Sousa foi trucidado pelo Gastão Elias. E erro não-forçado não é igual a falta de concentração. Se tu achas que é, não percebes nada disto. Tu é que disseste que não deu para mais. Sim, já sei. O que tu dizes nunca é para levar à letra. Nem, aparentemente, o que eu digo. Se digo que os erros não forçados podem ser uma manifestação de desconcentração é óbvio que, na verdade, o que quero dizer é que são sinónimos. Porque tu é que sabes interpretar o que os outros escrevem. Sabes ler nas entrelinhas. És muito inteligente. E percebes imenso de ténis, claro... E tens uma classe, upa, upa.... Rebobinando: Tu ficaste todo contente quando se soube que a Alemanha vinha com a equipa B. Que o favoritismo passou para nós. Que o factor casa ia ser decisivo. Que isto e que aquilo... Já estava no papo! Eu disse que era melhor termos alguma cautela. Que considerava os alemães ainda favoritos (embora menos). E que seria determinante que o João não facilitasse no 1º dia. Que ele tinha de se apresentar no seu melhor. Porque esse confronto seria, digo-o agora porque acho que não o cheguei a referir de forma explícita, o único onde o nosso favoritismo era claro e não podia ser desperdiçado. O João perdeu. De forma dolorosa. Com um final de encontro penoso. No seguimento do meu post anterior disse que ele facilitou. Facilitou porque em campo não esteve o melhor João Sousa. Não importam os motivos. Porque em momento algum eu quis dizer que ele não se esforçou ou que ele não ficaria triste com a derrota. E tu vens de seguida dizer que ele deu tudo (como se eu tivesse dito o contrário) e que a culpa da derrota era, acima de tudo, da Federação. O que, para mim, não passam de desculpas esfarrapadas. É só isso. Não coloco em causa o seu profissionalismo, a sua qualidade, a sua motivação ao serviço da seleção ou a sua vontade de vencer. Não disse que o melhor seria colocar em campo o Gastão no seu lugar (tu disseste-o). Disse que alguns motivos deveria haver para aquele resultado. Têm que haver. Não sei quais são. Mas sei que o piso, o público ou a localidade onde se disputam os jogos não fazem parte desses motivos. Foi só isso que quis dizer sem me arrogar expert em ténis. Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 16 Setembro 2017 (editado) E uma stream fixolas, há? Edit: Encontrei uma. Para quem quiser: http://www.usagoals.me/c/tennis/2194358/1/portugal-germany-live-stream/# Editado 16 Setembro 2017 por Lleyton Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 16 Setembro 2017 26 64 76 Para o João e o Gastão Falta um set! :torcida: Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 16 Setembro 2017 Caiu para o lado dos alemães.. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 16 Setembro 2017 26 64 76 46 46 Inglório. Resta-nos amanhã fazer das tripas coração e dar tudo para operar a reviravolta. Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 17 Setembro 2017 O Sousa levou 6-0 no primeiro set, mas entretanto já virou. 7-6 e 6-3. :torcida: Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 17 Setembro 2017 f*da-se, João do crl... Teve match point no 4º set e já está break abaixo no 5º... Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 17 Setembro 2017 6-5 para matar o jogo no tiebreak e sofre 3 pontos de rajada para o 6-8 e consequente 2-2 em sets. Edit: Sofreu break logo no primeiro jogo do 5º set, não me parece que o João Sousa vá conseguir dar a volta à situação... Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 17 Setembro 2017 Perdeu-se uma oportunidade única e dificilmente repetível... :( Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 17 Setembro 2017 Mais do que uma desilusão, isto foi uma vergonha por parte do João. Não há paninhos quentes para isto, foi muito mau. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 17 Setembro 2017 Foi terrível, sim. Além do 1º jogo, que já foi aqui tratado,foi no serviço dele que os alemães fizeram o break para 5-4 no 5º set do jogo de pares. E hoje voltou a perder um set por 6-0, deu a volta, teve um Match-Point no 4º set que não conseguiu concretizar e voltou a perder o encontro. Deve estar arrasado... :( Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 17 Setembro 2017 Se calhar uma derrota destas será o catalisador para o João reinventar o seu jogo, pois tem sido um ano completamente abaixo das expectativas. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 17 Setembro 2017 O João Domingues ganhou o último encontro ao Yannick Hanfman por 63 76. O resultado final ficou em 3-2 para os alemães. Compartilhar este post Link para o post
Gustavo_Kei Publicado 17 Setembro 2017 em singulares o Sousa perdeu 16 jogos consecutivos, os 7 últimos contra o Stebe e hoje os 9 primeiros. :estrelas: Compartilhar este post Link para o post
FabioK Publicado 18 Setembro 2017 f*da-se....perdemos 3-2 sendo que o nosso melhor tenista perdeu os seus dois jogos e ainda esteve envolvido na variante de pares...é dose. Compartilhar este post Link para o post
Joao Pereira Publicado 18 Setembro 2017 f*da-se....perdemos 3-2 sendo que o nosso melhor tenista perdeu os seus dois jogos e ainda esteve envolvido na variante de pares...é dose. nope, perdemos 3-1, o ultimo jogo não tem relevância. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 19 Setembro 2017 Portugal vai ser Cabeça de Série no Grupo I em 2018. Este estatuto traz duas vantagens: fica isento na 1ª eliminatória e evita as seleções da Rep. Checa, Rússia e Eslováquia também Cabeças de Série. Além disso basta-lhe ganhar na 2ª eliminatória para aceder ao play-off de promoção. Os adversários possíveis são a África do Sul (em casa), Bielorrússia, Ucrânia, Bósnia, Áustria (todos fora) ou a Suécia (sorteio). Compartilhar este post Link para o post
riquelme21 Publicado 19 Setembro 2017 (editado) Quais as melhores opções? Bósnia, Suécia e Bielorrússia? Editado 19 Setembro 2017 por riquelme21 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 19 Setembro 2017 A melhor opção é a África do Sul. Principalmente porque o Kevin Anderson anda há muito anos de candeias às avessas com a sua Federação e não é previsível que volte à seleção. E mesmo que viesse, como a eliminatória seria em Portugal, ele não seria nenhum bicho-papão em terra batida. O Lloyd Harris e o Nicolaas Scholtz (os habituais titulares) são acessíveis. Os outros têm todos pontos fortes e fracos. A Áustria é de evitar. O Thiem não dispensa a participação na Davis. E ele torna a seleção muito forte. E qualquer um dos outros selecionáveis (Melzer, Ofner ou Haider-Maurer) têm condições para ganhar aos nossos jogadores. A Ucrânia depende da disponibilidade do Dolgopolov, do Marchenko e do Stakhovsky. Com eles, fora, não teremos hipóteses. Sem eles são uma equipa banal como se viu este ano. A Bósnia também será um bico de obra fora. O Dzumhur ganha os dois singulares e o Basic pode fazer mossa. A Suécia tem os irmãos Ymer em pleno crescimento. Hoje até dava para passar. Daqui a 10 meses talvez já não dê... Resta a Bielorrússia, talvez a 2ª melhor hipótese. Mas jogando fora torna-se muito complicado. O Gerasimov e o Ignatik podem ganhar facilmente a qualquer um dos nossos num dia bom. E têm dois "miúdos" a crescer rapidamente: o Shyla e o Ivashka. Além disso contam com o eterno Mirnyi que garante à vontade um ponto nos pares. Compartilhar este post Link para o post