Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Descartes

Taça Davis (Portugal)

Publicações recomendadas

O João Domingues foi convocado em detrimento do Frederico Silva, que está com problemas físicos.

Compartilhar este post

Link para o post

E agora que venha a Ucrânia (de preferência sem o Dolgopolov) para discutir um lugar no play-off de acesso ao Grupo Mundial.

Foi melhor do que a encomenda. Já saiu a convocatória da Ucrânia e confirma-se a ausência do Dolgopolov. Melhor ainda: o Stakhovskyi e o Marchenko também não vêm a Portugal. Para os singulares a Ucrânia traz o Smirnov e o Molchanov. Menos de 5-0 é derrota!

É uma oportunidade de ouro para disputar o acesso ao Grupo Mundial pela 2ª vez na história do ténis português. Não a podem desaproveitar!

Compartilhar este post

Link para o post

Deixando de lado a superstição é praticamente um dado adquirido que Portugal vai disputar o play-off de acesso ao Grupo Mundial.

Vou apresentar as hipóteses que temos pela frente para o embate de setembro. Como seria de esperar não há adversários fáceis. As opções possíveis variam entre o impossível e o extremamente difícil.

Argentina, Japão e Canadá. Nunca defrontámos qualquer uma destas seleções. O direito a receber a eliminatória teria que ser decidido por sorteio. A possibilidade de defrontar o Del Potro, o Nishikori ou o Raonic não dá grandes expetativas de vitória.

Alemanha. É a única seleção em que é seguro que teríamos que nos deslocar. Só disputámos uma eliminatória com eles. Foi em 1927, com vitória germânica. Disputar o play-off na Alemanha frente aos manos Zverev e ao Kohlschreiber seria uma tarefa ciclópica.

Suiça. Depende. É muito improvável que o Federer apareça. Mas em relação ao Wawrinka nunca se sabe... Sem o Wawrinka e a jogar em casa Portugal seria favorito. Em dois confrontos anteriores a vitória sorriu sempre aos helvéticos. O último em 2011 com um jogo épico do Rui Machado a roubar um set ao Federer.

Rep. Checa. Também seria em Portugal. E tal como acontece com os suiços muito dependeria da comparência do Berdych. Em todo o caso a 2ª linha dos checos, com o Vesely e o Rosol, é mais forte que a dos suiços. Também com estes temos um saldo negativo de 0-2. O último confronto aconteceu em 1971.

Rússia. É das oito possibilidades aquela com a qual temos um historial mais pesado. Quatro eliminatórias disputadas e todas penderam para os russos. A última aconteceu em 2014. No entanto a jogar em casa e frente a uma seleção que não pode apresentar melhor do que o Kuznetsov, o Donskoy, o Khachanov ou o Rublev poderia haver uma hipótese real de apuramento.

Croácia. Curiosamente a seleção que impediu o nosso acesso ao Grupo Mundial em 1994 é aquela que, na minha opinião, nos daria mais hipóteses de sucesso. É a única das 8 seleções a quem já ganhámos (em 1999 na Croácia) e nem o Cilic, o Karlovic ou o Coric seriam inultrapassáveis nos courts lentos que apresentaríamos.

Compartilhar este post

Link para o post

Suíça :baba:

Editado por bobzz

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer selecção jogar cá com um Top15 seria ouro sobre azul.

Compartilhar este post

Link para o post

Que sirva de lição para o Nuno Marques e para a Federação. Uma promoção vergonhosa de uma eliminatória importantíssima para a história desta seleção, uma escolha de local sem comentários e um capitão que não conseguiu minimamente mentalizar a sua equipa. Um fim-de-semana com os braços presos a passar bolas. Tiveram muita sorte por isso ser suficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Está confirmada a presença no Play-Off do Grupo Mundial! O João venceu o Smirnov por 7-6, 7-6 e 6-2.

E concordo com o joao86 em relação à promoção da eliminatória, já se fez bem melhor em ocasiões anteriores.

Compartilhar este post

Link para o post

Que vergonha, teve que ir o João Sousa à conferência de imprensa mandar estouros à Federação. Incrível.

Compartilhar este post

Link para o post

há video?

"vai ter de haver um trabalho muito bom de promover o evento no caso de jogarmos em casa para continuarmos sempre a ter muitas pessoas".

:handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas qual foi a polémica, que eu não percebi?

CIF parece-me uma boa escolha para estas eliminatórias. Sendo de Lisboa, sou suspeito, mas antes nesta zona - tanto seja no CIF, no Jamor, no Carcavelos ou no CETO - que numa pontinha de Portugal (onde até calhou ser o último Campeonato Nacional Universitário em que eu estudava e em que eu queria participar, mas recusava-me a fazer essa viagem de 5 horas, mais as despesas todas). Se não encheram as bancadas, também não o iam conseguir nem no Porto nem em Guimarães. Nem achei que fosse uma questão de promoção, apesar de quanto mais fosse, melhor.

Além da Taça Davis ser uma prova de relativa importância e que se marca atualmente pelos jogadores que não aparecem do que pelos que aparecem; esta eliminatória, por mais histórica que seja, perdeu o interesse todo na convocatória. Uma eliminatória decisiva perde o interesse todo a partir do momento em que o adversário é a turma dos Futures da Ucrânia e um miúdo de 15 anos. Se a nossa seleção fosse o Fred Gil, o Gaspar Murta, o Bernardo Saraiva e o Duarte Vale, era uma coisa; um jogo da taça Davis de uma equipa com 2 top-100, contra uma com 0 top-500 está logo definida - e isso não é culpa nem da Federação, nem dos ucranianos, nem do João Sousa, nem do público.

O formato do agendamento também é pouco propício - no meu entender - a ter grandes públicos. Sexta: dois jogos singulares em máxima força (dia útil, pessoas estão a trabalhar). Sábado: jogo de pares a 5 sets no dia de maior disponibilidade do público (não é bem a definição de entretenimento tenistico). Domingo: dois jogos singulares que ou são altamente decisivos e interessantes (e aí seria uma prioridade para mim), ou dois jogos singulares desinteressantes e de encher chouriços (João Sousa, recordista do ténis português vs. Artem Smirnov, o grande colosso tenístico vencedor de um Future na Turquia em outubro passado + Pedro Sousa, forçado a levantar o rabo vs. um menino ucraniano a quem disseram "Olha, vai lá brincar às raquetes com o senhor, vai lá"). Por mais histórico que seja, e vi partes de transmissões, ficou com um saborzinho amargo.

Um play-off para o World Group com um adversário ao nosso nível, ou a um nível superior, certamente terá outro interesse - mesmo sem virem cá Del Potros, Raonics ou Nishikoris da vida. Esta eliminatória com a Ucrânia estava destinada a ter o nível de comparência que teve, nem devia ser ponto de discussão.

Editado por Ricardo Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Mas qual foi a polémica, que eu não percebi?

CIF parece-me uma boa escolha para estas eliminatórias. Sendo de Lisboa, sou suspeito, mas antes nesta zona - tanto seja no CIF, no Jamor, no Carcavelos ou no CETO - que numa pontinha de Portugal (onde até calhou ser o último Campeonato Nacional Universitário em que eu estudava e em que eu queria participar, mas recusava-me a fazer essa viagem de 5 horas, mais as despesas todas). Se não encheram as bancadas, também não o iam conseguir nem no Porto nem em Guimarães. Nem achei que fosse uma questão de promoção, apesar de quanto mais fosse, melhor.

eu vi Viana praticamente cheio contra a Bielorussia contra os portentosos Ignatik e Gerasimov. tal como com a Finlândia. ou a Eslovénia. numa pontinha de Portugal. se a capital não consegue fazer melhor...

Compartilhar este post

Link para o post

eu vi Viana praticamente cheio contra a Bielorussia contra os portentosos Ignatik e Gerasimov. tal como com a Finlândia. ou a Eslovénia. numa pontinha de Portugal. se a capital não consegue fazer melhor...

Tinha tido a sensação que em Viana enchia com mais ou menos a mesma quantidade, também presumo que a lotação seja mais ou menos equivalente.

De resto, não encontro grande explicação.

Compartilhar este post

Link para o post

Não há desculpas para a falta de promoção de um evento desta importância para a Seleção. Nem a ausência de alguns jogadores é desculpa, simplesmente não é. É estar a jogar algo de grande dimensão debaixo de um ambiente muito curto e debaixo de uma enorme pressão pelo favoritismo e pelo momento. Não fosse um grupo de miúdos a juntarem-se e aquilo teria sido deprimente.

Em Viana vieram 3 eliminatórias e encheu nas 3 (exceto numa delas na sexta feira), em alturas de trabalho e tudo. E estamos a falar até duma eliminatória de manutenção para não descer... para o Grupo II. Lisboa tem todo o direito de receber eliminatórias, mas depois de anos sempre assim, fugiu-se umas vezes para fora e já tiveram que voltar vezes seguidas para lá. E porquê? Não há um único jogador da Seleção que goste de jogar em Lisboa, simplesmente não há. Não há comparação em afluência, em ambiente, etc, etc.

A Federação não dá valor a estes jogadores que não falham uma única vez as convocatórias. E ainda lhes paga com 2 anos de atraso se for preciso.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que podia ter sido pior.

Apesar de tudo, se eles não vierem desfalcados, são favoritos para ganhar todos os rubbers :lol:

E o problema da nossa seleção para este nível é que só tem dois jogadores. Mesmo que o João e/ou o Gastão estejam num fim-de-semana inspiradíssimo, vão chegar a domingo todos rotos enquanto os adversários podem trocar jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho piada a essas desculpas de haver pouca gente por ser a uma sexta, não só neste caso em particular como noutro tipo de eventos. Será que não há folgas à sexta à tarde, estudantes sem aulas, estudantes que faltam a uma aula, pessoas que trabalham por turnos ou até mesmo que não trabalhem que possam ir ver? Ainda por cima com entrada gratuita? Se calhar o problema chama-se falta de vontade.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...