T3chnick Publicado 4 Setembro 2023 (editado) Citação de Jamarcus, Em 01/09/2023 at 21:15: Mais poético que ser o Serra a dar-nos a nossa primeira vitória nos profissionais era impossível. A figura desta caminhada 💙 Mesmo! Este e' dos jogadores que por mim ficavam ate' ao fim da carreira. Duas das coisas que mais valorizo nele e' o quanto ele melhora ano apos ano, e como o @O Pastel disse, a pessoa que parece ser. Tal como o Cle, e' daqueles jogadores que eleva a fasquia dependendo do desafio que e' proposto, quanto mais alto joga, mais cresce e se adapta. Lembro-me de me queixar um bom bocado dele, do fraco jogo aereo, de como eramos sempre papados no ar em cada bola parada, e a verdade e' que neste momento confio mais dele do que na altura em que jogavamos nas distritais. Citação de O Pastel, Em 02/09/2023 at 12:15: Sobre o jogo, vitória importantíssima! Acho que até foi o nosso pior jogo, a bola chora nos pés de alguns jogadores, mas finalmente vieram os merecidos 3 pontos. Que estes 15 dias sirvam para acalmar a malta que nada está perdido (nem ganho) numa fase tão prematura. O Bruno Dias pode ter muitos defeitos, mas mais uma vez acho que temos uma equipa em que o coletivo vale muito mais do que a soma da qualidade individual e isso faz-me acreditar que vamos conseguir a manutenção. Vai ser difícil, mas vamos apoiar e acreditar! Uma vitoria mais que importante, no jogo em que menos merecemos ate' agora, mas este e' o campeonato em que jogamos, muito equilibrado e todos os detalhes contam, incluindo a sorte que se procura ate' a um certo ponto. A nivel do jogo em si, fizemos uma pessima primeira parte, fomos extremamente passivos, muito lentos com e sem bola. Mereciamos estar a perder ao intervalo. Tirando o Grilo, nem consigo dizer um jogador que tenha estado bem, talvez o Chima Akas. As marcacoes foram horriveis. Na segunda a equipa parecia com outra atitude sem ter jogado ponta de um centavo, ainda assim acho que o golo acabou por ser um milagre, porque o Tondela comecou a ficar ainda mais nervoso depois dos ultimos resultados e isso jogou a nosso favor. Pusemo-nos a defender assim que marcamos e por pouco que nao deu raia outra vez. Jogamos mal mas jogamos unidos e isso realmente ninguem pode apontar. Achei "engracado" apostarem no Cle no jogo em que jogamos contra o defesa mais alto do campeonato. Suponho que tenha sido para apostar na velocidade nas costas da defesa mas, a meu ver, nao funcionou muito bem. Pela positiva: Obviamente o Andre Serra, esteve solido, e nao desejando o pior ao Rui Correia de todo, gostava de ver mais tanto do Serra como ate' do Fabao dada a sua estatura e suposta forca, acho que podia ser uma armada ofensiva em bolas paradas mas nao faco a minima ideia o quao bom ou mau e'. Para mim, o Grilo tinha sido o melhor em campo, fez duas belas defesas mais uma vez. O Chima Akas tambem esteve solido, especialmente na segunda parte. Pela negativa: Em geral, nao tivemos um bom jogo. O Moha esteve muito apagado comparado com os ultimos dois jogos, o proprio Sambu que tem sido para mim o jogador mais constante e em melhor forma da equipa tambem fez um jogo algo apagado, achei que o meio campo esteve muito passivo e muito lento a pressionar, mas apesar de tudo nao posso dizer que houve apenas um jogador que esteve muito mal, algo que em geral a equipa nao esteve bem. Ironicamente foi o melhor jogo para o campeonato do Danny ate' agora e achei mais uma vez que nao e' suficiente, nem perto, para este nivel. Falta-nos realmente um pouco de criatividade e movimentacao no meio campo. Continuo a dizer, tragam o Tomas Castro!!! Veremos agora o Leiria! Mas ate' agora acho que se comeca a notar algumas das equipas que, como eu disse, acho que vao ter dificuldades em manter-se, o Feirense e o Vilaverde vao ter que lutar muito. Quanto a nos, acredito mesmo que nos vamos manter mas vai ser uma luta... Como @O Pastel apontou, pelo menos com o Bruno Dias realmente o plantel e' bastante unido. Ja como o @nopla apontou, se sair o Bruno Dias, vem quem... com que dinheiro e' que vamos contratar um treinador melhor... Acredito que nao vai sei nem facil nem bonito, mas esta epoca e' de manutencao/consolidacao na Liga 2 e talvez para o ano temos mais condicoes para uma epoca mais tranquila e vistosa... Quanto a contratacao do Maxuel, parece que pelo menos tem caracteristicas diferentes ao Ricardo Matos, havia feed back positivo sobre ele e a verdade e' que nao sei a qualidade do Farense Sub-23 e se ele efectivamente recebia o apoio e a distribuicao necessaria, sem a mesma nem o Jardel secalhar marcava mais. Vamos ver, tem interesse proprio em se afirmar este ano numa Liga 2 e pode ser que surpreenda. Pior que o Ricardo Matos vai ser dificil! Editado 4 Setembro 2023 por T3chnick Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 14 Setembro 2023 6ª jornada: Torreense - Belenenses, 2 de outubro às 20h15 - SportTV 7ª jornada; Belenenses - Marítimo M., 8 de outubro às14h00 - SportTV O jogo com o Torreense era daqueles para ter estádio cheio, claro que a Liga tinha de meter num horário de m*rda. 1 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 15 Setembro 2023 Citação de O Pastel, há 18 horas: 6ª jornada: Torreense - Belenenses, 2 de outubro às 20h15 - SportTV 7ª jornada; Belenenses - Marítimo M., 8 de outubro às14h00 - SportTV O jogo com o Torreense era daqueles para ter estádio cheio, claro que a Liga tinha de meter num horário de m*rda. Que idiotice. Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 18 Setembro 2023 (Spotify): Crónicas de Belém Participei neste podcast, no rescaldo ao jogo com o Leiria. Partilho porque acho que devemos apoiar estes projetos, é bom haver espaços de discussão do Belenenses! Deixo também o link para outro podcast que refiro no episódio, um especial sobre a conquista da Taça de Portugal de 1989: Futebol Democrático: 50 Jogos #13 - Belenenses vs Benfica (1989) 2 Compartilhar este post Link para o post
T3chnick Publicado 18 Setembro 2023 Auch? A falar com amigos, depois de Portugal derrotar o Luxemburgo por 9-0, critiquei imenso o treinador do Luxemburgo por tentar jogar como jogou, com uma linha defensiva super alta e mesmo depois de estar 3-0 nao a baixar, achei completamente irrealista a expectativa dele na altura, e infelizmente o Bruno Dias fez exactamente o mesmo. Sem ofensa para ninguem, mas parte da culpa tambem e' "nossa", dos adeptos, especialmente daqueles que gritam "Rua!" assim que ele entra para o campo, estao a por pressao para jogar um futebol bonito e esta epoca muito sinceramente e' para ganhar como tiver de ser, mesmo que seja a defender e jogar em transicao rapida pois temos efectivamente jogadores que nos permitam jogar assim com eficiencia, e nao temos equipa para andar a pressionar alto e dominar a posse de bola. "Temos" meia culpa nisso, pois estamos a exigir ao Bruno Dias que jogue bem, mas tambem e' pena o Bruno deixar-se influenciar e temos o perfeito exemplo do Ruben Amorim aos "boos" ao Coates. Nao era este o jogo para andar a pressionar em cima quando jogamos contra Jair, com a velocidade que tem, e o Jordan que tem a qualidade que tem no 1-para-1. O Leiria e' letal na transicao e pusemo-nos mesmo a jeito. Posto isto, quanto ao jogo... ironicamente foi secalhar o melhor arranque que tivemos esta epoca, e depois na primeira vez que o Leiria foi la', marcou, com imenso demerito nosso. Entre o Grilo que devia ter gritado para ficar com a bola, e o Pedro Carvalho, com a falta de experiencia e ingenuidade, cabeceou para uma zona de perigo em vez de limpar para canto. Isso afectou-nos, O Grilo tambem nao esteve nada bem no segundo golo a meu ver, ainda que podiamos ter defendido e pressionado o Jordan muito melhor. Aquilo que tenho vindo a dizer, precisamos de alternativas e agora se ve, o Sana ja foi e provavelmente por algum tempo, e nao temos ninguem para a esquerda a nao ser o Tiago Carrico que dificilmente esta' pronto para este nivel, nem temos um defesa central, por azar o Fabao tambem se lesionou a meio da semana. Tambem faltou-nos a agressividade, o Leiria estava constantemente a ganhar as segundas bolas. Tirando o Moha, parecia que a equipa estava a dormir. Na segunda parte, entramos mais uma vez muito bem, e la' foi mais do mesmo, mamamos mais um golo. A nossa marcacao foi pessima. Gostei do Chaby quando entrou, mostrou um bocado mais de criterio e secalhar o mais criativo ate' agora a jogar naquela posicao. Tenho que destacar novamente a falta de capacidades no jogo aereo da equipa... O Serra nem ao defesa direito do Leiria ganhava no ar, assim vai ser muito dificil tanto a defender como a atacar nas bolas paradas. A nivel individual, o Moha claramente foi o melhor do Belenenses e achei que o Chaby entrou bem. A titulo mais negativo, o Chapi parecia perdido em campo, marcacao e pressao foi para esquecer. O Ricardo Matos entrou mas mal se viu mais uma vez, o Sambu tambem fez o pior jogo ate' agora. E' preciso tambem dizer que se formos comparar os jogadores que o Leiria tem, e o que temos, a experiencia que os jogadores do Leiria tem entre prmeira e segunda divisao, e a experiencia que a equipa do Belenenses tinha... vermos que o Leiria tinha jogadores como Arsenio (que tem experiencia de primeira divisao) e Diogo Amado no banco. Nem vale a pena jogar ir pelos jogadores que foram titulares.. nos comecamos com jogadores (plural) que poucos minutos tinham na Liga 2, que foram esta epoca, um deles que basicamente jogou na ultima divisao da distrital... assim e' dificil. Ate' a qualidade e a velocidade com que os passes foram feitos de jogadores como Leandro Silva e' uma diferenca brutal para os nossos jogadores, com passes lentos, para tras e a quebrar, perdendo um segundo na transicao que faz diferenca a este nivel. @O Pastel ouvi agora o Podcast, desconhecia, excelente iniciativa! Gostei! Em relacao ao Pedro Carvalho, espero para ver mais, para ser sincero acho que foi algo injusto te-lo comecado ja a titular, eu dava-lhe mais minutos durante os proximos jogos para ganhar minutos e habituar-se ao ritmo. Eu discordo com aquilo que foi dito no podcast, nao acho que o Pedro Carvalho tenha estado assim tao bem, mas seria dificil pedir mais a um jogador que estava a jogar em sinteticos na ultima da distrital o ano passado, e neste jogo era preciso ser um fora de serie para fazer a diferenca, acho que nao esta' habituado a este ritmo e isso viu-se fisicamente, acho que queremos ver e ser muito positivos por ser um jogador vindo das camadas jovens mas pessoalmente nao fiquei convencido - e nao digo isto no sentido de nao achar que nao tenha talento, porque tem e houve coisas positivas sem duvida, da' velocidade ao meio campo, ve-se que sabe tocar numa bola, nao teve medo de a procurar e enfrentou o jogo de frente. Mas acho que temos uma falta gritante de criatividade neste meio-campo e nao vejo o Pedro como a solucao. Pelo que vi, o Chaby secalhar e' o jogador que ate' agora mostrou mais criterio e criatividade com bola, talvez o Sambu com a sua capacidade de romper pelo meio, mas Danilson, Dini (para mim e' bom jogador de bola, mas fraco jogador de futebol, tem toque mas as suas decisoes no ultimo momento sao pessimas), etc foram solucoes muito fracas. Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 19 Setembro 2023 Morreu o Marinho Peres. Provavelmente sou o único de nós aqui que não se lembra dele, nem da segunda passagem, mas tanto o meu pai como o meu avô dizem que foi o melhor que viram no Restelo. 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 19 Setembro 2023 Citação de Jamarcus, há 21 minutos: Morreu o Marinho Peres. Provavelmente sou o único de nós aqui que não se lembra dele, nem da segunda passagem, mas tanto o meu pai como o meu avô dizem que foi o melhor que viram no Restelo. Bolas... Notícia de m*rda. 😒 Estive com ele uma vez. Curiosamente quando treinava o Sporting. Fiquei com uma boa imagem dele como pessoa. Como jogador e treinador também foi dos melhores. 3 Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 19 Setembro 2023 Depois da partida do enorme Godinho, mais uma noticia triste.... Ele, na primeira passagem pelo nosso clube, vivia no prédio onde estava a minha avó paterna. Estava sempre a brincar e a meter-se com ela. Parecia ser uma pessoa espectacular. 9 Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 19 Setembro 2023 Tal como o @Jamarcus, também não tenho memórias do Marinho Peres, mas a recordação é a mesma. Possivelmente um dos treinadores mais marcantes do futebol português, que os adeptos do Sporting e Vitória SC também recordam com carinho e um nome indissociável do CFB, um dos maiores da nossa história! Que tristeza. 2 Compartilhar este post Link para o post
nopla Publicado 19 Setembro 2023 Notícia muito triste. Desde que vejo futebol, sem dúvida o treinador mais impactante que vi no Belenenses. 1 Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 19 Setembro 2023 (Zerozero Futsal) Pedro Henriques sai do Belenenses Não é uma notícia lá muito animadora. A aposta é clara, concentrar esforços no futebol e as modalidades estão a sufocar... Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 20 Setembro 2023 https://x.com/fiago7/status/1704522013648236655?s=20 Um dos maiores criadores de conteúdo, com mais de 1M de subscritores entre as várias redes sociais, a divulgar a nossa história 💙 Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 21 Setembro 2023 (Record) Morais de Carvalho revela abordagem do Celta Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 23 Setembro 2023 Parabéns a nós, maltinha. Principalmente por aguentarmos tanto sofrimento ao longo dos anos, lol. @O Pastel @nopla @Diogo_CFB @T3chnick @Descartes 5 Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 24 Setembro 2023 Seguimos em frente na Taça. Seguem-se dois jogos muito complicados para a liga. 1 Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 30 Setembro 2023 Os bilhetes para Torres Vedras custam 5€. Pena o horário, ainda não sei se vou... Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 3 Outubro 2023 Citação de O Pastel, Agora: Foi um empate muito saboroso e totalmente merecido. Aquela defesa do Torreense é muito díficil de penetrar, eles são fortes nas transições, criaram um par de oportunidades e tiveram uma grande eficácia. Nós sobretudo na segunda parte fizemos uma boa exibição, talvez os melhores 45 minutos da temporada! As substituições foram certeiras, particularmente o Chapi com duas assistências (novamente a criarmos um golo de bola parada!) Bom ver também tantos adeptos presentes a uma segunda feira à noite. Próximo domingo todos ao Restelo! Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 3 Outubro 2023 Um bom texto do Luís Cristovão. Destacar que também o treinador do Torreense deu os parabéns ao trajeto que o Belenenses fez até hoje. Algo em que acreditar – Luís Cristóvão (luiscristovao.blog) 2 Compartilhar este post Link para o post
T3chnick Publicado 9 Outubro 2023 (editado) Bem, acabei por nao vir comentar o jogo com o Torreense porque nao quero ser repetitivo, mas vou deixar so' umas linhas para dizer que, enquanto haja merito da nossa parte em como nunca desistimos, houve muito demerito do Rui Ferreira que simplesmente devia ter colocado em campo alguem que colocasse alguma calma no meio campo do Torreense em vez de continuar num constante ca' e la' que so' beneficiou (e ainda bem) o Belem, nao soube controlar o jogo que a nivel de qualidade foi dos jogos mais bem conseguidos esta epoca, que eles foram apenas eficazes, e nao melhores. Mas acho que se viu no jogo o que ja tenho dito muitas vezes: Tiago Manso foi mau, precisamos de uma alternativa muito melhor para aqui; o Dini parece uma barata tonta sem bola, entao no momento defensivo ui, foi negligente a acompanhar o jogador no segundo golo, que ironicamente a bola sobrou para o defesa esquerdo em vez do "seu" jogador e tentou cobrir pelo, claro, Miguel Tavares que nao sabe o que e' acompanhar os laterais contrarios. Nao percebo a inclusao do Miguel Tavares no onze quando temos Sambu, Cle' e, principalmente, Moha Keita que tem sido o melhor esta epoca na minha opiniao. Mais uma vez o Ricardo Matos pareceu-me inutil, ainda que nao haja muita criatividade com Helio e Duarte Valente juntos, com Dini a jogar a frente deles, ficavamos a ganhar muito mais com o Sambu ou o Ruben Pina (que fez um excelente jogo) no meio. Tambem nao percebi a necessidade de colocar Helio e Duarte Valente juntos no meio quando o Torreense por norma joga com apenas dois medios mas pronto. O Welthon e' um excelente jogador. Ja no jogo contra o Maritimo, nunca pensei sequer que pudessemos ganhar e compreendo muito mais jogarmos com Duarte e Helio, e se muitas vezes critico o Bruno Dias, gostei da alteracao de colocar o Duarte no meio dos defesas no momento defensivo. Achei isso inteligente. De resto: e' frustrante comecar novamente com Miguel Tavares e Dini... e mais uma vez custou-nos, o Miguel nao sabe o que e' o momento defensivo, as poucas vezes que recua para ajudar o lateral, ve-se que nao tem o minimo interesse em defender, ele e o Manso no mesmo lado e' simplesmente suicida o Manso foi mau, lento, demorava a recuperar, nao ganhava uma bola, aliviava para o meio em vez de para as laterais, enfim... sei que o Attard e apontei aqui ao inicio, tem as suas limitacoes especialmente na antecipacao dos lances, o primeiro golo ficou mal em como marcou o adversario e se deixou antecipar mas tambem que se diga que o Manso e o Miguel Tavares ficaram muito mal na fotografia e ninguem falou nisso, para mim foram muito mais culpados porque aquele cruzamento nunca sequer devia ter saido - e de apontar que o cruzamento veio de um jogador que podia jogar no Belem... Tomas Domingos. Ate' gostava de ver o Tiago Carrico porque pior que o Manso e' dificil.. e' a desilusao do ano para mim, pensei que fosse titular indiscutivel e o Attard seria apenas uma alternativa. O Pedro Carvalho entrou muito bem para defesa direito, e sei que foi numa altura em que estavamos por cima e faz parecer secalhar melhor do que foi porque efectivamente nao teve de defender tanto e secalhar as lacunas defensivas nao se fizeram notar, mas do pouco que vi achei mais do que superior tanto ao Manso como ao Attard e mal por mal apostava sem duvida neste jogador, parece-me mais um Mano ou Andre Almeida, mais um medio do Belem adaptado a defesa direito. O Moha e o Sambu tem de comecar.. nao percebo se e' porque querem valorizar o Miguel Tavares ou se foi algo acordado antes, mas nunca na vida eles esta' ao nivel desses dois, so' nao digo o Cle' porque realmente quando entra nao tem mostrado muito. E tenho de dizer que o Miguel Tavares melhorou em comparacao ao ano passado, agora ate' passa a bola e tenta cruzar mas e' muito previsivel em quase todas as suas acoes; O Ruben Pina fez secalhar o pior jogo ate' agora... e tenho pena porque tinha vindo de uma boa exibicao, mas esteve muito mal, lento na decisao e ate' a levar a bola, pouco influente com bola, revelou pouca confianca com o andar do relogio... Por muito que se critique o Bruno Dias, incluindo eu e volto a dizer que nao acho treinador com qualidade para estas andancas, MAS... temos de dizer, e o @nopla disse-o antes de mim, e iamos buscar quem... com as condicoes que ele tem e a receber o que ele deve receber, por muito que ache que erra constantemente no onze, tem feito de uma equipa individualmente fraca numa equipa bastante competitiva (excepcao para o jogo com o Leiria) que se o jogo deste fim de semana tivesse mais uns 5 ou 10 minutos secalhar empatavamos... continuo a achar que estas inconstencias no onze, constantes mudancas e depois ainda por cima o onze errado (Miguel Tavares, Manso, Helio+Duarte Valente, Ruben Pina na linha, Dini) nao ajuda mas a verdade e' que tem muito poucos ovos para fazer omoletes, a diferenca de experiencia e qualidade individual com outras equipas com quais ja jogamos e' gritante e no entanto temos disputado os jogos com algum equilibrio. Editado 9 Outubro 2023 por T3chnick 1 Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 11 Outubro 2023 Mensagem do presidente do Belenenses | Outubro de 2023 Reflexão não só sobre o momento atual da equipa de futebol, mas sobretudo sobre o modelo futuro que queremos para o nosso Clube. Parece-me que já haverá uma jogada na manga, com base nas palavras do Patrick... Vamos ver. 1 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 12 Outubro 2023 Citação de O Pastel, há 7 horas: Mensagem do presidente do Belenenses | Outubro de 2023 Reflexão não só sobre o momento atual da equipa de futebol, mas sobretudo sobre o modelo futuro que queremos para o nosso Clube. Parece-me que já haverá uma jogada na manga, com base nas palavras do Patrick... Vamos ver. Excelente vídeo, gosto muito desta abertura. Vamos ver o que sai daqui. Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 12 Outubro 2023 Já há horários para as próximas jornadas! - Leixões - Belenenses dia 28, sábado as 14h00 - Belenenses - Lank dia 4, sábado as 15h30 - Feirense - Belenenses dia 10, sexta-feira as 18h00 - Belenenses - Penafiel dia 19, domingo as 15h30 Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 13 Outubro 2023 Citação de O Pastel, há 6 horas: Já há horários para as próximas jornadas! - Leixões - Belenenses dia 28, sábado as 14h00 No meu aniversário. Bom, já sei que gostar do almoço não vai estar dependente da comida, lol. Compartilhar este post Link para o post
O Pastel Publicado 14 Outubro 2023 Entrada no campeonato a vencer no rugby e basquetebol, boa vitória no andebol e uma grande vitória no futsal! Em termos de qualidade individual faltam claramente 2/3 jogadores que façam a diferença, mas o coletivo é muito solidário... Vai ser difícil mas a vitória deu-me outro alento para a manutenção. O Tiago Guelho saiu do Ferreira do Zêzere, não me importava nada que voltasse! 2 Compartilhar este post Link para o post