RicardoOliveira Publicado 20 Maio 2011 Jovem morre em quartel depois de queda de slide Rapariga de 18 anos participava no Dia da Defesa Nacional Notícia actualizada às 20:03 Uma rapariga que caiu esta sexta-feira de uma torre durante um exercício realizado no Regimento da Serra do Pilar, no âmbito do Dia da Defesa Nacional, morreu às 16:45 no Hospital de Santo António do Porto, anunciou fonte militar. «O Exército confirma o falecimento da cidadã Ana Rita dos Santos Silva Lucas que se encontrava a cumprir as obrigações decorrentes da Lei, relativa à participação nas atividades decorrentes do Dia da Defesa Nacional, no Regimento de Artilharia nº 5, em Vila Nova de Gaia», refere uma nota de imprensa do porta-voz do exército, o tenente-coronel Hélder Perdigão. A Ana Rita «foi prontamente assistida pelo INEM no local, tendo sido posteriormente encaminhada para o Hospital de Santo António, no Porto, tendo acabado por falecer pelas 16h45», acrescenta. Na nota, o Exército «expressa o seu mais profundo pesar à respectiva família» e reitera que procedeu à abertura de um inquérito para apuramento das causas deste acidente. A rapariga caiu de quatro a cinco metros de altura quando fazia slide, uma das chamadas actividades radicais, e foi assistida pelo INEM, antes de entrar no Hospital Santo António em estado descrito por fonte hospitalar como «muito grave». A rapariga estava no quartel no âmbito da imposição legal aos jovens para que compareçam numa unidade militar no Dia da Defesa Nacional e no ano em que completam 18 anos de idade. Os jovens são então informados sobre o que fazem as forças armadas e tomam contacto com os meios militares. Têm também a possibilidade de desenvolver algumas actividades e, neste caso, usar uma torre do Regimento para fazer escalada, rappel, slide e actividades similares. A presença obrigatória num quartel durante o Dia da Defesa Nacional foi instituída depois de o serviço militar passar de obrigatório a voluntário. Dia da Defesa Nacional suspenso O Ministério da Defesa determinou entretanto a suspensão das atividades do Dia da Defesa Nacional, até à conclusão do inquérito à morte da jovem. Em comunicado, o ministério «lamenta profundamente o acidente mortal ocorrido hoje, no Regimento de Artilharia nº. 5, em Vila Nova de Gaia, no âmbito das atividades de demonstração integradas no Dia da Defesa Nacional». No documento, o ministério exprime «o mais profundo pesar à família enlutada» e recorda que «o Exército iniciou o inquérito para apurar as causas do acidente». A Direção-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar, entidade coordenadora do Dia da Defesa Nacional, foi encarregada pelo ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, de, «em articulação com os ramos das Forças Armadas, proceder, no prazo máximo de 30 dias, à reavaliação das condições de realização das atividades de demonstração integradas no Ministério da Defesa Nacional». http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/slide-obito-tvi24-queda-defesa-nacional-ultimas-noticias/1254852-4071.html - Está aqui o link com a notícia. Era minha amiga, andou no mesmo Colégio que eu durante três anos, que descanse em paz. :-| Compartilhar este post Link para o post
jonnyslb Publicado 20 Maio 2011 http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/slide-obito-tvi24-queda-defesa-nacional-ultimas-noticias/1254852-4071.html - Está aqui o link com a notícia. Era minha amiga, andou no mesmo Colégio que eu durante três anos, que descanse em paz. :-| eishhh, meus pesames Ricardo :( Descanse em Paz.... Compartilhar este post Link para o post
Kisliy Publicado 20 Maio 2011 Descanse em paz. Os meus pêsames Ricardo :-| Compartilhar este post Link para o post
zlatanzinho Publicado 20 Maio 2011 que cena :( espero q o quartel seja responsabilizado.. coitada da família da miúda, enfim, que descanse em paz.. Compartilhar este post Link para o post
Daniel Ferreira Publicado 20 Maio 2011 Ricardo, a mim disseram-me que era de Arcozelo e estou a tentar confirmar... Tens mp. Os meus sentimentos aos amigos e família... Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 20 Maio 2011 Uma vez fui de visita de estudo a outra escola para fazer actividades "radicais" quando estava no 11º. Bem que me tentaram forçar a fazer slide e eu mandei os tipos à fava. Shit happens e se já a tomar banho posso escorregar e bater com a cabeça indo desta para melhor, quanto mais a fazer slide :medinho: RIP Compartilhar este post Link para o post
Blast Publicado 20 Maio 2011 Fdx ate fiquei com medo de daqui a uns meses ter de ir la ao Dia da Defesa Nacional Compartilhar este post Link para o post
The Great Ashby Publicado 20 Maio 2011 Fdx ate fiquei com medo de daqui a uns meses ter de ir la ao Dia da Defesa Nacional Dude, só fazes aquele tipo de coisas se quiseres... Compartilhar este post Link para o post
RicardoOliveira Publicado 20 Maio 2011 Ricardo, a mim disseram-me que era de Arcozelo e estou a tentar confirmar... Tens mp. Os meus sentimentos aos amigos e família... Já vi e já respondi. :wink: Compartilhar este post Link para o post
Leoa Publicado 20 Maio 2011 Estas m*rda não deviam acontecer. :( RIP Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 20 Maio 2011 Meu deus que tragédia. Até fico a bater mal quando penso que uma vida pode terminar de forma tão "idiota". :( Compartilhar este post Link para o post
Inka Publicado 20 Maio 2011 Estas m*rda não deviam acontecer. :( RIP Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 20 Maio 2011 Faz hoje uma semana que fui ao Dia da Defesa Nacional. Não tivemos actividades nenhumas sem ser estar ao sol. Eramos para andar a cavalo mas não deu tempo. As minhas condolências. Morrer num sítio onde se foi obrigado a ir. Compartilhar este post Link para o post
Daniel Ferreira Publicado 20 Maio 2011 Mas não foi obrigada a fazer o exercício, atenção... Compartilhar este post Link para o post
Blast Publicado 20 Maio 2011 Dude, só fazes aquele tipo de coisas se quiseres... Expliquei-me mal, medo é de levar com alguém em cima porque a mim não me apanham a fazer rapel Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 20 Maio 2011 18 anos. Faz-me sempre confusão como uma vida se perde desta maneira. E já fiz slide. Compartilhar este post Link para o post
ZeeSpecialThree Publicado 20 Maio 2011 (editado) Fdx ate fiquei com medo de daqui a uns meses ter de ir la ao Dia da Defesa Nacional Nas próximas vezes eles não vão usar o slide, ja disseram (pelo menos naquele Quartel) ------- Descanse em Paz :( Força para a familia e amigos Editado 20 Maio 2011 por ZeeSpecialThree Compartilhar este post Link para o post
Jody Bhengu Publicado 20 Maio 2011 Vi isto na TV e fiquei chocado, as minha condolências :-| Quando for lá nem vou querer andar nisto :-| Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 20 Maio 2011 O drama, o horror, a tragédia do slide! Foi um acidente e apenas isso. Acontece, infelizmente. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 20 Maio 2011 Eu fiz slide exactamente naquele sítio, provavelmente no mesmo cabo. Acho estranho um acidente deste género, porque apesar da pessoa ir segura com os braços, há um cinto preso também ao slide, pelo que, ainda que se larguem os braços, fica-se seguro por esse cinto. Provavelmente o militar que preparou a rapariga não fez essa parte, não sei. Anyway, que descanse em paz. Compartilhar este post Link para o post
ZeeSpecialThree Publicado 20 Maio 2011 Eu já fiz rapel mas num Quartel de Bombeiros e não tive problemas nenhuns, e neste caso ja tinham passado 14 pessoas e nada de mal tinha acontecido...como dizem os ingleses e americanos "Sh*t happens" ... Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 20 Maio 2011 Claro, não é por causa disto que o slide passa a ser perigoso. Se as medidas de segurança forem seguidas é perfeitamente seguro. Compartilhar este post Link para o post