Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Legi

Cinema | Discussão Geral

Publicações recomendadas

Citação de Eden Hazard, há 2 horas:

não acham que os filmes em geral estão mais fracos do que antigamente? 

pode ser uma sensação nostálgica, mas parece-me que a qualidade dos filmes, no geral, vai-se degradando, tirando um ou outro. acho que se produzia cinema de qualidade com maior abundância 

não acho - se falassemos há uns 10 anos atras sim, hoje em dia até acho que pelo contrario

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 2 horas:

pode ser uma sensação nostálgica, mas parece-me que a qualidade dos filmes, no geral, vai-se degradando, tirando um ou outro. acho que se produzia cinema de qualidade com maior abundância 

Não. A diferença é que tu agora sabes/conheces "todos" os filmes. Desde os fantásticos aos horríveis. Em relação às décadas anteriores, só vamos retendo e relembrando os melhores. 

Claro que há alturas e anos com melhores e piores filmes, mas em geral a tendência é haver sempre coisas boas e coisas más.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 11 minutos:

já que estás a falar desses tempos, um dos filmes que mais gostei de ver dessa década foi o safety last. aqueles últimos 10 minutos são inacreditáveis

Mostrar conteúdo oculto

undefined

Esse, por acaso, ainda não vi.

Mas agora fiquei com o bichinho do "Napoléon". Amanhã sou capaz de me atirar às ~7 horas da nova restauração.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 33 minutos:

Tenho visto coisas absolutamente brilhantes nos últimos anos. Acho é que há muito mais produção. Perdem-se mais coisas, ainda para mais com as produções diretas para streaming.

Citação de bobzz, há 27 minutos:

não acho - se falassemos há uns 10 anos atras sim, hoje em dia até acho que pelo contrario

Citação de Jamarcus, há 24 minutos:

Não. A diferença é que tu agora sabes/conheces "todos" os filmes. Desde os fantásticos aos horríveis. Em relação às décadas anteriores, só vamos retendo e relembrando os melhores. 

Claro que há alturas e anos com melhores e piores filmes, mas em geral a tendência é haver sempre coisas boas e coisas más.

digam aí os que recomendam dos últimos anos, que não sejam tão conhecidos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 27 minutos:

Esse, por acaso, ainda não vi.

Mas agora fiquei com o bichinho do "Napoléon". Amanhã sou capaz de me atirar às ~7 horas da nova restauração.

o napoléon não é aquele que o filme não está acabado? só há uma parte?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 1 minuto:

o napoléon não é aquele que o filme não está acabado? só há uma parte?

O plano original do Abel Gance era fazer vários filmes, encapsulando toda a vida do Napoleão, mas acabou por só completar um, sobre os primeiros anos da carreira do Napoleão.

No entanto, o filme transcende-se a si próprio, no sentido de que não é tanto sobre o Napoleão, como é sobre o génio da arte e técnica de criar um filme, em que o Abel Gance voa, toca o Sol e volta à Terra, incólume.

Este vídeo sobre o filme é muito bom:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 4 horas:

Acho que acima de tudo temos mais produção e acima de tudo mais exposição.

Grande parte dos maus filmes de hoje estão em serviços de streaming aos quais todos temos facilmente acesso e antes esses filmes iam diretamente para cassete ou DVD e tínhamos de ir a um videoclube para os encontrar sendo o único marketing que tinham eram as capas todas coloridas com desenhos e montagens que chamavam a atenção.

E essa sim, é a arte perdida do cinema. Os posters e as capas. E porque não tb os trailers

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 4 minutos:

Acho que acima de tudo temos mais produção e acima de tudo mais exposição.

Grande parte dos maus filmes de hoje estão em serviços de streaming aos quais todos temos facilmente acesso e antes esses filmes iam diretamente para cassete ou DVD e tínhamos de ir a um videoclube para os encontrar sendo o único marketing que tinham eram as capas todas coloridas com desenhos e montagens que chamavam a atenção.

E essa sim, é a arte perdida do cinema. Os posters e as capas. E porque não tb os trailers

não estou muito a par, era apenas uma sensação, mas parece-me que mesmo de filmes bons não há tantos, aproveitam-se poucos, parece que não entusiasma tanto para ver mas também ando um bocado desligado isso e ando tão em cima. deve ser isso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 1 minuto:

não estou muito a par, era apenas uma sensação, mas parece-me que mesmo de filmes bons não há tantos, aproveitam-se poucos, parece que não entusiasma tanto para ver mas também ando um bocado desligado isso e ando tão em cima. deve ser isso

De facto acho que tivemos ali uns 5 anos mais complicados a nivel de qualidade mas também acho que existe muita nostagia que nos leva a achar alguns filmes antigos superiores aos atuais quando não é bem assim.

Alias, dentro do Horror, cinema indie e até mesmo ação (antes tinhamos mais quantidade que qualidade) estamos fantásticamente bem servidos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 11 minutos:

De facto acho que tivemos ali uns 5 anos mais complicados a nivel de qualidade mas também acho que existe muita nostagia que nos leva a achar alguns filmes antigos superiores aos atuais quando não é bem assim.

Alias, dentro do Horror, cinema indie e até mesmo ação (antes tinhamos mais quantidade que qualidade) estamos fantásticamente bem servidos.

diz aí filmes de ação bons e recentes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, há 18 minutos:

diz aí filmes de ação bons e recentes

Prey, Top Gun: Maverick, Predator: Badlands, Nobody, Bullet Train, The Northman (eu considero como tal), Twilight of the Warriors, Furiosa, os últimos Mission Impossible, os John Wick (mesmo com os absurdos todos), Godzilla Minus One (se o considerarmos do estilo), Black Panter, Train to Busan, Abigail (mix de ação, horror e comédia).

Se quiseres ir mais atrás o Judge Dredd do Karl Urban, Edge of Tomorrow, Fury Road (para mim talvez o melhor de sempre a par do Die Hard), Drive, The Raid.

Até mesmo aqueles filmes genéricos do Jason Statham que são sempre a mesma coisa não são muito diferentes do que se comia como decentes nos anos 80 e 90.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

A grande diferença está no domínio que os super herois estão a ter e a quantidade de estrelas que recrutam. E parecer que nunca acabam.... Tenho 39 anos e já vi uns 4 homens aranha diferentes. Há mesmo necessidade disto? 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 43 minutos:

Prey, Top Gun: Maverick, Predator: Badlands, Nobody, Bullet Train, The Northman (eu considero como tal), Twilight of the Warriors, Furiosa, os últimos Mission Impossible, os John Wick (mesmo com os absurdos todos), Godzilla Minus One (se o considerarmos do estilo), Black Panter, Train to Busan, Abigail (mix de ação, horror e comédia).

Se quiseres ir mais atrás o Judge Dredd do Karl Urban, Edge of Tomorrow, Fury Road (para mim talvez o melhor de sempre a par do Die Hard), Drive, The Raid.

Até mesmo aqueles filmes genéricos do Jason Statham que são sempre a mesma coisa não são muito diferentes do que se comia como decentes nos anos 80 e 90.

desses aí até já vi a maioria

não vi os que estão a bold. alguns tenciono ver, mas filmes tipo o john wick e o último missão impossível (vi o penúltimo) são longos e tira-me logo a vontade de Vê-los

o fury road foi uma experiência inacreditável no cinema e lembro-me que o edge of tomorrow foi uma agradável surpresa

Editado por Eden Hazard

Compartilhar este post

Link para o post

Não tinhamos um ano tão bom de cinema já há algum tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Dentro da MCU, 'Shang-Chi' é o filme que tem melhor ação.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Adorei o Marty Supreme!

Elétrico do início ao fim, bem ao estilo do(s) Safdie. 

Compartilhar este post

Link para o post

Olhando apenas para os nomeados deste ano, parece-me que o cinema está bom, excelente ano

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, Em 24/01/2026 at 13:24:

Acho e ainda há uns tempos tive essa conversa com amigos. São poucos os filmes que hoje em dia me entusiasmam verdadeiramente.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, Em 24/01/2026 at 15:11:

Soltei umas lágrimas na cena da Marseillaise. A 'polyvision' no final também me deixa sempre emocionado, devido à majestosidade, tanto literal, da escala das vistas, como figurativa, do espírito epopeico da República Universal, que numa cena anterior é concedido, mitologicamente, ao Napoleão pelos fantasmas da revolução francesa, nomeadamente os três Deuses: Danton, Marat e Robespierre.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, Em 24/01/2026 at 21:20:

O Top Gun é fantástico e o Fury Road é uma obra prima.
Mesmo o Sinners podes meter na categoria, sendo que é muito mais do que um filme de ação e é soberbo.

A qualidade existe na mesma, a quantidade é que é maior e é preciso saber escolher bem o que se quer ver.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 6 horas:

Olhando apenas para os nomeados deste ano, parece-me que o cinema está bom, excelente ano

A categoria de Melhor Ator é das mais fortes de que me lembro.

Citação de SAS_Robben, Em 24/01/2026 at 20:53:

Em terror 2025 foi um ano enorme.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Eden Hazard, Em 20/01/2026 at 16:01:

Depois admiram-se dos cinemas andarem às moscas. Ainda me lembro quando um bilhete Imax eram 10 euros, agora um bilhete normal para lá caminha.

Felizmente ainda há alternativas a estes abutres

Editado por Apocalypse Now
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Devia ser mais caro. Cinema tornou-se uma autentica vara.

Compartilhar este post

Link para o post

A verdade é que a qualidade do cinema comercial está bastante baixa. Há menos tempo para desenvolver uma história e o filme em si.

Mas nos últimos anos teem havido filmes incríveis:

Brutalista; Marty Supreme; Nickel Boys: Dune 2: Poor Things.

isto a falar de filmes relativamente conhecidos e que conseguem apelar a um publico grande.

Mas o cenário do cinema em Hollywood está a mudar claramente. Dois filmes estrangeiros nomeados para melhor filme indica muita coisa. Acho que é bom, começa a refletir mais a qualidade do cinema mundial em vez de se meter filmes nos nomeados para encher chouriços como o F1

• Like 3
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...