Guest Vladimir Ilitch Publicado 5 Janeiro 2012 Com todo o respeito, Navidkia, tu não gostas de discutir, não gostas que contrariem a tua opinião, não tens respeito por qualquer opinião contrária à tua, não encontras qualquer interesse em discutir estes assuntos... que estás a fazer num fórum destes? f*dasse mesmo :lol: :lol: Também concordo com o que o fiasco disse e acho que esse é o nosso maior problema e a grande causa do sub-rendimento que temos apresentado. O Sporting não parece uma equipa, parece três: a defesa, o meio-campo e o ataque. Não sei como serão os treinos, mas porra não treinam todos juntos? é que parece mesmo que não, que só jogam juntos durante os jogos. Pra mim o trinco - neste esquema táctico - não tem apenas a função de travar ataques da equipa oposta, tem também de fazer a ligação com o meio-campo, isso não se vê. Tanto que quando a bola está na defesa do Sporting, as escolhas são sempre bastante limitadas e as mesmas: ou o Polga dá um chutão para a frente, ou o americano - ou os laterais - vão a correr até à Luz, quase. Fora alguns lances soltos, é raro ver química nesta equipa. Não há um espírito de entreajuda. Com o Rinaudo isto não acontecia porque o Rinaudo é raçudo e adora ter a bola nos pés, anda sempre atrás dela quando não a tem, mesmo quando ela está na nossa posse. Isso é muito importante. Espero que o Domingos saiba ver isto. Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 5 Janeiro 2012 O resumo do fiasco, como já disse, foi muito bom e certeiro, mas depois a perspectiva que ele tem do papel do trinco não me convence. Acho-a demasiado redutora. Por isso é que ele (e outros) acham o AS inútil e eu não. Tirando isso, não divergimos assim tanto. E Jone, essa questão do "trinco" e do "médio defensivo" é apenas um nome, uma definição. Eu uso as duas. Pivot não uso, porque associo ao futsal e não me parece que faça grande sentido. Mas anyway, é o jogador que joga à frente da defesa e atrás dos médios. Pode ter características diferentes, mas o nome que lhe dão não é relevante. Por exemplo, não me faz confusão que se diga que o Pirlo é um trinco. É como o "avançado" e o "ponta de lança". Mas eu usei um exemplo atrás e ninguém me explicou. O Javi é mais Carriço ou André Santos? Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 5 Janeiro 2012 O Javi, para mim, é mais Carriço. E fá-lo com o triplo da qualidade. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 5 Janeiro 2012 O Javi não é mau tecnicamente, ao contrário da opinião generalizada. Não finta, não faz grandes assistências, mas raramente o vemos a tropeçar na bola ou a falhar um passe. Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 5 Janeiro 2012 Acho o Javi bom tecnicamente e é o melhor "trinco" a jogar em Portugal. Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 5 Janeiro 2012 (editado) f*dasse mesmo :lol: :lol: Também concordo com o que o fiasco disse e acho que esse é o nosso maior problema e a grande causa do sub-rendimento que temos apresentado. O Sporting não parece uma equipa, parece três: a defesa, o meio-campo e o ataque. Não sei como serão os treinos, mas porra não treinam todos juntos? é que parece mesmo que não, que só jogam juntos durante os jogos. Pra mim o trinco - neste esquema táctico - não tem apenas a função de travar ataques da equipa oposta, tem também de fazer a ligação com o meio-campo, isso não se vê. Tanto que quando a bola está na defesa do Sporting, as escolhas são sempre bastante limitadas e as mesmas: ou o Polga dá um chutão para a frente, ou o americano - ou os laterais - vão a correr até à Luz, quase. Fora alguns lances soltos, é raro ver química nesta equipa. Não há um espírito de entreajuda. Com o Rinaudo isto não acontecia porque o Rinaudo é raçudo e adora ter a bola nos pés, anda sempre atrás dela quando não a tem, mesmo quando ela está na nossa posse. Isso é muito importante. Espero que o Domingos saiba ver isto. Eu acho é que o problema foi habituarem-se a ter o Rinaudo na equipa. Passando a metáfora, a defesa era um restaurante, e o Rinaudo ia fazer as entregas a casa (meio campo avançado). Agora que já não há entrega ao domicilio, o pessoal não tá para se mexer e ir buscar a comida ao restaurante. E são dois gajos em casa podem muito bem ir buscar comida à vez e o outro fica a jogar xbox. Eu sou da opinião que o trinco deve ir entregar a comida a casa, mas os gajos em casa também tem de vir cá abaixo buscar a comida. :mrgreen: Editado 5 Janeiro 2012 por fiasco Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 5 Janeiro 2012 LOL que metáfora tão parva, mas de certa forma é mesmo isso :lol: Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 5 Janeiro 2012 Foi um fiasco de metáfora :badgrin: Joking :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Guest Vladimir Ilitch Publicado 5 Janeiro 2012 é uma metáfora perfeita :prayer: Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 5 Janeiro 2012 Não acho que seja a melhor opção consoante o que o Domingos quer. Sem querer "queimar" muito o Domingos, o que é que ele quer mesmo? :mrgreen: Metáfora perfeita :lolada: Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 5 Janeiro 2012 (editado) Um jogador raçudo, que saiba destruir, ocupar o espaço entre os defesas e médios e que saiba distribuir jogo de forma preferencialmente directa e sem medo de arriscar. Editado 5 Janeiro 2012 por Jone Compartilhar este post Link para o post
Mikes Publicado 5 Janeiro 2012 Um jogador raçudo, que saiba destruir, ocupar o espaço entre os defesas e médios e que saiba distribuir jogo de forma preferencialmente directa e sem medo de arriscar. Precisa de um rinaudo. Compartilhar este post Link para o post
Leonino Publicado 5 Janeiro 2012 Xandão: "Marcar o meu nome na história do Sporting" O defesa-central brasileiro chega a Alvalade por empréstimo do Desportivo Brasil, e vai envergar a camisola 93 dos «leões» até final da temporada de 2012/13. Após ter visitado o Museu Mundo Sporting, Xandão foi apresentado no auditório Artur Agostinho e recebeu o cartão de associado dos «leões». “Estou muito honrado e feliz por representar este grande Clube. Quero agradecer à direcção pela oportunidade e espero marcar o meu nome na história do Sporting. Várias coisas me levaram a aceitar a proposta do Sporting, graças a Deus deu tudo certo e estou muito feliz com esta apresentação”, começou por dizer o central brasileiro, afirmando depois ser “humanamente impossível” jogar já o clássico com o FC Porto, por estar parado há mais de um mês. Contudo, Xandão espera adaptar-se rapidamente à formação verde e branca e ajudar o Sporting a somar êxitos. “Espero ficar muitos anos aqui e ajudar o Sporting a conseguir alcançar títulos. Por tudo o que ouvi dos jogadores brasileiros que passaram pelo Clube, e pelo que vi agora no Museu, creio que o Sporting é um excelente clube para se jogar. Não tenho dúvidas de que tenho todas as condições para poder ter sucesso no Sporting, agora só depende de mim”, expressou, dizendo, por outro lado, que as mudanças de treinador no São Paulo impediram que fosse titular indiscutível no emblema brasileiro. “Nos dois anos que actuei pela equipa do São Paulo tive um total de 77 partidas e joguei mais de metade dos jogos. Mas apesar disso, não tive uma grande confirmação na equipa porque o São Paulo mudou várias vezes de treinador”, vincou. Xandão assinou um contrato de 18 meses com o Sporting, por empréstimo do Desportivo Brasil, que é o clube detentor de 85% dos direitos económicos do passe do jogador, ficando a Sporting SAD com a opção de compra pelo valor de três milhões de euros. Carlos Freitas apresentou o jogador brasileiro indicando que Xandão “estava referenciado há bastante tempo, que já foi tentado noutros períodos de mercado, e que desta vez se afigurou possível a sua aquisição. Estamos muito satisfeitos com a vinda dele para Alvalade, e estamos seguros que nos irá ajudar na luta pelos objectivos que temos esta época e seguramente que tem condições para marcar uma boa fase da sua carreira com a camisola do Sporting vestida”. O director desportivo justificou também a aquisição de Xandão, tendo em conta as condicionantes que têm existido no centro da defesa. “É público e notório que temos tido várias condicionantes desde o início de época relativamente à utilização do Rodriguez. Está num processo de franca recuperação, mas nesta altura também temos o Carriço indisponível. O facto de estarmos envolvidos em quatro competições, o facto de termos francas possibilidades de jogar cerca de 30 jogos oficiais até ao final da temporada, e o facto de vários jogadores serem internacionais, leva a que o número de jogadores seja de boa dimensão”, disse, afirmando depois que o plantel «leonino» não sofrerá, em princípio, mais alterações. Relativamente ao alegado interesse do Peñarol na contratação do ex-leão Luís Aguiar, Carlos Freitas garantiu que espera uma resposta do clube argentino a manifestar esse interesse, mas deixou a ressalva de que o jogador está livre para assinar por qualquer clube sul-americano de uma determinada dimensão competitiva. Quanto ao marroquino Labyad, o dirigente da Sporting SAD indicou apenas que “o PSV sabe das intenções do Sporting, o jogador também sabe das nossas intenções, e nós sabemos da intenção do jogador relativamente à próxima temporada”. Quanto à possível saída de Ricky van Wolsfswinkel de Alvalade pelo valor da cláusula de rescisão, o director desportivo salientou que não existem cláusulas de rescisão que possam ser exercidas no mês de Janeiro. “Todas a cláusulas têm um período que oscilam entre Maio e Junho, nalguns casos duas semanas, noutras quatro”, disse. Xandão na Loja Verde Reforçamos três sectores: defesa, meio-campo e ataque. Entraram Xandão, Renato Neto e Sebastián Ribas. Três reforços que veem preencher as vagas do Postiga, Djaló e Luis Aguiar, que saíram logo no inicio do ano. Carlos Freitas já disse que o plantel está fechado. __________________________ Alex Quintulén, jogador que passou pela formação do Sporting vai para o River Plate (para a equipa secundária). Compartilhar este post Link para o post
Victarion Publicado 5 Janeiro 2012 vem emprestado. mas..."vou deixar o meu nome na história do Sporting". o gladstone também deixou. hmm kind of Compartilhar este post Link para o post
Rei_Patricio Publicado 5 Janeiro 2012 Face do Ribas actualizadissimo. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 5 Janeiro 2012 vem emprestado. mas..."vou deixar o meu nome na história do Sporting". o gladstone também deixou. hmm kind of Outra vez? :lol: Compartilhar este post Link para o post
Lythari Publicado 6 Janeiro 2012 Citação do jornal "Record" online PSV tenta travar saída de LabyadHOLANDESES ENVIARAM E-MAIL AOS LEÕESO PSV parece estar disposto a tudo para não perder Zakaria Labyad, jovem de 18 anos que tem sido ligado a uma possível mudança para a Alvalade.A equipa de Eindhoven terá mesmo enviado um e-mail aos leões, pedindo para que a equipa lisboeta se afaste do promissor extremo. A informação foi avançada por Marcel Brands, diretor desportivo do clube, em declarações ao Voetbal International."Já enviámos um e-mail ao Sporting a dizer que devem deixar o jogador em paz", disse Brands, alegando que o clube tem uma cláusula que permite prolongar o contrato com o jogador por mais duas temporadas. Compartilhar este post Link para o post
carlos99 Publicado 6 Janeiro 2012 (editado) Acho o Javi bom tecnicamente e é o melhor "trinco" a jogar em Portugal. Sinceramente não concordo, acho o Fernando um grande trinco, estão num nível parecido, mas penso que o Fernando é melhor . Em relação ao que foi dito, o grande problema está no adiantamento dos médios interiores, e não acho errado que sejam eles a pegar no jogo, no entanto, jogando com o André Santos, têm ali um bom jogador para fazer esse trabalho, têm é que ter o apoio dos médios para fazer a ligação, senão vai acabar por ter que transportar muito jogo, ou recorrer ao passe longo. Editado 6 Janeiro 2012 por carlos99 Compartilhar este post Link para o post
doom_master Publicado 6 Janeiro 2012 Acho que aquele esquema com os oceanos que o fiasco meteu aqui espelha perfeitamente a nossa equipa. Não é redutora. É simplista. Sou apologista de que se todos souberem o que fazer em campo, não precisas de um jogador de determinada posição tenha de ter atributos a mais do que aqueles que necessita. No meu 4-3-3, que pelos vistos é o do Domingos, os meus 3 médios centros têm de saber o que andam a fazer em campo. E sim, o médio mais recuado tem de ser um trinco mais defensivo que ofensivo. A questão que se coloca aqui é, e que pelos vistos alguns ainda não me perceberam. Eu não quero o Carriço a MD, mas também não quero o André Santos. E num cenário (hipotetico) e o Elias e Schaars (ou Schaars e Matias) virem buscar jogo ou apoiar o MD, a minha opinião é que o Carriço e de longe mais util que ESTE André Santos, porque imprime outra intensidade e protege a zona com mais qualidade. Quero o Rinaudo ali, e à falta dele, quero que comprem uma alternativa ou vão buscar por empréstimo. Não quero queimar dois bons jogadores (Carriço e André Santos) numa posição que não é a deles. A questão do Sporting dominar, ou entrar com medo, isso sim é visão antiga. A maioria das equipas que o Sporting defronta, apostam no contra-ataque e na rapidez dos seus avançados. E por isso, não podemos ter um gajo com o André Santos a defender. E para atacar, temos os dois laterais, mais os dois alas, mais os dois médios, mais um avançado. Não é pelo MD que o gato vai ás filhoses. Exacto. O ideal para nós é que os médios fizessem isso. Apoiassem o nosso MD que "desenrasca". Exacto. Parece que só querem é marcar golos. Esquecendo-se que o futebol é bem mais que isso. Num 4-3-3, que tem obrigação de se transformar num 4-5-1 a defender, faz-me confusão como somos apanhados tanta vez em inferioridade defensiva. Que o Capel e o Carrillo não defendam muito ainda é naquela, agora o Elias e Schaars, pressionarem à frente, a bola passa por eles, e pronto, cagam no lance porque já não é a zona deles. E quando a bola está na nossa defesa, eles estão lá á frente a espera do passe longo. Para quê descer à defesa e pegar no jogo? Cansa muito. E isto é exactamente o que eu penso. Naquela posição, eu não me importo de ter um gajo tipo Carriço, que é zero a construir mas que dá mais solidez defensiva, desde que os médios mais avançados venham buscar jogo, de modo a evitar o já tão habitual chutão. Preferia ver um meio campo assim que um meio campo com o André Santos a trinco, tendo em conta a falta de garra que ele tem mostrado nos últimos tempos (o livre que deu origem ao golo do Rio Ave no último jogo é um exemplo daquilo a que me refiro). Mas acho mesmo que a melhor solução passaria por alguém de fora. Desde o ínicio da época que digo que precisamos de reforçar 4 posições: extremos (por défice de jogadores) e centrais, médios defensivos e avançados (por não haver alternativas decentes). E mesmo assim os centrais seriam os últimos na minha lista de prioridades, as outras 3 vinham bem antes. Relativamente aos nomes que se atribuem à posição, também nunca lhe chamo pivot porque, tal como o Refutador, associo ao futsal. Mas lembrei-me de como lhe chamam no Brasil: volante. E porquê? Porque é posicionalmente o primeiro construtor de jogo da equipa. Funciona como um volante de um carro, é ele que define para onde vai a bola numa fase primária da construção de jogo. Compartilhar este post Link para o post
xiuster Publicado 6 Janeiro 2012 Um jogador raçudo, que saiba destruir, ocupar o espaço entre os defesas e médios e que saiba distribuir jogo de forma preferencialmente directa e sem medo de arriscar. Isso é o que algumas pessoas querem mas não sabes ao certo o que o Domingos quer. A não ser que tenhas falado com ele. Isso que voces dizem de ter um gajo que saiba defender bem, ocupe bem os espaços e que consiga sair bem com bola, é basicamente a definição de jogador perfeito (para aquela posição). Se não há disto no plantel, porque acho mesmo que não há, usa-se um que saiba sair com bola ou então um que saiba defender. O Domingos escolheu a segunda opção, pronto. Compartilhar este post Link para o post
Don Andres Publicado 6 Janeiro 2012 (editado) Isso que voces dizem de ter um gajo que saiba defender bem, ocupe bem os espaços e que consiga sair bem com bola, é basicamente a definição de jogador perfeito (para aquela posição) Isto. O que interessa agora é definir prioridades. Eu pessoalmente, se fosse treinador do Sporting, o Santos era a minha primeira escolha de longe neste momento, com médios interiores mais ou menos avançados. Com o Rinaudo voltando de lesão provavelmente seria ele o escolhido. Mas o homem também não é perfeito atenção, também tem os seus defeitos, vá lá que consegue camufla-los com garra e entrega. Mas é como já disseram aí, o principal problema do Sporting não é a posição de trinco (ou as lesões). Quem o quiser fazer parecer só se está a enganar. Falta principalmente ligação entre sectores, um defeito que já se nota desde o primeiro jogo do Sporting este ano e que continua na mesma. Neste aspecto estou com o Puro, o Sporting tem vindo a ganhar devido à qualidade individual dos seus jogadores. Agora que as coisas começam a apertar e a correr menos bem está tudo a abanar, o que não abona nada em favor do Domingos. Editado 6 Janeiro 2012 por OneDream_89 Compartilhar este post Link para o post